Buscar

ok 4- Exercícios - colocação pronominal - RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A alternativa correta em relação à colocação do pronome é a alternativa d) Tudo se resolve com o tempo.
A alternativa A está incorreta porque o pronome "me" deveria vir depois do verbo, isto é, "disse-me", ocorrendo a ênclise.
A alternativa B está incorreta porque, nesse caso, o pronome "me" deveria vir antes do verbo devido ao uso do elemento "que".
A alternativa C está incorreta porque o pronome deve vir antes do verbo sempre que o mesmo estiver conjugado no gerúndio e ligado a uma preposição. O mesmo ocorre na alternativa E.
Resposta Questão 2
Alternativa “e”. Entre os principais fatores que obrigam o uso da próclise estão as palavras negativas não, nada, nunca, nem etc.
Resposta Questão 3
Alternativa “c”. A ênclise é obrigatória quando o verbo inicia a oração. Portanto, a frase correta seria: Perdi-me porque anotei seu endereço de maneira errada!
Questão 4 
Assinale a alternativa em que todos os pronomes pessoais estão colocados corretamente, segundo o uso clássico da língua portuguesa:
a) Eu o vi, não lhe falei, darei-te o livro. Incorreto. Orações iniciadas em verbos no futuro do presente exigem mesóclise, como em "dar-te-ei".
b) Eu o vi, falei-lhe, nada lhe direi. Correto.
c) Nada dir-lhe-ei, não o estimo, Deus ajude-nos. Incorreto. A colocação da mesóclise em "nada dir-lhe-ei", por exemplo, é um erro na alternativa. Palavras de sentido negativo atraem o pronome, formando uma próclise. Além disso, orações que exprimem desejos (denominadas optativas) pedem a próclise, como em "Deus nos ajude".
d) Deus nos ajude! Não quero te ofender, mas vai-te embora. Incorreto. Com verbos no infinitivo impessoal, usamos a ênclise, como em "não quero ofender-te".
e) Me dá o livro, que eu te devolvo assim que o ler. Incorreto. Não se inicia orações com pronomes; para esses casos, prefere-se a ênclise. "Dá-me o livro".

Continue navegando