Buscar

MAPA 1

Prévia do material em texto

(
M.A.P.A.
Material de AvaliaçãoPrática da Aprendizagem
.
)	
Nome Acadêmico(a):									R.A.
 (
Gestão do Terceiro Setor
)Curso:			Disciplina:
 (
Estado, Sociedade e Movimentos Sociais.
)
Prezados (as) Estudantes,
Sejam bem vindos (as) ao Mapa da disciplina de Estado, Sociedade e Movimentos Sociais.
​A redemocratização no Brasil na década de 1980 culminou na abertura da política pública do país. Esse período foi marcado por inúmeros movimentos, promovidos por vários grupos de pressão, que, conseqüentemente, influenciaram para que nossa Constituição (de 1988) fosse construída de modo a se tornar conhecida como “Constituição cidadã”. Esse prenome, “Constituição cidadã”, se deu devido à ampliação das garantias de direitos fundamentais e de amplo acesso às políticas públicas aos brasileiros.
Muitos movimentos sociais, organizações da sociedade civil, associações e profissionais que atuam na área social, contribuíram e ainda contribuem para a conformação, adequação e colaboração com as atividades desenvolvidas no âmbito social. Ainda, para o crescimento dessas atividades, existem mecanismos institucionais, como conselhos gestores e conferências, que os representantes tanto de movimentos sociais quanto de entidades sociais podem lançar mão para participarem das discussões e dos processos políticos relacionados a definições de políticas públicas.
GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, sociedade e movimentos sociais. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
​
Diante do exposto, pesquise em uma organização do Terceiro Setor (em que você trabalha ou em alguma organização com a qual tenha ou possa buscar contato) sobre a participação ou existência de parcerias com movimentos sociais e grupos organizados. Assim, construa um texto dissertativo, com título (de no mínimo 30 linhas e no máximo 45 linhas) no qual constem informações sobre as atividades desenvolvidas pela organização, sua relação com movimentos sociais e como ocorre essa colaboração.
	Título: Renascer
	A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santo Antônio da Platina foi fundada no dia 24 de Junho de 1980, por um grupo de pessoas que sentiu a necessidade de atendimento mais sistematizado ao Excepcional Deficiente Mental, visando sua melhor integração à comunidade, procurando promover seu bem estar independente de credo político, social, religioso.
A APAE de Santo Antônio da Platina tem como estrutura física a Escola no centro da cidade, a APAE Rural um sítio onde tem a horta com verduras fornecidas para a alimentação dos alunos e o atendimento da equoterapia e a APAE Nova, onde tem a horta com o projeto da Usina de Jacarezinho e a marcenaria.
Atualmente a APAE de Santo Antônio da Platina, entidade mantenedora da Escola Renascer atende cerca de 200 alunos portadoras de Deficiência Mental e Múltiplas Deficiências na faixa etária de 0 a 60 anos, no período matutino e vespertino. Com um quadro de funcionários na escola, contratos pela Instituição e cedidos pelo Estado e pela Prefeitura de mais de 60 profissionais entre diretora, pedagogos, secretária, auxiliares de sala, serviços gerais e professores que têm como objetivo contribuir no trabalho multidisciplinar existente nada escola.
Já no Centro de Atendimento Especializado Nelson Fustinoni presta atendimentos de: equoterapia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudióloga, psicologia, nutricionista, hidroterapia, assistência social e neurologista.
A Instituição se mantém financeiramente com convênios firmados com o Estado (Secretaria de Educação), com a Prefeitura Municipal através de convênio na área de Assistência Social, através da Central de Doações (pessoas físicas e jurídicas), doações anônimas realizadas direto na Instituição e a arrecadação no Programa do Governo do Estado “Nota Paraná” que é a arrecadação de notas fiscais sem CPF onde é revertido o valor do ICMS para a Instituição.
A Instituição conta com o trabalho de voluntários/ estagiários em várias áreas de atuação, desde educacional até a área de saúde. E com a ajuda de mulheres da sociedade com o projeto “Mãos Solidárias” que se reúnem em uma sala da Instituição uma vez por semana, para realizarem e ensinar mães a realização de trabalhos manuais, com as peças confeccionadas por elas é realizado um bazar, e o valor arrecadado convertido para a Instituição. Conta também com uma parceria com a Usina de Jacarezinho, onde eles contratam funcionários (ex-alunos) para manter uma horta na APAE Nova, com essa produção são feitos cestas de verduras e entregues nas casas, essa renda é toda convertida para a Instituição.
	
0

Continue navegando