Logo Passei Direto
Buscar

Simulado - Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Apesar das intervenções de conservação preventiva, em regra, esta não produz resultados visíveis nas peças. As ações de prevenção são essenciais para manter as coleções em bom estado, de modo a evitar danos, perdas e gastos desnecessários com intervenções profundas e intrusivas. Análise as sentenças abaixo sobre exemplos de intervenções de conservação preventiva:
Marque a sequência CORRETA:
I A higienização de livros/documentos e dos espaços em que circulam e são armazenados.
II O correto manuseamento e acondicionamento de livros e documentos.
III O controle das condições ambientais envolventes, ou seja, dos níveis de temperatura e da umidade relativa do ar, nada influênciam na conservação dos livros.
IV Recuperação de encadernações danificadas.
A Apenas a alternativa II está correta.
B As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
C As alternativas I e II estão corretas.
D As alternativas II, III e IV estão corretas.

A existência de uma cadeia operatória da Museologia, a qual compreende a preservação interna do objeto no ambiente museológico. A própria documentação institucional que o objeto recebe ao adentrar no processo de musealização caracteriza iniciativa de preservação. Um objeto sem informações, sem investigação científica e sem tratamento técnico fica dissociado no tempo e no espaço, pois não se difere de uma peça de “brique”.
Analise o texto abaixo: "Consiste em ações indiretas, dirigidas a retardar e prevenir danos, criando condições à conservação; em seu conceito também está inserida a manipulação, transporte, armazenamento e exposição dos objetos." Marque a alternativa CORRETA, que apresenta a qual conceito esse texto se refere.
A Salvaguarda
B Restauração
C Conservação preventiva.
D Preservação

De acordo com Teixeira e Ghizoni (2012), a conservação tem vinculação direta com a materialidade do objeto, a forma, a técnica e as condições com que foi fabricado ou criado. Essa condição gera influência na estabilidade dos fatores de degradação e na relação do objeto com o ambiente.
No que se refere a deterioração, marque a alternativa CORRETA que apresenta o conceito de macroambiente:
A Espaço externo, extrínseco em que o objeto está situado.
B Espaço interno, extrínseco em que o objeto está situado
C Espaço reaproveitado, isto é, mão foi construído para a ocupação de um museu.
D Trata da área interna ao objeto

Como ensinam Teixeira e Ghizoni (2012, p. 28) a segurança envolve “cuidados de proteção contra roubo, depredações, danos gerais causados por condições de guarda e exposição inadequados e medidas de salvaguarda contra catástrofes”.
Sobre as medidas utilizadas para diminuir o risco dos acervos, marque a alternativa INCORRETA:
A Uso do vestuário, equipamentos e acessórios adequados.
B Arraste um móvel com frequência, visto que esse ato não provoca o rompimento dos pés.
C Antes de manusear um objeto, deve-se pensar se realmente é necessário que seja manuseado.
D Esculturas e estátuas devem ser retiradas de sua base e protegidas em seus relevos e extremidades.

Sobre os equipamentos utilizados no ambiente museológico, que podem fazer leituras momentâneas ou registrar as variações do dia, da noite, do calor, do frio, visando à elaboração de parâmetros do local de guarda do acervo.
Sobre a função dos equipamentos utilizados no ambiente museológico, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I Desumidificador
II Termohigrômetro
III Luxímetro ou luxômetro
IV Termômetro
V Data Lagger
( ) Registro eletrônico, digital, das variações da UR e da temperatura.
( ) Mede os níveis de luminância (Luz)
( ) Mede a temperatura do ambiente.
( ) Controle da UR.
( ) Registra a temperatura e a umidade.

A conservação reparadora possui como referência “toda intervenção na estrutura dos materiais que compõem os documentos, visando a melhorar o seu estado físico” (SPINELLI; BRANDÃO, FRANÇA, 2011, p. 4).
Como exemplos de conservação reparadora, assinale V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS;
( ) Recuperação de encadernações danificadas.
( ) Remendos em folhas rasgadas.
( ) Enxertos em partes faltantes do miolo.
( ) Confecção de capa e planificação de documentos.
A V - V - V - V
B F - F - V - V
C V - V - F - F
D V - F - F - V

