Buscar

Zoologia Peixes

Prévia do material em texto

Julia Silva
Zoologia Peixes 
Os peixes são animais que vivem apenas em ambientes aquáticos e representam o maior grupo de vertebrados que existe. Possuem variados tipos de forma, hábitos de vida e de alimentação, apresentando animais herbívoros, carnívoros, onívoros e até detritívoros.
Características
· Nadadeiras e escamas;
· A forma do corpo e a viscosidade da pele ajudam na locomoção;
· Sistema digestório completo;
· Sistema excretor (par de rins);
· Respiração branquial;
· Sistema circulatório fechado;
· Opérculo (proteção das brânquias);
· Ectotérmicos (não conseguem controlar a temperatura do corpo).
Adaptações Dos Peixes Ao Ambiente Aquático
Para viver no meio aquático, os peixes apresentam grande quantidade de adaptações, destacando-se a presença de brânquias. Esses órgãos em formato de lâmina e ricamente vascularizados permitem a troca gasosa entre a água do meio e o sangue do animal, o que constitui a respiração branquial.
os peixes possuem um corpo com formato hidrodinâmico, que auxilia a movimentação na água. Normalmente os peixes apresentam o corpo fusiforme, ou seja, alongado e com as extremidades afiladas, o que possibilita melhor natação.
Além de apresentarem adaptações para facilitar a natação, os peixes possuem estratégias para evitar o afundamento, uma vez que possuem densidade maior do que a da água. A flutuação é garantida em peixes cartilaginosos pela presença de um fígado desenvolvido e com grande quantidade de gordura. Já em peixes ósseos, existe uma bexiga natatória, um órgão hidrostático que permite que o peixe nade para o fundo e para a superfície.
Peixes Ósseos
Exemplos – bagre, linguado... Os peixes ósseos, assim como o nome sugere, apresentam um esqueleto ósseo. Nesses animais, a brânquias estão cobertas pelo opérculo, uma espécie de aba óssea que protege essas estruturas. Nos peixes ósseos, observa-se a presença da bexiga natatória. Outras características que podem ser citadas são: boca na extremidade anterior, intestino terminado em ânus e excreção da amônia.
· Urina (principalmente a amônia);
· Endoesqueleto ósseo
· Bexiga natatória (órgão hidrostático, faz controle de profundidade);
· Apresentam ânus (sistema);
· Boca frontal;
· Osteíctes (maioria das espécies).
Peixes Cartilaginosos
Exemplos – tubarão, raia, quimera... Os peixes cartilaginosos recebem essa denominação por não apresentarem ossos formando seu esqueleto, o qual é constituído predominantemente de cartilagem. Outra característica desse grupo é a presença de placas semelhantes a dentes que revestem o corpo desses animais, as chamadas escamas placoides.
Os peixes cartilaginosos possuem, ainda, uma característica bastante marcante, que é a presença do clásper, uma modificação de parte dos raios das nadadeiras pélvicas dos machos, que atuam na reprodução. Nos peixes cartilaginosos, a fecundação é exclusivamente interna. Outras características existentes nesse grupo de peixes e que permitem sua diferenciação dos peixes ósseos são: boca ventral, presença de cloaca, excreção da ureia e ausência de bexiga natatória.
· Ausência de bexiga natatória;
· Boca ventral (para baixo);
· Sistema digestório (cloaca);
· Condrictes
REFERENCIAS
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Peixes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/peixes.htm.
HICKMAN C.P.; ROBERTS, L.S & LARSON, A. 2004 Princípios Integrados de Zoologia. Guanabara Koogan Editora. 846p. 
HILDEBRAND, M. 1995 Análise da estrutura dos vertebrados. Atheneu Editora São Paulo. 700p 
POUGH, F.H., HEISER, J.B., Mc FARLAND, W.N. 1999 A vida dos Vertebrados. Ed. Atheneu São Paulo. 2a Edição. 798p

Continue navegando