Buscar

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II 03 03


Continue navegando


Prévia do material em texto

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CEL0509_EX_A3_201901063135_V2 
	06/08/2021
	Aluno(a): GIVANILSON SILVA PEREIRA
	2021.3 EAD
	Disciplina: CEL0509 - HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II 
	201901063135
	
	 
		1
          Questão
	
	
	O conjunto de ações empreendidas pelo governo estadunidense com o propósito de reativar a economia abalada pela crise de 1929 pode ser chamado de: 
		
	
	Plano Marshal.
	 
	New Deal.
	
	Tea Party
	
	Bill of rights.
	
	Day After.
	Respondido em 06/08/2021 16:01:24
	
Explicação:
O conjunto de ações empreendidas pelo governo estadunidense com o propósito de reativar a economia abalada pela crise de 1929 pode ser chamado de NEW DEAL.
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Na primeira eleição após a crise de 1929, os estadunidenses elegeram o candidato democrata à presidência Franklin Delano Roosevelt, com mais de 23 milhões de votos, contra 16 milhões dados ao presidente republicano, Herbert Hoover, candidato à reeleição. O presidente eleito formou uma equipe de assessores, alguns deles influenciados pelas ideias teóricas de Jonh Maynard Keynes, que elaborou um plano econômico com novas características: O New Deal. Dentre as medidas tomadas para combater os efeitos da crise nos Estados Unidos, podemos mencionar:
		
	 
	Os salários dos operários foram aumentados, o que elevou seu poder aquisitivo e melhorou sua participação no mercado interno
	
	O governo, para frear as falências bancárias, proibiu o Federal Reserve System de conceder mais créditos aos bancos.
	
	As organizações sindicais foram proibidas de negociar os contratos coletivos de trabalho, ficando tais negociações sob o controle dos representantes do governo central intervencionista
	
	Diminuiu-se o sistema de previdência social, deixando de ser responsabilidade do governo o bem-estar dos trabalhadores em caso de invalidez, velhice ou desemprego
	
	Foi retirado o crédito para o levantamento de hipotecas sobre residências e sobre propriedades rurais, visando à concentração das propriedades alienadas nas mãos do Estado.
	Respondido em 06/08/2021 16:04:20
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	A crise de 1929, embora tenha causado grande impacto, não foi uma grande surpresa para o cenário mundial. Esta frase se justifica pelo fato de: 
		
	 
	Apesar do aumento do emprego e do consumo, havia uma desigualdade na distribuição de renda, além do surgimento de grandes fortunas baseadas na especulação do mercado de ações.
	
	Apesar da alta produção, os empregos estavam em baixa devido à concorrência criada pela URSS que passou a abastecer os mercados europeus.
	
	Apesar do aumento do emprego e da alta produção, a concorrência criada pela URSS minou todos os esforços empreendidos.   
	
	Apesar do aumento do emprego, a baixa produção não acompanhava as necessidades de consumo o que gerou crescente desequilíbrio.    
	
	Apesar do aumento do emprego, do consumo e da igualdade social, estes elementos não foram suficientes para combater os fatores da crise relacionados à baixa produção    
	Respondido em 06/08/2021 16:05:33
	
Explicação:
O aumento do emprego e do consumo não diminuiram a desigualdade na distribuição de renda. Outro importante fator foi o surgimento de grandes fortunas baseadas na especulação do mercado de ações.
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	(Adaptada de concurso público) A crise de 1929 havia sido o drama mais doloroso da história norte-americana desde a Guerra de Secessão. O conjunto de medidas adotadas para enfrentar as consequências da crise sobre a sociedade americana, cujo líder era Franklin Delano Roosevelt, ficou conhecido pelo nome de:
		
	
	Doutrina Monroe
	
	Emenda Platt
	
	Plano Marshall
	
	Multilateralismo
	 
	New Deal
	Respondido em 06/08/2021 16:05:50
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	A crise de 1929 acabou com a prosperidade dos anos 1920, levando à quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque e àquilo que ficou conhecido como ¿a Grande Depressão¿. Escolha, abaixo, a alternativa que explica como os Estados Unidos começou o processo de saída dessa crise iniciada em 1929.
		
	 
	Para sanar as finanças norte-americanas e tirar o país da crise econômica, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu um conjunto de medidas que ficou conhecido como New Deal. Essas medidas tinham como objetivo a recuperação financeira e a diminuição do desemprego.
	
	Cedendo à uma forte pressão dos comunistas, que ganha força a partir da crise de 1929 atribuída à total desregulamentação das relações de mercado, o governo norte-americano adota uma política de eliminação gradual dos interesses privados na economia.
	
	Diante do fracasso das medidas liberais adotadas durante os anos 1920, o governo norte-americano tomou uma série de medidas socialistas que culminou com a mudança do regime político.
	
	O presidente norte-americano Herbert Hoover, na tentativa de diminuir a grande insatisfação da sociedade com relação aos princípios liberais que haviam norteado a política econômica dos anos 1920, nomeia um gabinete de ministros ligados a partidos de esquerda, instalando o primeiro governo socialista norte-americano.
	
	O presidente Franklin Roosevelt, que assumiu no lugar de Herbert Hoover, da início a uma forte propaganda para tentar introduzir na cultura norte-americana uma série de valores europeus através da incorporação de políticas econômicas mais socialistas, entre elas, alternativas de seguridade social.
	Respondido em 06/08/2021 16:06:12
	
Explicação:
A alternativa que contém a resposta correta é a alternativa da letra ¿e¿. Como vimos na aula online 3, nas telas de 12 a 15, a prosperidade da economia norte-americana dos anos 1920 se deu sem os necessários cuidados por parte do Estado com relação à euforia especulativa que havia tomado conta do mercado. O liberalismo adotado naquela ocasião nada tem a ver com o liberalismo proposto por Adam Smith, que defendia a não intervenção numa economia que se auto regulamentaria com base na Lei da Oferta e da Procura. O mercado norte-americano dos anos 1920 não tinha a intervenção do Estado, mas sofria a intervenção dos monopólios, como vimos nas telas 11 e 12 da mesma aula online 3. Paradoxalmente, para debelar uma crise criada pelo que se entendeu ser culpa do liberalismo, foram necessárias medidas na qual o Estado passa a intervir fortemente nas ações econômicas, contrariando tudo que o liberalismo de Adam Smith defendia (aula online 3, telas 11 a 15).
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	O que significa crise de superprodução?
		
	
	A queima de produtos para elevar seu valor
	
	A retirada de determinados produtos do mercado para elevar sua procura.
	 
	A produção de bens e numero maior do que a capacidade do mercado de absorvê-los
	
	A prática de estoques para aumentar o preço das mercadorias
	
	A venda de produtos ¿encalhados¿ a baixos preços para desfazer os estaques
	Respondido em 06/08/2021 16:06:31
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Podemos dizer que a URSS não foi afetada pela crise de 1929 por que:
		
	
	Consolidou-se a parceria comercial URSS-Alemanha, o que garantiu equilíbrio para os dois países.
	
	URSS havia dotado sua economia de recursos e pode continuar negociando com o restante do mundo, principalmente com o Brasil.
	 
	Seu modelo econômico era socialista e o país não mantinha negociações com os EUA.
	
	Sua economia se baseava em relações somente com a Europa Oriental e a Ásia Central, o que fez com que o país não passasse pela crise.
	
	O país buscou novas parcerias na Europa Oriental e abandonou as negociações com os EUA.
	Respondido em 06/08/2021 16:06:57
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	(Adaptada de concurso público) "A Primeira Guerra Mundial foi seguida por um tipo de colapso verdadeiramente mundial, sentido pelo menos em todos os lugares em que os homens e mulheres se envolviam ou faziam uso detransações impessoais de mercado. Na verdade, mesmo os Estados Unidos da América, longe de serem um porto seguro das convulsões de continentes menos afortunados, se tornaram o epicentro deste que foi o maior terremoto global medido na escala Richter dos historiadores econômicos". Nesse fragmento de texto, o autor, Eric Hobsbawm, se refere à
		
	
	estagnação da economia Russa
	
	Crise do New Deal
	
	Grande Depressão dos anos 1870
	 
	Crise de 1929
	
	Guerra Fria