Buscar

Marketing Político e Eleitoral

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 2
Questão 1/5 - Planejamento Estratégico de Campanha Eleitoral
Leia o trecho a seguir: “As pessoas escolhem um candidato pela impressão que sua figura passa. Depois o nosso lado racional justifica essa escolha, tentando achar propostas ou argumentos políticos”, afirma Giovanni Mileo, especialista em linguagem corporal que trabalha há dez anos com marketing político (Fonte: SANTOS, Marco Ricardo dos. Como os truques do marketing político podem ajudar você. Super Interessante. Meio Digital,. S/p. 2019. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/6-truques-do-marketing-politico/>).
De acordo com a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo que versam sobre o marketing político eleitoral para, em seguida, assinale apenas a alternativa correta:
I – O marketing deve concentrar-se na posição ideológica do candidato. É uma ilusão tentar achar aspectos positivos nele, pois a noção do que é positivo e negativo varia muito entre o eleitorado. Ou seja, o que é positivo para um, pode ser negativo para outros.
II – Uma importante função do marketing político é promover a harmonização entre o candidato e o meio no qual está concorrendo, adequando sua imagem ao contexto
III – Um dos focos mais importantes do marketing político é promover a captação de votos para o candidato, consolidando uma imagem ao mesmo capaz de instigar a simpatia da população e das lideranças sociais. 
IV – Não é preocupação do marketing conquistar a simpatia da população e de lideranças que possam contribuir com a campanha. Isso é função do candidato. O marketing deve se preocupar unicamente com a coerência ideológica do candidato.
Apenas as assertivas I, II, e III estão corretas
Apenas as assertivas II e III estão corretas
Apenas a assertiva II está correta
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
Questão 2/5 - Planejamento Estratégico de Campanha Eleitoral
“Os objetivos podem ser delineados para alcance a curto, médio ou longo prazo. As definições cronológicas dessas divisões são relativas, razão porque não se pode estabelece-las com precisão. No entanto, é possível afirmar que os objetivos a curto prazo, por exemplo, exigem recursos e esforços mais imediatos do que os objetivos a longo prazo”. Fonte: FREITAS, T. L.; GARBELINI, R. Planejamento de campanha eleitoral. Curitiba: Intersaberes, 2017, Capítulo 3, p. 80.
De acordo com a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo, que versam sobre a criação dos objetivos da campanha, para em seguida, assinalar apenas a alternativa com a sequência correta:
 
I – É importante que um candidato além de ter objetivos claros e bem definidos, seja sincero quanto as suas intenções e possibilidades de atuação a frente do cargo.  
II – A maior dificuldade da credibilidade de uma campanha consiste no fato de que os objetivos nada mais são do que as promessas apresentadas durante a eleição.
III – Um erro frequente que poder ser observado nas campanhas eleitorais é que os candidatos acabam cedendo ao imediatismo eleitoral e após vencerem as eleições deixam de lado os seus objetivos de campanha. Esse tipo de comportamento pós-eleição desperta desconfiança com a classe política.
IV – Assim que for eleito, o candidato deve abandonar os objetivos da campanha e responder única e exclusivamente aos problemas que encontrar na gestão.
Apenas as assertivas I, II, e III estão corretas
Apenas as assertivas I e II estão corretas
Apenas a assertiva II está correta.
Apenas as assertivas I e III estão corretas
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas
Questão 3/5 - Análise de Marketing e Comunicação Política
“Portanto, é importante conhecer o perfil das pessoas que buscam o tipo de serviço ou de mercadoria que pretendemos colocar no mercado. Para tal, é necessário angariar informações sobre elas (Churchill Jr.; Peter, 2000)”. Fonte: FERREIRA JÚNIOR, A. B. Marketing Político e Eleitoral: uma analogia entre mundo corporativo e a política. Curitiba: Intersaberes, 2015, Capítulo 2, p. 108. 
De acordo com a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo que versam sobre as informações que devem ser buscadas para compreender o perfil das pessoas que buscam determinados serviços.  Depois assinale apenas a alternativa correta:
I – Para compreender o perfil dos eleitores ou consumidos é importante conhecer o local e os seus fatores específicos.
II – Além de observar as questões relacionadas a localidade, ainda se deve ter em conta informações sobre idade, sexo, nível de renda, tipo de trabalho e nível de instrução.
III –  As informações como o nome e o nível de instrução são suficientes. O aumento do conhecimento sobre os consumidores/eleitores, pode restringir muito o desenvolvimento do produto. A consequência será uma mercadoria que atingirá um segmento bastante restrito do público.
IV – Destacam-se também, como pontos fundamentais em uma campanha de marketing, a coleta de informações mais subjetivas, sobre os hábitos, os gostos ou as formas de se divertir das pessoas.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
Apenas a assertiva II está correta.
Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Apenas as assertivas I, II, e III estão corretas.
Questão 4/5 - Análise de Marketing e Comunicação Política
“Retornando ao âmbito do mercado de produtos e de serviços (não necessariamente com relação ao universo da política) em sociedades modernas, podemos afirmar que geralmente a concorrência gira em torno da diferenciação do produto e/ou serviço (qualidade), e não do preço”. Fonte: FERREIRA JÚNIOR, A. B. Marketing Político e Eleitoral: uma analogia entre mundo corporativo e a política. Curitiba: Intersaberes, 2015, Capítulo 2, p. 113 
 
De acordo com a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as sobre o mercado concorrente, e assinale V para verdadeiro e F para falso. Depois assinale somente a sequência correta. 
 
(  ) Não é importante conhecer algumas características do mercado concorrente. Isso desconcentra a equipe do principal, que é o próprio produto.
(   ) Segundo Kotler, a preocupação dos profissionais de marketing deve ser com o produto. Dar atenção aos consumidores é uma estratégia errada, pois os consumidores têm gostos e preferências diversos.
(  ) Segundo Kotler a empresa não deve ser preocupar com os produtos dos concorrentes. Esse comportamento pode induzir a mudanças no planejamento do produto da empresa, levando inconstância e incerteza no desenvolvimento da mercadoria.
(  ) Segundo Kotler os profissionais do marketing devem tenta alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na cabeça dos consumidores.
V, V, F, V
F, F, F, V
V, F, V, F
F, V, V, F
V, V, V, V
Questão 5/5 - Planejamento Estratégico de Campanha Eleitoral
“Os pleitos eleitorais atraem, cada vez mais, a atenção dos grupos organizados da sociedade civil. O investimento em campanhas eleitorais também se torna maior, visto que cada segmento social demanda mudanças políticas, sociais ou culturais específicas. Portanto, durante o planejamento de uma campanha, deve-se buscar a racionalidade científica, a precisão das informações e a aplicação de quaisquer recursos ou esforços”. Fonte: FREITAS, T. L.; GARBELINI, R. Planejamento de campanha eleitoral. Curitiba: Intersaberes, 2017, Capítulo 3, p. 86.
De acordo com a contextualização acima e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as sobre as etapas do planejamento de marketing, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. Depois assinale somente a alternativa com a sequência correta. 
 
(  ) A avaliação é fundamental para que todos os dados possíveis sejam coletados e com isso a situação atual do candidato possa ser conhecida. Por conseguinte, busca-se identificar quais  as vantagens e quais
as dificuldades de cada aliado e de cada adversário políticos.
(   ) A etapa de programação dos fornecimentos e dos recebimentos é importante para que se possa determinar a receita da campanhas e elaborar um cronograma para a entrada e saída de recursos e serviços no decorrer do trabalho. 
(   ) A etapa da articulação das alianças é marcada por não ser necessário que cada reduto tenha um “gerente”, que será responsável por diversas atividades. Isso diminui o controle sobre a campanha e, consequentemente, torna as atividades eleitorais mais caras.
(  ) A etapa do orçamento é quando são definidos os instrumentos de comunicação e os serviços e materiais que poderão ser utilizados durante toda a campanha. 
V, V, F, V
F, F, F, V
V, F, V, F
F, V, V, F
V, V, V, V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais