A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou

Pré-visualização | Página 2 de 2

às etapas que caracterizam a transmissão sináptica, a fase marcada com o número 1 corresponde à:
a )
 ligação do neurotransmissor ao receptor pós-sináptico.
b )
 chegada do potencial de ação.
 
c )
 exocitose do neurotransmissor.
d )
 adesão das vesículas sinápticas.
e )
 abertura dos canais para Ca++.
QUESTÃO 6
Observe na figura a seguir que a bainha de mielina faz com que os canais para cátions (nesse caso, o Na+) dependentes de voltagem se agrupem nos espaços chamados nó de Ranvier. Essa característica torna a transmissão sináptica mais eficiente, tanto que doenças desmielinizantes provocam prejuízo na transmissão das informações.
Pikiru/Shutterstock
No texto anterior, temos em evidência as palavras eficiente e prejuízo. Tratando-se de bainha de mielina e de transmissão sináptica, o que caracterizaria a eficiência na transmissão sináptica?
a )
 O aumento do vazamento de corrente.
b )
 A melhora do contato entre neurônios chamada de sinapse.
c )
 O aumento na liberação de neurotransmissor.
 
d )
 O aumento do número de potenciais de ação gerados.
e )
 O aumento na velocidade de condução da informação.
QUESTÃO 7
Janaína acordou, olhou para o lado e se assustou, pois estava quase uma hora atrasada para o trabalho. Levantou-se rápido e correu para o banheiro, porém parou no meio do caminho, pois sentiu-se tonta e o coração parecia que iria "sair pela boca". Sentou-se um pouco e pensou que talvez estivesse muito ansiosa pelo fato de estar atrasada. Como é explicado o fenômeno fisiológico que aconteceu com Janaína?
a )
 Ao se levantar rapidamente, a frequência cardíaca de Janaína foi elevada, fazendo com que ela se sentisse tonta.
b )
 A pressão arterial de Janaína se elevou para que ela pudesse se levantar rapidamente, um ajuste barorreflexo muito comum.
c )
 A frequência cardíaca de Janaína reduziu por ela ter saído correndo, fazendo com que se sentisse tonta.
d )
 Janaína, muito ansiosa, teve sua pressão arterial e frequência cardíaca aumentadas devido à liberação de adrenalina pela suprarrenal.
 
e )
 Por ter levantado muito rápido, a pressão arterial reduziu e o barorreflexo realizou ajustes, como elevar a frequência cardíaca para normalizar a pressão arterial.
QUESTÃO 8
Um dos efeitos colaterais do uso crônico de corticoides é a inibição da liberação do hormônio adrenocorticotrófico pela adeno-hipófise. Sem esse hormônio, o seu órgão-alvo acaba sofrendo atrofia e ficando com sua função prejudicada. Qual é o órgão-alvo da corticotrofina?
 
a )
 Suprarrenal
b )
 Tireoide
c )
 Paratireoide
d )
 Fígado
e )
 Pâncreas
QUESTÃO 9
A formação da urina é extremamente dependente da distribuição de cada parte do néfron pelo córtex ou medula renal, principalmente porque devido à osmolaridade medular (medula hipertônica) certas partes devem estar presentes na medula renal. Dessa forma, é importante conhecer essa distribuição. Observe a imagem a seguir e marque a alternativa correta, que apresenta a parte do néfron e a respectiva região renal em que encontramos essa parte.
a )
 Túbulo contorcido distal - córtex renal - Corpúsculo renal - córtex renal
b )
Porção ascendente espessa da alça de Henle - córtex renal - Corpúsculo renal - medula renal
 
c )
 Túbulo contorcido proximal - medula renal - Porção ascendente fina da alça de Henle - medula renal
d )
 Porção final do ducto coletor - medula renal - Túbulo contorcido proximal - medula rena
e )
 Corpúsculo renal - medula renal - Porção final do ducto coletor - córtex renal
QUESTÃO 10
Nos movimentos de flexão e extensão do cotovelo, temos os músculos bíceps e tríceps braquiais como os principais responsáveis, respectivamente. Entretanto, temos outros músculos que participam desses movimentos, auxiliando os músculos principais. Além disso, em muitas atividades precisamos estabilizar outras articulações para que os movimentos aconteçam. Por exemplo, quando vamos pegar algum objeto em um lugar mais alto, precisamos estabilizar a articulação do ombro para permitir a adequada movimentação do cotovelo. Os músculos principais, os que auxiliam e os que estabilizam o movimento são, respectivamente, denominados de:
a )
qsinergistas, antagonistas e agonistas.
b )
agonistas, sinergistas e fixadores.
c )
 agonistas, antagonistas e sinergistas.
d )
 sinergistas, agonistas e fixadores.
 
e )
 antagonistas, fixadores e sinergistas.
QUESTÃO 11
A regulação da maior parte dos hormônios é realizada pelo mecanismo fisiológico denominado feedback ou retroalimentação, o qual reduz ou aumenta a produção de hormônios que estimulariam ou inibiriam a produção hormonal. A imagem a seguir ilustra um tipo de feedback negativo realizado pelos hormônios tireoidianos quando eles são produzidos. Observe que o hipotálamo libera o hormônio liberador de tireotrofina (TRH), o qual estimula a adeno-hipófise a liberar o hormônio tireoestimulante (TSH). O TSH, por sua vez, estimula a tireoide a produzir e liberar T3 e T4.
Dessa forma, de acordo com o mecanismo de feedback negativo, como a produção dos hormônios tireoidianos (T3 e T4) afeta a liberação dos hormônios do hipotálamo (TRH) e da hipófise (TSH)?
a )
 Não altera TRH no hipotálamo - reduz TSH na neuro-hipófise.
b )
 Aumenta TRH no hipotálamo - aumenta TSH na adeno-hipófise.
c )
 Aumenta TRH no hipotálamo - reduz TSH na adeno-hipófise.
d )
 Reduz TRH no hipotálamo - aumenta TSH na adeno-hipófise.
 
e )
 Reduz TRH no hipotálamo - reduz TSH na adeno-hipófise.
QUESTÃO 12
Diariamente, os rins filtram em torno de 180 L de plasma, dos quais são eliminados apenas 1,5 a 2 L de urina por dia, indicando que 99 % do que é filtrado é reabsorvido. A reabsorção do que foi filtrado ocorre ao longo de todo o néfron. Entre as partes do néfron, uma porção se destaca por sua grande capacidade de reabsorção. Que porção do néfron responde pela maior parcela da reabsorção do que foi filtrado pelos rins?
 
a )
 Túbulo contorcido proximal.
b )
 Alça de Henle.
c )
 Ducto coletor.
d )
 Glomérulo renal.
e )
Túbulo contorcido distal.
Ver justificativa da resposta
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.