Buscar

atividade discursiva HOMEM CULTURA E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O multiculturalismo pressupõe a validade do princípio da igualdade. Esse princípio considera que todos os homens são considerados iguais, em todas as esferas da vida, independente de sua raça, cor, sexo ou cultura. O multiculturalismo utiliza-se do princípio da igualdade, pois fundamenta-se na ideia da presença de várias culturas em um mesmo território, sem a prevalência de uma, com reconhecimento e respeito a todas as culturas. Em um país formado por diversas culturas e etnias que ainda são geradores de desigualdades, as políticas de ações afirmativas são instrumentos de afirmação da diferença para a produção da igualdade.
Considerando esse fator, faça uma reflexão a respeito da importância das políticas de ações afirmativas para a valorização do multiculturalismo no Brasil.
Resposta
O multiculturalismo se faz presente em todos os lugares. Com o desenvolvimento acelerado dos meios de transporte e das cidades, diferentes regiões do mundo se aproximaram criando suas misturas de raças, valores, costumes e uma sociedade mais diversificada.
Neste sentido, no brasil não é diferente. O Brasil é composto por descendentes de índios, africanos, espanhóis, portugueses, italianos, alemães, franceses, dentre outros. Dessa forma, pode-se perceber que o multiculturalismo tem sua importância diante a população, e traz todo um rol de direitos ressalvados na constituição para a valorização dessa imensa diversidade cultural.
O Art. 5° da CF/88 trata à respeito dos direitos e garantias fundamentais, e que inclui no seu caput que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:”, assim, o estado percebeu a necessidade de proteger essa diversidade para que não haja desigualdade e discriminações como no passado.
Diante a busca do governo em tentar estabelecer um cenário de igualdade perante as classes e diversidades, nascem as medidas de ações afirmativas. Elas têm o objetivo combater discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, aumentando a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, redes de proteção social e/ou no reconhecimento cultural. Essas políticas têm sua valorização em mostrar os direitos conquistados pelo povo desde as revoluções que buscavam a liberdade, fraternidade e sobretudo a igualdade. 
Assim sendo, a importância do multiculturalismo se faz necessário em uma sociedade para que se busque a igualdade e o respeito à todas as misturas de cultura, etnias, classes desfavorecidas, e se promova uma sociedade neutra e democrática.

Continue navegando