Buscar

Mães da Praça de Maio - História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mães da Praça de Maio
· Período de fundação do movimento
No dia 30 de abril de 1977, ditadura militar na Argentina.
· Origens do movimento
14 mulheres se reuniram na Praça de Maio, em frente à sede do governo em Buenos Aires, para protestar por seus filhos desaparecidos, iniciando assim 40 anos de uma luta incansável por verdade, memória, justiça e pela vida.
· Justificativa para a denominação do movimento
Por conta delas serem mulheres que saíram às ruas em busca de seus filhos detidos e desaparecidos, cujo paradeiro os militares asseguravam desconhecer.
· Principal reivindicação
A principal reivindicação das Mães da Praça de Maio é que se revele o paradeiro de inúmeras crianças que foram tomadas das suas mães biológicas, que eram presas políticas da ditadura argentina, e entregues a famílias politicamente conectadas com o regime militar e que, por razões diversas, desejam adotar crianças.
· Repercussão do movimento em outros países
A repercussão do movimento das Mães da Praça de Maio foi grande e teve repercussão mundial, visto que durante o período da Ditadura Militar Argentina, muitas mães perderam a guarda de seus filhos, que ficaram sob custódia dos militares. O movimento continua a protestar até os dias de atuais, já que muitas dessas crianças continuam desaparecidas até hoje.
· Resultados obtidos
As Mães da Praça de Maio já conseguiram a desclassificação de documentos oficiais da Ditadura Militar na Argentina, restabelecer a identidade (e a ancestralidade) de 128 crianças e denunciar os crimes cometidos pelos torturadores do exército nacional.

Continue navegando

Outros materiais