Buscar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS EAD - AULA 02 Citologia Histologia e Genetica paty

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 02
	
	
	DATA:
__17_/08__/_2021_____
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: CITOLOGIA, HISTOLOGIA E GENÉTICA
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME:
	MATRÍCULA:
	CURSO:estética e cosmético
	POLO:ser educacional-AM
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
				TEMA DE AULA: TECIDO CARTILAGINOSO E CONJUNTIVO 
 RELATÓRIO:
Decorrer sobre os diferentes os tipos de tecido conjuntivo observados de acordo com as carac-
terísticas morfológicas e funcionais de seus componentes.
O Tecido conjuntivo
Propriamente dito: Tecido de ligação e atua na sustentação e no preenchimento dos tecidos. Possui matriz celular abundante, formada pelo polissacarídeo hialuronato e três tipos de fibras proteicas: colágenas, elásticas e reticulares.
Tecido frouxo: Matriz rica em fibras, com abundância celular. Suas fibras colágenas se esticam e se dispõe frouxamente, dando flexibilidade ao tecido e pouca resistência de tração. Tem todos os tipos de células do tecido con juntivo, mas apresenta bastante fibroblastos e macrófagos. Serve de apoio ao epitélio, preenche os espaços entre os órgãos e as células musculares, tecidos e glândulas e forma camadas em volta dos vasos sanguíneos.
Denso: Tem grande quantidade de fibras colágenas e menor quantidade de matriz extracelular. Confere resistência e proteção a is tecidos. Tem constituição parecida com o tecido frouxo, porém tem menis células e predominância de fibras colágenas. Oferece maior resistência às trações, pois possui grande quantidade de fibras e menor flexibilidade. Pode ser não modelado, quando a s fibras são organizadas em feixes, sem orientação definida, ou modelado, quando as fibras de colágeno são paralelas umas às outras e alinhadas com os fibroblastos.
Tecido adiposo: Composto por células adiposas. Podem estar isoladas, ou em pequenos grupos no tecido conjuntivo frouxo; porém, a maioria dessas células é encontrada em grandes quantidades agregadas. É o maior depósito corporal de energia, sob forma de triglicerídios. Pode ser dividido e m tecido adiposo comum ou tecido adiposo pardo. Praticamente todo tecido adiposo é unicelular e apresenta nervos e abundante vascularização.
Tecido elástico: Composto por fibras dispostas em feixes espessos e paralelos. Abundantes em fibras elásticas e de cor amarelada. Está presente nos ligamentos amarelos da coluna vertebral e em pequenas lâminas nas cordas vocais.
Tecido mucoso: Consistência gelatinosa, devido a abundância de ácido hialurônico.Possui poucas fibras e suas células principais são os fibroblastos. É encontrado no cordão umbilical e na polpa jovem dos dente.
				TEMA DE AULA: TECIDO MUSCULAR 
	
 RELATÓRIO:
 Decorrer sobre as diferenças entre os tecidos musculares observados de acordo com as caracte
 rísticas morfológicas e funcionais dos seus componentes.
Os tecidos musculares são responsáveis pela locomoção, movimentação e contração de alguns órgãos e estruturas do corpo. Suas células, alongadas, são denominadas fibras musculares, ou miócitos; e são altamente contráteis.
Este tecido está dividido em:
Tecido muscular estriado esquelético As fibras, muito compridas, se encontram unidas aos ossos, e também sob a pele do rosto e no abdome.
Possuem vários núcleos e se apresentam com estrias longitudinais e transversais. De movimentação voluntária, é encontrado nos membros e em diversas outras regiões do corpo , sendo ele o tecido muscular predominante no corpo dos vertebrados.
Tecido muscular estriado cardíaco (ou miocárdio) As fibras, unidas entre si por estruturasdenominadas discos intercalares, possuem um ou dois núcleos centrais, se apresentam estriadas e também ramificadas. Esse tecido é encontrado somente no coração, justificando seu nome. Apresenta movimentação involuntária, rápida e rítmica.
Tecido muscular liso (ou não estriado, ou visceral) As fibras musculares se apresentam com um único núcleo , sem estrias transversais, e com as extremidades afiladas. Contraem-se involuntariamente, e de forma lenta. Este tecido é encontrado na s artérias, intestinos, dentre outras regiões.
 
			TEMA DE AULA: TECIDO ÓSSEO
 RELATÓRIO:
 
 1.Desenhe a lâmina correspondente ao tecido ósseo (osso por desgaste) e identifique os com
 ponentes do tecido ósseo: canalículas, osteoplastos, canais de Havers e canais de Volkman.
 
 Sistema de Havers: Canais de Havers são uma série de tubos estreitos dentro dos ossos por 
 onde passam vasos sanguíneos e células nervosas. São formados por lamelas concêntricas de
 fibras colágenas. São encontrados na região mais compacta do osso da diáfise óssea (meio de
 ossos longos).
Canais de Volkmann são canais microscópicos encontrados no osso compacto, são perpendiculares aos Canais de Havers, e são um dos componentes do sistema Haversiano. Os canais de Volkmann também podem transportar pequenas artérias em todo o osso. 
Canaliculos é um espaço  muito fino que se forma entre as células do fígado e entre as células dos ossos. No fígado, os canalículos biliares permitem a passagem da bílis até aos tubos biliares. Nos ossos, os canalículos ósseos ligam as lacunas ósseas, onde se encontram as células ósseas.
Os osteoblastos são células jovens com intensa atividade metabólica e responsáveis pela produção da parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas. Também concentram fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz.

Continue navegando