Buscar

Beta-oxidação

Prévia do material em texto

Beta-oxidação dos ácidos graxos
Após a ativação e o transporte do ácido graxo, ele será oxidado por uma série de reações conhecidas por beta-oxidação ou ciclo de Lynen.
Abertura do Acil-CoA.
Ocorrem quatro reações para se quebrar de dois em dois carbonos (ou seja, dois carbonos ficam juntos), produzindo Acetil-CoA, FADH2 e NADH. O Acetil-CoA vai para o Ciclo de Krebs, já o FADH2 e o NADH vão para a fosforilação oxidativa. 
Para cada dois carbonos = 1 Aceti-CoA, 1 FADH2 e 1 NADH 
Mas na última quebra, são produzidos dois Acetil-CoA, uma vez que sobraram 4 carbonos, haverá a quebra no meio (dois para cada lado).
Um Acil-CoA de oito carbonos resulta em:
3 NADH
3 FADH2
4 Acetil-CoA
1. Oxidação. Há a produção do FADH2. 
2. Hidratação.
3. Oxidação. Há a produção do NADH.
4. Tiólise. Há a formação do Acetil-CoA.
Formação de corpos cetônicos (cetogênese)
Compostos produzidos nas mitocôndrias das células hepáticas 
Produção de Acetil-CoA excede a capacidade de oxidação pelo ciclo de Krebs 
Então, o excesso de Acetil-CoA se transforma em corpos cetônicos. A coenzima A precisa ser reciclada, dessa forma o organismo tira o CoA e une dois acetil. 
Há a produção de acetoacetato que pode ser transformado em outro corpo cetônico, o beta hidroxibutirato, ou pode descarboxilado em acetona, saindo na respiração.
Esses corpos cetônicos vão para a corrente sanguínea em direção à tecidos que precisam de energia. Ex: o cérebro gosta mesmo de glicose, entretanto, quando falta de glicose, o cérebro se prepara para usar corpos cetônicos, que são quebrados produzindo Acetil-CoA, que vai para o ciclo de Krebs e produz energia. 
Cérebro não consegue se alimentar de lipídeo diretamente, devido à barreira hematoencefálica. 
Músculos também podem consumir corpos cetônicos. 
Uma alta produção de corpos cetônicos pode gerar uma acidose metabólica. 
Cadeia muito longa (> 20carbonos): primeiramente degradados pelos peroxissomos, forma Acetil-CoA e H2O2, que resulta em H2 e O2 pela catalase. 
Quando há número ímpar de carbono nos ácidos graxos, ocorre na etapa final do ciclo de Lynen a produção de Propionil-CoA (molécula de 3 carbonos) metilmalonil-CoA e succinil-CoA.

Continue navegando