Buscar

Gênesis 49 vida profissional

Prévia do material em texto

Gênesis 41: 39 a 44
  Vou iniciar a msg desta noite dizendo pra vc que Deus nos criou para sermos mais que vencedores. Deus nos criou e colocou em nós uma mentalidade de vencedores. Então, precisamos ativar a mente de vencedor, mente vitoriosa.
1 – Comece cedo sua carreira profissional (Gn 37.2)
Apesar de José ser filho de Pai muito rico, ele começou cedo a trabalhar já aos 17 anos. Entenda uma máxima na vida profissional: “Quem começa cedo, pode descansar mais cedo”. Quem começa a trabalhar cedo acaba tendo a capacidade de se organizar e de se estabelecer como um profissional bem sucedido mais cedo. Com isso pode planejar melhor seu futuro financeiro, familiar e profissional. Além de estabelecer metas para uma aposentadoria bem sucedida. “O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta”. (Pv 13.4)
2 – Seja bem-sucedido espiritualmente (Gn 39.2-4)
Apesar de José ter sofrido vários revezes em sua vida pessoal e familiar, José era um homem de Deus de verdade, que aprendeu desde cedo com seu Pai a se relacionar com Deus de maneira sadia. Quando olhamos para a vida de José como um todo vemos diversas qualidades espirituais que o faziam ser próspero em tudo o que ele fazia: José era temente a Deus, confiava unicamente no Senhor, tinha intimidade com Deus, sabia enfrentar provações (cisterna, prisão, esquecimento), sabia lhe dar com as tentações, reconhecia a presença de Deus em cada situação que se apresentava.
Como você está lidando com sua vida espiritual? Tem gente que acha que por estar no ambiente de trabalho deve deixar o espiritual de lado. Na verdade, diz a Bíblia em (Gl 5.25) que vivemos no Espírito, e se vivemos no Espírito devemos andar também no Espírito. Isso significa que o Espírito de Deus convive dentro de nós, se move em nós, se expressa através de nós, por isso nossas ações, pensamentos, decisões e proceder devem ser submetidos a Ele seja qual for o lugar possamos estar. José era um homem inteiramente nas mãos de Deus onde estivesse, e olha que ele passou por lugares extremamente difíceis. Mas, mantinha sua comunhão com Deus edificada, e fielmente cumpria seus deveres espirituais. Por isso, Deus era com ele, seu patrão confiava nele e ele prosperava em tudo o que fazia. 
Em nosso ambiente de trabalho Deus quer salvar pessoas, Deus quer exaltar os servos aos postos mais altos da empresa. Deus quer fazer justiça e manifestar a sua glória. E como ele faz isso, através de nós. Aí se estivermos com o nosso lado espiritual fraco, sem vida, sem consistência, como vamos ser usados por Deus, ou, como Deus vai agir através de nós?
3 – Seja honesto (Gn 39.4,6a, 8-9)
Desde cedo José se mostrava ser um homem honesto em família e no trabalho (Gn 37.2). Isso significa que ele possuía um caráter equilibrado, uma visão clara do que era bom e do que era mau diante do Senhor. José não dava mau testemunho no trabalho (mentia, inventava que estava doente, etc). Ele só honrava seu patrão, que o honrava também. Quando um cristão não é honesto, em minha opinião ele é desonesto duas vezes. Primeiro porque é desonesto mesmo, e segundo porque é desonesto servindo um Deus honesto. Nosso Deus é um Deus que prima pela verdade, e ser honesto é ser verdadeiro em tudo. Quem é honesto não mente, não ilude, não engana, não escamoteia, não é irreal.
4 – Deixe marcas positivas (Gn 39.5)
Ficou claro na história de José, que através do seu trabalho ele conseguiu influenciar positivamente pessoas ao seu redor. Há patrões que jamais se interessam em conhecer o Deus dos seus funcionários (colaboradores) por causa do péssimo procedimento deles. Tem colaborador que por ser crente e o patrão crente também, acha que pode ler a bíblia quando quer, fazer seu devocional em qualquer hora etc. Nós somos pagos para trabalhar e não para ficarmos orando e lendo a bíblia o dia todo (isso tem seu hora). Tem crente que só chega atrasado, falta, não cumpre suas funções com diligência, e depois diz que o diabo está lhe perseguindo no trabalho! Da mesma forma há crentes que por terem patrões ímpios, acham que eles estão o perseguindo.
“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. (Mt 5.16)
Tem gente que entra numa empresa, e por ver que os outros não se esforçam e não desempenham com competência o seu trabalho, fazem o mesmo. Isso está errado querido, o cristão cheio do Espírito Santo deve influenciar o ambiente e não o ambiente o influenciar. Aliás, o bom profissional desempenha suas funções com ética e maestria. Se achar que não dá mais pra você, dependendo da situação é melhor orar e sair da empresa, do que ter que se enquadrar em comportamentos errados, em esquemas, em coisas erradas. 
5 – Motivação: Faça mais do que se pede (Gn 39.11)
José tinha grande motivação em servir, e não somente pensava em trabalhar. O (vs 11) diz que ele ia de vez em quando ao seu trabalho quando ninguém estava lá para atender aos negócios, adiantar alguma coisa, realizar alguma tarefa.
José tinha vocação pra ser vencedor, sabia que um dia Deus iria mover sua mão, e alguém iria reconhecer seu talento, alguém iria reconhecer sua capacidade, seu trabalho.
Meu irmão Deus está vendo tudo o que acontece no seu trabalho, ele tem cuidado de você, faça a sua parte com profissionalismo e excelência, e deixa que a mão de Deus vai lhe guiar e lhe abençoar. No tempo certo as coisas acontecerão, por mais que você veja injustiças sendo cometidas dentro da empresa. Se não for hoje, será amanhã ou depois de amanhã quem sabe?
6 – Desempenhe qualquer tarefa com as mesmas atitudes e profissionalismo (Gn 39.21-23)
“O preguiçoso morre desejando, porque suas mãos recusam trabalhar” (Pv 21.25)
Qual seria o perfil profissiográfico de José? Acredito que seria assim: começou sua carreira como pastor de ovelhas foi rebaixado a escravo injustamente, chegou a estagiar na casa de Potifar na função administrador de negócios, mas devido a um assédio moral em seu local de trabalho, precisou novamente reorganizar sua carreira e passou a ser carcereiro. Por providência divina foi finalmente promovido e chegou a ser o primeiro ministro do Egito exercendo sua carreira com excelente desenvoltura administrativa.
Quer ter uma vida profissional abençoada? 
1 – Comece cedo
2 – Seja bem sucedido espiritualmente
3 – Seja honesto
4 – Deixe marcas positivas
5 – Motivação: Faça mais do que se pede
6 – Desempenhe qualquer tarefa com as mesmas atitudes e profissionalismo
Se tu queres uma ceifa na tua vida, se queres uma colheita na tua vida, precisas ter uma sementeira.

Continue navegando

Outros materiais