Logo Passei Direto
Buscar

2 Exercícios Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico

User badge image
Lu Souza

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o fragmento de texto: “Fazer correspondência um a um é associar a cada objeto de uma coleção um objeto de outra coleção. O surgimento dessa correspondência foi um passo muito importante no desenvolvimento dos números e deve ser valorizado no ensino infantil, pois ela é o primeiro passo para que as crianças saibam exatamente que o número dois significa um conjunto de dois ‘uns’ e não um mero símbolo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: LOPES, Sérgio R. A construção de conceitos matemáticos e a prática docente. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 20.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base A Definição de Número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre a definição de número, segundo Jean Piaget e Alina Szeminska, analise as seguintes assertivas:
I. O número é a síntese da classificação e da seriação.
II. Piaget recusou-se a participar da definição de número acompanhado de Alina Szeminska.
III.Número é um conjunto cujos elementos constituintes são pontos.
IV.É uma sequência finita de regras ou raciocínios que permite solucionar classes semelhantes de problemas.
A I, apenas.
B II, apenas.
C II e III, apenas.
D III e IV, apenas.
E I e III, apenas.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Até meados do século XIX, a Geometria Euclidiana se manteve inalterada, quando matemáticos procuraram analisar a independência dos postulados de Euclides. Motivados por novas descobertas, surgiram então as Geometrias não-Euclidianas, porém com estruturas axiomáticas tão consistentes quanto as Euclidianas. Estas Geometrias chegaram a ser chamadas de imaginárias, pelo fato de considerar a de Euclides a real [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: CARVALHO, O. A. Uma abordagem de Geometrias não-euclidianas na Educação básica: Geometria esférica. [Trabalho de Conclusão de Mestrado], Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2014. p. 12.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base A Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre as correntes do pensamento matemático, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Dessas correntes, se destacaram: conservacionismo, logicismo, o intuicionismo e o formalismo.
II. ( ) As correntes surgiram para buscar soluções para os profundos problemas apresentados, com o objetivo de tornar a matemática uma ciência confiável.
III.( ) A logicismo, o intuicionismo e o formalismo e o abstracionismo são as principais correntes do pensamento matemático.
IV.( ) Dessas correntes, três se destacaram: logicismo, o intuicionismo e o formalismo.
A V – F – V – F
B V – V – V – F
C V – F – F – F
D F – V – F – V
E F – F – V – F

Leia a citação a seguir: “O objetivo do movimento logicista era excluir da análise as intuições geométricas, substituindo-as por noções da Aritmética, ou seja, estabelecer a análise como base para o sistema de números reais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONDINI, F. O Logicismo, o Formalismo e o Intuicionismo e seus Diferentes Modos de Pensar a Matemática. EBRAPEM, UNESP, 2008, p. 4.
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base A Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre as ideias do matemático alemão Frege acerca do Logicismo, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Frege afirmava que o primeiro objetivo era definir toda a expressão aritmética em termos lógicos.
II. ( ) Para Frege o segundo objetivo consistiria em mostrar que as proposições lógicas obtidas poderiam ser deduzidas de leis lógicas imediatamente evidentes.
III.( ) Frege acreditava que a solução para o impasse seria a substituição da aritmética por cálculos.
IV. ( ) Frege afirmava que o primeiro objetivo era definir toda a expressão aritmética em termos abstratos.
A V – F – V – F
B V – V – V – F
C V – V – F – F
D F – V – F – V
E F – F – V – F

Leia o fragmento de texto a seguir: “[...] Poincaré completa que esta linguagem permite a compreensão das analogias íntimas das coisas que, de outra forma, ficariam incompreensíveis para nós. Mas há dois tipos de matemáticos: aqueles que seguem a lógica (os analistas) e aqueles que seguem a intuição (os geômetras), e ambos tiveram um papel fundamental na história da ciência”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, R. R. P.; MATIAS, A. C. O valor de O Valor da Ciência, de Poincaré, cem anos depois de sua publicação. Sinergia, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 27-35, jan/jun. 2005.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base A Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, a respeito de Poincaré e seus estudos sobre a intuição racional do número, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Poincaré concordava com a tese que o número poderia ser reduzido à lógica de classes e das relações.
II. ( ) Poincaré entendia os números como produto de uma intuição racional.
III.( ) Para Poincaré, a lógica pura era suficiente para fazer aritmética.
IV. ( ) Ao considerar o número inteiro baseado na intuição sintética a priori, Poincaré admite que a intuição é isenta de contradição e que é “construída”.
V. ( ) Para Poincaré, a única intuição que é passível de certeza é a intuição do número puro (princípio da indução).
A F - V - F - V - V
B V - F - F - F - V
C F - F - F - F - V
D V - V - F - F - F
E V - V - V - F - F

