Buscar

As atividades manuais com uma visão terapeutica

Prévia do material em texto

Título: O IMPACTO DAS ATIVIDADES MANUAIS COM UMA VISÃO TERAPÊUTICA PARA OS ARTESÃOS
Autores:
MARIA EDUARDA OLIVEIRA PESSOA (1)
Aluna de graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual do Ceará (1)
INTRODUÇÃO: 
O município de Cascavel/CE é dotado de um rico patrimônio cultural que tem nos saberes e fazeres artesanais sua marca mais característica conhecida Ceará e Brasil à fora. Contudo, é necessário pensar no artesão como um ser que além de usar as atividades manuais como forma de trabalho e tirar dessas atividades a renda de sua familia, o quanto o artesanato como atividade terapêutica pode contribuir para a sua saúde mental e física. Com isso, o presente projeto busca mostrar a comunidade a importância da Terapia Ocupacional no auxílio ao combate de doenças ocupacionais como lesão por esforço repetitivo, e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, que são patologias que comumente atingem a população artesã. Neste projeto iremos perceber o quanto a terapia ocupacional é desconhecida por tantas pessoas, e consequentemente, as pessoas não conhecem os benefícios que a Terapia Ocupacional relacionada ao seu trabalho(artesanato) pode trazer, quando são feitas de acordo com as recomendações, supervisão e com o olhar de um Terapeuta Ocupacional.
Muitas pessoas pensam que Terapia Ocupacional se resume em fazer apenas trabalhos manuais, e não é, mas parte desses trabalhos manuais podem favorecer em diversos contextos a prática da Terapia Ocupacional, pensando sempre na cultura de cada paciente, porque se trabalharmos em uma comunidade que é caratecterizada por criação e produção de renda, objetos de barro, e essas atividades estão comprometendo a saúde do paciente, não cabe a nós, Terapeutas Ocupacionais, retirar essa atividade do individuo, cabe a nós buscar possibilidades de tratamento com aquilo que o paciente gosta de fazer, e que tem grande importância na vida dele, pois cada indivíduo é único e singular, e a terapia ocupacional trabalho com um eixo de corpo, mente e ambiente, que engloba todo o meio social que a pessoa está inserida.
OBJETIVOS GERAIS:
Possibilitar, através de estudos direcionados ao público artesão, o entendimento sobre o impacto causado pelas atividades manuais.
Entender, como as atividades terapêuticas podem contribuir para o bem estar dos artesãos, e como essas atividades podem ser utilizadas para tratar de doenças ocupacionais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Promover o entendimento sobre a Terapia Ocupacional entre a comunidade artesã e aos demais.
• Realizar atividades manuais com pessoas que sofrem com doenças ocupacionais;
METODOLOGIA:
Em nossa pesquisa-ação mapeamos o conhecimento dos alunos/moradores sobre as atividades terapêuticas e sobre o que eles enxergavam ao observar a confecção do produto artesanal. Posteriomente visitamos pólos de produção e comercialização de artesanato em Cascavel/CE, realizamos entrevistas e intervenções com os artesãos e percebemos que grande parte deles disseram que trabalhar com artesanato era uma terapia. Com isso, observamos que as pessoas intitulam como terapia, algo que lhes proporciona um estado de bem estar e satisfação pessoal, o que é importante quando se faz algo e além disso incentiva a criatividade, mas esses indivíduos não tem conhecimento dos benefícios trazidos pelo trabalho manual, porém, o trabalho em excesso pode trazer prejuízos à saúde também, e os entrevistados não mostraram conhecimento dessa problemática, apenas afirmam sentir algumas dores, foi possível observar também, que o local em que os trabalhos são realizados não tem estrutura e não é no mínimo confortável, as pessoas sentam no chão, com a cabeça baixa, o que propicia dores na coluna, nas pernas, no pescoço e nos braços. Além disso, muitos desconheciam a profissão Terapia Ocupacional. Através dessa pesquisa, foi possível perceber o quanto a necessidade de reconhecer as atividades manuais como uma atividade terapêutica é importante, e ainda mais necessário é mostrar o quanto benéfico se torna essas atividades, e também informar os malefícios de se ter um trabalho repetitivo.
PALAVRAS-CHAVE : ATIVIDADES MANUAIS; EDUCAÇÃO; PESQUISA; TERAPIA OCUPACIONAL; ATIVIDADE TERAPEUTICA 
REFERÊNCIAS: 
PIZZIGATTI, C P. Arte na formação do terapeuta ocupacional: contribuição ao ensino da arte-educação para o curso de Terapia Ocupacional.
Piracicaba, UNIMEP, 1990. Programa de Mestrado em Filosofia da Educação. (Dissertação de Mestrado).
- Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde /
Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil; organizado
por Elizabeth Costa Dias ; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. – Brasília: Ministério da
Saúde do Brasil, 2001.
Onde na carta do professor Eberlin você encontra conflito de evidências científicas?
Em Portugal, por exemplo, médicos do Ministério da Saúde adotaram o HCQ + AZT para tratar o Covid-19, tomando essa decisão com pouco mas expressivo embasamento científico, frente aos resultados do primeiro estudo do professor Didier Raoult e seu numeroso grupo de pesquisadores e de especialistas do Instituto Ricardo Jorge (onde há pesquisadores com elevada produção científica que estudam a malária e outras doenças tropicais), e do Instituto de Medicina e Higiene Tropical da Universidade Nova de Lisboa. A cloroquina já é usada há décadas, conhecemos as dosagens, as suas contraindicações.Africanos a tomam todos os dias, e missionários na África são aconselhados a tomar doses diárias. Muitas vidas na África talvez sejam salvas por essa “feliz coincidência”. Não há relatos científicos de muitas mortes ou sérios efeitos colaterais pelo uso da HCT.Vários estudos fervilham no Brasil e no mundo mostrando sua eficácia. A Prevent os tem aplicado preventivamente em centenas de seus pacientes idosos, com muito sucesso.Uma pesquisa na literatura científica (sciFinder e outros) sobre a HCT retorna muitos registros de seu efeito antiviral, inclusive no tratamento de zika. Um dos maiores especialistas em epidemias no Brasil, entre eles um pesquisador sênior e altamente produtivo e respeitado, o Dr. Paolo Zanotto, aconselha fortemente seu uso. O pior efeito colateral é a morte, e este efeito colateral ronda milhares no Brasil pelo não uso da HCQ+ AZT! Vários médicos têm feito uso próprio da HCQ + AZT, em casos “brandos”, inclusive o coordenador da equipe de Governador Dória em SP, o Dr. David Uip. Por que para ele pode, e para o povo, não pode? Um amigo meu, biólogo e cientista, consultou seu médico, tomou e sarou, em poucos dias.

Continue navegando