Buscar

Transformações Históricas Contemporâneas


Continue navegando


Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO UNIDADE III
TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS CONTEMPORÂNEAS
PERGUNTA 1
Assinale a alternativa correta sobre a internacionalização do capital no século XX.
	a. Já no final da Primeira Guerra Mundial a hegemonia americana veio acompanhada uma mudança em seu padrão monetário, como forma de manter o a fase do capitalismo financeiro ou monopolista mundial.
	b. Os Estados Unidos, durante a II Guerra Mundial, tornou o dólar uma moeda forte, por meio do Bretton Woods (1944), ou seja, um sistema monetário que convertia as moedas mundiais em dólar e que, por sua vez era convertido em ouro para financiar a guerra. 
	c. Os americanos tomariam as rédeas da economia mundial, durante a I Guerra Mundial com o dólar forte e com a dependência dos países europeus na variação dessa moeda.
	d. O FMI (Fundo Monetário Internacional), criado em 1944 e o Banco Mundial, onde os países depositavam determinadas quantias de dinheiro que poderiam retirar quando precisassem. O FMI passou ajudar os países desenvolvidos depois da Segunda Guerra.
	e. Muitos países que se originaram com a descolonização da Ásia e da África, contaram com a ajuda norte-americana e com isso fortaleciam cada vez mais a hegemonia americana. Com essa expansão do capital, cerca de 60% da riqueza mundial já se encontrava em poder dos Estados Unidos e isso provocou o desmoronamento do regime soviético e do bloco socialista.
PERGUNTA 2
Assinale a alternativa correta:
	a. As migrações são um fenômeno exclusivo da globalização, elas vêm ocorrendo no mundo de forma vertiginosa para a Europa para a América.
	b. Hoje em dia, o que podemos encontrar na Europa, não são refugiados, mas sim imigrantes em busca de trabalho. A globalização afeta o deslocamento de pessoas.
	c. As causas da migração são várias como incertezas locais, desigualdades sociais, disparidades no nível de renda, desesperança, guerras, êxodo rural e colonização.
	d. Hoje em dia, muito tem se discutido sobre os caminhos da Globalização do Neoliberalismo e sobre as relações econômicas mundiais, polarizando o debate entre justiça e solidariedade e riqueza e poder.
	e. Em tempos de Nova Ordem Mundial, setores que foram estimulados como as indústrias bélicas, por exemplo, para combater a atual “Guerra ao Terror”. As guerras gastam muito, mas protegem as pessoas dos terroristas e de seus territórios.
PERGUNTA 3
Assinale a alternativa incorreta sobre a história de Wall Street:
	a. Nessa rua, Wall Street, os americanos experimentaram, em 1929, a ruína com a quebra da Bolsa de Nova York e a desestruturação da bolsa americana. Após a Segunda Guerra, Wall Street recuperou seu status dos negócios.
	b. O especulador depende do aumento dos preços; estes atraem investidores e intensificam a especulação. Os mercados reagem e uma bolha especulativa é criada, isto é, o valor real de um produto é diferente do preço que o investidor deseja pagar por ele. Isso forma uma bolha.
	c. O comportamento da bolha financeira está ligado à dinâmica do sistema financeiro e relaciona-se aos ativos supervalorizados.
	d. Como parte constitutiva do sistema capitalista, a especulação imobiliária e financeira é criada a partir de uma euforia financeira: o lucro do especulador advém do lucro de alguém, com toda certeza.
	e. Na década de 90, a crise dos países periféricos provocou uma fuga de capitais para os Estados Unidos, provocando uma explosão acionária em Wall Street com um ciclo de fusões entre os grandes bancos que se tornaram mega- instituições, o que favorecia a especulação e os recém-enriquecidos “yuppies”, os novos hippies que ganhavam dinheiro jogando na bolsa de valores.
PERGUNTA 4
Assinale a alternativa incorreta:
	a. As empresas transnacionais que desenvolvem atividades em mais de dois países são favorecidas com o aparato de um Estado forte que sinalizem autorização para funcionarem e serem autônomas.
	b. As transnacionais instaladas em países que estão se desenvolvendo não estabelecem critérios para a sua instalação. Emprego mão de obra barata e com determinado grau de escolaridade, em locais onde exista infraestrutura adequada, são determinados pelo Estado.
	c. Parte dos lucros das empresas transnacionais é destinada para novas instalações ou até mesmo em projetos sociais e ambientais e a outra parte vai para suas matrizes.
	d. O lucro das empresas transnacionais é enorme, pois estão protegidas pelo aparato tecnológico e pelo volume, não só das vendas globais, mas também das regionais. Elas subsistem devido aos custos operacionais serem mais baixos, assim como os salários.
	e. Um dos benefícios das empresas relaciona-se com a exploração dos recursos naturais autorizada pelo Estado. Com tecnologia de ponta, as empresas transnacionais impedem que empresas menores entrem no mercado a qual estão situadas. No Brasil, presenciamos uma grande destruição ambiental ocasionada pelo rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração da multinacional SAMARCO, empresa mineradora, fundada em 1977 controlada pela anglo-australiana BHP Billiton, fundada em 1977 em uma joint-venture com a Companhia Vale do Rio Doce, anteriormente estatal.
PERGUNTA 5
Assinale a alternativa incorreta:
	a. O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi criado em março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
	b. Desde a da Segunda Guerra Mundial, os países latino americanos vem tentando acelerar um processo econômico que desenvolvesse a industrialização, sem que dependessem tanto dos países desenvolvidos.
	c. Como os países latino-americanos apresentavam desenvolvimentos diferentes, percebeu-se que as metas propostas com o acordo estavam longe de se realizarem.
	d. Em agosto de 1980 a ALALC foi substituída pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), que estabeleceu um novo ordenamento jurídico-operacional para dar continuidade ao processo iniciado com o Tratado de Montevidéu de 1960.
	e. Com a formação dos BRICS, Brasil e Argentina passaram a pensar não apenas nas barreiras alfandegárias impostas entre esses dois países, mas como estabelecer uma área de livre-comércio e uma união aduaneira entre outros países do Cone Sul. Uruguai e Paraguai entraram para o bloco.
PERGUNTA 6
Assinale a alternativa incorreta:
	a. No Brasil não existem conglomerados de firmas nacionais que atuam internacionalmente, ao contrário as empresas transnacionais atuam no Brasil; as nossas indústrias são nacionais, regionais ou locais e não internacionais. Porém o Brasil participa dos padrões da Globalização através dos fluxos comerciais e financeiros.
	b. A economia brasileira havia crescido na década de 80, porém a renda se diversificou e foi distribuída entre todos diminuindo os bolsões de pobreza. O Brasil cresceu em termos de tecnologia e ciência, porém decresceu socialmente.
	c. Na dinâmica global, os atores, que regem o processo escolhem os territórios que desejam atuar de acordo com a disponibilidade de demanda, matérias primas e de capital, tal qual, ocorrera no Imperialismo, onde o capital financeiro estava nascendo. E quando se mundializa o capital produtivo, mundializam-se as forças produtivas e as classes sociais geram-se empregos, mas também se gera pobreza.
	d. Nos anos 90, no Brasil, a política econômica externa se desenvolveu com o objetivo de abrir a economia para o mundo, dentro da perspectiva neoliberal e inserir o país na Globalização, se diferenciando das políticas anteriores que privilegiava mesclar os investimentos estatais em infraestrutura com os capitais nacionais e estrangeiros. A ideia de modernização e o desenvolvimento e crescimento que ela traz passou a ser ponto de honra de muitos governantes.
	e. Dos governos neoliberais, Fernando Collor de Melo (1990), em seu plano Collor, tomou medidas para desindexar a moeda, ou seja, no reajuste de preços, de acordo com índices oficiais de variação dos preços, lançou programas de privatização, realizou reforma administrativa, dentre outros mudanças.
PERGUNTA 7
Assinale a alternativa incorreta:
	a. Hoje em dia, estruturou-se uma maior interdependênciaentre as nações e a Nova Divisão Internacional do Trabalho, demandando maior desigualdade socioeconômica entre as nações.
	b. Entende-se economia mundial como aquela que é caracterizada pela internacionalização das relações de produção capitalistas que obedece a hierarquia das grandes potências mais ricas do planeta. Esse processo acirrou-se com a “crise do petróleo” em 1973, quando o barril do petróleo subiu bruscamente.
	c. As novas circunstâncias surgidas com a globalização se mostraram benéficas para indivíduos, pois em geral os indivíduos dos países mais pobres conseguem se estruturar em vários contextos. A Globalização, em seus vários aspectos, principalmente no contexto das comunicações, da informação, da economia e da sociedade auxiliou na melhoria das condições de vida, como também contribuiu preservar a pobreza em muitas regiões do planeta.
	d. A crise do petróleo foi provocada quando os países do Oriente Médio que são produtores desse combustível fóssil diminuíram a produção a fim de economizar essa fonte não renovável.
	e. O controle do petróleo provocou grande preocupação dos países capitalistas, principalmente daqueles que utilizavam muito deste combustível como, por exemplo, os Estados Unidos.
PERGUNTA 8
Assinale a alternativa incorreta:
	a. A utilização sustentada de combustíveis fósseis (não renováveis) e biocombustíveis, bem como de energia renovável, eólica (vento), solar (sol), geotérmicas (calor interno da terra) e nucleares (utiliza-se de materiais radioativos) tem atuado para fortalecer as tentativas de substituição do petróleo.
	b. Um novo paradigma surge em relação à energia renovável: elas são originarias de fontes naturais e não se esgotam como o petróleo.
	c. Apesar de a energia renovável ser mais utilizada como fontes de energia e não para transportes, elas se constituem em boas oportunidades de não se poluir o ambiente. Entretanto, esse tipo de energia ainda apresenta alto custo onerando o país sem recursos.
	d. Algumas dessas fontes, como a eólica já são utilizadas nos Estados Unidos (1%) e Brasil. A energia hidrelétrica é utilizada por cerca de 16% países do mundo. No Brasil a hidroeletricidade é bastante utilizada devido ao potencial hídrico existente e natureza limpa. Porém, alguns danos são encontrados na construção das usinas que causam impactos ambientais.
	e. Em 1975, desenvolveu-se no Brasil o PROALCOOL, isto é, o incremento para produção do etanol a partir do cultivo do milho. O Brasil avançou muito em tecnologia e aperfeiçoamento neste setor. Isso facilitou o desenvolvimento da tecnologia de carros Flex, isto é, o carro que utilizava dois tipos de combustível: gasolina e álcool.
PERGUNTA 9
Assinale a alternativa incorreta:
	a. O primeiro presidente civil a governar pelo voto indireto foi o maranhense José Sarney (1985-1990). Sarney lançou o Plano Cruzado a fim de controlar a qualquer custo a inflação (235% ao ano) que vinha ocorrendo desde o final do governo militar.
	b. Apesar dos problemas decorrentes desse Plano Cruzado, o governo o manteve até as eleições de 1986, a fim de manter a sua popularidade. Com os problemas causados pelo Plano Cruzado, surgiu o Plano Cruzado II (1986) e Plano Bresser (1987) que tiveram como objetivo controlar os gastos públicos e controlar a inflação.
	c. A Constituição de 1988 determinou carga horaria de 44 horas semanais, licença maternidade, liberdade sindical, direito a greve, etc. Foram aprovadas várias leis que se referiam a vários segmentos da sociedade como adolescentes, criança, família, idosos, indígenas, assim como meio ambiente, tecnologia, ciência, desporto, previdência, assistência e seguridade social, educação e cultura.
	d. O governo Collor (1990-1992) elegeu-se com 50% de votos contra 42% de Luis Inácio Lula da Silva, com um discurso anticorrupção e modernização do Brasil. Foi o primeiro governo a ser eleito por voto popular após mais de vinte e cinco anos de regime militar.
	e. Sua campanha eleitoral apresentava um candidato extremamente moderno e honesto. Collor empossou a economista Zélia Cardoso de Mello como ministra da fazenda que lançou o Plano Brasil Novo e o Plano Collor I e II com a intenção de minizar a inflação. O Plano Collor I e II ajeitaram a economia brasileira e ela voltou a crescer, bem como os empregos.
PERGUNTA 10
Leia com atenção as alternativas e assinale a alternativa correta:
	a. O modelo adotado pelos Tigres Asiáticos foi o modelo industrial voltado para o mercado externo e aproveitaram o capital que receberam dos Estados Unidos para criarem uma poupança que foi investida nos setores de ponta, a fim de desenvolverem infraestrutura básica como transporte, educação, energia e qualificação em mão de obra.
	b. O modelo adotado pelos Tigres Asiáticos foi o modelo industrial voltado para o mercado externo e aproveitaram o capital que receberam dos Estados Unidos para criarem uma poupança que foi investida nos setores de ponta como carros e automóveis a diesel.
	c. Atualmente, podemos perceber que as empresas capitalistas que migraram para os países asiáticos se transformaram em conglomerados controlados por grandes famílias, como as empresas sul-coreanas: Hyundai, LG, Daewoo e Volkswagen.
	d. Em 1997, após o colapso da Daewoo revelou-se algumas fragilidades da economia sul-coreana que passou por reformas governamentais, que incluiu auxilio as pessoas que estavam endividadas no comércio interno, demonstrando como o modelo neoliberal é um modelo que não apresenta problemas se bem implantado.
	e. Após o colapso da Daewoo revelou-se algumas fragilidades da economia sul-coreana que passou por reformas governamentais, que incluiu diminuição do auxílio às pessoas que estavam endividadas no comércio interno.