Leia o extrato de texto a seguir: “[...] o processo de modelagem matemática vem se tornando complexo, sendo aperfeiçoado e re-utilizado constantemente para a criação de novos modelos. Este desenvolvimento permite que determinados fenômenos e problemas a eles relacionados, até então sem solução ou inexplicáveis, possam ser entendidos, e algumas vezes solucionados”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, A. R.; O uso da modelagem matemática em sala de aula na Universidade. [Monografia]. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base O Saber Matemático na vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático, sobre a modelagem matemática como estratégia de ensino, analise as afirmativas a seguir:
I. Um princípio básico da a modelagem em relação ao aluno é considerar a vivência deste, sua história, seu contexto.
II. A modelagem não ocorre fora de questões políticas, econômicas, culturais e sociais, mas numa integralidade.
III. A Modelagem Matemática, ao aliar teoria e prática, possibilita que o sujeito matemático seja, cada vez mais, capaz de dar conta dos problemas que o cercam.
IV. A modelagem enquanto estratégia da matemática formal é infinitamente superior à matemática informal e capaz de responder a todos os problemas do cotidiano.
A I, apenas.
B II, apenas.
C I e III, apenas.
D III e IV, apenas.
E IV, apenas.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Todo o conhecimento matemático é criação e invenção do sujeito humano. Não é qualidade que pertence aos objetos por mais que se adeque aos objetos; e ele se adequa aos objetos porque o sujeito o construiu agindo sobre eles [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BECKER, F. Construção do Conhecimento Matemático: natureza, transmissão e gênese. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 65, p. 963-987, Dez. 2019.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base A Definição de Número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre a descoberta das geometrias não euclidianas e suas implicações nos alicerces da matemática, analise as seguintes assertivas:
I. A descoberta das geometrias não euclidianas implicou a perda da certeza da geometria, abalando, não só os alicerces da matemática, mas de todo o conhecimento.
II. A descoberta das geometrias não euclidianas, aumentou a crença da certeza da geometria, contribuindo para a aquisição do conhecimento.
III.O abalo causado pela perda da certeza da geometria impulsionou os matemáticos do século 19 a elegerem a aritmética como nova base sólida.
A I, apenas.
B II, apenas.
C II e III, apenas.
D III, apenas.
E I e III, apenas.

Leia a citação a seguir: “A lógica, ciência do raciocínio dedutivo, estuda a relação de consequência dedutiva, tratando entre outras coisas das inferências válidas; ou seja, das inferências cujas conclusões têm que ser verdadeiras quando as premissas o são. A lógica pode, portanto, ser considerada como ‘o estudo da razão’ ou ‘o estudo do raciocínio’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: D’OTTAVIANO, I. M. L.; FEITOSA, H. de A.; Sobre a história da lógica, a lógica clássica e o surgimento das lógicas não-clássicas. In: V Seminário Nacional de História da Matemática. UNESP, 2003. p. 1. Disponível em: . Acesso em: 28. abr. 2021. Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base A Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre a concepção de Russell e Whitehead a respeito da matemática e da lógica, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Russell e Whitehead acreditavam que a matemática devia desconsiderar a lógica.
II. ( ) Russell e Whitehead definiam a matemática como puramente simbólica, sem incluir a lógica.
III. ( ) O plano de Russel e Whitehead era reduzir a matemática à lógica.
IV. ( ) Russel e Whitehead consideravam a matemática puramente teórica sem cálculos ou lógicas.
A F – F – V – F
B V – V – V – F
C V – F – F – F
D V – F – F – V
E F – V – F – V

