Buscar

Prática integrativa e complementar à saúde bucal: Hipnose

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DA AMAZÔNIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA 
 
 
 
 
 
 
 
 Prática integrativa e complementar à saúde bucal:
Hipnose
	 
JÉSSICA DOS SANTOS TAKADA
 
 
 
 
 
BELÉM
2021
JÉSSICA DOS SANTOS TAKADA 
 
 
 Prática integrativa e complementar à saúde bucal:
Hipnose
 
 
Trabalho de avaliação apresentado a Faculdade de Odontologia da Escola Superior da Amazônia, como requisito obrigatório para obtenção da nota de segunda verificação na disciplina de administração em Odontologia. 
Professora: Cristina Rolla
BELÉM
2021
2
 
 
INTRODUÇÃO 
As práticas integrativas e complementares (PIC) vêm sendo inseridas gradativamente como praticas em saúde. Essas praticas ampliam as abordagens de cuidados e as possibilidades terapêuticas para o profissional.
A hipnose é praticada antes mesmo de cristo e vem sendo modificada como o tempo, tanto na sua forma de ser conceituada quanto na sua prática, que se resume em métodos e técnicas que possibilita o aumento da eficácia terapêutica nas especialidades da odontologia. Não faz uso de medicamento, ou instrumentos, pois não a necessidades de recursos adicionais e pode ser praticada no ambiente clinico. Onde o cirurgião-dentista utiliza da palavra e conduz o paciente a um estado especial de consciência e ele se torna capaz de utilizar os recursos naturais do corpo e da mente em favor da saúde. Podemos designar diversos termos ao profissional que utiliza dessa técnica na área odontológica, como: hipnólogo, hipnologo terapeuta odontológico, hipnólogo clinico, hipnodontista e hipniatra (CFO,2008: Resolução CFO.82/2008,2008).
É cada vez mais comum o uso da hipnose em consultórios odontológicos no controle da ansiedade em paciente odontofóbicos, ajudando na eliminação dos seus traumas. Com o objetivo de tranquilizar o paciente e deixar o ambiente mais agradável durante o tratamento, mas para iniciar uma hipnose é necessário estabelecer, primeiramente, um vinculo de afeto e confiança entre o cirurgião dentista e o paciente, para melhor eficácias.
São inúmeros os benefícios na utilização da hipnose, como o fato de poder ser utilizada em diversas especialidades odontológicas, torna o profissional mais capacitado para ouvir e compreender o paciente, o paciente participa e colabora mais com o tratamento e diminui o estresse do tratamento tanto para o paciente quanto para o profissional.
DESENVOLVIMENTO
Com as várias técnicas de hipnose existentes, cabe ao hipnotizador e ao paciente em conjunto, escolherem a técnica mais adequada e sua aplicabilidade para melhor diminuição da tensão e dor nos tratamentos.
Esta pratica serve como coadjuvante na hora de fazer a aplicação da anestesia, em muitos casos, a hipnose pode substituir a anestesia e diminuir o sangramento e a salivação, facilitando muito o tratamento.
É através da voz monótona e repetitiva do dentista que o paciente alcança o estado hipnótico. Um ambiente calmo e tranquilo também ajuda bastante. Através de técnicas específicas, as ondas cerebrais do paciente passam do estágio beta (da vigília) e atingem o estágio alfa da hipnose, quando o hipnoterapeuta pode sugestionar o paciente. Desta forma, pode sugerir à mente hipnotizada que determinada parte do corpo está anestesiada. O profissional pode trabalhar com mais tranquilidade e o paciente se livra do medo (ROBLES, 2006; SEIXAS, 2008).
Segundo Maia(2007), recomendou que para induzir uma paciente ao estado de hipnose, deve começa através de historias, analogias, metáforas, casos e linguagem hipnótica e necessita seguir os seguintes passos: instruções(explicar a técnica e de forma calma iniciar o relaxamento do paciente por meio de palavras); absorção 6 (absorver a atenção consciente do paciente por meio do relaxamento progressivo); ratificação (confirmar para o paciente as mudanças físicas evidentes-nesta fase ele já está num estado de hipnose mais profundo); aprendizagem (continuar a induzir o paciente por palavras, mostrando que a experiência ficará registrada na sua memória mais profunda); sugestão pós-hipnótica (preparar o paciente para as próximas induções) e reorientação (de forma calma o profissional toca a mão do paciente e repete a sugestão de que é a hora de voltar).
A hipnoanalgesia é a união da técnica de hipnose com a analgesia, onde o paciente é anestesiado inalando óxido nitroso e oxigênio. Paciente fica levemente sedado e fica mais suscetível à indução pela palavra. Com o polegar na testa do paciente, inicia-se a técnica, o dentista começa a pedir ao paciente que imagine locais bonitos, calmos, aconchegantes e, aos poucos, ele vai entrando em transe hipnótico e relaxa completamente, facilitando bastante o tratamento. Durante todo o tratamento o paciente é monitorado por um oxímetro, que indica a pulsação, a pressão arterial e saturação de oxigênio, sendo que qualquer pessoa pode ser hipnotizada, desde que acredite na técnica e no profissional.
CONCLUSÃO
De acordo com as pesquisas feitas, na hipnose o profissional deve mostrar interesse e atenção para cria um vinculo com o paciente, independente de sua idade, os benefícios alcançados são ilimitados na área da odontologia desde que seja praticado por um profissional certificado. 
Os pacientes submetidos a hipnose, apresentam um ótimo relaxamento durante o tratamento odontológico e eliminação de seus traumas, pânicos e ansiedades. Pois a hipnose é um instrumento eficaz para auxiliar o cirurgião dentista no tratamento de casos de fobias e difícil controle.
Mas apesar de tantas vantagens de se utilizar a hipnose e reconhecer que o método funciona, também existe aquelas pessoas que não se deixam hipnotizar e desta forma a aplicação não fica universal. Além disso, a técnica requer muito tempo, impossibilitando sua aplicação como procedimento de rotina. Desta forma, é interessante escolher apelas os casos que realmente requer o uso da hipnose para o inicio do tratamento odontológico. 
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 
· http://anais.unievangelica.edu.br/index.php/joa/article/view/4202#:~:text=Dentre%20essas%20pr%C3%A1ticas%20reconhecidas%20para,e%20Portaria%20n%C2%BA%20702%2F2018
· http://www.pergamum.univale.br/pergamum/tcc/ousodahipnosenaodontologia.pdf
· https://docplayer.com.br/160885556-Uso-e-aplicacao-da-hipnose-na-medicina-dentaria.html
· http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2009000200003
7

Continue navegando