Buscar

CCJ0001-PA-08-Fundamentos das Ciências Sociais-15811

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto


	 
			
			 Plano de Aula: 8 - Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas
			 FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
			
		
		
			Título
			8 - Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas
			 
			Número de Aulas por Semana
			
				1
			
			Número de Semana de Aula
			
				8
			
 
 Tema
		 A sociologia de Max Weber (I)
		
		 Objetivos
		 Definir o objeto e o método de investigação da sociologia weberiana.
Explicar o conceito de ação social.
Distinguir ação social e relação social.
Identificar os tipos de ação social.
		
		 Estrutura do Conteúdo
	 1.O método compreensivo de Max Weber
De acordo com LOCHE, Adriana et al. Sociologia Jurídica. (Porto Alegre. Síntese, 1999 p.32), Max Weber procura compreender a sociedade como um agregado de indivíduos que possuem suas motivações próprias. Ao mesmo tempo, o estatuto de realidade objetiva é mudado para uma concepção menos determinista de sociedade, segundo a qual a realidade é um fenômeno compósito; por isso, o cientista não conhece a sociedade de antemão, nem consegue abarcá-la totalmente. Para compreender a sociedade, é preciso entender as redes de significações estabelecidas pelos indivíduos em suas ações e relações sociai . 
Para criar uma imagem, ao passo que Durkheim via a sociedade como uma coisa, Weber a compreendia como um conjunto de ações parciais que precariamente se totalizavam. Assim, somente podemos compreender pequenos “pedaços� dessa realidade. Como cada individuo tem sua própria visão parcial do mundo, há um conflito permanente entre os indivíduos que compõem a sociedade. Por isso Weber propõe a reconstrução do sentido subjetivo original da ação e o reconhecimento da parcialidade da visão do observador.
2. Ação social: uma ação dotada de sentido
O objeto da sociologia, para Weber, é o sentido da ação social, que deve ser buscado pela apreensão da totalidade de significados e valores atribuídos pelos indivíduos. Nesse sentido, ele procura mostrar que não há apenas uma causa dos fenômenos sociais; através da idéia de “adequação de sentido�, Weber mostra a convergência da ação em duas ou mais esferas que compõem o todo social ( a economia, a política, a religiosa, etc.), ou seja, a ação social é determinada por mais de uma causa, sendo que cada causa tem importância variada sobre a determinada ação.
Para ele, a tarefa do sociólogo é “pesquisar os sentidos e os significados recíprocos que orientam os indivíduos na maioria de suas ações e que configuram as relações sociais�. A análise sociológica deve, assim, compreender e interpretar o sentido e os efeitos das ações humanas.
2.1. Tipos de ação social:
Weber, preocupado com o valor que cada indivíduo atribui à sua ação, procurou elaborar uma tipologia para compreender as características particulares, definindo quatro tipos de ação: 
(i) Ação Racional com relação a fins – motivada por fins objetivos, ou seja, para atingir seus fins, o indivíduo planeja e executa seus planos utilizando-se dos meios que considera mais adequados para atingir seus objetivos. A racionalidade econômica capitalista é exemplo desse tipo de ação. Nesta perspectiva, para Weber, o individualismo e a racionalização de condutas são elementos centrais da modernidade. 
(i)	Ação Racional com relação a valores – motivada por crenças em valores morais, religiosos, políticos etc. Neste tipo de ação o que importa para o indivíduo é seguir os princípios que mais lhe são caros, não importando o resultado de sua conduta, o que lhes impele é a lealdade aos valores que orientam sua conduta. È o caso dos agentes que abrem mão de vantagens financeiras em função da preservação ambiental, por exemplo.
(ii)	Ação Afetiva - guiada por uma conduta emocional. Sentimentos como raiva, ódio, paixão, desejo, ciúme orientam sua conduta. Muitas vezes, o resultado dessas ações não é o esperado pelo agente, em virtude da irracionalidade de seu ato. Os crimes passionais são exemplos típicos deste tipo de ação social.
(iii)	Ação Tradicional- guiada pela tradição, costumes arraigados que fazem com que os indivíduos ajam em função deles. É uma espécie de reação a estímulos habituais. Exemplo disso é o hábito de saudarmos as pessoas com expressões como “bom dia�, “boa noite�, “fique com Deus�, independentemente de termos grande afinidade com elas ou mesmo alguma fé. Para Weber é difícil perceber até que ponto o agente age conscientemente ao empreender este tipo de ação.
3. Relação social – se estabelece quando os agentes partilham o sentido de suas ações e agem reciprocamente de acordo com certas expectativas que possuem do outro. Como mostra Quintaneiro et all em Um toque de clássico (Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2009), são exemplos de relações sociais a amizade, relações de hostilidade, trocas comerciais, relações políticas etc. Segundo as autoras, “tanto mais racionais sejam as relações sociais, mais facilmente poderão ser expressas sob a forma de normas, seja por meio de um contrato ou de um acordo, como no caso das relações de conteúdo econômico ou jurídico, da regulamentação das ações de governo, de sócios etc.�.
	
	 Aplicação Prática Teórica
 Questão discursiva:
Leia o caso concreto e responda as perguntas apresentadas:
Sociedade mais competitiva exige famílias menores
Em artigo publicado recentemente no Washington Post, o conhecido jornalista Alan Carlson aponta a crescente competitividade que existe nos países mais desenvolvidos como uma das principais causas da queda dos índices de natalidade. Os filhos seriam um “obstáculo� ao sucesso profissional dos pais, por causa do tempo e do dinheiro que teriam de ser dedicados à educação das crianças.
Por este motivo mais e mais casais optam por casamentos sem filhos ou mesmo por não casarem. Nas sociedades em que o capitalismo está no auge do seu desenvolvimento, bom mesmo é ficar sozinho. Será? (Adaptado do jornal Folha de são Paulo de 18-08-2006.)
1- Segundo a teoria da ação social de Weber, que tipo de ação está presente no texto? Justifique:
2- O texto apresenta a idéia de “ficar sozinho�, exemplo típico do individualismo crescente, como uma boa alternativa na sociedade contemporânea. Neste sentido, explique, segundo a visão weberiana, por que o individualismo é uma tendência da sociedade moderna.
Questão de múltipla escolha:
De acordo com as idéias de Weber, assinale a alternativa correta:
Numa sociedade complexa como a brasileira, o sociólogo apresenta sua interpretação, que por mais que possa ter certa respeitabilidade acadêmica, é mais uma versão que concorrerá com outras – artísticas, políticas, em termos de aceitação perante o público relativamente heterogêneo.
PORQUE 
A realidade sempre é filtrada pelo ponto de vista do observador, o que torna impossível qualquer possibilidade de realização de um estudo científico da sociedade.
A) Se a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
B) Se a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
C) Se as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
D) Se as duas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
E) Se as duas são falsas.

Outros materiais