A conservação utiliza de técnicas e práticas para a proteção de materiais de diversos formatos, como couro, papel e tecido contra danos, deterioração e decomposição.
Sobre a conservação, assinale V para verdadeira e F para falsa:
( ) A conservação é entendida como um “conjunto de melhorias do meio ambiente e dos meios de armazenagem e proteção que visam a retardar a degradação dos materiais do acervo” (ANTUNES, 2015, p. 110).
( ) Para Cassares (2000, p. 12), a conservação pode ser definida como um “conjunto de ações estabilizadoras que visam a desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento)”.
( ) A conservação reparadora possui como referência “toda intervenção na estrutura dos materiais que compõem os documentos, visando a melhorar o seu estado físico” (SPINELLI; BRANDÃO, FRANÇA, 2011, p. 4).
( ) A conservação preventiva é um conjunto de medidas e estratégias administrativas, políticas e operacionais que contribuem direta ou indiretamente para a conservação da integridade dos acervos e dos prédios que os abrigam. (SPINELLI; BRANDÃO; FRANÇA, 2011, p. 4).
A V - V - V - V
B V - F - V - F
C F - V - V - V
D V - V - V - F

De acordo com Teixeira e Ghizoni (2012), a conservação tem vinculação direta com a materialidade do objeto, a forma, a técnica e as condições com que foi fabricado ou criado. Essa condição gera influência na estabilidade dos fatores de degradação e na relação do objeto com o ambiente.
Sobre três espécies de fatores ambientais que precisam ser considerados na deterioração, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Macroambiente
II- Médio ambiente.
III- Microambiente.
( ) É o espaço que trata da área interna ao objeto. É composto pelo armazenamento, acondicionamento, embalagens e posições de contato direto com a peça. Além disso, devemos observar os espaços expositivos, os quais são formados de vitrines, painéis, suportes.
( ) É o espaço geográfico, físico cujas condições de proximidade da água, a posição solar, a posição da fachada pela temperatura e os ventos são fatores que ampliam os riscos de danos exteriores aos objetos.
( ) É o espaço que foi reaproveitado, isto é, não foi construído para a ocupação de um museu. Por conseguinte, a adaptação das instalações pode contribuir com a formação de microclimas nocivos à ideia de conservar preventivamente.

O estado de conservação de um objeto museológico está vinculado a sua materialidade e aos fatores de armazenagem no ambiente museológico. Para se atingir um padrão de conservação preventiva aceitável e realizar um diagnóstico confiável, é preciso conhecer os agentes deteriorantes, reunidos nos grupos de fatores ambientais, biológico e humanos.
Sobre esses os agentes deteriorantes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Agentes ambientais
II- Agentes biológicos
III- Agentes humanos
São atitudes, omissões, descuido, negligência e imprudência, como o manuseio incorreto, o uso impróprio, o vandalismo, a dissociação, as guerras, o furto e o roubo.
são as condições atuantes na resistência dos materiais, como a temperatura, umidade, luz, fuligem, poluentes, maresia.
São os danos provocados pelos organismos vivos, como os macro-organismos e os micro-organismos, podendo ser mofo, fungos, insetos, ratos, aves.

A questão da segurança e do transporte em museus deve ser sempre abordada. Os detalhes fazem diferença na preservação do patrimônio museológico, seja do acervo, da edificação, da equipe ou de visitantes. Atitudes, procedimentos e processos devem ser elaborados para que todos reconheçam sua posição em caso de sinistros e desastres.
Com base nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I- De acordo com Teixeira e Ghizoni (2012, p. 28) a segurança envolve “cuidados de proteção contra roubo, depredações, danos gerais causados por condições de guarda e exposição inadequados e medidas de salvaguarda contra catástrofes”.
II-Para um plano de segurança, é necessário conhecer o acervo e o edifício do museu (diagnóstico de conservação), as características institucionais e definir medidas passivas e ativas.
III- É significativo observar a legislação de segurança do lugar em que o museu está situado, isto é, a legislação local. Isso garantirá as adequações necessárias das instalações.
IV- O sistema de combate a incêndio, por exemplo, deve ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros, e para isso existe o plano de prevenção e proteção contra incêndios — PPCI.
A ( ) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
B ( ) Somente a afirmativa IV está correta.
C ( ) As afirmativas I e II estão corretas.
D ( ) Somente a afirmativa I está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Apesar das intervenções de conservação preventiva, em regra, esta não produz resultados visíveis nas peças. As ações de prevenção são essenciais para manter as coleções em bom estado, de modo a evitar danos, perdas e gastos desnecessários com intervenções profundas e intrusivas. Análise as sentenças abaixo sobre exemplos de intervenções de conservação preventiva:
Marque a sequência CORRETA:
I A higienização de livros/documentos e dos espaços em que circulam e são armazenados.
II O correto manuseamento e acondicionamento de livros e documentos.
III O controle das condições ambientais envolventes, ou seja, dos níveis de temperatura e da umidade relativa do ar, nada influênciam na conservação dos livros.
IV Recuperação de encadernações danificadas.
A Apenas a alternativa II está correta.
B As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
C As alternativas I e II estão corretas.
D As alternativas II, III e IV estão corretas.

