Logo Passei Direto
Buscar

Caderno de Questões Aprendizagem da Matemática

User badge image
Abimael José

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É um tema que tem tido, desde o inicio da década de 1980 uma atenção particular na Educação Matemática para o desenvolvimento das associações lógicas, classificação, seriação e associação. Por meio dessa tendência em Educação Matemática propõe se que a medida que os alunos resolvem problemas, eles podem usar qualquer abordagem em que possam pensar, se basear em qualquer conhecimento que apreenderam e justificar suas idéias de maneira que consideram convincentes. Esse para seu grupo ou classe e aprender matemática através de interações sociais, negociando significado e chegando a um entendimento compartilhado.
De acordo com o excerto anterior, assinale a alternativa que contempla o enfoque teórico-metodológico ao qual o trecho está relacionado.
A. Tecnologia da Informação e Comunicação ( TIC)
B. Resolução de Problemas
C. Jogos matemáticos
D. Etnomatematica
E. História da Matemática

Primeiro, debata-se um documento com o perfil do aluno que queremos formar, os objetivos gerais do currículo e sua estrutura. Depois, entra-se no detalhe de cada disciplina de maneira progressiva, começando por disciplinas centrais como língua portuguesa e matemática. E o mesmo deve ocorrer com a implementação.
Assinale a alternativa que apresenta o documento que foi recentemente homologada e sua implementação deve ocorrer até o ano de 2020.
A. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
B. Paramentos Curriculares Nacionais(PCN)
C. Ministério da Educação (Mec)
D. Lei de Diretrizes e Baseada Educação Nacional (LDB)
E. Conselho Nacional da Educação (CNE)

Acredito que um dos maiores erros que se pratica em Educação, em particular na Educação Matemática, é desvincular a Matemática das outras atividades humanas. Particularmente, a civilização ocidental tem como espinha dorsal a Matemática. Mas não só na civilização ocidental. Em todas as civilizações há alguma forma de matemática. As ideias matemáticas comparecem em toda a evolução da humanidade, definindo estratégias de ação para lidar com o ambiente, criando e desenhando instrumentos para esse fim, e buscando explicações sobre os fatos e fenômenos da natureza e para a própria existência Em todos os momentos da história e em todas as civilizações, as ideias matemáticas estão presentes em todas as formas de fazer e de saber.
Tomando por base essas reflexões, analise as sentenças as seguir:
( ) A BNCC argumenta que é importante incluir a história da Matemática como recurso que pode despertar interesse e representar um contexto significativo para aprender e ensinar matemática.
( ) O uso da história da Matemática pode dificultar a superação de obstáculos encontrados em aula no que concerne ao ensino de matemática.
( ) A utilização da história da Matemática enquanto recurso pedagógico permite ressignificar o conhecimento matemático produzido ao longo dos tempos.
A. F-V-V
B. V-V-F
C. F-F-V
D. V-V-V
E. V-F-V

Pesquisadores da área de Educação Matemática indicam que é preciso apresentar o problema em um contexto que motive o aluno, que tenha várias ou nenhuma solução. Além disso, solicitar que se crie um problema com algumas informações previamente fornecidas, ou dar temas para serem criados problemas sobre eles constituem-se, da mesma maneira, em estratégias de trabalho com problemas para o aprendizado da Matemática.
Essas características estão relacionadas a uma estratégia pedagógica voltada ao aprendizado da Matemática tem como base de George Polya, assinale a alternativa que apresenta essa tendência/perspectiva em Educação Matemática:
A. Tecnologias da Informação e Comunicação
B. Etnomatemática
C. História da Matemática
D. Jogos matemáticos
E. Resolução de Problemas

A sociedade como um todo está impregnada de Matemática. (...). Com o advento da Informática, importância ainda se acentua. E isso não é menos verdade nas chamadas ciências humanas, pois vertentes mais ricas da Antropologia têm na Matemática um importante instrumento de trabalho.
Este excerto considera a importância da Informática no desenvolvimento da Matemática enquanto ciência.
A. Resolução de Problemas
B. Etnomatematica
C. Tecnologia das informações e Comunicação (TIC)
D. Modelagem da Matemática
E. História da Matemática

A Matemática é caracterizada por sua abstração, precisão, rigor lógico, caráter irrecuperável de suas conclusões, bem como o extenso campo de suas aplicações.
Tomando por base a unidade temática Álgebra, analise como asserções expostas na sequência:
I) Há pesquisas que buscam identificam 'o que' e 'como' explorar conteúdos relacionados à Álgebra, à educação algébrica e ao pensamento algébrico desde os primeiros anos de escolarização.
II) Ao longo dos anos, o ensino de Álgebra e o entendimento do respeito ao que deve ser ensinado relacionado ao Álgebra se mantido ou o mesmo, confirmando a ideia de que Mate matematica é uma ciência pronta e concluída.
III) Álgebra não é apenas um conjunto de procedimentos que envolvem os símbolos em forma de letra, mas consiste também na atividade de generalização e fornece uma variedade de ferramentas para executar generalidade das relações matemáticas, padrões e regras.
A. apenas l e III.
B. apenas I e II.
C. apenas II
D. I, II e III
E. apenas I

A BNCC por meio de um de seus temas contemporâneos considera a importância de introduzir desde a primeira etapa da escolaridade, atividades que remetem as simulações de compra e venda, ao sistema monetário, ao estudo do dinheiro e sua função na sociedade visando um consumo mais consistente.
Assinale a alternativa que completa o tema contemporâneo que está relacionado às ideias presentes no trecho exposto anteriormente.
A- Educação para o consumo/ financeira.
B- Trigonometria
C- Probabilidade
D- Educação para o campo
E- Educação ambiental

Para o trabalho com a geometria, tanto nos anos iniciais quanto na educação infantil, pode-se considerar o tato como ferramenta de ensino. E, principalmente, na educação infantil as crianças aprendem fazendo uso dos variados sentidos.
Tomando por base essas considerações, analise as sentenças como verdadeira ou falsa:
( ) uma alternativa é usar o tato delas para que percebam a diferença entre figuras planas e espaciais.
( )A sugestão seria colocar alguns objetos para representar as figuras em uma mesa, vendar os olhos dos alunos e pedir para que peguem um objeto e o identifiquem apenas com o toque, e depois retirar a venda para conferir.
( ) a avaliação de atividades que utilizam o tato deve ser feita com a maior diversidade possível, utilizando registros ou oralmente, de forma coletiva ou individual, avaliando o desenvolvimento social do aluno.
A. V-F-F
B. V-V-V
C. F-V-F
D .F-F-V
E. V-F-V

Pensando em uma formação humana mais ampla, que extrapole os conteúdos e a sala de aula, deve-se pensar em formas de abordagem para o ensino de Matemática que valorizem os conhecimentos específicos produzidos historicamente pelo aluno e que estejam presentes no currículo escolar.
Em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Os conhecimentos matemáticos devem ser entendidos como uma maneira de proporcionar aos alunos a participação ativa na sociedade em que estão inseridos.
( ) Seria conveniente que os professores de Matemática, nas escolas de todos os níveis, transmitissem aos seus alunos que o ensino desse componente curricular não está relacionado à preparação da nação para o futuro.
( ) A Matemática fornece às crianças ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de estratégias para resolver problemas, comprovar e analisar resultados, entre tantas outras possibilidades.
A.V-F-F
B.F-V-F
C.V-F-V
D.F-F-V
E. F-V-F

Considere a seguinte situação hipotética: "O professor que leciona Matemática na Escola Tales de Mileto resolveu ministrar suas aulas no laboratório de informática utilizando atividades preparadas, inclusive, com o auxílio de softwares".
Em relação aos recursos tecnológicos, analise as sentenças expostas na sequência:
1) Com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e como sociedade, estamos cada vez mais imersos em tecnologias digitais.
II) O ensino e aprendizagem de Matemática no contexto escolar deve cada vez mais estar envolvido com tecnologias digitais e na produção de conhecimentos matemáticos a partir de situações próximas do aluno.
III) As tecnologias podem ser utilizadas como apoio para o ensino e como fonte de aprendizagem para a construção de conhecimento matemático, assim como de outros componentes curriculares.
A. apenas II
B. l, Il e III.
C. apenas I e II
D. apenas l
E. l e ll

Conforme os anos se passaram e a educação matemática se desenvolveu, o entendimento a respeito do que e como devem ser ensinados os conceitos algébricos, foi sendo modificado. Refletindo a sobre essa mudança, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. O conhecimento algébrico na atualidade foca o desenvolvimento do pensamento geométrico e os significados atribuídos a ele.
II. Antes, a Álgebra era restrita ao ensino de simplificação de expressões algébricas, resolução de equações ou aplicação de regras para operar com símbolos.
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

É relevante saber quais são as competências matemáticas que os cidadãos do mundo atual necessitam dominar. E mais do que isso, definir as competências no formato de objetivos curriculares de ensino e aprendizagem voltados à educação básica.
Com essas considerações, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Aprender matemática, de modo significativo, é um direito de todos.
( ) Devemos considerar a tecnologia do mercado de trabalho, que está totalmente embasada nos conceitos matemáticos.
( ) A educação matemática pode contribuir para a formação de jovens e adultos críticos e alienados no que diz respeito ao conhecimento matemático.
a) V – V – F.
b) F – F – V.
c) V – F – V.
d) V – V – V.
e) F – V – V.

O desenvolvimento do pensamento numérico, implica aprofundar o conhecimento em maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades.
Considerando o fragmento descrito, assinale a alternativa que apresenta a unidade temática que o trecho se refere:
a) Álgebra
b) Números
c) Geometria
d) Probabilidade e Estatística
e) Grandezas e Medidas

Com o simples acesso que os alunos possuem a uma infinidade de informações, trabalhar os componentes curriculares de modo isolado é deixar de aproveitar as diversas possibilidades de abordar o conhecimento de forma integrada.
Considerando possibilidades e práticas de integração da Matemática a outros componentes curriculares, analise as sentenças a seguir:
I. Uma possibilidade de explorar a interdisciplinaridade é por meio de projetos. Assim, é preciso preparar e planejar como se dará a articulações entre os componentes e os objetos de conhecimento matemático.
II. Ao tratar da temática campo, os alunos poderiam explorar os tipos de plantações mais realizadas nas regiões próximo de onde vivem, relacionando componentes curriculares de geografia e ciências, analisando quantidades, como número total de sacas de cereal produzidas.
III. É possível articular o trabalho com o componente curricular de artes ao propor aos alunos o estudo do tema 'Manifestações artísticas', explorando dados estatísticos de teatros e cinemas no município em que o colégio está situado, entre outras situações.
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Propostas que envolvem a construção e interpretação em tabelas e gráficos de quantos somos na turma hoje, dos aniversariantes de determinado mês, dos refrigerantes preferidos, podem ser realizadas em sala de aula com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
Considerando o trecho exposto anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a unidade temática que está diretamente relacionada ao que foi proposto:
a) Álgebra
b) Números
c) Geometria
d) Probabilidade e Estatística
e) Grandezas e Medidas

A finalidade dessa alternativa, quando utilizada em sala de aula, é propor o ensino de Matemática a partir de problemas que se relacionem ao cotidiano dos alunos, buscando minimizar a ideia de que a Matemática está pronta, acabada e desconexa do mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a tendência em Educação Matemática que se relaciona ao fragmento anterior:
a) Resolução de Problemas
b) Modelagem Matemática
c) Jogos
d) Investigação Matemática
e) Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular, a Geometria é utilizada em diversas áreas do conhecimento auxiliando inclusive na resolução de problemas reais.
O conjunto de objetivos de conhecimento e habilidades que envolvem essa unidade temática é amplo e visa:
a) utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
b) expandir o pensamento probabilístico do aluno, rompendo com a visão determinista da Matemática e respeitando o seu nível de desenvolvimento intelectual.
c) reforçar que o desenvolvimento do pensamento algébrico ocorra simultaneamente ao pensamento aritmético já nos primeiros anos da educação básica.
d) explorar o desenvolvimento do pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades.
e) desenvolver o pensamento geométrico dos alunos ao trabalhar com formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais, além de posição e deslocamento no espaço.

No âmbito das expectativas da BNCC para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, podemos ressaltar aquela de que os alunos apresentam diversas dificuldades na compreensão e no aprendizado de medidas de áreas, de estimativas de medidas de comprimento, de tempo ou volume, sendo a falta de interesse um dos principais fatores que acarretam tais dificuldades com relação a esse componente curricular.
Com essas considerações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O uso de jogos no ensino de Matemática pode auxiliar na aprendizagem das competências.
II. Pode incentivar o aluno a se interessar pelos conceitos ensinados, tendo em vista que o caráter divertido e lúdico chama a atenção dos alunos.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

O vocábulo Matemática provém da palavra grega matemathike e significa 'aquilo que se pode aprender'. A sistematização do conhecimento que atualmente chamamos de matemático se iniciou com a necessidade de definir a Matemática como uma ciência.
De modo geral, ela pode ser considerada:
a) uma linguagem, um instrumento e uma atividade.
b) uma teoria, um método e uma disciplina.
c) um componente curricular, uma ferramenta e uma função específica.
d) uma matéria, um aparelho e um processo natural.
e) um aparato, um sistema e uma capacidade.

Mediante a Educação Financeira, o professor de Matemática pode explorar as diversas situações problema que tratam do sistema monetário e levar os alunos a refletirem sobre situações que abordem esses problemas.
Assinale a alternativa que apresenta uma exemplificação desses conceitos.
a) Propor situações em que variáveis matemáticas, apesar de não levarem esse nome, estejam presentes.
b) Associar as figuras geométricas espaciais aos objetos de maneira significativa, já que são tridimensionais, enquanto, nos livros, estão ilustradas no plano.
c) Abordar a economia de dinheiro para comprar um produto à vista em vez de comprar a prazo e pagar juros.
d) Explorar como a quantidade de habitantes da cidade em que moram foi alterada ao longo dos anos.
e) Fazer uma breve pesquisa com a turma se utilizando de uma temática principal, organizando os dados em gráficos e tabelas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É um tema que tem tido, desde o inicio da década de 1980 uma atenção particular na Educação Matemática para o desenvolvimento das associações lógicas, classificação, seriação e associação. Por meio dessa tendência em Educação Matemática propõe se que a medida que os alunos resolvem problemas, eles podem usar qualquer abordagem em que possam pensar, se basear em qualquer conhecimento que apreenderam e justificar suas idéias de maneira que consideram convincentes. Esse para seu grupo ou classe e aprender matemática através de interações sociais, negociando significado e chegando a um entendimento compartilhado.
De acordo com o excerto anterior, assinale a alternativa que contempla o enfoque teórico-metodológico ao qual o trecho está relacionado.
A. Tecnologia da Informação e Comunicação ( TIC)
B. Resolução de Problemas
C. Jogos matemáticos
D. Etnomatematica
E. História da Matemática

Primeiro, debata-se um documento com o perfil do aluno que queremos formar, os objetivos gerais do currículo e sua estrutura. Depois, entra-se no detalhe de cada disciplina de maneira progressiva, começando por disciplinas centrais como língua portuguesa e matemática. E o mesmo deve ocorrer com a implementação.
Assinale a alternativa que apresenta o documento que foi recentemente homologada e sua implementação deve ocorrer até o ano de 2020.
A. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
B. Paramentos Curriculares Nacionais(PCN)
C. Ministério da Educação (Mec)
D. Lei de Diretrizes e Baseada Educação Nacional (LDB)
E. Conselho Nacional da Educação (CNE)

Acredito que um dos maiores erros que se pratica em Educação, em particular na Educação Matemática, é desvincular a Matemática das outras atividades humanas. Particularmente, a civilização ocidental tem como espinha dorsal a Matemática. Mas não só na civilização ocidental. Em todas as civilizações há alguma forma de matemática. As ideias matemáticas comparecem em toda a evolução da humanidade, definindo estratégias de ação para lidar com o ambiente, criando e desenhando instrumentos para esse fim, e buscando explicações sobre os fatos e fenômenos da natureza e para a própria existência Em todos os momentos da história e em todas as civilizações, as ideias matemáticas estão presentes em todas as formas de fazer e de saber.
Tomando por base essas reflexões, analise as sentenças as seguir:
( ) A BNCC argumenta que é importante incluir a história da Matemática como recurso que pode despertar interesse e representar um contexto significativo para aprender e ensinar matemática.
( ) O uso da história da Matemática pode dificultar a superação de obstáculos encontrados em aula no que concerne ao ensino de matemática.
( ) A utilização da história da Matemática enquanto recurso pedagógico permite ressignificar o conhecimento matemático produzido ao longo dos tempos.
A. F-V-V
B. V-V-F
C. F-F-V
D. V-V-V
E. V-F-V

Pesquisadores da área de Educação Matemática indicam que é preciso apresentar o problema em um contexto que motive o aluno, que tenha várias ou nenhuma solução. Além disso, solicitar que se crie um problema com algumas informações previamente fornecidas, ou dar temas para serem criados problemas sobre eles constituem-se, da mesma maneira, em estratégias de trabalho com problemas para o aprendizado da Matemática.
Essas características estão relacionadas a uma estratégia pedagógica voltada ao aprendizado da Matemática tem como base de George Polya, assinale a alternativa que apresenta essa tendência/perspectiva em Educação Matemática:
A. Tecnologias da Informação e Comunicação
B. Etnomatemática
C. História da Matemática
D. Jogos matemáticos
E. Resolução de Problemas

A sociedade como um todo está impregnada de Matemática. (...). Com o advento da Informática, importância ainda se acentua. E isso não é menos verdade nas chamadas ciências humanas, pois vertentes mais ricas da Antropologia têm na Matemática um importante instrumento de trabalho.
Este excerto considera a importância da Informática no desenvolvimento da Matemática enquanto ciência.
A. Resolução de Problemas
B. Etnomatematica
C. Tecnologia das informações e Comunicação (TIC)
D. Modelagem da Matemática
E. História da Matemática

A Matemática é caracterizada por sua abstração, precisão, rigor lógico, caráter irrecuperável de suas conclusões, bem como o extenso campo de suas aplicações.
Tomando por base a unidade temática Álgebra, analise como asserções expostas na sequência:
I) Há pesquisas que buscam identificam 'o que' e 'como' explorar conteúdos relacionados à Álgebra, à educação algébrica e ao pensamento algébrico desde os primeiros anos de escolarização.
II) Ao longo dos anos, o ensino de Álgebra e o entendimento do respeito ao que deve ser ensinado relacionado ao Álgebra se mantido ou o mesmo, confirmando a ideia de que Mate matematica é uma ciência pronta e concluída.
III) Álgebra não é apenas um conjunto de procedimentos que envolvem os símbolos em forma de letra, mas consiste também na atividade de generalização e fornece uma variedade de ferramentas para executar generalidade das relações matemáticas, padrões e regras.
A. apenas l e III.
B. apenas I e II.
C. apenas II
D. I, II e III
E. apenas I

A BNCC por meio de um de seus temas contemporâneos considera a importância de introduzir desde a primeira etapa da escolaridade, atividades que remetem as simulações de compra e venda, ao sistema monetário, ao estudo do dinheiro e sua função na sociedade visando um consumo mais consistente.
Assinale a alternativa que completa o tema contemporâneo que está relacionado às ideias presentes no trecho exposto anteriormente.
A- Educação para o consumo/ financeira.
B- Trigonometria
C- Probabilidade
D- Educação para o campo
E- Educação ambiental

Para o trabalho com a geometria, tanto nos anos iniciais quanto na educação infantil, pode-se considerar o tato como ferramenta de ensino. E, principalmente, na educação infantil as crianças aprendem fazendo uso dos variados sentidos.
Tomando por base essas considerações, analise as sentenças como verdadeira ou falsa:
( ) uma alternativa é usar o tato delas para que percebam a diferença entre figuras planas e espaciais.
( )A sugestão seria colocar alguns objetos para representar as figuras em uma mesa, vendar os olhos dos alunos e pedir para que peguem um objeto e o identifiquem apenas com o toque, e depois retirar a venda para conferir.
( ) a avaliação de atividades que utilizam o tato deve ser feita com a maior diversidade possível, utilizando registros ou oralmente, de forma coletiva ou individual, avaliando o desenvolvimento social do aluno.
A. V-F-F
B. V-V-V
C. F-V-F
D .F-F-V
E. V-F-V

Pensando em uma formação humana mais ampla, que extrapole os conteúdos e a sala de aula, deve-se pensar em formas de abordagem para o ensino de Matemática que valorizem os conhecimentos específicos produzidos historicamente pelo aluno e que estejam presentes no currículo escolar.
Em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Os conhecimentos matemáticos devem ser entendidos como uma maneira de proporcionar aos alunos a participação ativa na sociedade em que estão inseridos.
( ) Seria conveniente que os professores de Matemática, nas escolas de todos os níveis, transmitissem aos seus alunos que o ensino desse componente curricular não está relacionado à preparação da nação para o futuro.
( ) A Matemática fornece às crianças ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de estratégias para resolver problemas, comprovar e analisar resultados, entre tantas outras possibilidades.
A.V-F-F
B.F-V-F
C.V-F-V
D.F-F-V
E. F-V-F

Considere a seguinte situação hipotética: "O professor que leciona Matemática na Escola Tales de Mileto resolveu ministrar suas aulas no laboratório de informática utilizando atividades preparadas, inclusive, com o auxílio de softwares".
Em relação aos recursos tecnológicos, analise as sentenças expostas na sequência:
1) Com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e como sociedade, estamos cada vez mais imersos em tecnologias digitais.
II) O ensino e aprendizagem de Matemática no contexto escolar deve cada vez mais estar envolvido com tecnologias digitais e na produção de conhecimentos matemáticos a partir de situações próximas do aluno.
III) As tecnologias podem ser utilizadas como apoio para o ensino e como fonte de aprendizagem para a construção de conhecimento matemático, assim como de outros componentes curriculares.
A. apenas II
B. l, Il e III.
C. apenas I e II
D. apenas l
E. l e ll

Conforme os anos se passaram e a educação matemática se desenvolveu, o entendimento a respeito do que e como devem ser ensinados os conceitos algébricos, foi sendo modificado. Refletindo a sobre essa mudança, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. O conhecimento algébrico na atualidade foca o desenvolvimento do pensamento geométrico e os significados atribuídos a ele.
II. Antes, a Álgebra era restrita ao ensino de simplificação de expressões algébricas, resolução de equações ou aplicação de regras para operar com símbolos.
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.

É relevante saber quais são as competências matemáticas que os cidadãos do mundo atual necessitam dominar. E mais do que isso, definir as competências no formato de objetivos curriculares de ensino e aprendizagem voltados à educação básica.
Com essas considerações, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Aprender matemática, de modo significativo, é um direito de todos.
( ) Devemos considerar a tecnologia do mercado de trabalho, que está totalmente embasada nos conceitos matemáticos.
( ) A educação matemática pode contribuir para a formação de jovens e adultos críticos e alienados no que diz respeito ao conhecimento matemático.
a) V – V – F.
b) F – F – V.
c) V – F – V.
d) V – V – V.
e) F – V – V.

O desenvolvimento do pensamento numérico, implica aprofundar o conhecimento em maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades.
Considerando o fragmento descrito, assinale a alternativa que apresenta a unidade temática que o trecho se refere:
a) Álgebra
b) Números
c) Geometria
d) Probabilidade e Estatística
e) Grandezas e Medidas

Com o simples acesso que os alunos possuem a uma infinidade de informações, trabalhar os componentes curriculares de modo isolado é deixar de aproveitar as diversas possibilidades de abordar o conhecimento de forma integrada.
Considerando possibilidades e práticas de integração da Matemática a outros componentes curriculares, analise as sentenças a seguir:
I. Uma possibilidade de explorar a interdisciplinaridade é por meio de projetos. Assim, é preciso preparar e planejar como se dará a articulações entre os componentes e os objetos de conhecimento matemático.
II. Ao tratar da temática campo, os alunos poderiam explorar os tipos de plantações mais realizadas nas regiões próximo de onde vivem, relacionando componentes curriculares de geografia e ciências, analisando quantidades, como número total de sacas de cereal produzidas.
III. É possível articular o trabalho com o componente curricular de artes ao propor aos alunos o estudo do tema 'Manifestações artísticas', explorando dados estatísticos de teatros e cinemas no município em que o colégio está situado, entre outras situações.
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

Propostas que envolvem a construção e interpretação em tabelas e gráficos de quantos somos na turma hoje, dos aniversariantes de determinado mês, dos refrigerantes preferidos, podem ser realizadas em sala de aula com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
Considerando o trecho exposto anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a unidade temática que está diretamente relacionada ao que foi proposto:
a) Álgebra
b) Números
c) Geometria
d) Probabilidade e Estatística
e) Grandezas e Medidas

A finalidade dessa alternativa, quando utilizada em sala de aula, é propor o ensino de Matemática a partir de problemas que se relacionem ao cotidiano dos alunos, buscando minimizar a ideia de que a Matemática está pronta, acabada e desconexa do mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a tendência em Educação Matemática que se relaciona ao fragmento anterior:
a) Resolução de Problemas
b) Modelagem Matemática
c) Jogos
d) Investigação Matemática
e) Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular, a Geometria é utilizada em diversas áreas do conhecimento auxiliando inclusive na resolução de problemas reais.
O conjunto de objetivos de conhecimento e habilidades que envolvem essa unidade temática é amplo e visa:
a) utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, lento, rápido, depressa, devagar).
b) expandir o pensamento probabilístico do aluno, rompendo com a visão determinista da Matemática e respeitando o seu nível de desenvolvimento intelectual.
c) reforçar que o desenvolvimento do pensamento algébrico ocorra simultaneamente ao pensamento aritmético já nos primeiros anos da educação básica.
d) explorar o desenvolvimento do pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades.
e) desenvolver o pensamento geométrico dos alunos ao trabalhar com formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais, além de posição e deslocamento no espaço.

No âmbito das expectativas da BNCC para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, podemos ressaltar aquela de que os alunos apresentam diversas dificuldades na compreensão e no aprendizado de medidas de áreas, de estimativas de medidas de comprimento, de tempo ou volume, sendo a falta de interesse um dos principais fatores que acarretam tais dificuldades com relação a esse componente curricular.
Com essas considerações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O uso de jogos no ensino de Matemática pode auxiliar na aprendizagem das competências.
II. Pode incentivar o aluno a se interessar pelos conceitos ensinados, tendo em vista que o caráter divertido e lúdico chama a atenção dos alunos.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

O vocábulo Matemática provém da palavra grega matemathike e significa 'aquilo que se pode aprender'. A sistematização do conhecimento que atualmente chamamos de matemático se iniciou com a necessidade de definir a Matemática como uma ciência.
De modo geral, ela pode ser considerada:
a) uma linguagem, um instrumento e uma atividade.
b) uma teoria, um método e uma disciplina.
c) um componente curricular, uma ferramenta e uma função específica.
d) uma matéria, um aparelho e um processo natural.
e) um aparato, um sistema e uma capacidade.

Mediante a Educação Financeira, o professor de Matemática pode explorar as diversas situações problema que tratam do sistema monetário e levar os alunos a refletirem sobre situações que abordem esses problemas.
Assinale a alternativa que apresenta uma exemplificação desses conceitos.
a) Propor situações em que variáveis matemáticas, apesar de não levarem esse nome, estejam presentes.
b) Associar as figuras geométricas espaciais aos objetos de maneira significativa, já que são tridimensionais, enquanto, nos livros, estão ilustradas no plano.
c) Abordar a economia de dinheiro para comprar um produto à vista em vez de comprar a prazo e pagar juros.
d) Explorar como a quantidade de habitantes da cidade em que moram foi alterada ao longo dos anos.
e) Fazer uma breve pesquisa com a turma se utilizando de uma temática principal, organizando os dados em gráficos e tabelas.

Prévia do material em texto

Caderno de QUESTÕES 
 
REVISÃO PARA PROVA 
 
Disciplina: 
 
Aprendizagem dA Matemática 
 
 
 
 
 BOA PROVA! 
 
 
 
Questão 1 
 
É um tema que tem tido, desde o inicio da década de 1980 uma atenção particular na 
Educação Matemática para o desenvolvimento das associações lógicas, classificação, 
seriação e associação. Por meio dessa tendência em Educação Matemática propõe se que 
a medida que os alunos resolvem problemas, eles podem usar qualquer abordagem em 
que possam pensar, se basear em qualquer conhecimento que apreenderam e justificar 
suas idéias de maneira que consideram convincentes. Esse para seu grupo ou classe e 
aprender matemática através de interações sociais, negociando significado e chegando a 
um entendimento compartilhado. 
De acordo com o excerto anterior, assinale a alternativa que contempla o enfoque teórico-
metodológico ao qual o trecho está relacionado. 
A. Tecnologia da Informação e Comunicação ( TIC) 
B. Resolução de Problemas 
C. Jogos matemáticos 
D. Etnomatematica 
E. História da Matemática 
Alternativa Correta LETRA B Resposta no Livro Página 158 
 
Questão 2 
Primeiro, debata-se um documento com o perfil do aluno que queremos formar, os objetivos 
gerais do currículo e sua estrutura. Depois, entra-se no detalhe de cada disciplina de maneira 
progressiva, começando por disciplinas centrais como língua portuguesa e matemática. E o 
mesmo deve ocorrer com a implementação". 
Assinale a alternativa que apresenta o documento que foi recentemente homologada e sua 
implementação deve ocorrer até o ano de 2020. 
 
A. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 
B. Paramentos Curriculares Nacionais(PCN) 
C. Ministério da Educação (Mec) 
D. Lei de Diretrizes e Baseada Educação Nacional (LDB) 
E. Conselho Nacional da Educação (CNE) 
Alternativa Correta LETRA A 
 
 
 
 
 
 
Questão 3 
Acredito que um dos maiores erros que se pratica em Educação, em particular na 
Educação 
Matemática, é desvincular a Matemática das outras atividades humanas. Particularmente, 
a civilização ocidental tem como espinha dorsal a Matemática. Mas não só na civilização 
ocidental. Em todas as civilizações há alguma forma de matemática. As ideias 
matemáticas comparecem em toda a evolução da 
humanidade, definindo estratégias de ação para lidar com o ambiente, criando e 
desenhando 
instrumentos para esse fim, e buscando explicações sobre os fatos e fenômenos da 
natureza e para a própria existência Em todos os momentos da história e em todas as 
civilizações, as ideias matemáticas estão presentes em todas as formas de fazer e de saber" 
D'AMBROSIO, Ubiratan A História da Matemática: questões historiográficas e políticas 
e reflexos na Educação Matemática In BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org) 
Pesquisa em Educação Matemática concepções e perspectivas São Paulo: Editora 
Unesp.1999 
Tomando por base essas reflexões, analise as sentenças as seguir: 
 
( ) A BNCC argumenta que é importante incluir a história da Matemática como recurso 
que pode despertar interesse e representar um contexto significativo para aprender e 
ensinar matemática. 
( ) O uso da história da Matemática pode dificultar a superação de obstáculos 
encontrados em aula no que concerne ao ensino de matemática 
( ) A utilização da história da Matemática enquanto recurso pedagógico permite 
ressignificar o conhecimento matemático produzido ao longo dos tempos. 
 
Assinale a alternativa que contempla a sequência correta 
A. F-V-V 
В. V-V-F 
C. F-F-V 
D. V-V-V 
E. V-F-V 
 
Alternativa Correta LETRA E Resposta no Livro Página 13 
 
 
 
 
 
 
Questão 4 
As discussões sobre a interdisciplinaridade alcançada no Brasil na década de 1960. De 
acordo com Ivani Fazenda (1991), uma palavra interdisciplinaridade tornada-se de ordem 
para ser empreendida na educação, uma forma de modismo. no Brasil é de Hiltor Japiassú, 
que publica 'Interdisciplinaridade e Patologia do Saber' em 1976 ". CHAS, DMP 
Matemática e interdisciplinaridade: um estudo sobre os materiais didáticos. Estação 
Cientifica Macapá, v. 6, p. 1-15, 2016. 
Para comandar uma interdisciplinaridade, julgue com afirmativas a seguir como 
verdadeiras (V) ou falsas (F) 
( ) E um processo dinâmico nas relações, permitindo um aprimoramento por partes como 
partes, permitindo abertura de espaços de diálogo entre as áreas com conhecimento e 
discussões 
( ) Ainda interdisciplinaridade sejam antigas, não há, de maneira sobre respeito geral, sobre 
a adoção de trabalho interdisciplinar com tanta frequência nas escolas. 
( ) Defina como uma intercomunicação entre disciplina de modo que resulte uma alteração 
entre elas, por m- de diálogo. 
Assinale uma alternativa que apresente a sequência correta: 
A. V-V-V 
В. V-F-V 
C. F-F-V 
D. V-V-F 
E. F-V-V 
 
Alternativa Correta LETRA A Resposta no Livro Página 174 
 
Questão 5 
Pesquisadores da área de Educação Matemática indicam que é preciso apresentar o problema em 
um contexto que motive o aluno, que tenha várias ou nenhuma solução. Além disso, solicitar que 
se crie um problema com algumas informações previamente fornecidas, ou dar temas para serem 
criados problemas sobre eles constituem-se, da mesma maneira, em estratégias de trabalho com 
problemas para o aprendizado da Matemática. PIZZIRANI, Flávia; BRAGA, Maria Dalvirene; 
MENEZES, Joninalva Estacio. Aprendizagem da Matemática. Londrina: Editora e Distribuidora 
Educacional, 2017. Adaptado. 
 
Essas características estão relacionadas a uma estratégia pedagógica voltada ao aprendizado da 
Matemática tem como base de George Polya, assinale a alternativa que apresenta essa 
tendência/perspectiva em Educação Matemática: 
 
 
 
 
Selecione uma alternativa: 
 
A. Tecnologias da Informação e Comunicação 
B. Etnomatemática 
C. História da Matemática 
D. Jogos matemáticos 
E. Resolução de Problemas 
Alternativa Correta LETRA E Resposta no Livro Página 158 
 
Questão 6 
 
A sociedade como um todo está impregnada de Matemática. (...). Com o advento da 
Informática, importância ainda se acentua. E isso não é menos verdade nas chamadas 
ciências humanas, pois vertentes mais ricas da Antropologia têm na Matemática um 
importante instrumento de trabalho D'AMBROSIO, U. A história da Matemática: 
questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática, São Paulo: 
Unesp. 1999. Adaptado. 
Este excerto considera a importância da Informática no desenvolvimento da Matemática 
enquanto ciência. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a tendência em Educação Matemática destinada 
recursos informáticos 
A. Resolução de Problemas 
B. Etnomatematica 
C.Tecnologia das informações e Comunicação (TIC) 
D. Modelagem da Matemática 
E. História da Matemática 
 
 Alternativa Correta LETRA C Resposta no Livro Página 41 
 
Questão 7 
A Matemática é caracterizada por sua abstração, precisão, rigor lógico, caráter 
irrecuperável de suas conclusões, bem como o extenso campo de suas aplicações". 
PIZZIRANI, Flávia; BRAGA, Maria Dalvirene; MENEZES, Joninalva Estácio. 
Aprendizagem da Matemática Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2017. 
Tomando por base a unidade temática Álgebra, analise como asserções expostas na 
sequência: 
 
 
 
 
I) Há pesquisas que buscam identificam "o que" e "como" explorar conteúdos relacionados 
à Álgebra, à educação algébrica e ao pensamento algébrico desde os primeiros anos de 
escolarização. 
II) Ao longo dos anos, o ensino de Álgebra e o entendimento do respeito ao que deve ser 
ensinado relacionado ao Álgebra se mantido ou o mesmo, confirmando a ideia de que Mate 
matica é uma ciência pronta e concluída. 
 
III) Álgebra não é apenas um conjunto de procedimentos que envolvem os símbolos em 
forma de letra, mas consiste também na atividade de generalização e fornece uma 
variedade de ferramentas para executar generalidade das relações matemáticas,padrões e 
regras. 
É correto ou não se afirma em: 
 
A. apenas l e III. 
B. apenas I e II. 
C. apenas II 
D. I, II e III 
E. apenas I 
 
Alternativa Correta LETRA A Resposta no Livro Página 82 á 84 
 
Questão 8 
A BNCC por meio de um de seus temas contemporâneos considera a importância de 
introduzir desde a primeira etapa da escolaridade, atividades que remetem as simulações 
de compra e venda, ao sistema monetário, ao estudo do dinheiro e sua função na sociedade 
visando um consumo mais consistente. 
Assinale a alternativa que completa o tema contemporâneo que está relacionado às ideias 
presentes no trecho exposto anteriormente. 
A- Educação para o consumo/ financeira. 
B- Trigonometria 
C- Probabilidade 
D- Educação para o campo 
E- Educação ambiental 
 
Alternativa Correta LETRA A Resposta no Livro Página 186 
 
Questão 9 
Para o trabalho com a geometria, tanto nos anos iniciais quanto na educação infantil, pode-
se considerar o tato como ferramenta de ensino. E, principalmente, na educação infantil as 
crianças aprendem fazendo uso dos variados sentidos. Tomando por base essas 
considerações, analise as sentenças como verdadeira ou falsa: 
 
( ) uma alternativa é usar o tato delas para que percebam a diferença entre figuras planas 
e espaciais 
 
( )A sugestão seria colocar alguns objetos para representar as figuras em uma mesa, 
vendar os olhos dos alunos e pedir para que peguem um objeto e o identifiquem apenas 
com o toque, e depois retirar a venda para conferir 
 
( ) a avaliação de atividades que utilizam o tato deve ser feita com a maior diversidade 
possível, utilizando registros ou oralmente, de forma coletiva ou individual, avaliando o 
desenvolvimento social do aluno. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
A. V-F-F 
В. V-V-V 
C. F-V-F 
D .F-F-V 
E. V-F-V 
 
Alternativa Correta LETRA B Resposta no Livro Página 110 
 
Questão 10 
 
"Pensando em uma formação humana mais ampla, que extrapole os conteúdos e a sala de 
aula, deve-se pensar em formas de abordagem para o ensino de Matemática que valorizem 
os conhecimentos específicos produzidos historicamente pelo aluno e que estejam 
presentes no currículo escolar". PIZZIRANI, Flávia; BRAGA, Maria Dalvirene; 
MENEZES, Joninalva Estacio. Aprendizagem da Matemática. 
Londrina: Editora e Distribuidora Educacional,2017. 
 
Em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, analise se as afirmativas 
a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F): 
( ) Os conhecimentos matemáticos devem ser entendidos como uma maneira de 
proporcionar aos alunos a participação ativa na sociedade em que estão inseridos. 
( ) Seria conveniente que os professores de Matemática, nas escolas de todos os níveis, 
transmitissem aos seus alunos que o ensino desse componente curricular não está 
relacionado à preparação da nação para o futuro. 
( ) A Matemática fornece às crianças ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de 
estratégias para resolver problemas, comprovar e analisar resultados, entre tantas outras 
possibilidades. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
 
A.V-F-F 
В.F-V-F 
C.V-F-V 
D.F-F-V 
E. F-V-F 
Alternativa Correta LETRA C Resposta no Livro Página 59 
 
Questão 11 
 
Considere a seguinte situação hipotética: "O professor que leciona Matemática na Escola 
Tales de Mileto resolveu ministrar suas aulas no laboratório de informática utilizando 
atividades preparadas, inclusive, com o auxílio de softwares". 
Em relação aos recursos tecnológicos, analise as sentenças expostas na sequência: 
 
1) Com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e como 
sociedade, estamos cada vez mais imersos em tecnologias digitais. 
II) O ensino e aprendizagem de Matemática no contexto escolar deve cada vez mais estar 
envolvido com tecnologias digitais e na produção de conhecimentos matemáticos a partir 
de situações próximas do aluno. 
III) As tecnologias podem ser utilizadas como apoio para o ensino e como fonte de 
aprendizagem para a construção de conhecimento matemático, assim como de outros 
componentes curriculares. 
 
E correto o que se afirma em: 
A. apenas II 
B. l, Il e III. 
C. apenas I e II 
D. apenas l 
E. l e ll 
 
Alternativa Correta LETRA B Resposta no Livro Página 31 
 
 
 
 
 
 
 
AVALIACÃO VIRTUAL 1 - AV1 
 
1) A BNCC está estruturada em dez competências gerais e cada área do conhecimento, 
como a Matemática, apresenta competências específicas dos respectivos componentes 
curriculares. 
Considerando as competências específicas propostas para a área de Matemática, analise 
as sentenças a seguir: 
I. Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir 
argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender 
e atuar no mundo. 
II. Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando individualmente no 
planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na 
busca de soluções. 
III. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da 
Matemática e de outras áreas do conhecimento. 
IV. Utilizar processos e ferramentas matemáticas para modelar e resolver problemas 
cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento. 
É correto o que se afirma em: 
RESPOSTA: Alternativa D 
a) I e II, apenas. 
b) III e IV, apenas. 
c) I, II e III, apenas. 
d) I, III e IV, apenas. 
e) I, II, III e IV. 
2) Conforme os anos se passaram e a educação matemática se desenvolveu, o 
entendimento a respeito do que e como devem ser ensinados os conceitos algébricos, foi 
sendo modificado. 
Refletindo a sobre essa mudança, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre 
elas. 
I. O conhecimento algébrico na atualidade foca o desenvolvimento do pensamento 
geométrico e os significados atribuídos a ele. 
PORQUE 
II. Antes, a Álgebra era restrita ao ensino de simplificação de expressões algébricas, 
resolução de equações ou aplicação de regras para operar com símbolos. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
 
 
RESPOSTA: Alternativa D 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. 
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. 
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. 
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. 
e) As asserções I e II são proposições falsas. 
3) Intencionados por desmistificar a Matemática, autores como Mendes (2009), Miguel 
(1997), Miguel e Miorim (2011) e D’Ambrosio (1996) dizem que a história da 
matemática possibilita demonstrar para os alunos que a Matemática foi desenvolvida ao 
longo dos séculos a partir das necessidades do homem. 
Em relação a história da matemática enquanto recurso, analise as sentenças a seguir: 
I. A história da matemática situa os conhecimentos matemáticos como uma forma de 
manifestação cultural, permitindo que os alunos entendam como se deu a evolução dos 
conceitos matemáticos. 
II. A BNCC argumenta que é importante incluir a história da Matemática como recurso 
para poder despertar o interesse e representar um contexto significativo para aprender e 
ensinar Matemática. 
III. O uso da história como um recurso pedagógico tem como principal finalidade 
promover um ensino-aprendizagem da Matemática que busque ressignificar o 
conhecimento matemático produzido pela sociedade ao longo dos tempos. 
É correto o que se afirma em: 
RESPOSTA: Alternativa E 
a) I, apenas. 
b) III, apenas. 
c) I e II, apenas. 
d) I e III, apenas. 
e) I, II e III. 
4) É relevante saber quais são as competências matemáticas que os cidadãos do mundo 
atual necessitam dominar. E mais do que isso, definir as competências no formato de 
objetivos curriculares de ensino e aprendizagem voltados à educação básica. 
Com essas considerações,julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. 
 
 
 
( ) Aprender matemática, de modo significativo, é um direito de todos. 
( ) Devemos considerar a tecnologia do mercado de trabalho, que está totalmente 
embasada nos conceitos matemáticos. 
( ) A educação matemática pode contribuir para a formação de jovens e adultos críticos 
e alienados no que diz respeito ao conhecimento matemático. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
 
 RESPOSTA: Alternativa A 
a) V – V – F. 
b) F – F – V. 
c) V – F – V. 
d) V – V – V. 
e) F – V – V. 
5) O desenvolvimento do pensamento numérico, implica aprofundar o conhecimento em 
maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados 
em quantidades. No processo da construção da noção de número, os alunos precisam 
desenvolver, entre outras, as ideias de aproximação, proporcionalidade, equivalência e 
ordem, noções fundamentais da Matemática. Para essa construção, é importante propor, 
por meio de situações significativas, sucessivas ampliações dos campos numéricos. No 
estudo desses campos numéricos, devem ser enfatizados registros, usos, significados e 
operações. 
Adaptado de: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. 
Brasília: MEC, 2018. 
Considerando o fragmento descrito, assinale a alternativa que apresenta a unidade 
temática que o trecho se refere: 
 RESPOSTA: Alternativa B 
a) Álgebra 
b) Números 
c) Geometria 
d) Probabilidade e Estatística 
e) Grandezas e Medidas 
 
 
AVALIACÃO VIRTUAL 2 – AV2 
 
1) Com o simples acesso que os alunos possuem a uma infinidade de informações, 
trabalhar os componentes curriculares de modo isolado é deixar de aproveitar as diversas 
possibilidades de abordar o conhecimento de forma integrada. 
Considerando possibilidades e práticas de integração da Matemática a outros 
componentes curriculares, analise as sentenças a seguir: 
I. Uma possibilidade de explorar a interdisciplinaridade é por meio de projetos. Assim, é 
preciso preparar e planejar como se dará a articulações entre os componentes e os objetos 
de conhecimento matemático. 
II. Ao tratar da temática campo, os alunos poderiam explorar os tipos de plantações mais 
realizadas nas regiões próximo de onde vivem, relacionando componentes curriculares de 
geografia e ciências, analisando quantidades, como número total de sacas de cereal 
produzidas. 
III. É possível articular o trabalho com o componente curricular de artes ao propor aos 
alunos o estudo do tema "Manifestações artísticas", explorando dados estatísticos de 
teatros e cinemas no município em que o colégio está situado, entre outras situações. 
É correto o que se afirma em:
 
RESPOSTA: Alternativa E 
a) I, apenas. 
b) III, apenas. 
c) I e II, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III 
2) Propostas que envolvem a construção e interpretação em tabelas e gráficos de quantos 
somos na turma hoje, dos aniversariantes de determinado mês, dos refrigerantes 
preferidos, podem ser realizadas em sala de aula com alunos dos anos iniciais do ensino 
fundamental. Para a realização, o professor pode utilizar materiais como copos 
descartáveis, canudos de cores diferentes, etiquetas, bonequinhos de cartolina, papel 
pardo contendo os nomes dos meses para calendário, tampinhas de refrigerantes de várias 
marcas e sabores, cola quente, dentre outros. 
Considerando o trecho exposto anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a 
unidade temática que está diretamente relacionada ao que foi proposto: 
 
RESPOSTA: Alternativa D 
a) Álgebra 
b) Números 
c) Geometria 
d) Probabilidade e Estatística 
e) Grandezas e Medidas 
3) A finalidade dessa alternativa, quando utilizada em sala de aula, é propor o ensino de 
Matemática a partir de problemas que se relacionem ao cotidiano dos alunos, buscando 
minimizar a ideia de que a Matemática está pronta, acabada e desconexa do mundo. Para 
isso, Polya sugere quatro etapas: compreender, conceber, executar e analisar. 
Assinale a alternativa que apresenta a tendência em Educação Matemática que se 
relaciona ao fragmento anterior: 
RESPOSTA: Alternativa A 
 
 
a) Resolução de Problemas 
b) Modelagem Matemática 
c) Jogos 
d) Investigação Matemática 
e) Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação 
4) Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular, a Geometria é utilizada 
em diversas áreas do conhecimento auxiliando inclusive na resolução de problemas reais. 
O conjunto de objetivos de conhecimento e habilidades que envolvem essa unidade 
temática é amplo e visa: 
RESPOSTA: Alternativa E 
a) utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje, amanhã, 
lento, rápido, depressa, devagar). 
b) expandir o pensamento probabilístico do aluno, rompendo com a visão determinista da 
Matemática e respeitando o seu nível de desenvolvimento intelectual. 
c) reforçar que o desenvolvimento do pensamento algébrico ocorra simultaneamente ao 
pensamento aritmético já nos primeiros anos da educação básica. 
 
d) explorar o desenvolvimento do pensamento numérico, que implica o conhecimento de 
maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados 
em quantidades. 
e) desenvolver o pensamento geométrico dos alunos ao trabalhar com formas e relações 
entre elementos de figuras planas e espaciais, além de posição e deslocamento no espaço. 
5) No âmbito das expectativas da BNCC para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais 
do Ensino Fundamental, podemos ressaltar aquela de que os alunos apresentam diversas 
dificuldades na compreensão e no aprendizado de medidas de áreas, de estimativas de 
medidas de comprimento, de tempo ou volume, sendo a falta de interesse um dos 
principais fatores que acarretam tais dificuldades com relação a esse componente 
curricular. 
Com essas considerações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
I. O uso de jogos no ensino de Matemática pode auxiliar na aprendizagem das 
competências. 
PORQUE 
II. Pode incentivar o aluno a se interessar pelos conceitos ensinados, tendo em vista que 
o caráter divertido e lúdico chama a atenção dos alunos. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
RESPOSTA: Alternativa B 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. 
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. 
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. 
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. 
e) As asserções I e II são proposições falsas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
ATIVIDADE DIAGNOSTICA 1 –ADG1 
 
 
1) O vocábulo Matemática provém da palavra grega matemathike e significa "aquilo que 
se pode aprender". A sistematização do conhecimento que atualmente chamamos de 
matemático se iniciou com a necessidade de definir a Matemática como uma ciência. 
De modo geral, ela pode ser considerada: 
RESPOSTA: Alternativa A 
a) uma linguagem, um instrumento e uma atividade. 
b) uma teoria, um método e uma disciplina. 
c) um componente curricular, uma ferramenta e uma função específica. 
d) uma matéria, um aparelho e um processo natural. 
e) um aparato, um sistema e uma capacidade. 
2) Mediante a Educação Financeira, o professor de Matemática pode explorar as diversas 
situações problema que tratam do sistema monetário e levar os alunos a refletirem sobre 
situações que abordem esses problemas. 
Assinale a alternativa que apresenta uma exemplificação desses conceitos. 
RESPOSTA: Alternativa A 
a) Propor situações em que variáveis matemáticas, apesar de não levarem esse nome, 
estejam presentes. 
b) Associar as figuras geométricas espaciais aos objetos de maneira significativa, já que 
são tridimensionais, enquanto, nos livros, estão ilustradas no plano. 
c) Abordar a economia de dinheiro para comprar um produto à vista em vez de 
comprara prazo e pagar juros. 
d) Explorar como a quantidade de habitantes da cidade em que moram foi alterada ao 
longo dos anos. 
e) Fazer uma breve pesquisa com a turma se utilizando de uma temática principal, 
organizando os dados em gráficos e tabelas. 
3) No tocante aos problemas e equívocos referentes aos processos de ensino e 
aprendizagem da Matemática, podemos afirmar que são muitos. 
 
As relações estabelecidas nesses processos envolvem três principais componentes: 
RESPOSTA: Alternativa D 
a) as exatas, o saber e o professor. 
b) a Língua Portuguesa, o docente e o discente. 
c) a Matemática, o conteúdo e o saber. 
d) a Matemática, o aluno e o professor. 
e) as ciências exatas, os livros e os interesses. 
4) À medida que para o ensino da Matemática existam materiais manipuláveis, como o 
material dourado e a escala cuisenaire, é fácil perceber neles a presença de conteúdos 
matemáticos. 
Em relação a percepção da Matemática, avalie as seguintes asserções e a relação proposta 
entre elas: 
I. Se pedirmos para algumas pessoas, por exemplo, que digam onde está a Geometria, 
perceberemos algumas dificuldades. 
PORQUE 
II. Estamos tratando de um objeto matemático não visível, sem associações com o 
cotidiano. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
RESPOSTA: Alternativa D 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. 
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. 
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. 
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. 
e) As asserções I e II são proposições falsas. 
 
 
 
 
 
 
ATIVIDADE DIAGNOSTICA 2 –ADG2 
 
1) "Precisa-se ampliar o desenvolvimento da oralidade, da percepção do mundo a sua 
volta, da compreensão e da representação de informações. Para isso, pode-se fazer uso de 
signos matemáticos, manifestações artísticas, Tecnologias Digitais da Informação e 
Comunicação (TDIC)". 
GOIS, Victor Hugo dos Santos; TEIXEIRA, Lilian Aparecida. Introdução à Educação 
Matemática. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2019. 
Assinale a alternativa que apresenta o conceito que o excerto se refere: 
RESPOSTA: Alternativa C 
a) Percepções matemáticas 
b) Correspondência 
c) Letramento matemático 
d) Comparação 
e) Articulação 
2) Mediante a unidade temática Álgebra, pode-se refletir a respeito do desenvolvimento 
do pensamento algébrico na Educação Básica. 
Em relação a Álgebra, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: 
I. Por meio da BNCC, o conjunto de conhecimentos algébricos passou também a ser 
considerado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 
PORQUE 
II. Anteriormente, os objetos de conhecimento que tratavam de Álgebra sempre estiveram 
presentes no currículo de matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no 
Ensino Médio. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
RESPOSTA: Alternativa B 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. 
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. 
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. 
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. 
e) As asserções I e II são proposições falsas. 
 
 
3) A Base Nacional Comum Curricular sistematizou para todo o território nacional, dois 
eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil: interações e 
brincadeiras. Além disso, o documento propõe que eles sejam desenvolvidos a partir da 
garantia de seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil. 
Assinale a alternativa que apresenta os seis direitos de aprendizagem contidos na BNCC: 
RESPOSTA: Alternativa A 
a) Conviver, brincar, participar, explorar, expressar, conhecer-se. 
b) Viver, ampliar, participar, explorar, diversificar, conhecer-se. 
c) Planejar, brincar, comunicar-se, ampliar, expressar, constituir-se. 
d) Hipotetizar, distrair-se, participar, explorar, mexer, conhecer-se. 
e) Relacionar-se, brincar, compartilhar, explorar, expressar, conhecer-se. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ATIVIDADE DIAGNOSTICA 3 –ADG3 
 
1) Usualmente, utilizamos conceitos que permeiam a unidade temática Probabilidade e 
Estatística sem notar ou perceber que estamos os empregando. 
Considerando essa unidade temática, analise as afirmativas a seguir: 
I. As mídias, por exemplo, utilizam para nos apresentar informações sobre pesquisas, 
mostrando o quão satisfeitas as pessoas estão em relação a algum produto, serviço 
prestado ou até mesmo a sua opção política. 
II. Ao refletirmos sobre como ensinar as competências da unidade temática Probabilidade 
e Estatística, é fundamental procurarmos exemplos palpáveis, com que as crianças 
realmente tenham contato. 
III. Entre as novidades propostas pela BNCC, a inclusão da unidade temática 
Probabilidade e Estatística é uma delas, já que esses conteúdos, em alguns casos, eram 
ensinados apenas no Ensino Médio. 
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: 
RESPOSTA: Alternativa E 
a) I, apenas. 
b) I e II, apenas. 
c) I e III, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III. 
2) Somos capazes de pensar na Geometria como a essência de qualquer construção que 
está à nossa volta, tudo tem um porquê, uma explicação e um fundamento. 
Em relação a essa unidade temática, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou 
(F) Falsas. 
( ) A Geometria a ser desenvolvida na Educação Infantil deve ser a Geometria estática 
do lápis e papel e estar restrita à identificação de nomes de figuras. 
( ) Na Educação Infantil é necessário pensar uma proposta que contemple, 
simultaneamente, três aspectos: a organização do esquema corporal, a orientação e 
percepção espacial e o desenvolvimento de noções geométricas propriamente ditas. 
( ) Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mesmo que haja um amadurecimento dos 
alunos, os algoritmos não devem ser vistos como foco. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
RESPOSTA: Alternativa E 
a) V – V – F. 
b) F – F – V. 
c) V – F – V. 
d) V – V – V. 
 
e) F – V – V. 
3) Juntamente ao desenvolvimento da indústria e do comércio, a civilização começou a 
sentir necessidade de mensurar e valorar as coisas à sua volta. Atualmente, utilizamos 
medidas padronizadas definidas pelo Sistema Internacional (SI). 
Assinale a alternativa que apresenta uma variedade de unidades de medidas: 
RESPOSTA: Alternativa A 
a) Medidas de tempo, de massa, de capacidade, monetárias e de comprimento. 
b) Medidas de peso, de volume, de capacidade, reais e de comprimento. 
c) Medidas de época, de massa, de volume, dinheiro e de compra. 
d) Medidas de tempo, de metro, de altura, virtuais e de comprimento. 
e) Medidas de período, de massa, de contenção, monetárias e de tamanho. 
4) A passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental marca uma mudança 
importante na vida das crianças. 
Considerando o processo de transição entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do 
Ensino Fundamental, avalie as afirmativas a seguir: 
I. Mesmo que haja relação entre as habilidades na Educação Infantil e nos Anos Iniciais 
do Ensino Fundamental, não podemos esquecer que a forma de apresentar e estimular o 
aprendizado é bem diferente. 
PORQUE 
II. Na Educação Infantil, os conceitos precisam estar implícitos em livros, tudo com a 
menor diversidade possível, para que não confundam as crianças em seu primeiro contato 
com o processo de ensino e aprendizagem. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
RESPOSTA: Alternativa C 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. 
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. 
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. 
d) A asserção I é uma proposição falsae a II, verdadeira. 
e) As asserções I e II são proposições falsas. 
 
 
ATIVIDADE DIAGNOSTICA 4 –ADG4 
 
 
1) Diversos objetos de conhecimento de outros componentes curriculares podem ser 
associados ao trabalho com objetos matemáticos. 
Tomando por base considerações interdisciplinares, analise as afirmativas a seguir: 
I. Muitos artistas utilizam em suas obras figuras geométricas, assim temos uma relação 
direta da Matemática com as Artes. 
II. Na Geografia há a planificação do globo terrestre e a localização de regiões do planeta 
por meio de coordenadas cartesianas de latitude e longitude. 
III. Na Língua Portuguesa há a interpretação de texto das situações problema ou a leitura 
de paradidáticos com conceitos matemáticos. 
É correto o que se afirma em: 
RESPOSTA: Alternativa E 
a) I, apenas. 
b) I e II, apenas. 
c) I e III, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III. 
2) Inúmeras possibilidades e potencialidades no trabalho com as diferentes alternativas 
pedagógicas ou tendências em Educação Matemática podem diversificar as aulas 
expositivas e dialogadas. 
Assinale a alternativa que apresenta algumas delas: 
RESPOSTA: Alternativa A 
a) Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, Investigação Matemática, 
Jogos e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. 
b) Geometria, Resolução de Problemas, Investigação Matemática, Jogos e Tecnologias 
Digitais da Informação e Comunicação. 
c) Modelagem Matemática, Números, Investigação Matemática, Jogos e Tecnologias 
Digitais da Informação e Comunicação. 
d) Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, Álgebra, Jogos e Tecnologias 
Digitais da Informação e Comunicação. 
 
e) Modelagem Matemática, Resolução de Problemas, Investigação Matemática, 
Grandezas e Medidas e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. 
3) Por meio da utilização dessa tendência, o aluno tem a possibilidade de desempenhar o 
papel de matemático, realizando pesquisas e, com o auxílio do professor e interações com 
os colegas, construir seu conhecimento. Além disso, essa alternativa pedagógica é 
caracterizada por três fases: introdução, realização e apresentação da tarefa. 
Adaptado de: GOIS, Victor Hugo dos Santos; TEIXEIRA, Lilian 
Aparecida. Aprendizagem da Matemática. Londrina: Editora e Distribuidora 
Educacional, 2019. 
Assinale a alternativa que apresenta a tendência em Educação Matemática a que o trecho 
exposto anteriormente se refere: 
RESPOSTA: Alternativa B 
a) Etnomatemática 
b) Investigação Matemática 
c) História da Matemática 
d) Jogos 
e) Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação 
4) Na Base Nacional Comum Curricular propõe-se a discussão de alguns temas a serem 
explorados nos diferentes componentes curriculares e nas articulações entre eles, 
possibilitando que seja feito sob diferentes óticas. 
Assinale a alternativa que apresenta alguns desses temas: 
RESPOSTA: Alternativa C 
a) Trabalho, Ciência e Tecnologia e Esportes. 
b) Diversidade cultural, Educação para o trânsito e Anatomia. 
c) Educação ambiental, Educação para o consumo e Educação alimentar e 
nutricional. 
d) Direitos da criança e do adolescente, Artes e Literatura. 
e) Saúde, Vida familiar e social e Química. 
 
 
 
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 1 –AAP1 
 
1) Conhecer a história da Educação Matemática não se resume em estudar história da 
Matemática ou em se estudar as políticas e os projetos educacionais ao longo do tempo. 
Esse estudo deverá envolver o conhecimento histórico das práticas pedagógicas dos 
professores e de como, ao longo do tempo, essa prática vem se modificando. 
Sobre as discussões em âmbito nacional e internacional a respeito da Educação 
Matemática, pode-se afirmar que: 
I. O Brasil não é ponto de encontros internacionais de pesquisadores da área. 
II. Faz-se necessário dizer que as mudanças exigem tempo e que ideias continuam a 
surgir, desde os níveis da Educação Infantil até a Pós-graduação. 
III. O sucesso e os resultados de tais discussões dependem fundamentalmente da 
formação dos professores de matemática de todos os níveis de ensino. 
Sobre essas afirmações, é correto o que se afirma em: 
RESPOSTA: Alternativa D 
a) Apenas I. 
b) Apenas I e II. 
c) Apenas I e III. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III. 
2) O componente curricular Matemática emprega-se no estudo das propriedades das 
entidades abstratas e das suas relações. Isto significa que a Matemática trabalha com 
números, símbolos, figuras geométricas, entre outros. 
Sobre a Matemática, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Podemos considerar a Matemática como uma ciência fundamental para a evolução da 
humanidade. 
PORQUE 
II. A Matemática de uma maneira ou de outra se relaciona com nosso cotidiano. 
A respeito das asserções acima, assinale a alternativa correta: 
RESPOSTA: Alternativa A 
a) As duas são afirmativas verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
b) As duas são afirmativas verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
 
c) A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda uma afirmativa verdadeira. 
d) A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda uma afirmativa falsa. 
e) As duas afirmativas são falsas. 
3) A partir das publicações da atual Constituição Brasileira (BRASIL, 1988) e da Lei de 
Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996), tem sido recorrente no Brasil a ideia de 
se estabelecer um documento normativo como referencial curricular para orientar os 
processos de ensino e aprendizagem no país e delimitar as aprendizagens consideradas 
essenciais na Educação Básica. 
Assinale a alternativa que apresenta o documento em vigência com essa característica: 
RESPOSTA: Alternativa B 
a) Programa Universidade Para Todos (PROUNI) 
b) Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 
c) Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 
d) Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) 
e) Constituição Federal de 1988 (CF-88) 
4) A integração da história da matemática ao ensino da matemática pode trazer inúmeras 
contribuições, visto que com ela podemos relacionar etapas da história da matemática 
com a evolução da humanidade e também promover a arte da descoberta e o seu método. 
Pode-se dizer que a utilização da história da matemática nas aulas auxilia a fazer com que 
os alunos percebam: 
I. A matemática como uma criação humana. 
II. As razões pelas quais as pessoas fazem matemática. 
III. As necessidades práticas, sociais, econômicas e físicas que servem de estímulo ao 
desenvolvimento das ideias matemáticas. 
Sobre essas afirmações, é correto o que se afirma em: 
RESPOSTA: Alternativa E 
a) Apenas I. 
b) Apenas I e II. 
c) Apenas I e III. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III. 
 
 
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 2 –AAP2 
 
1) "A Base Nacional Comum Curricular valida e ratifica o Referencial Curricular 
Nacional para a Educação Infantil argumentando que, por meio de experiências, as 
crianças constantemente se deparam com situações relacionadas a conhecimentos 
matemáticos, tais como: contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, 
grandezas e medidas, identificação de figuras geométricas planas e espaciais, 
reconhecimento de numerais ordinais e cardinais, entre outros". 
GOIS, Victor Hugo dos Santos; TEIXEIRA, Lilian Aparecida. Aprendizagem da 
Matemática. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2019. 
Os conhecimentos matemáticos devem ser explorados em situações do cotidiano dos 
alunos, podem ser exemplificados por meio de: 
RESPOSTA: Alternativa A 
a) contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, grandezas e 
medidas, figuras geométricas planas e espaciais, números ordinais e cardinais. 
b) exclusão, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, análise, figuras 
geométricas planas e espaciais, números ordinais e cardinais. 
c) ordenação, relações entre quantidades, desvio, grandezas e medidas, privação, números 
ordinais e cardinais. 
d) separação,isenção, relações entre quantidades, dimensões, grandezas e medidas, 
figuras geométricas planas e espaciais, omissão. 
e) compatibilidade, ordenação, separação, expulsão, grandezas e medidas, figuras 
geométricas planas e espaciais, números ordinais e cardinais. 
2) Seria cabível e oportuno que os professores de Matemática, nas escolas de todos os 
níveis, instruíssem seus alunos de que o ensino desse componente curricular é uma das 
formas de preparar a nação para o futuro. 
Adaptado de: LIMA, Elon Lages. Matemática e ensino. Lisboa: Gradiva, 2004. 
A fim de torná-lo mais atraente, a organização desse ensino deveria tirar partido da 
extraordinária vantagem trazida pelo fato de que a Matemática tem muitas faces, entre 
elas: 
RESPOSTA: Alternativa E 
a) arte, aparato, linguagem e componente curricular. 
b) educação, aparelho, convenção e disciplina. 
c) habilidade, ferramenta, dialeto e profissão. 
 
d) competência, jogo, ofício e meio de comunicação. 
e) arte, instrumento, linguagem e desafio. 
3) Segundo a BNNC, a organização do componente curricular Matemática no Ensino 
Fundamental, está particionada em unidades temáticas. 
Ao final da área de Matemática, há uma separação por ano e cada unidade temática está 
estruturada em: 
RESPOSTA: Alternativa C 
a) habilidades e competências. 
b) objetivos gerais e objetivos específicos. 
c) objetos de conhecimento e habilidades. 
d) Anos Iniciais e Anos Finais. 
e) Números e Álgebra. 
4) A pertinência deve ser dada ao entendimento e caracterização do pensamento algébrico 
no Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 
Com essas considerações, analise as sentenças a seguir: 
I. A Álgebra não é apenas um conjunto de procedimentos envolvendo os símbolos em 
forma de letra, mas consiste também na atividade de generalização e proporciona uma 
variedade de ferramentas para representar a generalidade das relações matemáticas, 
padrões e regras. 
II. A temática Álgebra passou a ser encarada não apenas como uma técnica, mas também 
como uma forma de pensamento e raciocínio acerca de situações matemáticas. 
III. Por meio do pensamento algébrico, os alunos podem fazer uso de diferentes 
linguagens, tais como escrita, oral, gráfica, entre outras. 
Sobre essas afirmações, é correto o que se afirma em: 
RESPOSTA: Alternativa E 
a) Apenas I. 
b) Apenas I e II. 
c) Apenas I e III. 
d) Apenas II e III. 
e) I, II e III. 
 
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 3 –AAP3 
 
1)"É necessário termos em mente que a infância é uma etapa generosa para o 
desenvolvimento de noções de espaço. Por isso, torna-se tão importante que haja 
atividades lúdicas em que a criança experimente e conheça seu meio, já que é a partir da 
exploração do mundo à sua volta que ela atribuirá significado aos objetos que conhece". 
GOIS, Victor Hugo dos Santos; TEIXEIRA, Lilian Aparecida. Aprendizagem da 
Matemática. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2019. 
Assinale a alternativa que apresenta a unidade temática a que o excerto mais se aproxima. 
RESPOSTA: Alternativa E 
a) Tratamento da Informação 
b) Álgebra 
c) Números e Operações 
d) Probabilidade e Estatística 
e) Geometria 
2) De acordo com a unidade temática Probabilidade e Estatística pode ser trabalhada a 
leitura e interpretação de dados em forma de tabelas e gráficos. Assim é interessante que 
sejam consideradas atividades que já estejam organizadas em gráficos e tabelas para que 
os alunos possam ter mais tempo buscando o objetivo principal das habilidades. 
Deste modo, a exemplificação de uma proposta com essa temática perpassa pelas 
seguintes considerações: 
1. A partir dos textos, faça questionamentos em que os alunos precisem dos dados 
representados nos gráficos para respondê-los, auxilie-os na leitura das informações dos 
gráficos e faça perguntas simples e objetivas para ajudá-los a interpretar as informações. 
2. Peça para que eles escrevam à sua maneira sobre as conclusões referentes aos dados, 
respondendo aos questionamentos iniciais. Depois, solicite que compartilhem suas 
respostas com a turma, promovendo discussão e reflexão sobre o assunto. 
3. Poderia levar alguns recortes de reportagens, artigos ou curiosidades da área da saúde, 
sobre vacinas, sobre casos de dengue na região ou outras epidemias; da agricultura, sobre 
produtos em alta (de preferência algo da realidade de alimentação deles); ou sobre 
acidentes de trânsito envolvendo crianças, dentre outros. 
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dessa atividade proposta para o 
trabalho com Probabilidade e Estatística. 
RESPOSTA: Alternativa E 
 
 
a) 2 – 1 – 3. 
b) 3 – 2 – 1. 
c) 1 – 2 – 3. 
d) 1 – 3 – 2. 
e) 3 – 1 – 2. 
3) "Na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos 
estruturantes (interações e brincadeira), devem ser assegurados seis direitos de 
aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e 
se desenvolver". 
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: A Educação é a base. Brasília: MEC, 2018. 
Assinale a alternativa que apresenta o direito que é fundamental para o ensino de 
Matemática, em que o aluno deve construir seu conhecimento a partir de explorações e 
observações: 
RESPOSTA: Alternativa C 
a) Conviver 
b) Participar 
c) Explorar 
d) Expressar 
e) Conhecer-se 
4) "É provável a realização de atividades com materiais de fácil acesso, como caixinhas 
de pasta de dente, sabonete (no caso de prismas retos); já para cilindro é possível juntar o 
suporte central do papel higiênico. A utilização de tais objetos reforça, implicitamente, a 
ideia de que as figuras geométricas estão em lugares que eles nem imaginariam". 
GOIS, Victor Hugo dos Santos; TEIXEIRA, Lilian Aparecida. Aprendizagem da 
Matemática. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2019. 
No quinto ano do Ensino Fundamental há competências que visam aprofundar a 
compreensão das propriedades e características das figuras geométricas espaciais. Com 
essas considerações, assinale a alternativa que apresenta uma possibilidade para o 
trabalho com Geometria que se relaciona com o excerto: 
RESPOSTA: Alternativa A 
a) Planificações 
b) Sistema de Numeração Decimal 
c) Unidades de medidas 
d) Estatística 
e) Sequências
 
 
 
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 4 –AAP4 
 
 
 
1) No contexto dessa tendência em Educação Matemática, a situação inicial proposta aos 
alunos é aberta e não tem uma solução já de antemão. Sendo assim, no desenvolvimento 
dessas atividades, os alunos podem apresentar modelos que se relacionem a objetos de 
conhecimentos matemáticos diversos, não sendo possível prever ou limitar que os alunos 
utilizem um ou outro objeto matemático. Porém, nas discussões das resoluções e no 
fechamento da atividade, o professor pode introduzir algum objeto matemático específico 
que deseja que os alunos aprendam, ou ainda utilizar a atividade proposta para fixação de 
determinado objeto matemático. 
Adaptado de: GOIS, Victor Hugo dos Santos; TEIXEIRA, Lilian 
Aparecida. Aprendizagem da Matemática. Londrina: Editora e Distribuidora 
Educacional, 2019. 
Assinale a alternativa que apresenta a tendência em Educação Matemática a que o trecho 
se refere: 
RESPOSTA: Alternativa D 
a) Etnomatemática 
b) História da Matemática 
c) Jogos 
d) Modelagem Matemática 
e) Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação 
2) "Na BNCC indica-se que os alunos devem ser formados para explorarem e associarem 
os objetos de conhecimento vistos no contexto escolar a situações corriqueiras, em 
detrimento de um ensino que, muitas vezes, explorava habilidades que pouco ou quase 
nunca se relacionavam a situações que os alunos experienciavam fora do contexto escolar, 
possibilitando que os alunos vissem os conhecimentos escolares dissociados do cotidiano 
das pessoas". 
GOIS, Victor Hugo dos Santos; TEIXEIRA, Lilian Aparecida. Aprendizagem da 
Matemática. Londrina: Editora e DistribuidoraEducacional, 2019. 
Com essas considerações e enfatizando a promoção da interdisciplinaridade, avalie as 
seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
I. A promoção de um ensino interdisciplinar explorando a Matemática aplicada a outras 
áreas de conhecimento é essencial. 
PORQUE 
 
II. Deve-se romper com o paradigma do "Por que devo aprender isso?", relacionado à 
ideia de que os objetos matemáticos vistos no contexto escolar estão distantes das 
situações vividas fora da escola. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
RESPOSTA: Alternativa B 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não complementa a I. 
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II complementa a I. 
c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. 
d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. 
e) As asserções I e II são proposições falsas. 
3)"Por meio dessa temática presente na contemporaneidade, evidencia-se a necessidade 
de compreendermos a multiplicidade etnocultural que forma a identidade brasileira, de 
modo que os indivíduos percebam e valorizem essas diferenças, admirando-as e 
respeitando-as. Nesse sentido, ressalta-se a importância da convivência harmoniosa entre 
as singularidades culturais, expressas nas diferenças étnicas, religiosas, linguísticas, 
regionais". 
GOIS, Victor Hugo dos Santos; TEIXEIRA, Lilian Aparecida. Aprendizagem da 
Matemática. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2019. 
Assinale a alternativa que apresenta o tema contemporâneo a que o excerto se refere e 
está baseado nos seguintes marcos legais lei nº 9.394/1996 (2ª edição, atualizada em 2018. 
art. 26, § 4º e art. 33), parecer CNE/CEB Nº 11/2010 e resolução CNE/CEB Nº 7/2010: 
RESPOSTA: Alternativa A 
a) Educação para o trânsito 
b) Saúde 
c) Processo de envelhecimento e valorização do idoso 
d) Educação ambiental 
e) Diversidade cultural 
4) O propósito da utilização de tecnologias está em conformidade com o que a BNCC 
apresenta, elas podem ser utilizadas enquanto alternativa pedagógica ou como suporte 
pedagógico para outras tendências. 
Com essas considerações, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. 
 
( ) À medida que a tecnologia informática se desenvolve, nos deparamos com a 
necessidade de atualização de nossos conhecimentos sobre o conteúdo ao qual ela está 
sendo integrada. 
( ) Ao utilizar uma calculadora ou um computador, um professor que ensina Matemática 
pode se deparar com a necessidade de restringir muitas ideias e opções de trabalho com 
os alunos. 
( ) A inserção das tecnologias digitais no ambiente escolar tem sido vista como um 
potencializador das ideias de se quebrar a hegemonia das disciplinas e impulsionar a 
interdisciplinaridade. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
RESPOSTA: Alternativa C 
a) V – V – F. 
b) F – F – V. 
c) V – F – V. 
d) V – V – V. 
e) F – V – V. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Unidade I - SEÇÃO 1 
1. A história da matemática, entre outros recursos, nos auxilia a compreender como os 
conteúdos matemáticos foram evoluindo e sendo utilizados ao longo da trajetória da 
humanidade, contribuindo com o que hoje podemos chamar de construção humana e 
tecnológica. Nesse sentido, 
A viabilidade de uso ____________ das informações históricas baseia-se em um ensino 
de Matemática centrado na _____________; o que conduz o professor e o aluno à 
compreensão do movimento cognitivo estabelecido pela espécie humana no seu contexto 
sociocultural e histórico, na busca de respostas às questões ligadas ao campo da 
___________ como uma das formas de explicar e compreender os fenômenos da 
____________ e da cultura. (MENDES, 2009, p. 91) 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. 
a. matemático - investigação - matemática - natureza. 
b. pedagógico - memorização - matemática - natureza. 
c. matemático - memorização - história - ciência. 
d. pedagógico - investigação - matemática - natureza. 
e. pedagógico - investigação - história - ciência. 
 
RESPOSTA: 
Alternativa D. 
As palavras que completam corretamente as lacunas são: “pedagógico”, “investigação”, 
“matemática” e “natureza”. Pois o texto de Mendes (2009, p. 91) diz que: 
A viabilidade de uso pedagógico das informações históricas baseia-se em um ensino de 
Matemática centrado na investigação o que conduz o professor e o aluno à compreensão 
do movimento cognitivo estabelecido pela espécie humana no seu contexto sociocultural 
e histórico, na busca de respostas às questões ligadas ao campo da Matemática como uma 
das formas de explicar e compreender os fenômenos da natureza e da cultura. 
 
2. Utilizar a história da matemática no ensino da matemática em sala de aula pode 
contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, pois relaciona o conteúdo com o seu 
desenvolvimento bem como permite contextualizá-lo melhor a situações do cotidiano. 
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: 
I. A história da matemática é uma fonte de motivação para o ensino e aprendizagem dessa 
disciplina, capaz de despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos. 
II. A história da matemática é um instrumento que possibilita a desmistificação dessa área 
do conhecimento, pois contribui para que o aluno perceba que se trata de uma ciência que 
não está pronta e acabada. 
III. A história da matemática é um instrumento que pode promover a aprendizagem 
significativa, pois permite que o aluno compreenda que seu entendimento só é possível 
 
se ele a conhecer de maneira minuciosa, entendendo cada detalhe, mesmo que 
insignificante, por se tratar de uma ciência que teve início há milhares de anos. 
 
Assinale a alternativa correta: 
a. As sentenças I e II estão corretas. 
b. As sentenças I e III estão corretas. 
c. Apenas a sentença I está correta. 
d. Apenas a sentença II está correta. 
e. Apenas a sentença III está correta. 
 
RESPOSTA: Alternativa A. 
É incorreto dizer que a história da matemática é um instrumento que pode promover a 
aprendizagem significativa, pois permite fazer com que o aluno compreenda que, para 
entendê-la, é necessário conhecê-la de maneira profunda. Os alunos não precisam estudar 
toda a história da matemática, pois o professor pode contextualizar fatos de acordo com 
o conteúdo que estiver abordando, tomando o devido cuidado de fazer a transposição 
didática de maneira correta e levando em consideração o ano com que estiver trabalhando. 
 
3. Avalie as seguintes asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A matemática é uma ciência hipotético-dedutiva. 
 
PORQUE 
II. As demonstrações da matemática se apoiam em um sistema de axiomas e postulados 
e, portanto, não é necessário considerar o papel heurístico das experimentações na 
aprendizagem da matemática. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
a. As asserções I e II estão corretas, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção 
I. 
b. As asserções I e II estão corretas, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção 
I. 
c. A asserção I está correta e a asserção II está incorreta. 
d. A asserção I está incorreta e a asserção II está correta. 
e. As asserções I e II estão incorretas. 
 
RESPOSTA: Alternativa C. 
É incorreto dizer que não é necessário considerar o papel heurístico das experimentações 
na aprendizagem da matemática, já que as demonstrações da matemática se apoiam em 
um sistema de axiomas e postulados. Ao contrário, é extremamente necessário considerar 
o papel heurístico, ou seja, utilizar a matemática para descobrir e/ou investigar fatos, 
permitindo, inclusive, que o aluno aprenda por ele mesmo. 
 
 
Unidade I - SEÇÃO 2 
1. A educação matemática é o estudo de relações de ensino e de aprendizagem da 
matemática. É considerada uma área interdisciplinar que usa teorias de outros camposteóricos, como a sociologia, a psicologia, a filosofia etc. A educação matemática não se 
reduz à análise dos meios para construírem conhecimentos previamente estabelecidos, 
mas também problematiza e reflete sobre o próprio conhecimento matemático. 
Segundo o estudo realizado a respeito da instituição da matemática, é correto afirmar que 
ela: 
a. Se formou na Grécia Antiga, quando surgiu a preocupação com o ensino da 
matemática. 
b. Foi reconhecida como área no fim do século XIX e início do século XX, buscando um 
ensino significativo. 
c. Foi reconhecida como área após a Primeira Guerra Mundial, quando precisavam de 
mão de obra qualificada para trabalhar. 
d. Foi reconhecida no século XXI, com o avanço da tecnologia. 
e. Foi reconhecida após o avanço de cursos de pós-graduação no Brasil. 
 
RESPOSTA: Alternativa A. 
Conforme estudamos nesta seção, essa área se instituiu na Grécia Antiga, quando surgiu 
a preocupação com o ensino da matemática, pois se tratava de um conhecimento deveras 
importante para os governantes assim como para os filósofos. 
 
2. É consenso que o conhecimento matemático, embora tenha início em experiências 
práticas de contar e de medir, tem muitos níveis de abstrações e, atualmente, depende 
muito mais da lógica do que da demonstração experiencial. 
Nesse contexto, podemos afirmar que o conhecimento matemático: 
I. Provém somente da experimentação e da simulação. 
II. Só é compreensível para pessoas com elevada capacidade intelectual. 
III. E sua assimilação dependem do contexto social e do processo de interpretação 
particular. 
 
Assinale a alternativa correta. 
a. Apenas as sentenças I e II estão corretas. 
b. Apenas as sentenças I e III estão corretas. 
c. Apenas a sentença I está correta. 
d. Apenas a sentença II está correta. 
e. Apenas a sentença III está correta. 
 
 
RESPOSTA: Alternativa E. 
 
Steinbring (2005) afirma que o conhecimento matemático se produz por meio do contexto 
social e do processo de interpretação particular, e que, dessa maneira, não existe 
anteriormente, mas é elaborado em interações sociais. Portanto, o processo de ensino-
aprendizagem de matemática é uma diversidade de construções matemáticas. 
 
3. Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
I. A primeira Guerra Mundial acendeu a necessidade de transformações na arte, na ciência 
e na educação. E, no que concerne à arte, romperam-se os velhos costumes culturais e ela 
entrou em harmonia com o mundo moderno. Porém, no Brasil, isso não aconteceu. 
 
PORQUE 
II. O Brasil estava ocupado à época com questões mais elementares, como a 
universalização do ensino primário e, para que avançasse, necessitava-se de uma forma 
de ensino que considerasse a formação do homem como um todo. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
a. As asserções I e II estão corretas, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção 
I. 
b. As asserções I e II estão corretas, e a asserção II é uma justificativa correta da 
asserção I. 
c. A asserção I está correta e a asserção II está incorreta. 
d. A asserção I está incorreta e a asserção II está correta. 
e. As asserções I e II estão incorretas. 
 
RESPOSTA: Alternativa B 
Apesar de a Primeira Guerra Mundial acender a necessidade de transformações na arte, 
na ciência e na educação, o Brasil vivia um momento precário com relação à educação, 
necessitando de uma universalização do ensino primário bem como considerar, no 
processo de ensino-aprendizagem, a formação do ser humano como um todo. 
 
 
 
 
 
 
 
Unidade I - SEÇÃO 3 
1. Os textos dos PCNs e da BNCC abordam os conteúdos da matemática na perspectiva 
da aprendizagem significativa, defendendo uma reflexão construtiva por parte dos alunos 
sobre os conteúdos estudados, e não somente a resolução de problemas de forma 
mecânica. 
Com relação a essa aprendizagem significativa, analise as afirmativas seguintes e marque 
V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Os professores devem buscar relações dos conteúdos com situações do cotidiano dos 
alunos. 
( ) Os professores devem construir suas aulas de maneira sempre expositiva, a fim de 
construir uma aprendizagem de qualidade. 
( ) Os professores podem recorrer a estratégias de ensino como, por exemplo, a 
modelagem matemática e a resolução de problemas. 
( ) Os professores devem evitar tecnologias da informação, pois elas, geralmente, geram 
indisciplina nas aulas de matemática. 
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de verdadeiro (V) e falso (F). 
a. V - F - F - F. 
b. V - F - V - F. 
c. F - V - F - V. 
d. V - F - V - V. 
e. V - V - V - V. 
 
RESPOSTA: Alternativa B. 
Os professores devem, sim, buscar relações dos conteúdos com situações do cotidiano 
dos alunos. 
Os professores não devem construir suas aulas de maneira sempre expositiva, mas 
buscando sempre por metodologias diferenciadas. 
Os professores podem, sim, recorrer a estratégias de ensino como a modelagem 
matemática e a resolução de problemas. 
Os professores devem usar, e não evitar, as tecnologias da informação nas aulas de 
matemática. 
 
2. A Base Nacional Comum Curricular de matemática para os anos iniciais do ensino 
fundamental tem como pressuposto que a aprendizagem dessa área do conhecimento é 
totalmente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão de significados dos objetos 
matemáticos, sem deixar de lado as suas aplicações. 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir. 
I. Nos anos iniciais do ensino fundamental, é importante retomar as vivências cotidianas 
das crianças com números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e estatística e 
 
probabilidade, e também as experiências desenvolvidas na educação infantil, para iniciar 
uma sistematização dessas noções. 
II. Nessa fase, as habilidades matemáticas a serem desenvolvidas pelos alunos devem 
ficar restritas à aprendizagem dos algoritmos das chamadas “quatro operações”, por conta 
de sua importância. 
III. No que diz respeito ao cálculo, é necessário acrescentar, à realização dos algoritmos 
das operações, a habilidade de efetuar cálculos mentalmente, fazer estimativas, usar 
calculadora e, ainda, a habilidade de decidir quando é apropriado usar um ou outro 
procedimento de cálculo. 
IV. Recursos didáticos como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, livros, vídeos, 
calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica têm um papel 
essencial na compreensão e utilização das noções matemáticas. Entretanto, esses 
materiais precisam estar integrados a situações que levem à reflexão e à sistematização, 
para que se inicie um processo de formalização. 
Assinale a alternativa correspondente às afirmativas corretas. 
a. I, II e III, apenas. 
b. I, III e IV, apenas. 
c. I, II e IV, apenas. 
d. II, III e IV, apenas. 
e. I e IV, apenas. 
 
RESPOSTA: Alternativa B. 
A segunda afirmativa está incorreta, porque a BNCC de matemática para os anos iniciais 
do ensino fundamental diz que as habilidades matemáticas a serem desenvolvidas pelos 
alunos não podem ficar restritas à aprendizagem dos algoritmos das chamadas “quatro 
operações”, apesar de sua importância. Portanto, as alternativas corretas são: 
I. Nos anos iniciais do ensino fundamental, é importante retomar as vivências cotidianas 
das crianças com números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e estatística e 
probabilidade, e também as experiências desenvolvidas na educação infantil, para iniciar 
uma sistematização dessas noções. 
III. No que diz respeito ao cálculo, é necessário acrescentar, à realização dos algoritmos 
das operações, a habilidade de efetuar cálculos mentalmente, fazer estimativas, usar 
calculadora e, ainda, a habilidade de decidir quando é apropriado usar um ou outro 
procedimento de cálculo. 
IV. Recursos didáticos como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, livros, vídeos, 
calculadoras,planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica têm um papel 
essencial na compreensão e utilização das noções matemáticas. Entretanto, esses 
materiais precisam estar integrados a situações que levem à reflexão e à sistematização, 
para que se inicie um processo de formalização. 
 
 
3. Para a Base Nacional Comum Curricular, os anos iniciais do ensino fundamental devem 
ter as seguintes unidades temáticas: números; álgebra; geometria; grandezas e medidas; 
estatística e probabilidade. 
Assim, relacione corretamente as unidades temáticas às suas descrições. 
Unidades temáticas: 
1. Números. 
2. Geometria. 
3. Grandezas e medidas. 
4. Estatística e probabilidade. 
 
Descrições: 
I. Resolução de problemas que envolvem grandezas físicas determinadas pela razão de 
outras duas. 
II. Resolução de problemas que contêm diferentes tipos de operações. 
III. Análise e Interpretação de dados envolvendo gráficos e tabelas. 
IV. Identificação de diferentes tipos de polígonos e poliedros. 
 
Assinale a alternativa correta: 
a. I-1; II-2; III-3; IV-4. 
b. I-2; II-1; III-4; IV-3. 
c. I-3; II-1; III-4; IV-2. 
d. I-3; II-4; III-1; IV-2. 
e. I-3; II-1; III-2; IV-4. 
 
RESPOSTA: Alternativa C. 
A unidade temática responsável pela resolução de problemas que envolvem grandezas 
físicas determinadas pela razão de outras duas é grandezas e medidas. 
A responsável pela resolução de problemas que contêm diferentes tipos de operações é a 
unidade números. 
A unidade responsável pela análise e interpretação de dados envolvendo gráficos e tabelas 
é a estatística e probabilidade. 
Por fim, a unidade temática responsável pela identificação de diferentes tipos de 
polígonos e poliedros é geometria. 
 
 
 
 
 
 
 
Unidade 2- SEÇÃO 1 
1.Segundo a BNCC, a transição entre educação infantil e anos iniciais do ensino 
fundamental: 
[...] requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças 
introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de 
aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as 
diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim 
como a natureza das mediações de cada etapa. (BRASIL, 2018, p. 53). 
A respeito dos objetivos da matemática para a educação infantil e para os anos iniciais do 
ensino fundamental, é correto afirmar que: 
a. Na educação infantil, ela visa estabelecer nos alunos noções da matemática presentes 
no cotidiano; e, nos anos iniciais do ensino fundamental, desconsidera essas noções para 
que o aluno memorize fórmulas. 
b. A BNCC indica a valorização do lúdico e da experimentação nas duas etapas de 
ensino, em que se deve sempre relacionar a matemática com o cotidiano do aluno. 
c. Na educação infantil, é proposta uma educação integradora; enquanto nos anos iniciais 
do ensino fundamental, é proposto o ensino fragmentado e estanque. 
d. A BNCC propõe, para as duas etapas de ensino, o uso somente de tecnologias digitais, 
proibindo o uso da linguagem escrita ou oral. 
e. A BNCC indica que somente na educação infantil devem ser exploradas tecnologias 
digitais com os alunos, e só quando o professor desejar. 
 
RESPOSTA: Alternativa B. 
 
Conforme vimos nesta seção, tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais do 
ensino fundamental é proposto explorar situações lúdicas e de experimentação, pois é por 
meio de tais situações que o aluno perceberá a matemática no seu cotidiano e que esta 
pode ser prazerosa de se aprender. 
O item a não está correto, pois, tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais, busca-
se desenvolver com os alunos noções da matemática presentes no cotidiano. 
O item c também não está correto, pois, nas duas etapas de ensino, a BNCC propõem uma 
educação integradora. 
O item d não está correto, pois o uso de tecnologias digitais deve ser incentivado, mas 
não deve ser excluído o uso de linguagem oral ou escrita. 
O item e também não está correto, pois, em todas as etapas da educação básica, é 
incentivado o uso de tecnologias digitais. 
 
 
2. A Base Nacional Comum Curricular tem como um dos fundamentos pedagógicos 
pautar o ensino-aprendizagem em sala de aula pela experimentação, aproximando a 
matemática do cotidiano do aluno. Para isso, propõe um currículo desenvolvido por 
competências. 
Nesse sentido, podemos afirmar, a respeito do ensino-aprendizagem por competências, 
que: 
I. Competência, segundo a BNCC, é mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e 
valores para resolver as demandas complexas do cotidiano. 
II. Há competências gerais e específicas de cada componente curricular da BNCC. 
III. As competências gerais estão embasadas em princípios éticos, sociais, políticos e 
culturais para serem desenvolvidos somente na educação infantil. 
 
Assinale a alternativa correta. 
a. Apenas as sentenças I e III estão corretas. 
b. Apenas as sentenças II e III estão corretas. 
c. Apenas a sentença III está correta. 
d. Apenas a sentença II está correta. 
e. Apenas a sentença I está correta. 
 
RESPOSTA: Alternativa E. 
 
Segundo a BNCC (BRASIL, 2018): “[...] competência é definida como a mobilização de 
conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e 
socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, 
do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” (BRASIL 2018. p. 8). 
As competências gerais são para todos os componentes curriculares e deverão ser 
desenvolvidas ao longo de toda Educação Básica. Já as competências específicas tratam 
dos componentes curriculares e das diferentes áreas de conhecimento. 
3. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. Ao atualizar os processos de ensino-aprendizagem em sala de aula para adequá-los às 
demandas da sociedade contemporânea, a BNCC entende como 
uma necessidade para a educação básica a educação integral, promovendo um contexto 
de acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno dos sujeitos a partir dos 
conhecimentos de diferentes componentes curriculares. 
PORQUE 
II. Os conhecimentos matemáticos, por exemplo, possibilitam aos alunos desenvolverem 
estratégias para resolverem problemas e comprovar e analisar resultados. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
a. A asserção I está incorreta, e a asserção II está correta. 
 
b. A asserção I está correta, e a asserção II está incorreta. 
c. As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da 
asserção I. 
d. As asserções I e II estão corretas, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção 
I. 
e. As asserções I e II estão incorretas. 
 
RESPOSTA: Alternativa C 
Ao atualizar os processos de ensino-aprendizagem em sala de aula para adequá-los às 
demandas da sociedade contemporânea, a BNCC entende como uma necessidade para a 
educação básica a educação integral, pois, com o acesso cada vez mais instantâneo a 
informações diariamente, a escola precisa auxiliar com tais informações de maneira 
crítica e analítica. 
Com isso, a matemática possibilita o desenvolvimento de pensamento crítico e analítico, 
e, por meio da resolução de situações-problema, os alunos são incentivados a 
interpretarem a matemática inserida em diferentes contextos que não são propriamente da 
matemática. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Unidade 2- SEÇÃO 2 
 
1. A Base Nacional Comum Curricular indica, para o ensino de matemática, que: 
Com base nos recentes documentos curriculares brasileiros, a BNCC 
leva em conta que os diferentes campos que compõem a Matemática 
reúnem um conjunto de ideias fundamentais que produzem 
articulações entre eles: equivalência, ordem, proporcionalidade, 
interdependência, representação, variação e aproximação. Essas 
ideias fundamentais são importantes para o desenvolvimento do 
pensamento matemático dos alunos e devem se converter, na escola, emobjetos de conhecimento. (BRASIL, 2018, p. 268, grifos do autor) 
A respeito do ensino de números nos anos iniciais do ensino fundamental, podemos 
afirmar que: 
a. Ao construir com os alunos no quarto ano, o conjunto dos números reais, busca-se 
desenvolver ideias de aproximação de números. 
b. Espera-se que os alunos saibam operar com números decimais infinitos até o final do 
quinto ano, desenvolvendo ideias de representação de quantidades. 
c. Ao explorar a construção de fatos básicos da adição e a ideia de igualdade entre 
duas adições, com parcelas diferentes, mas mesma soma, desenvolve-se com os 
alunos ideias de equivalência. 
d. O ensino de números deve se resumir a desenvolver as quatro operações básicas com 
os alunos e estas desenvolvem ideias de ordem. 
e. A BNCC indica que, para explorar o ensino de números, deve-se desenvolver nos 
alunos a capacidade de resolverem problemas envolvendo números naturais, racionais, 
irracionais e reais sendo assim possível desenvolver todas as ideias fundamentais da 
matemática com esses objetos de conhecimento. 
 
RESPOSTA: Alternativa C 
 
A única afirmação correta é a de que, ao explorar a construção de fatos básicos da adição 
e a ideia de igualdade entre duas adições, com parcelas diferentes, mas mesma soma, 
desenvolve-se com os alunos ideias de equivalência. Resposta do item c. 
No item a, o ensino de números reais só é desenvolvido no 8º e 9º ano do ensino 
fundamental, portanto a afirmação é falsa. 
No item b, os números decimais infinitos também são vistos somente nos anos finais do 
Ensino Fundamental, o que torna a afirmativa falsa. 
A respeito do item d, vimos nesta seção que o ensino de números não se resume somente 
às quatro operações básicas, mas também inclui as ideias de contagem, ordem, 
comparação entre outros objetos de conhecimento. Sendo assim, a afirmação é falsa. 
 
No item e, a afirmativa é falsa, pois o conjunto dos números irracionais e reais são 
desenvolvidos com os alunos apenas nos anos finais do ensino fundamental. 
 
2. Na educação infantil identificamos a possibilidade de desenvolver o ensino de números 
em duas habilidades. Uma delas é a EI02ET07, que, segundo a BNCC (BRASIL, 2018, 
p. 52), é enunciada como “Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos 
diversos”. 
Nesse sentido, é possível explorar o trabalho com números no desenvolvimento dessa 
habilidade da educação infantil: 
I. Quando os alunos identificam as figuras geométricas espaciais que estão representadas 
nos objetos contados, tal como associar o paralelepípedo a um livro. 
II. Quando os alunos são capazes de contar quantidades utilizando a fala e conseguindo 
associar que objetos parecidos podem ser contados como uma coleção, como por exemplo 
a quantidade dos lápis de cor no estojo e a quantidade de cadernos na mesa da professora. 
III. Quando os alunos registram com desenhos ou algarismos as quantidades contadas em 
situações apenas em contexto matemático, tal como contar quantidades de risquinhos 
feitos na lousa. 
 
Assinale a alternativa correta. 
a. Apenas as sentenças I e III estão corretas. 
b. Apenas as sentenças I e II estão corretas. 
c. Apenas a sentença I está correta. 
d. Apenas a sentença II está correta. 
e. Apenas a sentença III está correta. 
 
RESPOSTA: Alternativa D. 
I. Quando os alunos identificam as figuras geométricas espaciais que estão representadas 
nos objetos contados, tal como associar o paralelepípedo a um livro. (falsa) 
II. A associação de objetos às figuras geométricas espaciais está relacionada a outros 
objetos de conhecimento e habilidades, mas não a essa especificamente. 
 
3. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A unidade temática números, nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, busca 
desenvolver habilidades relacionadas à leitura, à interpretação geométrica e à utilização 
das unidades de medida correta dos números a partir da identificação de características 
do sistema de numeração decimal, desconsiderando o ensino de valor posicional dos 
algarismos. 
PORQUE 
II. O trabalho com essa unidade temática pretende desenvolver com os alunos apenas 
estratégias de cálculo utilizando algoritmos. 
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
 
a. As asserções I e II são incorretas. 
b. As asserções I e II são corretas, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I. 
c. A asserção I é incorreta e a asserção II é correta. 
d. As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção 
I. 
e. A asserção I é correta e a asserção II é incorreta. 
 
RESPOSTA: Alternativa A. 
As duas asserções estão incorretas. 
Na primeira, o trabalho com a unidade temática de números, nos cinco primeiros anos do 
ensino fundamental, busca desenvolver habilidades relacionadas à leitura, à escrita e à 
ordenação dos números a partir da identificação de características do sistema de 
numeração decimal, com ênfase na noção de valor posicional dos algarismos. 
Na segunda, no trabalho com essa UT pretende-se desenvolver com os alunos o uso de 
diferentes estratégias de cálculo, como o cálculo por estimativa, o cálculo mental, 
utilizando algoritmos e calculadora. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Unidade 2- SEÇÃO 3 
1. Kieran (2007) aponta que: 
Álgebra não é apenas um conjunto de procedimentos envolvendo os 
símbolos em forma de letra, mas consiste também na atividade de 
generalização e proporciona uma variedade de ferramentas para 
representar a generalidade das relações matemáticas, padrões e regras. 
Assim, a álgebra passou a ser encarada não apenas como uma técnica, 
mas também como uma forma de pensamento e raciocínio acerca de 
situações matemáticas. (KIERAN, 2007, p. 5, nossa tradução) 
A respeito do ensino de álgebra na educação básica: 
a. Pode-se evidenciar que, ao longo dos anos, o ensino de álgebra e o entendimento a 
respeito do que se deve ser ensinado relacionado à álgebra, manteve-se o mesmo: o de 
estudar mecanicamente a resolução de expressões algébricas. 
b. Para atualizar o ensino de matemática para as demandas da sociedade, na BNCC o 
ensino de álgebra faz parte da unidade temática de números. 
c. Estudos divulgados por pesquisas acadêmicas, baseados no contexto histórico do 
desenvolvimento da álgebra, reforçam que o desenvolvimento do pensamento 
algébrico ocorra simultaneamente ao pensamento aritmético e já nos primeiros anos 
da educação básica. 
d. O ensino de álgebra, com o advento da BNCC, deve aparecer apenas a partir do 7º ano 
do ensino fundamental, não havendo qualquer indício de desenvolvimento do pensamento 
algébrico ou de habilidades algébricas anterior a esse ano de escolarização. 
e. O foco do ensino dessa UT do 1º ao 5º ano é o de saber determinar mecanicamente 
operações algébricas, e não o desenvolvimento do pensamento algébrico. 
 
RESPOSTA: Alternativa C 
Estudos divulgados por Lins e Gimenez (1997), Kieran (2004), Schliemann, Carraher e Brizuela 
(2007), Kaput, Carraher e Blanton (2008) e Silva, Savioli e Passos (2015), dentre tantos outros, 
baseados no contexto histórico do desenvolvimento da álgebra, reforçam que o desenvolvimento 
do pensamento algébrico ocorra simultaneamente ao do pensamento aritmético nos primeiros 
anos da educação básica. Esse argumento decorre da própria caracterização de álgebra, pois, 
segundo o NCTM (2000, p. 37), a “[...] álgebra engloba as relações entre quantidades, o uso de 
símbolos, a modelagem de fenômenos, e a alteração do estudo matemático”. 
 
 
 
 
 
2. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o trabalho com álgebra visa que os alunos 
consigam perceber regularidades e padrões em sequências numéricas e não numéricas, 
quando houver, para que possam analisar e conseguir resolver problemas cujo valor é 
desconhecido de antemão, mas que os procedimentos e análises façam sentido para os 
alunose não se reduzam a uma simples memorização de procedimentos. 
Nesse sentido, podemos afirmar que alguns dos objetivos do trabalho com álgebra são 
que: 
I. Os alunos consigam resolver contas armadas de adição e subtração. 
II. Os alunos consigam organizar e ordenar figuras pelo seu formato ou por suas medidas. 
III. No trabalho com variações de grandezas proporcionais, os alunos consigam 
desenvolver noções intuitivas de funções. 
 
Assinale a alternativa correta. 
a. Apenas as sentenças I e II estão corretas. 
b. Apenas as sentenças II e III estão corretas. 
c. Apenas a sentença II está correta. 
d. Apenas a sentença III está correta. 
e. Apenas a sentença I está correta. 
 
RESPOSTA: Alternativa B 
I. Os alunos consigam resolver contas armadas de adição e subtração. (falsa) 
II. Os alunos consigam organizar e ordenar figuras pelo seu formato ou por suas medidas. 
(verdadeira). 
III. No trabalho com variações de grandeza proporcionais, os alunos consigam desenvolver 
noções intuitivas de funções. (verdadeira) 
 
3. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. O pensamento algébrico, desenvolvido já nos anos iniciais da educação básica, 
possibilita que os alunos compreendam padrões, consigam relacionar diferentes coleções 
de objetos utilizando objetos de conhecimento matemático, inclusive relações funcionais, 
e que consigam analisar e representar situações-problema fazendo uso de símbolos 
algébricos. 
 
PORQUE 
II. A partir dos resultados positivos de pesquisas a respeito do ensino superior é que 
buscaram inserir conteúdos algébricos já nos primeiros anos da educação básica. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
a. As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção 
I. 
b. A asserção I é incorreta e a asserção II é correta. 
 
c. A asserção I é correta e a asserção II é incorreta. 
d. As asserções I e II são incorretas. 
e. As asserções I e II são corretas, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I 
. 
RESPOSTA: Alternativa C 
A asserção I é correta e a asserção II é incorreta. 
A partir dos resultados positivos de pesquisas acadêmicas é que buscaram inserir conteúdos 
algébricos já nos primeiros anos da educação básica. Essas pesquisas têm sido divulgadas tanto 
em âmbito nacional quanto internacional por meio de periódicos, dissertações, teses, entre outros. 
ALÉM DISSO, 
O pensamento algébrico, desenvolvido já nos anos iniciais da educação básica, possibilita 
que os alunos compreendam padrões, consigam relacionar diferentes coleções de objetos 
utilizando objetos de conhecimento matemático, inclusive relações funcionais, e que consigam 
analisar e representar situações-problema fazendo uso de símbolos algébricos. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Unidade 3- SEÇÃO 1 
1. De acordo com a BNCC, 
Apesar de a Matemática ser, por excelência, uma ciência hipotético-dedutiva, 
porque suas demonstrações se apoiam sobre um sistema de axiomas e postulados, é de 
fundamental importância também considerar o papel heurístico das experimentações na 
aprendizagem da Matemática. (BRASIL, 2018, p. 265) 
Na prática, as experimentações no ensino de geometria nas séries iniciais do ensino 
fundamental, segundo a BNCC, são: 
a. Ensinar a calcular a área das figuras geométricas planas. 
b. Explicar conceitos de localização usados no cotidiano da criança. 
c. Ensinar a calcular o volume das figuras geométricas espaciais. 
d. Mostrar que a geometria não está presente na realidade do aluno. 
e. Ajudar o aluno a compreender ângulos retos. 
 
RESPOSTA: Alternativa B 
Uma das competências específicas da Matemática para a BNCC é “Utilizar processos e 
ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver 
problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e 
resultados.” (BRASIL, 2018, p. 267). Em outras palavras, os conhecimentos matemáticos 
adquiridos na escola não devem ser apenas teóricos, mas também devem servir de ferramenta para 
que os alunos resolvam problemas e saibam lidar com situações cotidianas, além de desenvolver 
pensamentos geométricos e algébricos que os auxiliem a interpretar e a distinguir informações a 
que possam ter acesso. Em síntese, esses conhecimentos devem ajudá-los a se tornar cidadãos 
críticos e conscientes. Por isso, é preciso que sempre que possível utilizemos contextos de seu dia 
a dia para que eles saibam (quando precisarem) usar o que aprenderam em prol de si mesmos. 
2. Segundo a BNCC, “A Geometria envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos 
e procedimentos necessários para resolver problemas do mundo físico e de diferentes 
áreas do conhecimento.” (BRASIL, 2018, p. 271). 
Dentre esses conceitos e procedimentos, estão: 
I. Estudar posição e deslocamentos no espaço. 
II. Estudar formas e relações entre elementos de figuras planas e espaciais. 
III. Resolver problemas com números naturais e números racionais. 
 
Estão corretas as afirmativas: 
a. I e III, apenas. 
b. I, apenas. 
c. I e II, apenas. 
d. II e III, apenas. 
e. I, II e III. 
 
RESPOSTA: Alternativa C 
Os itens I e II estão corretos, pois, segundo a BNCC, esses conceitos ajudam a desenvolver o 
pensamento geométrico, que se faz necessário para resolver os problemas do mundo físico. O 
 
item III é um dos objetivos do ensino fundamental para a unidade temática números, e não para a 
geometria. 
3. Em relação à unidade temática de geometria para os anos iniciais do ensino 
fundamental, espera-se que: 
I. A geometria fique reduzida à mera aplicação de fórmulas de cálculo de área e de 
volume. 
II. Os alunos construam representações de espaços conhecidos e estimem distâncias sem 
usar mapas como suporte. 
III. Em relação às formas, os alunos indiquem características das formas geométricas 
tridimensionais e bidimensionais 
IV. O estudo das simetrias por meio da manipulação de representações de figuras 
geométricas planas possa ser feito em quadriculados ou no plano cartesiano, e com 
recurso de softwares de geometria dinâmica. 
Analisando os itens apresentados, classifique cada uma das afirmações a seguir em 
verdadeira (V) ou falsa (F): 
() O item III está correto, já que é preciso que o aluno saiba as características das formas 
geométricas bidimensionais e tridimensionais. 
() O item I está correto, pois os alunos só precisam aprender fórmulas em Matemática. 
() O item IV está incorreto, porque utilizar softwares faz com que os alunos fiquem 
dispersos e não assimilem o conteúdo. 
() O item II está incorreto, pois os alunos podem usar mapas em papéis, tablets ou 
smartphones como suporte. 
() O item III está incorreto, já que é preciso que o aluno saiba apenas as características 
das formas geométricas tridimensionais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de verdadeiro (V) e falso 
(F): 
a. V – F – V – F – V. 
b. V – V – V – F – F. 
c. F – F – F – V – V. 
d. V – F – F – V – F. 
e. F – V – F – V – F. 
 
RESPOSTA: Alternativa D 
A primeira afirmação, que se refere ao item III, é verdadeira, pois a BNCC afirma que o aluno 
deve aprender as características das formas geométricas bidimensionais e tridimensionais. A 
segunda afirmação, que se refere ao item I, é falsa, porque está falando justamente o oposto do 
que a BNCC espera para a matemática, que é um ensino não mecanizado. 
A terceira afirmação, que se refere ao item IV, é falsa, pois afirma que não é indicado o uso de 
softwares para o ensino, enquanto a BNCC indica exatamente o contrário, dizendo que softwares 
de geometria dinâmica devem ser utilizados como ferramenta de ensino. 
A quarta afirmação, que se refere ao item II, é verdadeira, pois, segundo a BNCC, os alunos 
devem usar papéis, tablets ou smartphones como suporte para construir representações de espaços 
conhecidos e estimardistâncias. 
A quinta afirmação, que se refere ao item III, é falsa, pois a justificativa de que é preciso que o 
aluno saiba apenas características de formas geométricas de uma dimensão é incorreta. 
 
Unidade 3- SEÇÃO 2 
 
1. A BNCC apresenta algumas expectativas de forma geral em relação a cada uma das 
cinco unidades temáticas, conforme trecho a seguir: 
As medidas quantificam grandezas do mundo ________ e são 
fundamentais para a compreensão da realidade. Assim, a unidade 
temática ________________, ao propor o estudo das medidas e das 
relações entre elas – ou seja, das relações métricas –, favorece a 
integração da ____________ a outras áreas de conhecimento, como 
Ciências (densidade, grandezas e escalas do Sistema Solar, energia 
elétrica etc.) ou Geografia (coordenadas geográficas, densidade 
demográfica, escalas de mapas e guias etc.). Essa unidade temática 
contribui ainda para a consolidação e ______________ da noção de 
número, a aplicação de noções geométricas e a construção do 
pensamento algébrico. (BRASIL, 2018, p. 273) 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. 
a. real; Números; unidade temática; restrição. 
b. físico; Geometria; Matemática; ampliação. 
c. físico; Grandezas e medidas; Matemática; ampliação. 
d. real; Grandezas e medidas; unidade temática; diminuição. 
e. metafísico; Números; Matemática; restrição. 
 
RESPOSTA: Alternativa C 
As palavras que que faltam nas lacunas são, respectivamente: “físico” “Grandezas e medidas” 
“Matemática” e “ampliação”. Já que o texto da BNCC (2018) fala que: 
As medidas quantificam grandezas do mundo físico e são fundamentais para a compreensão da 
realidade. Assim, a unidade temática Grandezas e medidas, ao propor o estudo das medidas e 
das relações entre elas – ou seja, das relações métricas –, favorece a integração da Matemática a 
outras áreas de conhecimento, como Ciências (densidade, grandezas e escalas do Sistema Solar, 
energia elétrica etc.) ou Geografia (coordenadas geográficas, densidade demográfica, escalas de 
mapas e guias etc.). Essa unidade temática contribui ainda para a consolidação e ampliação da 
noção de número, a aplicação de noções geométricas e a construção do pensamento algébrico. 
(BRASIL, 2018, p. 273, grifo nosso) 
2. Analise as seguintes sentenças com relação ao que a BNCC espera no aprendizado da 
unidade temática grandezas e medidas para os anos iniciais do ensino fundamental. 
I. Que os alunos reconheçam que medir é comparar uma grandeza com uma unidade de 
medida. 
II. Que os alunos resolvam apenas problemas distantes de suas realidades, envolvendo 
grandezas como comprimento, massa, tempo, temperatura, área e capacidade, sem o uso 
de fórmulas. 
 
 
III. Que desenvolvam atitudes éticas e responsáveis em relação ao consumo. 
IV. Não há necessidade de dar sentido à ação de medir. 
Assinale a alternativa correta: 
a. Apenas as sentenças I e III estão corretas. 
b. Apenas as sentenças II e IV estão corretas. 
c. Apenas as sentenças I, II e III estão corretas. 
d. Apenas a sentença I está correta. 
e. Apenas a sentença III está correta. 
 
RESPOSTA: Alternativa A 
A afirmativa I está correta e é a primeira afirmativa da BNCC, no parágrafo que fala dessa unidade 
para as séries iniciais do ensino fundamental. 
A afirmativa III está correta, pois também é umas das expectativas descritas no parágrafo referente 
às séries iniciais do ensino fundamental. 
A afirmativa II está incorreta, pois afirma exatamente o oposto do que a BNCC diz, isto é, que os 
alunos devem resolver problemas oriundos de situações cotidianas, envolvendo as grandezas 
citadas. 
A afirmativa IV está incorreta porque, segundo a BNCC, o estudo de grandezas e medidas deve 
ser iniciado com medidas não convencionais para que o aluno possa comparar e medir, justamente 
para dar sentido à ação de medir. 
3. Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
I. Com a finalidade de padronizar as unidades de medidas das diversas grandezas 
existentes, facilitando a sua utilização e tornando-as acessíveis a todos, em 1960 foi criado 
o Sistema Internacional de Unidades (SI). 
 
Porque 
II. Até então, havia vários sistemas de unidades de medidas ao redor do mundo e essa 
enorme quantidade de unidades atrapalhava a relação entre os diferentes povos. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
a. A asserção I está correta e a asserção II está incorreta. 
b. As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da 
asserção I. 
c. A asserção I está incorreta e a asserção II está correta. 
d. As asserções I e II estão incorretas. 
e. As asserções I e II estão corretas, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção 
I. 
 
RESPOSTA: Alternativa B 
Com a globalização, passou ser cada vez mais necessário um sistema internacional de medidas, 
já que a interação entre os países tornou-se cada vez maior 
 
Unidade 3- SEÇÃO 3 
 
1. O trecho a seguir, da BNCC, fala um pouco sobre o uso de tecnologias e de contextos 
reais no ensino de probabilidade e estatística: 
Merece destaque o uso de tecnologia – como ___________, para avaliar 
e comparar resultados, e ___________________, que ajudam na 
construção de ________ e nos cálculos das medidas de tendência 
central. A consulta a páginas de institutos de pesquisa – como a do 
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – pode oferecer 
contextos potencialmente ricos não apenas para aprender conceitos e 
procedimentos estatísticos, mas também para utilizá-los com o intuito 
de compreender a ________. (BRASIL, 2018, p. 274) 
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. 
a. calculadoras; planilhas eletrônicas; realidade; tecnologia. 
b. papel e lápis; debates; gráficos; tecnologia. 
c. calculadoras; planilhas eletrônicas; gráficos; realidade. 
d. papel e lápis; gráficos; planilhas eletrônicas; realidade. 
e. calculadoras; debates; gráficos; tecnologia. 
 
RESPOSTA: Alternativa C 
As palavras que completam corretamente as lacunas são: calculadoras; planilhas eletrônicas; 
gráficos; realidade. Pois o texto da BNCC (2018) diz que: 
Merece destaque o uso de tecnologias – como calculadoras, para avaliar e comparar resultados, e 
planilhas eletrônicas, que ajudam na construção de gráficos e nos cálculos das medidas de 
tendência central. A consulta a páginas de institutos de pesquisa – como a do Instituto Brasileiro 
de Geografia e Estatística (IBGE) – pode oferecer contextos potencialmente ricos não apenas para 
aprender conceitos e procedimentos estatísticos, mas também para utilizá-los com o intuito de 
compreender a realidade. (BRASIL, 2018, p. 274) 
2. A BNCC (BRASIL, 2018, p. 267) traz as competências específicas da Matemática, que 
devem nortear o trabalho dos professores no ensino fundamental, algumas das quais estão 
intimamente relacionadas ao ensino de probabilidade e estatística. Analise o resumo de 
algumas competências, apresentado a seguir: 
I. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de 
natureza dinâmica. 
II. Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos. Investigar, 
organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las. 
III. Conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar, compreendendo-se na 
diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro. 
 
Considerando o contexto apresentado, é o resumo de uma competência específica da 
Matemática o que se apresenta em: 
a. I e III, apenas. 
b. I, apenas. 
c. II, apenas. 
d. III, apenas. 
e. I, II e III. 
 
RESPOSTA: Alternativa C 
O item II faz parte da competência específica 4 da Matemática e fala sobre as mesmas finalidades 
desenvolvidas pelas habilidades da unidade temática probabilidade e estatística. O item I faz parte 
da competência específica 1 de linguagens para o ensino fundamentale pode ser visto na íntegra 
na página 65 da BNCC (BRASIL, 2018). 
O item III faz parte da competência específica 7 de ciências da natureza para o ensino 
fundamental, que pode ser lido na íntegra na página 324 da BNCC (BRASIL, 2018). 
3. Sabemos que a BNCC defende que os professores devem trabalhar os conceitos de 
estatística de forma significativa, trazendo-os para a realidade dos alunos, além de 
incentivar o “espírito científico” deles. Baseado nisso, analise as asserções a seguir e a 
relação proposta entre elas. 
I. O ensino de estatística não deve se restringir à memorização do processo de pesquisa, 
à anotação de dados e à realização de cálculos matemáticos. 
 
Porque 
II. É preciso interpretar e analisar as informações, o que exige o desenvolvimento do 
pensamento matemático ao lidar com dados que envolvem a incerteza e a variabilidade. 
 
Assinale a alternativa correta. 
a. As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa da 
asserção I. 
b. As asserções I e II estão incorretas. 
c. A asserção I está incorreta e a asserção II está correta. 
d. A asserção I está correta e a asserção II está incorreta. 
e. As asserções I e II estão corretas, mas a asserção II não é uma justificativa da 
asserção I. 
 
RESPOSTA: Alternativa A 
Como o objetivo final da estatística é análise e interpretação dos dados, ela não pode estar restrita 
apenas ao uso de fórmulas e à montagem das etapas do processo de forma mecânica, já que 
desenvolver a habilidade de saber ler, interpretar, analisar e tirar conclusões sobre esses dados é 
parte fundamental dessa área. 
 
 
Unidade 4- SEÇÃO 1 
 
1. De modo geral, uma atividade de modelagem matemática, na perspectiva de Almeida, 
Silva e Vertuan (2012), os alunos perpassam cinco fases: inteiração, matematização, 
resolução, interpretação de resultados e validação. 
A respeito das fases de uma atividade de modelagem matemática, é correto afirmar que: 
a. Na resolução, os alunos constroem um modelo matemático que consiga descrever 
a situação e analisá-la para obter sua solução. 
b. Na matematização, os alunos analisam o modelo obtido para responderem à situação 
inicial. 
c. Na inteiração, os alunos voltam à situação proposta e verificam se o modelo matemático 
que obtiveram a satisfaz matematicamente. 
d. Na validação, os alunos estabelecem o primeiro contato com a situação, definindo 
metas para resolver a situação. 
e. Na interpretação de resultados, ocorre a transição da linguagem materna para a 
linguagem matemática, em que os alunos formulam hipóteses e selecionam variáveis. 
RESPOSTA: Alternativa A 
A resposta correta é “na resolução, os alunos constroem um modelo matemático que consiga 
descrever a situação e analisá-la para obter sua solução”. 
Nos outros itens, o correto seria: 
Na interpretação de resultados, os alunos analisam o modelo obtido para responderem à 
situação inicial. 
Na validação, os alunos voltam à situação proposta e verificam se o modelo matemático que 
obtiveram a satisfaz matematicamente. 
Na inteiração, os alunos estabelecem o primeiro contato com a situação, definindo metas para 
resolvê-la. 
Na matematização, ocorre a transição da linguagem materna para a linguagem matemática, em 
que os alunos formulam hipóteses e selecionam variáveis. 
2. Segundo Civiero e Santana (2013), 
O importante para trabalhar num cenário para investigação é o aceite do aluno. 
Para tanto, procure instigá-lo à investigação, desperte a sua curiosidade quanto 
ao tema a ser explorado e deixe que o aluno sinta-se parte do processo. Por 
outro lado, após o aluno aceitar o convite, é função do professor manter o 
interesse do aluno, conduzindo o trabalho de forma aberta [...]. (CIVIERO; 
SANTANA, 2013, p. 694) 
Nesse sentido, a respeito de atividades de investigação matemática, podemos afirmar que: 
I. São utilizados problemas em um que os alunos já conhecem de antemão algumas 
soluções e devem pensar em outras, diferentes dessas. 
II. Há a intenção de que os alunos investiguem o contexto e pesquisem soluções para a 
situação que lhes é proposta. 
 
III. É importante que os alunos exponham, ao final da tarefa, suas resoluções para toda a 
turma. Desse modo, todos poderão conhecer as diferentes possibilidades de soluções que 
emergiram nos diferentes grupos e que todas elas são válidas, rompendo o paradigma de 
que, na matemática, os problemas têm uma única resposta correta. 
 
Assinale a alternativa correta. 
a. Apenas a sentença I está correta. 
b. Apenas a sentença II está correta. 
c. Apenas a sentença III está correta. 
d. Apenas as sentenças II e III estão 
corretas. 
e. Apenas as sentenças I e II estão 
correta
RESPOSTA: Alternativa D 
A primeira afirmação está incorreta, pois, em atividades de investigação matemática, as questões 
são abertas e os alunos não conhecem de antemão uma solução. Ao preparar as aulas, o professor 
pode pensar em algumas possíveis soluções que poderão surgir no desenvolvimento da atividade 
com os alunos, mas isso serve para preparar o professor para aula, pois os grupos poderão 
solucionar a situação de maneiras diferentes das pensadas previamente por ele. 
Assim, estão corretas as afirmações: 
II. Há a intenção de que os alunos investiguem o contexto e pesquisem soluções para a situação 
que lhes é proposta. 
3. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Ao desenvolver tarefas utilizando a resolução de problemas como prática pedagógica, 
o professor deve valorizar as diferentes possibilidades de resolver o problema proposto, 
incentivando os alunos a perceberem que não há uma única resolução correta para um 
problema. 
PORQUE 
II. Os alunos devem perceber que uma mesma estratégia não pode solucionar diferentes 
problemas e diferentes estratégias não podem solucionar um único problema. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
a. As asserções I e II estão corretas, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção 
I. 
b. As asserções I e II estão corretas, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção 
I. 
c. As asserções I e II estão incorretas. 
d. A asserção I está incorreta e a asserção II está correta. 
e. A asserção I está correta e a asserção II está incorreta. 
 
RESPOSTA: Alternativa E 
O correto das asserções e a relação entre elas é: 
Ao desenvolver tarefas utilizando a resolução de problemas como prática pedagógica, o professor 
deve valorizar as diferentes possibilidades de resolver o problema proposto, incentivando os 
alunos a perceberem que não há uma única resolução correta para um problema. 
PORQUE 
Os alunos devem perceber que uma mesma estratégia pode solucionar diferentes problemas e 
diferentes estratégias podem solucionar um único problema. 
 
Unidade 4- SEÇÃO 2 
 
1. Diante das novas demandas da sociedade contemporânea, as orientações curriculares 
vêm requisitando que nos currículos escolares se incentive uma maior articulação entre 
os componentes curriculares, promovendo um ensino integral e interdisciplinar. 
A respeito da interdisciplinaridade, é correto afirmar que: 
a. É necessário que os alunos compreendam que os componentes curriculares não têm 
relação entre si. 
b. A interdisciplinaridade é uma prática de ensino utilizada em outras épocas, devendo 
ser abolida diante das demandas da sociedade contemporânea. 
c. Consiste na aproximação de diferentes componentes curriculares apenas para a reflexão 
em conjunto de um objeto específico de um componente curricular. 
d. A interdisciplinaridade depende da articulação dos diferentes componentes 
curriculares para a construção de um novo conhecimento. 
e. Os componentes curriculares que podem ser articulados entre si são, na grande maioria, 
língua portuguesa, inglês, ciências e matemática. 
 
RESPOSTA: Alternativa D 
A interdisciplinaridade consiste na articulação entre os diferentes componentes curriculares, 
considerando suasespecificidades para a construção de um novo saber e/ou conhecimento, que 
pode envolver dois ou mais componentes. 
2. A BNCC trouxe a necessidade de adaptação e revisão do ensino nacional 
acompanhando as mudanças da sociedade contemporânea, dentre elas, o 
desenvolvimento das tecnologias digitais e computacionais. 
A respeito da relação entre as tecnologias digitais e computacionais, e a educação, 
considere as afirmações a seguir. 
I. As tecnologias digitais e computacionais pouco têm a ver com as políticas 
educacionais. 
II. A tecnologia digital ganhou grande força na sociedade atual, possibilitando o acesso 
rápido a informações. Apesar disso, não precisa ser explorada no contexto escolar. 
III. É esperado que os alunos desenvolvam, entre outras, a habilidade de compreender e 
explorar tecnologias digitais, dentre elas, as planilhas eletrônicas e softwares de 
geometria dinâmica. 
 
Assinale a alternativa correta. 
a. Apenas as sentenças II e III estão corretas. 
b. Apenas as sentenças I e III estão corretas. 
c. Apenas as sentenças I e II estão corretas 
d. Apenas a sentença I está correta. 
e. Apenas a sentença III está correta. 
 
RESPOSTA: Alternativa E 
A primeira afirmação está incorreta, pois as tecnologias digitais e computacionais interferem 
diretamente nas políticas educacionais. Isso porque a sociedade está em um contexto de mudanças 
que afeta todas as áreas e políticas públicas. 
A sentença II também está incorreta, pois as mudanças da sociedade interferem no currículo, que 
precisa ir ao encontro das exigências do mercado. 
A alternativa III está correta, pois o ensino nacional precisa se adaptar às mudanças da sociedade 
contemporânea 
3. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Implementar práticas interdisciplinares apresenta potencialidades para os processos de 
ensino-aprendizagem. Entretanto, há também alguns desafios, tais como: não há tantos 
materiais na literatura que 
tratam desse tema; há um extenso currículo a ser cumprido; ensino estanque; dificuldades 
em combinar e planejar as atividades com outros colegas responsáveis pelos demais 
componentes curriculares, entre outros. 
PORQUE 
II. O trabalho interdisciplinar exige um tempo e uma disposição maiores de planejamento 
e preparo, além do alinhamento com os outros colegas responsáveis pelos demais 
componentes curriculares. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
a. As asserções I e II estão corretas, mas a asserção II não é uma justificativa da 
asserção I. 
b. As asserções I e II estão corretas, e a asserção II é uma justificativa da asserção I. 
c. A asserção I está correta e a asserção II está incorreta 
d. A asserção I está incorreta e a asserção II está correta. 
e. As asserções I e II estão incorretas. 
 
RESPOSTA: Alternativa A 
As asserções I e II estão corretas, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I. 
Implementar práticas interdisciplinares apresenta potencialidades para os processos de ensino-
aprendizagem. Entretanto, há também alguns desafios, tais como: não há tantos materiais na 
literatura que tratam desse tema; há um extenso currículo a ser cumprido; ensino estanque; 
dificuldades em combinar e planejar as atividades com outros colegas responsáveis pelos demais 
componentes curriculares, entre outros. 
Ainda, o trabalho interdisciplinar exige um tempo e uma disposição maiores de planejamento e 
preparo, além do alinhamento com os outros colegas responsáveis pelos demais componentes 
curriculares. 
 
 
 
 
 
 
Unidade 4- SEÇÃO 3 
 
1. Para que os alunos tenham uma boa formação humana e cidadã, é importante que os 
sistemas e redes de ensino e escolas abordem assuntos de caráter transversal, e que 
contemplem os desafios atuais que incidem sobre a vida humana. É por isso que a BNCC 
incentiva o desenvolvimento de determinados temas pelas instituições de ensino. 
A respeito dos temas contemporâneos recomendados pela BNCC, é correto afirmar que: 
a. São diretamente relacionados a objetos de conhecimento dos componentes curriculares. 
b. Possibilitam a participação social cidadã a partir de princípios e valores 
democráticos. 
c. São temas que são explorados apenas no final do ensino fundamental, quando os alunos 
estão aptos a discutir a respeito. 
d. O ensino das práticas religiosas é um dos temas a serem abordados. 
e. São importantes para a formação cidadã, mas menos importantes do que os objetos de 
conhecimento específicos de cada componente curricular. 
 
RESPOSTA: Alternativa B 
Os temas contemporâneos recomendados pela BNCC possibilitam que os alunos tenham acesso 
a temas que afetam a vida humana, ou seja, são de interesse público, no que diz respeito aos 
desafios do mundo atual, e não se referem diretamente a objetos de conhecimento dos 
componentes curriculares. 
2. Os temas contemporâneos recomendados pela BNCC, a serem abordados no currículo 
pelos diferentes componentes curriculares, são variados e de caráter educativo. Entre eles 
está a educação ambiental e a educação para o consumo. 
Sobre esses temas, é correto afirmar que: 
I. Os dois temas estão relacionados, pois a consciência de que os recursos naturais são 
finitos influencia o modo de consumir os produtos que provêm da natureza. 
II. Ao explorar o tema educação ambiental, devem ser desenvolvidas nos alunos as 
capacidades de proteção e preservação do meio ambiente e a compreensão da 
possibilidade de um desenvolvimento sustentável. 
III. Ao explorar o tema educação para o consumo, é importante que os alunos, a partir das 
aulas, parem de consumir. 
Assinale a alternativa correta. 
a. Apenas a sentença II está correta. 
b. Apenas as sentenças II e III estão corretas. 
c. Apenas a sentença III está correta. 
d. Apenas as sentenças I e II estão corretas. 
e. Apenas a sentença I está correta. 
 
RESPOSTA: Alternativa D 
A terceira afirmação está incorreta, pois, ao abordar os temas relacionados ao meio ambiente e ao 
consumo, espera-se que os alunos possam compreender a importância da preservação dos recursos 
naturais e do consumo responsável, e não que deixem de consumir, afinal, não há essa 
possibilidade em uma sociedade como a nossa. 
 
3. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Ao abordar o tema contemporâneo direitos da criança e do adolescente articulando 
conteúdos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), devem-se favorecer práticas de 
discriminação e preconceito entre os alunos. 
 
PORQUE 
II. O ECA assegura que os alunos tenham seus direitos e deveres garantidos, que sejam 
tratados sem preconceito e discriminação e que contribuam para a construção de uma 
sociedade mais justa e igualitária. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. 
a. A asserção I está incorreta e a asserção II está correta. 
b. As asserções I e II estão corretas. 
c. As asserções I e II estão incorretas. 
d. As asserções I e II estão corretas, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção 
I. 
e. A asserção I está correta e a asserção II está incorreta. 
 
RESPOSTA: Alternativa A 
I. Ao abordar o tema contemporâneo direitos da criança e do adolescente articulando conteúdos 
do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), devem-se favorecer práticas contra a discriminação 
e preconceito entre os alunos. 
 
PORQUE 
 
II. O ECA assegura que os alunos tenham seus direitos e deveres garantidos, que sejam tratados 
sem preconceito e discriminação e que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa 
e igualitária. 
 
	Questão 10
	Questão 11
	Considere a seguinte situação hipotética: "O professor que leciona Matemática na Escola Tales de Mileto resolveu ministrar suas aulas no laboratório de informática utilizando atividades preparadas, inclusive, com o auxílio de softwares". Em relação ao...
	1) Com o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e como sociedade,estamos cada vez mais imersos em tecnologias digitais. II) O ensino e aprendizagem de Matemática no contexto escolar deve cada vez mais estar envolvido com tecnol...
	E correto o que se afirma em: A. apenas II B. l, Il e III. C. apenas I e II D. apenas l E. l e ll​

Mais conteúdos dessa disciplina