Buscar

TDE CÉLULA

Prévia do material em texto

1. Diferencie célula eucarionte da procarionte. Apresente exemplos
As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa.
As células procariontes são formadas por citoplasma, ribossomos e material genético, e possuem apenas a membrana plasmática, com ausência da carioteca que divide o núcleo celular. O material genético fica no nucleóide (núcleo não separado), região celular localizada no citoplasma e que abriga moléculas de DNA circulares chamadas plasmídeos. Os seres procariontes, ou procariotos, possuem apenas uma célula. Portanto, são considerados unicelulares, como as bactérias e as cianobactérias.
As células eucarióticas são mais complexas, têm membrana individualizada e delimitada - sua principal característica -, que envolve o núcleo celular, que, por sua vez, armazena o material genético. Essas células possuem muitas organelas celulares que têm diferentes funções e duas partes distintas: o citoplasma e um núcleo bem definido. Os seres eucariontes podem ser unicelulares, como as amebas, ou pluricelulares, como os animais em geral.
2. Quais são as partes fundamentais da célula?
A célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos e apresenta como partes fundamentais a membrana plasmática, o citoplasma e o material genético.
3. O que é citosol?
É o líquido encontrado dentro das células. É a solução à base de água na qual flutuam organelas, proteínas e outras estruturas celulares.
Tem como principais funções levar os cloroplastos para a parte mais externa do citoplasma facilitando a captação da luz e calor vindos do meio externo. E também realiza o aumento do intercâmbio de materiais dentro da célula, entre suas estruturas celulares e com o meio externo.
4. O que é membrana plasmática?
Trata-se de é uma estrutura que delimita as células, também chamada de plasmalema. 
5. Quais são os constituintes da membrana plasmática?
é formada por uma dupla camada de lipídios, na qual várias proteínas estão inseridas. 
6. Quais são as funções da membrana plasmática?
Essa membrana, que circunda todas as células, garante a separação entre o meio interno e o meio externo.
7. O que é quais são as funções do glicocálice.
é um envoltório externo à membrana plasmática presente em células animais e de alguns protozoários, faz a proteção mecânica e contra agressões químicas e físicas. Confere um microambiente específico para a célula. Por constituir uma espécie de malha que envolve as células, ele retém substâncias que possam alterar condições naturais de acidez e salinidade
8. A entrada e saída de macromoléculas ocorrem através de quais processos?
Os processos de endocitose e exocitose garantem, respectivamente, a entrada e saída de macromoléculas e outras partículas.
9. Explique como ocorre a fagocitose.
é o processo no qual algumas células englobam partículas através de seus pseudópodes que são estruturas que surgem como expansão da sua membrana plasmática, com o objetivo de combater e prevenir infecções.
A fagocitose mais comum e frequente de acontecer tem como objetivo combater e prevenir o desenvolvimento de infecções e, para isso, acontece em alguns passos, sendo eles:
Aproximação, em que os fagócitos se aproximam do corpo estranho, que são os microrganismos ou estruturas e substâncias produzidas ou expressadas por eles;
Reconhecimento e aderência, em que as células reconhecem estruturas que estão sendo expressas na superfície do microrganismo, aderem-se a eles e são ativadas, dando origem à fase seguinte;
Englobamento, que corresponde à fase em que os fagócitos emitem os pseudópodes com o objetivo de englobar o agente invasor, levando à formação de um fagossomo ou de um vacúolo fagocitário;
Morte e digestão da partícula englobada, que consiste na ativação de mecanismos celulares capazes de promover a morte do agente infeccioso englobado, o que acontece devido à união do fagossomo com os lisossomos, que é uma estrutura presente nas células que é constituída por enzimas, dando origem ao vacúolo digestivo, onde ocorre a digestão intracelular.
Após a digestão intracelular podem permanecer alguns resíduos no interior dos vacúolos, que podem ser eliminados posteriormente pela célula. Esses resíduos podem ser depois capturados por protozoários, também por meio da fagocitose, para que sejam utilizados como nutrientes.
10. Explique como ocorre a pinocitose?
A pinocitose é um tipo de endocitose que consiste no englobamento de partículas líquidas. Esse processo também pode ser chamado de endocitose de fase fluida.
Para que ocorra a pinocitose, a membrana plasmática sofre invaginações localizadas que envolvem a partícula a ser ingerida. Quando a membrana se fecha em si, forma-se uma vesícula que é puxada pelo citoesqueleto para o citoplasma.
Essa vesícula é denominada de pinossomos, em seu interior encontra-se a substância a ser digerida. Dentro da célula, o pinossomos funde-se com os lisossomos, acontecendo a digestão intracelular.
11. Explique a endocitose mediada por receptores:
