Buscar

propriedades

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROPRIEDADES DA MATÉRIA
Além das propriedades comuns a todas as substâncias, existem propriedades que são específicas, como é o caso das organolépticas, que provocam reações sensoriais, como odor, cor etc. Há propriedades físicas que podem ser observadas a olho nu e propriedades químicas que são observadas em nível atômico e molecular das substâncias.
1) PROPRIEDADES ORGANOLÉPTICAS
As propriedades organolépticas correspondem àquelas perceptíveis aos nossos sentidos, tais como visão, audição, tato, olfato e paladar. Pelos meios sensoriais, é possível perceber que o sal de cozinha é branco, que tem sabor salgado; que o amoníaco tem cheiro sufocante; que o gás sulfídrico tem cheiro de ovo podre; que a solução de sulfato de cobre é azul e que os fogos de artifício são luminosos, coloridos e fazem barulho.
2) PROPRIEDADES FÍSICAS
As propriedades físicas são um conjunto de características dos materiais puros, as quais podem ser usadas para identificá-los. As principais propriedades físicas que permitem identificar a matéria são: densidade, ponto de fusão e ponto de ebulição. O Quadro 1 a seguir mostra um resumo das propriedades físicas de algumas substâncias conhecidas.
	Substâncias
	Densidade (g/cm3)
	Ponto de fusão (°C)
	Ponto de ebulição (°C)
	Ácido acético
	1,049
	16,6
	118
	Amônia
	0,578
	-78
	-33
	Ouro
	19,0
	1.064
	3.080
	Oxigênio
	1,429
	-218
	-183
	Cloreto de sódio
	2,16
	801
	1.413
Como as propriedades específicas são intrínsecas de cada substância, não existe outro material com as mesmas propriedades, como o ponto de fusão e ebulição, pois estes valores estão relacionados às interações atômicas e moleculares, de modo que não existem duas substâncias puras exatamente iguais.
3) PROPRIEDADES QUÍMICAS
As propriedades químicas são aquelas que caracterizam quimicamente cada substância, especialmente quando essas substâncias participam das reações químicas, pois essas propriedades definem o comportamento das substâncias, como eletropositividade e eletronegatividade. Estas, além de serem propriedades periódicas, determinam a capacidade de doar ou receber elétrons, formando cátions ou ânions ao fazer parte das reações químicas.
As reações químicas são as transformações às quais os materiais são submetidos para produzir outros materiais.As equações químicas representam as transformações dos reagentes em produtos por meio das fórmulas químicas, que por sua vez buscam a estabilidade química para que as reações aconteçam.Um exemplo é a reação de combustão completa da gasolina dentro do motor de um automóvel, cujos reagentes – octano e oxigênio – geram como produtos o dióxido de carbono e água:

Continue navegando