A existência de uma cadeia operatória da Museologia, a qual compreende a preservação interna do objeto no ambiente museológico. A própria documentação institucional que o objeto recebe ao adentrar no processo de musealização caracteriza iniciativa de preservação. Um objeto sem informações, sem investigação científica e sem tratamento técnico fica dissociado no tempo e no espaço, pois não se difere de uma peça de “brique”.
Analise o texto abaixo: "Consiste em ações indiretas, dirigidas a retardar e prevenir danos, criando condições à conservação; em seu conceito também está inserida a manipulação, transporte, armazenamento e exposição dos objetos." Marque a alternativa CORRETA, que apresenta a qual conceito esse texto se refere.
A Salvaguarda
B Restauração
C Conservação preventiva.
D Preservação

De acordo com Teixeira e Ghizoni (2012), a conservação tem vinculação direta com a materialidade do objeto, a forma, a técnica e as condições com que foi fabricado ou criado. Essa condição gera influência na estabilidade dos fatores de degradação e na relação do objeto com o ambiente.
No que se refere a deterioração, marque a alternativa CORRETA que apresenta o conceito de macroambiente:
A Espaço externo, extrínseco em que o objeto está situado.
B Espaço interno, extrínseco em que o objeto está situado
C Espaço reaproveitado, isto é, mão foi construído para a ocupação de um museu.
D Trata da área interna ao objeto

Como ensinam Teixeira e Ghizoni (2012, p. 28) a segurança envolve “cuidados de proteção contra roubo, depredações, danos gerais causados por condições de guarda e exposição inadequados e medidas de salvaguarda contra catástrofes”.
Sobre as medidas utilizadas para diminuir o risco dos acervos, marque a alternativa INCORRETA:
A Uso do vestuário, equipamentos e acessórios adequados.
B Arraste um móvel com frequência, visto que esse ato não provoca o rompimento dos pés.
C Antes de manusear um objeto, deve-se pensar se realmente é necessário que seja manuseado.
D Esculturas e estátuas devem ser retiradas de sua base e protegidas em seus relevos e extremidades.

Sobre os equipamentos utilizados no ambiente museológico, que podem fazer leituras momentâneas ou registrar as variações do dia, da noite, do calor, do frio, visando à elaboração de parâmetros do local de guarda do acervo.
Sobre a função dos equipamentos utilizados no ambiente museológico, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I Desumidificador
II Termohigrômetro
III Luxímetro ou luxômetro
IV Termômetro
V Data Lagger
( ) Registro eletrônico, digital, das variações da UR e da temperatura.
( ) Mede os níveis de luminância (Luz)
( ) Mede a temperatura do ambiente.
( ) Controle da UR.
( ) Registra a temperatura e a umidade.

A conservação reparadora possui como referência “toda intervenção na estrutura dos materiais que compõem os documentos, visando a melhorar o seu estado físico” (SPINELLI; BRANDÃO, FRANÇA, 2011, p. 4).
Como exemplos de conservação reparadora, assinale V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS;
( ) Recuperação de encadernações danificadas.
( ) Remendos em folhas rasgadas.
( ) Enxertos em partes faltantes do miolo.
( ) Confecção de capa e planificação de documentos.
A V - V - V - V
B F - F - V - V
C V - V - F - F
D V - F - F - V

A conservação utiliza de técnicas e práticas para a proteção de materiais de diversos formatos, como couro, papel e tecido contra danos, deterioração e decomposição.
Sobre a conservação, assinale V para verdadeira e F para falsa:
( ) A conservação é entendida como um “conjunto de melhorias do meio ambiente e dos meios de armazenagem e proteção que visam a retardar a degradação dos materiais do acervo” (ANTUNES, 2015, p. 110).
( ) Para Cassares (2000, p. 12), a conservação pode ser definida como um “conjunto de ações estabilizadoras que visam a desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento)”.
( ) A conservação reparadora possui como referência “toda intervenção na estrutura dos materiais que compõem os documentos, visando a melhorar o seu estado físico” (SPINELLI; BRANDÃO, FRANÇA, 2011, p. 4).
( ) A conservação preventiva é um conjunto de medidas e estratégias administrativas, políticas e operacionais que contribuem direta ou indiretamente para a conservação da integridade dos acervos e dos prédios que os abrigam. (SPINELLI; BRANDÃO; FRANÇA, 2011, p. 4).
A V - V - V - V
B V - F - V - F
C F - V - V - V
D V - V - V - F

De acordo com Teixeira e Ghizoni (2012), a conservação tem vinculação direta com a materialidade do objeto, a forma, a técnica e as condições com que foi fabricado ou criado. Essa condição gera influência na estabilidade dos fatores de degradação e na relação do objeto com o ambiente.
Sobre três espécies de fatores ambientais que precisam ser considerados na deterioração, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Macroambiente
II- Médio ambiente.
III- Microambiente.
( ) É o espaço que trata da área interna ao objeto. É composto pelo armazenamento, acondicionamento, embalagens e posições de contato direto com a peça. Além disso, devemos observar os espaços expositivos, os quais são formados de vitrines, painéis, suportes.
( ) É o espaço geográfico, físico cujas condições de proximidade da água, a posição solar, a posição da fachada pela temperatura e os ventos são fatores que ampliam os riscos de danos exteriores aos objetos.
( ) É o espaço que foi reaproveitado, isto é, não foi construído para a ocupação de um museu. Por conseguinte, a adaptação das instalações pode contribuir com a formação de microclimas nocivos à ideia de conservar preventivamente.

O estado de conservação de um objeto museológico está vinculado a sua materialidade e aos fatores de armazenagem no ambiente museológico. Para se atingir um padrão de conservação preventiva aceitável e realizar um diagnóstico confiável, é preciso conhecer os agentes deteriorantes, reunidos nos grupos de fatores ambientais, biológico e humanos.
Sobre esses os agentes deteriorantes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Agentes ambientais
II- Agentes biológicos
III- Agentes humanos
São atitudes, omissões, descuido, negligência e imprudência, como o manuseio incorreto, o uso impróprio, o vandalismo, a dissociação, as guerras, o furto e o roubo.
são as condições atuantes na resistência dos materiais, como a temperatura, umidade, luz, fuligem, poluentes, maresia.
São os danos provocados pelos organismos vivos, como os macro-organismos e os micro-organismos, podendo ser mofo, fungos, insetos, ratos, aves.

A questão da segurança e do transporte em museus deve ser sempre abordada. Os detalhes fazem diferença na preservação do patrimônio museológico, seja do acervo, da edificação, da equipe ou de visitantes. Atitudes, procedimentos e processos devem ser elaborados para que todos reconheçam sua posição em caso de sinistros e desastres.
Com base nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I- De acordo com Teixeira e Ghizoni (2012, p. 28) a segurança envolve “cuidados de proteção contra roubo, depredações, danos gerais causados por condições de guarda e exposição inadequados e medidas de salvaguarda contra catástrofes”.
II-Para um plano de segurança, é necessário conhecer o acervo e o edifício do museu (diagnóstico de conservação), as características institucionais e definir medidas passivas e ativas.
III- É significativo observar a legislação de segurança do lugar em que o museu está situado, isto é, a legislação local. Isso garantirá as adequações necessárias das instalações.
IV- O sistema de combate a incêndio, por exemplo, deve ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros, e para isso existe o plano de prevenção e proteção contra incêndios — PPCI.
A ( ) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
B ( ) Somente a afirmativa IV está correta.
C ( ) As afirmativas I e II estão corretas.
D ( ) Somente a afirmativa I está correta.

Prévia do material em texto

1- Apesar das intervenções de conservação preventiva, em regra, esta não
produz resultados visíveis nas peças. As ações de prevenção são essenciais para manter as coleções em bom estado, de modo a evitar danos, perdas e gastos desnecessários com intervenções profundas e intrusivas. Análise as sentenças abaixo sobre exemplos de intervenções de conservação preventiva:
I A higienização de livros/documentos e dos espaços em que circulam e são armazenados.
II O correto manuseamento e acondicionamento de livros e documentos.
III O controle das condições ambientais envolventes, ou seja, dos níveis de temperatura e da umidade relativa do ar, nada influênciam na conservação dos livros. 
IV Recuperação de encadernações danificadas.
Marque a sequência CORRETA: 
A
Apenas a alternativa II está correta. 
B
As alternativas I, II, III e IV estão corretas. 
C
As alternativas I e II estão corretas. 
D
As alternativas II, III e IV estão corretas.
2-A existência de uma cadeia operatória da Museologia, a qual compreende a preservação interna do objeto no ambiente museológico. A própria documentação institucional que o objeto recebe ao adentrar no processo de musealização caracteriza iniciativa de preservação. Um objeto sem informações, sem investigação científica e sem tratamento técnico fica dissociado no tempo e no espaço, pois não se difere de uma peça de “brique”. Analise o texto abaixo:
"Consiste em ações indiretas, dirigidas a retardar e prevenir danos, criando condições à conservação; em seu conceito também está inserida a manipulação, transporte, armazenamento e exposição dos objetos." 
Marque a alternativa CORRETA, que apresenta a qual conceito esse texto se refere. 
 
A
Salvaguarda 
B
Restauração 
C
Conservação preventiva.
D
Preservação
3- De acordo com Teixeira e Ghizoni (2012), a conservação tem vinculação direta com a materialidade do objeto, a forma, a técnica e as condições com que foi fabricado ou criado. Essa condição gera influência na estabilidade dos fatores de degradação e na relação do objeto com o ambiente. Ou seja, os fatores ambientais, biológicos e humanos interagem com o espaço em que o objeto está depositado, guardado, exposto. No que se refere a deterioração, marque a alternativa CORRETA que apresenta o conceito de macroambiente: 
TEIXEIRA, L.; GHIZONI, V. Conservação preventiva de acervos. Florianópolis: FCC, 2012.
A
Espaço externo, extrínseco em que o objeto está situado. 
B
Espaço interno, extrínseco em que o objeto está situado
C
Espaço reaproveitado, isto é, mão foi construído para a ocupação de um museu. 
D
 Trata da área interna ao objeto
4- Como ensinam Teixeira e Ghizoni (2012, p. 28) a segurança envolve “cuidados de proteção contra roubo, depredações, danos gerais causados por condições de guarda e exposição inadequados e medidas de salvaguarda contra catástrofes”. Sobre as medidas utilizadas para diminuir o risco dos acervos, marque a alternativa INCORRETA: 
TEIXEIRA, L.; GHIZONI, V. Conservação preventiva de acervos. Florianópolis: FCC, 2012.
A
Uso do vestuário, equipamentos e acessórios adequados.
B
Arraste um móvel com frequência, visto que esse ato não provoca o rompimento dos pés.
C
Antes de manusear um objeto, deve-se pensar se realmente é necessário que seja manuseado.
D
Esculturas e estátuas devem ser retiradas de sua base e protegidas em seus relevos e extremidades.
5-Sobre os equipamentos utilizados no ambiente museológico, que podem fazer leituras momentâneas ou registrar as variações do dia, da noite, do calor, do frio, visando à elaboração de parâmetros do local de guarda do acervo. Sobre a função dos equipamentos utilizados no ambiente museológico, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I Desumidificador
II Termohigrômetro
III Luxímetro ou luxômetro
IV Termômetro 
V Data Lagger
(  ) Registro eletrônico, digital, das variações da UR  e da temperatura. 
(  ) Mede os níveis de luminância (Luz) 
(  ) Mede a temperatura do ambiente. 
(  ) Controle da UR. 
(  ) Registra a temperatura e a umidade. 
Marque a sequência CORRETA: 
 