A importação de proteínas específicas para uma célula pode ser efetuada através da ligação destas proteínas à receptores presentes na membrana citoplasmática e porterior inclusão em vesículas. Esta endocitose mediada por receptor possui uma gama de implicações biológicas, pois, é uma forma de enviar metabólitos essenciais para as células, pode modular respostas a hormônios protéicos e fatores de crescimento, funciona como agente seletivo para a captação de proteínas que vão ser degradadas e é uma fonte de entrada para muitos vírus e bactérias nas células.
 O início da endocitose por receptor se dá pela invaginação de uma depressão revestida seguida da formação de uma vesícula revestida feita pela clatrina. Após a formação da vesícula revestida ocorre a perda da capa de clatrina e a fusão com um endossomo. Os endossomos se fundem uns com os outros formando vesículas maiores. A acidificação dos endossomos pelas bombas de prótons energizadas por ATP leva a dissociação dos complexos proteína-receptor possibilitando que cada um possa seguir um destino diferente.
12. Qual a função da mitocôndria?
Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas, como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial.
13. Qual a função do ribossomo?
é produzir proteína nas células, ou seja, fazer a síntese proteica. A produção das proteínas acontece com a ação conjunta de ribossomos, enzimas, DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico).
14. Explique a função do lisossomo? Explique a autofagia e a heterofagia através de exemplos.
os lisossomos são formados a partir de outra organela celular chamada: o complexo de Golgi, responsável por armazenar, transformar e exportar as substâncias que são produzidas no retículo endoplasmático liso e rugoso.
Em síntese, essas organelas possuem duas funções principais:
Heterofagia: processo de digestão de partículas de origem externa à célula; 
Autofagia: reciclagem (renovação) de outras organelas celulares envelhecidas e macromoléculas.
15. Diferencie retículo endoplasmático rugoso do retículo endoplasmático liso através das suas funções:
O retículo endoplasmático rugoso é uma membrana que possui muitos ribossomos aderidos em sua estrutura, por conta disso é que ele possui um aspecto um pouco enrugado
Os ribossomos são estruturas onde ocorre a produção de proteínas. A proteína produzida pelos ribossomos é envolvida pelo retículo endoplasmático rugoso e assim são formados uma espécie de pacote onde ocorre o armazenamento da proteína e o seu envio para o complexo de golgi. Após enviada para o complexo de golgi, as proteínas passam a ser enviadas para todos os locais onde necessitam dessa substância, dentro ou até mesmo fora das células.
O retículo endoplasmático liso não possui ribossomos em sua estrutura e por este motivo apresenta um aspecto liso, possui inúmeras enzimasresponsáveis por combater substâncias tóxicas e promover a desintoxicação do organismo, sendo assim uma membrana facilmente encontrada nas células do fígado, que é o órgão que promove a desintoxicação do organismo. Além do fígado, elas também são encontradas nos músculos, tendo a função de servir como um reservatório para íons cálcio, que garante que nossos músculos possam se contrair.
Relação entre o liso e rugoso:
-Atuam na produção de lipídios;
- Auxiliam no processo de desintoxicação do organismo;
- Armazenam e produzem substâncias;
- Atuam no processo de transporte de substâncias para as células.
16. Qual a função do peroxissomo?
Os peroxissomos são organelas esféricas encontradas no citoplasma das células que se caracterizam por realizarem a oxidação dos ácidos graxos, moléculas tóxicas, como medicamentos e álcool. Esse processo é realizado principalmente nas células do fígado e do rim. 
16. Qual a função do complexo de golgi?
Armazenamento, transformação e exportação das substâncias das células. Quando eliminadas por essa estrutura, as substâncias vão para outras partes do corpo. 
-Contribuir para a síntese de proteoglicanas a partir do acréscimo de grupamentos de sulfato a proteínas;
- Adição de açúcares às proteínas e lipídios que são sintetizados no retículo endoplasmático, ou seja, a glicolização;
- Envio de substâncias do retículo endoplasmático para outras regiões do corpo que podem ser a membrana plasmática, os lisossomos ou as vesículas de secreção.
-Também possui um papel importante na formação do acrossomo, que é a estrutura localizada na cabeça do espermatozoide a partir da união de diversos lisossomos que formam uma vesícula composta de enzimas digestivas. Estas são responsáveis pela perfuração da membrana do óvulo.
- Também nas células vegetais o aparelho de Golgi exerce um papel importante, sendo um dos responsáveis pela formação da primeira membrana que separa as células recém-formadas logo depois do processo de divisão celular.
18.Quais são os componentes do núcleo? 
O núcleo tem seis constituintes:
· Envoltório celular
· Cromatina
· Nucléolo
· Matriz nuclear
· Nucleoplasma

Continue navegando