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o fragmento de texto: “Fazer correspondência um a um é associar a cada objeto de uma coleção um objeto de outra coleção. O surgimento dessa correspondência foi um passo muito importante no desenvolvimento dos números e deve ser valorizado no ensino infantil, pois ela é o primeiro passo para que as crianças saibam exatamente que o número dois significa um conjunto de dois ‘uns’ e não um mero símbolo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: LOPES, Sérgio R. A construção de conceitos matemáticos e a prática docente. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 20.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base A Definição de Número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre a definição de número, segundo Jean Piaget e Alina Szeminska, analise as seguintes assertivas:
I. O número é a síntese da classificação e da seriação.
II. Piaget recusou-se a participar da definição de número acompanhado de Alina Szeminska.
III.Número é um conjunto cujos elementos constituintes são pontos.
IV.É uma sequência finita de regras ou raciocínios que permite solucionar classes semelhantes de problemas.
A I, apenas.
B II, apenas.
C II e III, apenas.
D III e IV, apenas.
E I e III, apenas.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Até meados do século XIX, a Geometria Euclidiana se manteve inalterada, quando matemáticos procuraram analisar a independência dos postulados de Euclides. Motivados por novas descobertas, surgiram então as Geometrias não-Euclidianas, porém com estruturas axiomáticas tão consistentes quanto as Euclidianas. Estas Geometrias chegaram a ser chamadas de imaginárias, pelo fato de considerar a de Euclides a real [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: CARVALHO, O. A. Uma abordagem de Geometrias não-euclidianas na Educação básica: Geometria esférica. [Trabalho de Conclusão de Mestrado], Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2014. p. 12.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base A Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre as correntes do pensamento matemático, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Dessas correntes, se destacaram: conservacionismo, logicismo, o intuicionismo e o formalismo.
II. ( ) As correntes surgiram para buscar soluções para os profundos problemas apresentados, com o objetivo de tornar a matemática uma ciência confiável.
III.( ) A logicismo, o intuicionismo e o formalismo e o abstracionismo são as principais correntes do pensamento matemático.
IV.( ) Dessas correntes, três se destacaram: logicismo, o intuicionismo e o formalismo.
A V – F – V – F
B V – V – V – F
C V – F – F – F
D F – V – F – V
E F – F – V – F

Leia a citação a seguir: “O objetivo do movimento logicista era excluir da análise as intuições geométricas, substituindo-as por noções da Aritmética, ou seja, estabelecer a análise como base para o sistema de números reais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONDINI, F. O Logicismo, o Formalismo e o Intuicionismo e seus Diferentes Modos de Pensar a Matemática. EBRAPEM, UNESP, 2008, p. 4.
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base A Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre as ideias do matemático alemão Frege acerca do Logicismo, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Frege afirmava que o primeiro objetivo era definir toda a expressão aritmética em termos lógicos.
II. ( ) Para Frege o segundo objetivo consistiria em mostrar que as proposições lógicas obtidas poderiam ser deduzidas de leis lógicas imediatamente evidentes.
III.( ) Frege acreditava que a solução para o impasse seria a substituição da aritmética por cálculos.
IV. ( ) Frege afirmava que o primeiro objetivo era definir toda a expressão aritmética em termos abstratos.
A V – F – V – F
B V – V – V – F
C V – V – F – F
D F – V – F – V
E F – F – V – F

Leia o fragmento de texto a seguir: “[...] Poincaré completa que esta linguagem permite a compreensão das analogias íntimas das coisas que, de outra forma, ficariam incompreensíveis para nós. Mas há dois tipos de matemáticos: aqueles que seguem a lógica (os analistas) e aqueles que seguem a intuição (os geômetras), e ambos tiveram um papel fundamental na história da ciência”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, R. R. P.; MATIAS, A. C. O valor de O Valor da Ciência, de Poincaré, cem anos depois de sua publicação. Sinergia, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 27-35, jan/jun. 2005.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base A Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, a respeito de Poincaré e seus estudos sobre a intuição racional do número, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Poincaré concordava com a tese que o número poderia ser reduzido à lógica de classes e das relações.
II. ( ) Poincaré entendia os números como produto de uma intuição racional.
III.( ) Para Poincaré, a lógica pura era suficiente para fazer aritmética.
IV. ( ) Ao considerar o número inteiro baseado na intuição sintética a priori, Poincaré admite que a intuição é isenta de contradição e que é “construída”.
V. ( ) Para Poincaré, a única intuição que é passível de certeza é a intuição do número puro (princípio da indução).
A F - V - F - V - V
B V - F - F - F - V
C F - F - F - F - V
D V - V - F - F - F
E V - V - V - F - F