A
II, I, III, IV, V
B
IV, I, III, II, V
C
I, II, III, IV, V
D
V, III, IV, I, II
6- A conservação reparadora possui como referência “toda intervenção na estrutura dos materiais que compõem os documentos, visando a melhorar o seu estado físico” (SPINELLI; BRANDÃO, FRANÇA, 2011, p. 4). Como exemplos de conservação reparadora, assinale V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS;
(    ) Recuperação de encadernações danificadas.
(    ) Remendos em folhas rasgadas.
(    ) Enxertos em partes faltantes do miolo.
(    ) Confecção de capa e planificação de documentos.
Agora, assinale a sequência CORRETA:
A
V - V - V - V
B
F - F - V - V
C
V - V - F - F
D
V - F - F - V
7- A conservação utiliza de técnicas e práticas para a proteção de materiais de diversos formatos, como couro, papel e tecido contra danos, deterioração e decomposição. Sobre a conservação, assinale V para verdadeira e F para falsa:
(    ) A conservação é entendida como um “conjunto de melhorias do meio ambiente e dos meios de armazenagem e proteção que visam a retardar a degradação dos materiais do acervo” (ANTUNES, 2015, p. 110).
(    ) Para Cassares (2000, p. 12), a conservação pode ser definida como um “conjunto de ações estabilizadoras que visam a desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento)”.
(    ) A conservação reparadora possui como referência “toda intervenção na estrutura dos materiais que compõem os documentos, visando a melhorar o seu estado físico” (SPINELLI; BRANDÃO, FRANÇA, 2011, p. 4).
(    ) A conservação preventiva é um conjunto de medidas e estratégias administrativas, políticas e operacionais que contribuem direta ou indiretamente para a conservação da integridade dos acervos e dos prédios que os abrigam. (SPINELLI; BRANDÃO; FRANÇA, 2011, p. 4).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - V
B
 V - F - V - F
C
 F - V - V - V
D
 V - V - V - F
8-De acordo com Teixeira e Ghizoni (2012), a conservação tem vinculação direta com a materialidade do objeto, a forma, a técnica e as condições com que foi fabricado ou criado. Essa condição gera influência na estabilidade dos fatores de degradação e na relação do objeto com o ambiente. Ou seja, os fatores ambientais, biológicos e humanos interagem com o espaço em que o objeto está depositado, guardado, exposto. Sobre três espécies de fatores ambientais que precisam ser considerados na deterioração, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-  Macroambiente
II- Médio ambiente.
III- Microambiente.
(    ) É o espaço que trata da área interna ao objeto. É composto pelo armazenamento, acondicionamento, embalagens e posições de contato direto com a peça. Além disso, devemos observar os espaços expositivos, os quais são formados de vitrines, painéis, suportes.
(    ) É o espaço geográfico, físico cujas condições de proximidade da água, a posição solar, a posição da fachada pela temperatura e os ventos são fatores que ampliam os riscos de danos exteriores aos objetos.
(    ) É o espaço que foi reaproveitado, isto é, não foi construído para a ocupação de um museu. Por conseguinte, a adaptação das instalações pode contribuir com a formação de microclimas nocivos à ideia de conservar preventivamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - I - II
B
III - II - I
C
II - III - I
D
I - II - III
9-O estado de conservação de um objeto museológico está vinculado a sua materialidade e aos fatores de armazenagem no ambiente museológico. Para se atingir um padrão de conservação preventiva aceitável e realizar um diagnóstico confiável, é preciso conhecer os agentes deteriorantes, reunidos nos grupos de fatores ambientais, biológico e humanos. Sobre esses os agentes deteriorantes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-  Agentes ambientais
II- Agentes biológicos
III- Agentes humanos
(    ) São atitudes, omissões, descuido, negligência e imprudência,como o manuseio incorreto, o uso impróprio, o vandalismo, a dissociação, as guerras, o furto e o roubo.
(    ) são as condições atuantes na resistência dos materiais, como a temperatura, umidade, luz, fuligem, poluentes, maresia.
(    ) São os danos provocados pelos organismos vivos, como os macro-organismos e os micro-organismos, podendo ser mofo, fungos, insetos, ratos, aves.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - I - II
B
III - II - I
C
II - III - I
D
I - II - III
10-A questão da segurança e do transporte em museus deve ser sempre abordada. Os detalhes fazem diferença na preservação do patrimônio museológico, seja do acervo, da edificação, da equipe ou de visitantes. Atitudes, procedimentos e processos devem ser elaborados para que todos reconheçam sua posição em caso de sinistros e desastres. Com base nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I- De acordo com Teixeira e Ghizoni (2012, p. 28) a segurança envolve “cuidados de proteção contra roubo, depredações, danos gerais causados por condições de guarda e exposição inadequados e medidas de salvaguarda contra catástrofes”.
II-Para um plano de segurança, é necessário conhecer o acervo e o edifício do museu (diagnóstico de conservação), as características institucionais e definir medidas passivas e ativas.
III- É significativo observar a legislação de segurança do lugar em que o museu está situado, isto é, a legislação local. Isso garantirá as adequações necessárias das instalações.
IV- O sistema de combate a incêndio, por exemplo, deve ser aprovado pelo Corpo de Bombeiros, e para isso existe o plano de prevenção e proteção contra incêndios — PPCI.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
(    ) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
B
(    ) Somente a afirmativa IV está correta.
C
(    ) As afirmativas I e II  estão corretas.
D
(    ) Somente a afirmativa I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina