Buscar

Av1 - Ed - Democracia, Ética e Cidadania

Prévia do material em texto

Av1 - Ed - Democracia, Ética e Cidadania
1)"O princípio pelo qual todos os seres humanos têm direitos iguais e devem ser tratados de forma igual é um dos pilares da noção de direitos humanos e evoluiu a partir da inerente e igual dignidade humana de todas as pessoas. Enquanto normativo comum de realização para todas as pessoas e todas as nações, a Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece os princípios básicos da igualdade e da não discriminação em relação ao gozo dos direitos humanos e das liberdades fundamentais."
Considerando os conceitos envolvendo os fluxos migratórios e direitos humanos, avalie os itens a seguir:
I. Um dos objetivos dos direitos humanos é dar atenção aos vulneráveis, para que possam efetivar o direito à igualdade e liberdade. 
II. O racismo é o medo ou aversão a estrangeiros, países estrangeiros, preconceitos e comportamentos de rejeição, exclusão ou difamação de pessoas, pelo fato de serem estrangeiras.
III. A xenofobia é o preconceito ou qualquer forma de discriminação contra pessoas de religião diferente daquela dominante em determinado país.
IV. O racismo advém da ideia de que os seres humanos são divididos em raças, uma discriminação com base em diferenças biológicas entre os povos, exemplo do Apartheid. 
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. Alternativa assinalada
b)Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c)Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d)Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e)As afirmativas II, III e IV estão corretas.
2)“Segundo a ONU, cerca de 164.000 pessoas, a maior parte da comunidade rohingya, fugiram da violência na antiga Birmânia em menos de duas semanas e procuram agora refúgio no vizinho Bangladesh. Há [mortos] dos dois lados, mas as vítimas concentram-se largamente na população rohingya", afirmou Lee enviada especial da ONU no país”. (Fonte: SIC NOTÍCIAS. ONU estima que violência em Myanmar tenha feito mais de mil mortos. Publicado em: 08.09.2017. Disponível em: <https://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2017-09-08-ONU-estima-que-violencia-em-Myanmar-tenha-feito-mais-de-mil-mortos>. Acesso em 01 dez. 2018.)
Tendo como base o recorte jornalístico e os conceitos relacionados às crises migratórias e humanitárias, complete as lacunas da sentença a seguir:
O termo _____________ é usado com referência ao indivíduo que, devido a uma perseguição política, um conflito bélico ou outra situação que ponha a sua vida em risco, se vê obrigado a fugir para outro país. Caso se locomova dentro de seu próprio país, mas em outra localidade, que não a sua residência, é chamado de _____________. No primeiro caso, os outros países não podem negar a sua entrada ou mandá-los de volta, em cumprimento ao princípio da _____________. A ONU, através de seu órgão _____________, se dedica a ajudar essas pessoas durante a sua permanência no território de acolhimento.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Alternativas:
a)refugiado – deslocado – segurança humana – ACNUR.
b)deslocado – refugiado – proteção internacional – PNUD.
c)refugiado – asilado – segurança humana – PNUD.
d)deslocado – refugiado – cooperação equânime – ACNUR.
e)refugiado – deslocado – proteção internacional – ACNUR. Alternativa assinalada
3)"A investigação remota das causas do massacre ocorrido em Ruanda, em 1994, leva o leitor ao ano de 1933, ocasião em que a administração belga, sob um mandato da Liga das Nações, pela primeira vez dividiu a população do pequeno território em twas (1%), hutus (84%) e tutsis (15%), atribuindo a esses últimos um status diferenciado, com cargos na administração. Era o começo de uma longa e sangrenta disputa pelo poder, que passando pela independência do país em 1962, chegaria aos trágicos acontecimentos de 1994. Estima-se que cerca de 800.000 pessoas tenham sido mortas, como resultado de um plano do próprio governo presidencial para dizimar os tutsis. A maior parte dos assassinos, calculados em 50.000, pertenciam à guarda presidencial." RESENDE, Roberta. Lauda Legal. Genocídio e o Tribunal Penal Internacional para Ruanda. Publicado em 29.10.2014. Disponível em: >. Acesso em: 01 nov. 2018.
O recorte de texto fala sobre o massacre ocorrido em Ruanda, que resultou em condenações em um Tribunal ad hoc, posteriormente. Sobre o assunto, complete as lacunas da sentença a seguir:
O massacre ocorrido em Ruanda, entre as tribos tutsis e hutus pode ser chamado de ____________, pois houve a exterminação sistemática de pessoas tendo como principal motivação as suas diferença, ou seja, a eliminação de ____________; Esse crime é chamado de ____________ e é motivado por sentimentos ____________.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Alternativas:
a)limpeza étnica / desiguais / nazismo / machistas.
b)fascismo / maiorias / genocídio / xenófobos.
c)segurança econômica / minorias / nazismo / islamofobicos.
d)limpeza étnica/ minorias / genocídio / xenófobos. Alternativa assinalada
e)fascismo / maiorias / genocídio / racistas.
4)“Vivíamos acorrentados a um poste, fomos ferrados como são ferrados os animais, como prova da nossa pertença ao dono da quinta. Éramos torturados todos os dias, segundo os apetites do capataz [...].” A Mauritânia é um país muçulmano onde a escravatura não só é uma realidade perfeitamente normalizada como defendida por vários líderes religiosos. (Fonte: EXPRESSO. “A meio da viagem...”. Publicado em: 10.10.2018. Disponível em: <https://expresso.sapo.pt/internacional/2018-10-10-A-meio-da-viagem-o-bebe-comeca-a-chorar.-Alguem-pede-para-calar-o-bebe.-Nao-se-calou.-Atiraram-no-borda-fora#gs.Ms0msfI>. Acesso em: 01 dez. 2018.)
O tráfico de pessoas refugiadas para o trabalho escravo é uma realidade em muitos países. Pela própria característica do crime, dificilmente se consegue identificar os casos, como esse relatado na Mauritânia. De acordo com a Organização Internacional para as Migrações, a Líbia tem "mercados de escravos onde os migrantes são vendidos por um preço entre 200 e 500 dólares". Eles são forçados a trabalhar, muitas vezes sem pagamento, e alguns sofrem abusos sexuais.
Sobre o contexto, julgue os itens que se seguem em (V) Verdadeiros ou (F) Falsos.
( ) O aliciamento para a escravatura, geralmente, se dá em pequenas aldeias, em que os traficantes se aproveitam do desespero das pessoas, vendo o refugiado como a vítima perfeita, diante a sua necessidade vital de fugir daquele local em guerra.
( ) Considerada como a escravatura do século XXI, o tráfico de seres humanos é o abuso de poder dentro de uma situação de vulnerabilidade da pessoa. Que pode ser considerado uma violação à dignidade humana.
( ) Em algumas situações, desde que não tenham abusos físicos, essa situação de escravo é favorável ao refugiado, já que assim, de alguma forma, contribuiria para a efetivação do princípio da segurança econômica e teria um trabalho no país de destino.
( ) As vítimas de trabalho escravo merecem um tratamento diferenciado em relação aos outros migrantes. Como forma de cumprimento a princípios de direitos humanos, essas vítimas não podem ser deportadas ao seu país de origem, devendo, inicialmente, serem acolhidas no Estado que se encontram.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)V – V – F – F.
b)F – F – V – V.
c)V – F – V – F.
d)V – F – V – V.
e)V – V – F – V. Alternativa assinalada
5)“A China passou os últimos meses negando a existência de campos de concentração para ‘reeducação’ de minorias muçulmanas. Nesta quarta-feira, 10, no entanto, a região de Xinjiang transformou o envio de muçulmanos uigures para campos de internação em lei e aumentou a preocupação internacional. [...] “Os governos locais passam a poder estabelecer organizações de reeducação e modificação religiosa e outros centros de monitorização de atividades extremistas, com o objetivo de transformar a mentalidade de pessoas que possam ter sido afetadas por ideias extremistas”, escreve o South China Morning Post, citando a nova lei.” (Fonte:ESTADÃO. China legaliza campos de concentração para 'reeducar' muçulmanos. Publicado em: 10.10.2018. Disponível em: <https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,china-legaliza-campos-de-concentracao-para-reeducar-muculmanos,70002542836>. Acesso em 01 dez. 2018.) 
Tendo como base o recorte jornalístico e os princípios éticos, valores e direitos de proteção humana, avalie os itens a seguir em (V) verdadeiros ou (F) falsos:
( ) A China, por ser um país soberano, tem o direito de destinar políticas públicas para a reeducação dos muçulmanos, já que por praticarem o islamismo, são potenciais extremistas.
( ) Diante seu histórico de resistência ao domínio chinês, os iuguris, minorias étnicas muçulmanas, têm que se adaptar à cultura local, caso queiram continuar vivendo na China, acatando a determinação do governo local.
( ) A proibição da manifestação religiosa ligada ao islamismo é exemplo de intolerância e desrespeito à dignidade da pessoa humana.
( ) Trata-se de um evidente caso de xenofobia e islamofobia contra as minorias uigures, mesmo que estas resistam ao governo Chinês.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas:
a)V – V – F – F.
b)F – F – V – V. Alternativa assinalada
c)V – F – V – F.
d)V – F – V – V.
e)V – V – V – F.

Continue navegando