Leia o extrato de texto a seguir: “[...] o processo de modelagem matemática vem se tornando complexo, sendo aperfeiçoado e re-utilizado constantemente para a criação de novos modelos. Este desenvolvimento permite que determinados fenômenos e problemas a eles relacionados, até então sem solução ou inexplicáveis, possam ser entendidos, e algumas vezes solucionados”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, A. R.; O uso da modelagem matemática em sala de aula na Universidade. [Monografia]. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base O Saber Matemático na vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático, sobre a modelagem matemática como estratégia de ensino, analise as afirmativas a seguir:
I. Um princípio básico da a modelagem em relação ao aluno é considerar a vivência deste, sua história, seu contexto.
II. A modelagem não ocorre fora de questões políticas, econômicas, culturais e sociais, mas numa integralidade.
III. A Modelagem Matemática, ao aliar teoria e prática, possibilita que o sujeito matemático seja, cada vez mais, capaz de dar conta dos problemas que o cercam.
IV. A modelagem enquanto estratégia da matemática formal é infinitamente superior à matemática informal e capaz de responder a todos os problemas do cotidiano.
A I, apenas.
B II, apenas.
C I e III, apenas.
D III e IV, apenas.
E IV, apenas.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Todo o conhecimento matemático é criação e invenção do sujeito humano. Não é qualidade que pertence aos objetos por mais que se adeque aos objetos; e ele se adequa aos objetos porque o sujeito o construiu agindo sobre eles [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BECKER, F. Construção do Conhecimento Matemático: natureza, transmissão e gênese. Bolema, Rio Claro, v. 33, n. 65, p. 963-987, Dez. 2019.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base A Definição de Número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre a descoberta das geometrias não euclidianas e suas implicações nos alicerces da matemática, analise as seguintes assertivas:
I. A descoberta das geometrias não euclidianas implicou a perda da certeza da geometria, abalando, não só os alicerces da matemática, mas de todo o conhecimento.
II. A descoberta das geometrias não euclidianas, aumentou a crença da certeza da geometria, contribuindo para a aquisição do conhecimento.
III.O abalo causado pela perda da certeza da geometria impulsionou os matemáticos do século 19 a elegerem a aritmética como nova base sólida.
A I, apenas.
B II, apenas.
C II e III, apenas.
D III, apenas.
E I e III, apenas.

Leia a citação a seguir: “A lógica, ciência do raciocínio dedutivo, estuda a relação de consequência dedutiva, tratando entre outras coisas das inferências válidas; ou seja, das inferências cujas conclusões têm que ser verdadeiras quando as premissas o são. A lógica pode, portanto, ser considerada como ‘o estudo da razão’ ou ‘o estudo do raciocínio’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: D’OTTAVIANO, I. M. L.; FEITOSA, H. de A.; Sobre a história da lógica, a lógica clássica e o surgimento das lógicas não-clássicas. In: V Seminário Nacional de História da Matemática. UNESP, 2003. p. 1. Disponível em: . Acesso em: 28. abr. 2021. Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base A Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre a concepção de Russell e Whitehead a respeito da matemática e da lógica, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. ( ) Russell e Whitehead acreditavam que a matemática devia desconsiderar a lógica.
II. ( ) Russell e Whitehead definiam a matemática como puramente simbólica, sem incluir a lógica.
III. ( ) O plano de Russel e Whitehead era reduzir a matemática à lógica.
IV. ( ) Russel e Whitehead consideravam a matemática puramente teórica sem cálculos ou lógicas.
A F – F – V – F
B V – V – V – F
C V – F – F – F
D V – F – F – V
E F – V – F – V

Prévia do material em texto

Questão 10/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Não há ensino-e-aprendizagem fora da ‘procura, da boniteza e da alegria’, dizia-nos Paulo Freire. A estética não está separada da ética. E elas se farão presentes quando houver prazer e sentido no conhecimento que construímos. Por isso, precisamos também saber o que, por que, para que estamos aprendendo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: GADOTTI, M.; A Escola e o Professor: Paulo Freire e a paixão por ensinar. São Paulo: Editora Publisher Brasil, 200, p. 13. Disponível em: <http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/2773/1/FPF_PTPF_12_026.pdf>. Acesso em: 28. abr. 2021. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático, sobre os direitos das classes populares a que Freire se refere, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I.  ( ) O direito de saber melhor o que já se sabe e o direito de participação da elaboração do saber que ainda não existe.
II. ( ) O direito das crianças de acesso unicamente aos saberes acadêmicos concretos e existentes.
III.( ) O direito de saber os conteúdos formais desconsiderando o senso comum.
IV.( ) O direito de saber o mínimo dos conteúdos em detrimento de atividades práticas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	F – F – F – V
	
	E
	F – F – V – F
 
Questão 9/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia o fragmento de texto: 
“Fazer correspondência um a um é associar a cada objeto de uma coleção um objeto de outra coleção. O surgimento dessa correspondência foi um passo muito importante no desenvolvimento dos números e deve ser valorizado no ensino infantil, pois ela é o primeiro passo para que as crianças saibam exatamente que o número dois significa um conjunto de dois ‘uns’ e não um mero símbolo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: LOPES, Sérgio R. A construção de conceitos matemáticos e a prática docente. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 20. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base A Definição de Número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre a definição de número, segundo Jean Piaget e Alina Szeminska, analise as seguintes assertivas:
I.  O número é a síntese da classificação e da seriação.
II. Piaget recusou-se a participar da definição de número acompanhado de Alina Szeminska.
III.Número é um conjunto cujos elementos constituintes são pontos.
IV.É uma sequência finita de regras ou raciocínios que permite solucionar classes semelhantes de problemas.
 
Está correto o que se afirma em:  
	
	A
	I, apenas. 
	
	B
	II, apenas. 
	
	C
	II e III, apenas. 
	
	D
	III e IV, apenas. 
	
	E
	I e III, apenas. 
estão 8/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Até meados do século XIX, a Geometria Euclidiana se manteve inalterada, quando matemáticos procuraram analisar a independência dos postulados de Euclides. Motivados por novas descobertas, surgiram então as Geometrias não-Euclidianas, porém com estruturas axiomáticas tão consistentes quanto as Euclidianas. Estas Geometrias chegaram a ser chamadas de imaginárias, pelo fato de considerar a de Euclides a real [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente ele está disponível em: CARVALHO, O. A. Uma abordagem de Geometrias não-euclidianas na Educação básica: Geometria esférica. [Trabalho de Conclusão de Mestrado], Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, 2014. p. 12. Disponível em: <http://bit.profmat sbm.org.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1116/2012_00896_OSNILDO_ANDRADE_CARVALHO.pdf?sequence=1>. Acesso em: 14 de jan. 2021.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base A Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre as correntes do pensamento matemático,  analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas: 
I.  ( ) Dessas correntes, se destacaram: conservacionismo, logicismo, o intuicionismo e o formalismo.
II. ( ) As correntes surgiram para buscar soluções para os profundos problemas apresentados, com o objetivo de tornar a matemática uma ciência confiável.
III.( ) A logicismo, o intuicionismo e o formalismo e o abstracionismo são as principais correntes do pensamento matemático.
IV.( ) Dessas correntes, três se destacaram: logicismo, o intuicionismo e o formalismo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	F – F – V – F
Questão 7/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia a citação a seguir:  
“O objetivo do movimento logicista era excluir da análise as intuições geométricas, substituindo-as por noções da Aritmética, ou seja, estabelecer a análise como base para o sistema de números reais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONDINI, F. O Logicismo, o Formalismo e o Intuicionismo e seus Diferentes Modos de Pensar a Matemática. EBRAPEM, UNESP, 2008, p. 4. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base A Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre as ideias do matemático alemão Frege acerca do Logicismo, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:  
I.  ( ) Frege afirmava que o primeiro objetivo era definir toda a expressão aritmética em termos lógicos.
II. ( ) Para Frege o segundo objetivo consistiria em mostrar que as proposições lógicas obtidas poderiam ser deduzidas de leis lógicas imediatamente evidentes.
III.( ) Frege acreditava que a solução para o impasse seria a substituição da aritmética por cálculos.
IV. ( ) Frege afirmava que o primeiro objetivo era definir toda a expressão aritmética em termos abstratos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	F – F – V – F
Questão 6/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia a citação a seguir:
“Ao revisar a literatura sobre a pesquisa qualitativa, o que chama atenção imediata é o fato de que, frequentemente, a pesquisa qualitativa não está sendo definida por si só, mas em contraponto à pesquisa quantitativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUNTHER, H.; Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 2, p. 201-209,  ago.  2006, p. 202. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf>. Acesso em: 28. abr. 2021. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático, sobre o aprendizado de matemática segundo o enfoque da Etnomatemática, analise as afirmativas a seguir:
I.   A pesquisa qualitativa é o estudo feito exclusivamente com profissionais liberais.
II.  A pesquisa qualitativa é aquela que obtém dados numéricos dos objetos pesquisados.
III. O estudo quantitativo é uma pesquisa que oferece pouquíssimos dados ao pesquisador porque despreza dados numéricos. 
IV. O estudo qualitativo é a pesquisa que focaliza a realidade de forma complexa e contextualizada e tem um plano aberto.
Está correto o que se afirma em: 
	
	A
	I, apenas. 
	
	B
	II, apenas. 
	
	C
	II e III, apenas. 
	
	D
	III e IV, apenas. 
	
	E
	IV, apenas. 
Questão 5/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] Poincaré completa que estalinguagem permite a compreensão das analogias íntimas das coisas que, de outra forma, ficariam incompreensíveis para nós. Mas há dois tipos de matemáticos: aqueles que seguem a lógica (os analistas) e aqueles que seguem a intuição (os geômetras), e ambos tiveram um papel fundamental na história da ciência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, R. R. P.; MATIAS, A. C. O valor de O Valor da Ciência, de Poincaré, cem anos depois de sua publicação. Sinergia, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 27-35, jan/jun. 2005. Disponível em: <https://www2.unifap.br/rsmatos/files/2013/10/artigo_04_v6_n1.pdf>. Acesso em: 28. abr. 2021. 
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base A Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, a respeito de Poincaré e seus estudos sobre a intuição racional do número, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas: 
I.  ( ) Poincaré concordava com a tese que o número poderia ser reduzido à lógica de classes e das relações.
II. ( ) Poincaré entendia os números como produto de uma intuição racional.
III.( ) Para Poincaré, a lógica pura era suficiente para fazer aritmética.
IV. ( ) Ao considerar o número inteiro baseado na intuição sintética a priori, Poincaré admite que a intuição é isenta de contradição e que é “construída”.
V. ( ) Para Poincaré, a única intuição que é passível de certeza é a intuição do número puro (princípio da indução).
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F - V - F - V - V
	
	B
	V - F - F - F - V
	
	C
	F - F - F - F - V
	
	D
	V - V - F - F - F
	
	E
	V - V - V - F - F
Questão 4/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia o extrato de texto a seguir: 
“[...] o processo de modelagem matemática vem se tornando complexo, sendo aperfeiçoado e re-utilizado constantemente para a criação de novos modelos. Este desenvolvimento permite que determinados fenômenos e problemas a eles relacionados, até então sem solução ou inexplicáveis, possam ser entendidos, e algumas vezes solucionados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, A. R.; O uso da modelagem matemática em sala de aula na Universidade. [Monografia]. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: <http://www.mat.ufmg.br/~espec/monografiasPdf/monografiaAnaReginaMartinsAndrade.pdf>. Acesso em: 28. abr. 2021. 
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do texto-base O Saber Matemático na vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático, sobre a modelagem matemática como estratégia de ensino, analise as afirmativas a seguir:
I.   Um princípio básico da a modelagem em relação ao aluno é considerar a vivência deste, sua história, seu contexto.
II.  A modelagem não ocorre fora de questões políticas, econômicas, culturais e sociais, mas numa integralidade.
III. A Modelagem Matemática, ao aliar teoria e prática, possibilita que o sujeito matemático seja, cada vez mais, capaz de dar conta dos problemas que o cercam.
IV. A modelagem enquanto estratégia da matemática formal é infinitamente superior à matemática informal e capaz de responder a todos os problemas do cotidiano.
Está correto o que se afirma em: 
	
	A
	I, apenas. 
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	I e III, apenas. 
	
	D
	III e IV, apenas. 
	
	E
	IV, apenas. 
Questão 3/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Todo o conhecimento matemático é criação e invenção do sujeito humano. Não é qualidade que pertence aos objetos por mais que se adeque aos objetos; e ele se adequa aos objetos porque o sujeito o construiu agindo sobre eles [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BECKER, F. Construção do Conhecimento Matemático: natureza, transmissão e gênese. Bolema,  Rio Claro,  v. 33, n. 65, p. 963-987,  Dez.  2019. p. 966.  Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a01>. Acesso em: 28. abr. 2021. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base A Definição de Número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre a  descoberta das geometrias não euclidianas e suas implicações nos alicerces da matemática, analise as seguintes assertivas:
I.  A descoberta das geometrias não euclidianas implicou a perda da certeza da geometria, abalando, não só os alicerces da matemática, mas de todo o conhecimento.
II. A descoberta das geometrias não euclidianas, aumentou a crença da certeza da geometria, contribuindo para a aquisição do conhecimento.
III.O  abalo causado pela perda da certeza da geometria impulsionou os matemáticos do século 19 a elegerem a aritmética como nova base sólida.
Está correto o que se afirma em: 
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	III, apenas.
	
	E
	I e III, apenas. 
Questão 2/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia a citação a seguir:  
“A lógica, ciência do raciocínio dedutivo, estuda a relação de consequência dedutiva, tratando entre outras coisas das inferências válidas; ou seja, das inferências cujas conclusões têm que ser verdadeiras quando as premissas o são. A lógica pode, portanto, ser considerada como ‘o estudo da razão’ ou ‘o estudo do raciocínio’". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: D’OTTAVIANO, I. M. L.; FEITOSA, H. de A.; Sobre a história da lógica, a lógica clássica e o surgimento das lógicas não-clássicas. In: V Seminário Nacional de História da Matemática. UNESP, 2003. p. 1. Disponível em: <ftp://ftp.cle.unicamp.br/pub/arquivos/educacional/ArtGT.pdf>. Acesso em: 28. abr. 2021. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base A Definição de número: uma hipótese sobre a hipótese de Piaget, sobre a concepção de Russell e Whitehead a respeito da matemática e da lógica, analise as seguintes assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas: 
 I.  ( ) Russell e Whitehead acreditavam que a matemática devia desconsiderar a lógica.
 II. ( ) Russell e Whitehead definiam a matemática como puramente simbólica, sem incluir a lógica.
 III.( ) O plano de Russel e Whitehead era reduzir a matemática à lógica.
 IV.( ) Russel e Whitehead consideravam a matemática puramente teórica sem cálculos ou lógicas.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	V – F – F – V
	
	E
	F – V – F – V
Questão 1/10 - Fundamentos e Metodologias Para Aquisição do Conhecimento Lógico
Leia a citação a seguir: 
“A matemática teve sua origem baseada na necessidade de cada povo, e é utilizada pelo homem, desde a Antiguidade, para facilitar a vida e organizar a sociedade. Ao conhecer a história da matemática pode-se compreender como originaram as ideias que deram forma à nossa cultura e observar os aspectos humanos do seu desenvolvimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSSETTO, H. H. P.; Um resgate histórico: a importância da história da matemática. [Monografia de Especialização], Medianeira, 2013. p. 11. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4321/1/MD_EDUMTE_2014_2_43.pdf>. Acesso em: 28. abr. 2021. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático, sobre as origens geográficas e a organização social e intelectual da matemática, analise as afirmativas a seguir:
I.   A matemática surgiu e se organizou social e intelectualmente nas regiões banhadas pelo mar mediterrâneo.
II.  A matemática surgiu e se organizou social e intelectualmente nas regiões banhadas pelo oceano Pacífico.
III. O Mar Vermelho foi a região em que a matemática surgiu e se organizou social e intelectualmente.
IV. A origem e a sistematização da matemática se deram no continentesul-americano.
Está correto o que se afirma em: 
	
	A
	I, apenas. 
	
	B
	II, apenas. 
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	III e IV, apenas. 
	
	E
	I e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina