Buscar

Divisões e Organização Geral do Sistema Nervoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Divisões e Organização Geral do Tecido Nervoso
- O Sistema nervoso permite que o corpo reaja a modificações contínuas do ambiente externo e interno.Tambem controla e integra as várias atividades do corpo,como a circulação e a respiração.Para fins descritivos,o sistema nervoso é dividido em :
 Estruturalmente pelo Sistema Nervoso Central ( SNC) formado pelo encéfalo e medula espinal e pelo Sistema Nervoso periférico(SNP) que é todo restante que não faz parte do sistema nervoso central.
Funcionalmente é constituído em divisão somática do sistema nervoso e divisão autônoma do sistema nervoso.
Divisão anatômica e tecido Nervoso
- O tecido nervoso é dividido em dois tipos principais de células: Neuronios e neuroglia (células gliais) que sustentam os neurônios.
NEURONIOS:
- são as unidades estruturais e funcionais do sistema nervoso especializadas para comunicação rápida.Um neurônio é formado por um corpo celular com prolongamentos denominados dendritos e um axônio,que conduzem os impulsos que entram e saem do corpo celular. A mielina,camadas de lipídios e subsancias protéicas formam uma bainha de mielina ao redor de alguns axônios propiciando grande aumento da velocidade de condução do Impulso. A maioria dos neurônios do sistema nervoso central e periférico pertence a dois tipos:
1) Neurônios Motores multipolares : 
Tem dois ou mais dendritos e um axônio,que pode ter um ou mais ramos colaterais.São o tipo mais comum de neurônio do sistema nervoso.Todos neurônios que controlam a musculatura esquelética são neurônios multipolares
2) Neuronios sensitivos pseudounipolares: 
Tem um prolongamento curto,aparentemente único( mas na verdade é um prolongamento duplo)que se estende a partir do corpo celular.Esse processo comum divide-se em prolongamento periférico, que conduz impulsos do órgão receptor em direção ao corpo celular e um outro prolongamento central que vai do corpo celular até o SNC.
IMPORTANTE:
- Os corpos celulares dos neurônios situados fora do SNC se chamam gânglios e são sensitivos e portanto fazem parte do Sistema Nervoso periférico.
- A comunicação entre os neurônios ocorre por meio de sinapses com a ajuda dos neurotransmissores.
NEURÓGLIA:
- células gliais ou células da glia
- Aproximadamente cinco vezes mais abundantes que os neurônios,é formada por células não neuronais,não excitáveis,que formam um importante componente do tecido nervoso,sustentando,isolando e nutrindo os neurônios. 
- No SNC a neuroglia inclui : 
Oligodendrocitos,astrócitos,células ependimarias,e micróglia(pequenas células gliais)
Astrócito: Forma a barreira Hematoencefalica e tem função de sustentação dos neurônios.O astrócito também tem a função de ocupar o lugar de neurônios mortos,ou seja,participa da cicatrização do tecido nervoso.Tambem participa da recaptação de neurotransmissores na fenda sinaptica
Oligodendrócito: Forma a bainha de mielina
Micróglia: é o macrófago do sistema nervoso central.
Células Ependimarias: Células responsáveis pela produção do líquor/liquido encefaloraquidiano/liquido cerebroespinal.As células ependimarias revestem os ventrículos na forma de plexos encefálicos que são esses plexos que produzem o líquor.
- No SNP a neuroglia Inclui:
Células – satélite ao redor do neurônios nos gânglios espinais(raiz posterior) e autônomos e as células de neurolema(células de Schwann)
Células de Schawn : É a célula que faz o serviço de oligodendrócito só que no sistema nervoso periférico,ou seja,elas fazem a bainha de mielina nos neurônios do sistema nervoso periférico.
IMPORTANTE:
Fibra Nervosa: É uma estrutura cilíndrica formada por axônio e sua bainha de mielina respectivamente e portanto é a associação entre um axônio e sua respectiva bainha de mielina
PARTE CENTRAL DO SISTEMA NERVOSO
- A parte central do sistema nervoso ou sistema nervoso central é formada pelo encéfalo e pela medula espinal. Os principais papeis do SNC são integrar e coordenar os sinais neurais que chegam e saem e realizar funções mentais superiores,como o raciocínio e o aprendizado.
Núcleo: Conjunto de corpos de neurônios no SNC
Trato : Um feixe de fibras nervosas(axônios + mielina) no SNC que unem núcleos pertos ou distantes de neurônios.
O Encefalo e a medula espinal são formados por substancia cinzenta e substancia branca.
Substancia cinzenta: constitui os corpos de neurônios e se localizam mais internamente.
Substancia Branca : Constitui as fibras nervosas e se localizam mais externamente.
Em cortes transversais da medula espinal,a substancia cinzenta apresenta-se como uma área em formato de H conhecido como H medular.
Três camadas membranosas formam juntas as meninges:
- pia–máter
- Aracnóide-mater
- Dura-máter
As meninges e o líquido cérebro espinal circundam e protegem o SNC. O Encéfalo e a medula espinal são revestidos em superfície em sua superfície externa pela meninge mais interna.
PARTE PERIFÉRICA DO SISTEMA NERVOSO
- É formada por fibras nervosas e corpos celulares fora do sistema nervoso central que conduzem impulsos que chegam ou saem do sistema nervoso central. O sistema nervoso periférico é organizado em nervos que unem a parte central ás estruturas periféricas.
- Um fibra nervosa é formada por um axônio ,seu neurolema e circunda o tecido conjuntivo endoneural. O neurolema é formadopelas membranas celulares das células de scwhwan que circundam imediatamente o axônio,separando-o de outros axônios.
IMPORTANTE:
Um nervo consiste em :
- Um feixe de fibras nervosas fora do sistema nervoso central(ou feixe de fibras reunidas ou fascículos no caso do nervo maior)
- Revestimento de tecido conjuntivo que circunda e une as fibras nervosas e fascículos e
- vasos sanguineos( vasa nervorum) que nutrem as fibras nervosas e seus revestimentos.
DIVISÃO FUNCIONAL DO SISTEMA NERVOSO
- Pode-se dividir o sistema nervoso cm sistema nervoso da vida de relação. ou somático, e sistema nervoso da vida vegetativa. ou visceral. O sistema nervoso da vida de relação é aquele que relaciona o organismo com o meio ambiente. Apresenta um componente aferente e outro eferente. O componente aferente conduz aos centros nervosos impulsos originados em receptores periféricos, infonnando-os sobre o que se passa no meio
ambiente. O componente eferente leva aos músculos estrhdos esqueléticos o comando dos centros nervosos, resultando, pois, em movimentos voluntários. Sistema nervoso visceral é aquele que se relaciona com a inervação e controle das estruturas viscerais. E muito impor-tante para a integração das diversas vísceras no sentido da manutenção da constância do meio interno.
Assim como no sistema nervoso da vida de relação, distinguimos no sistema nervoso visceral uma parte aferente e outra eferente. O componente aferente conduz os impulsos nervosos originados em receptores das vísceras (viscero-ceptores) a áreas específicas do sistema nervoso central.
O componente eferente leva os impulsos originados em certos centros nervosos até as visceras. tenninando em glândulas. músculos lisos ou músculo cardíaco. O componente eferente do sistema nervoso visceral é denominado sistema nervoso autónomo e pode ser subdividido em .simpático e parassimpático.
DIVISÃO SOMÁTICA DO SISTEMA NERVOSO
- A divisão somática do sistema nervoso(DSSN) formada pelas partes somáticas do SNC e do SNP,proporciona inervação sensitiva e motora a todas a partes do corpo,exceto as vísceras nas cavidades,músculo liso e glandulas. O sistema sensitivo somático transmite sensações de tato, dor, temperatura e posição a partir dos receptores sensitivos. A maioria dessas sensações alcança níveis conscientes (isto é, tomamos conhecimento delas). O sistema motor somático
inerva apenas o músculo esquelético, estimula o movimento voluntário e reflexo, causando contração muscular, como ocorre quando uma pessoa toca um ferro quente.
DIVISÃO AUTONOMA DO SISTEMA NERVOSO
- A divisão autônoma do sistema nervoso (DASN) classicamente descrita como sistema nervoso visceral ou sistema motor visceral, consiste em fibras motoras que estimulam o músculo liso (involuntário), o músculo cardíaco modificado(o complexo estimulante do coração) e as células glandulares (secretoras). Entretanto, as fibras eferentes viscerais da DASN são acompanhadas por fibras aferentes viscerais. Como componente aferente dos reflexos autônomos e na condução de impulsos viscerais, essas fibras aferentes viscerais também atuam no controle da função visceral.

Continue navegando