Buscar

Relatorio equilibrio acid0-base

Prévia do material em texto

1. Introdução
Uma técnica comum utilizada nos laboratórios de química para a determinação de uma concentração desconhecida é a titulação (volumetria de neutralização). Essa técnica consiste na lenta adição de uma solução padronizada (concentração conhecida) em uma solução de concentração desconhecida.
A reação entre um ácido e uma base forma, em geral, sal e água. A titulação se dá pela neutralização do íon hidrogenado e do íon hidroxila. Do ponto estequiométrico, o número de mols de OH- têm de ser igual ao número de mols de H+. Utilizando equações, temos que:
n = M x V
onde, 
n= Número de moles
V= Volume da solução
M= Molaridade
Como temos uma igualdade de nº de mols:
nOH = nH
Reformulando: 
MOH x VOH = MH xVH
Para realização dessa técnica conta-se com o auxilio de um indicador, que nada mais é que um corante, solúvel em agua, cuja cor depende do pH. A mudança rápida de pH que ocorre no ponto estequimétrico (ponto em que o titulante reage totalmente com o titulado) de uma titulação é, portanto, sinalizada por uma mudança instantânea da cor do corante em resposta ao pH. Alguns exemplos de indicadores:
Fenolftaleína: É incolor em meio ácido e rosa em meio básico, possui faixa de viragem em 8<pH<10; ideal pra titulação de um ácido fraco com uma base forte;
Vermelho de Metila: É vermelho em meio ácido e amarelo em meio básico, possui faixa de viragem em 4,8<pH<6. Frequentemente usado em testes microbiológicos;
Alaranjado de Metila: É vermelho em meio ácido e amarelo em meio básico, possui faixa de viragem em 3,2<pH<4,4. Possuí viragem bem definida.
Utilizando assim esses conceitos e conhecimentos sobre a variação de cores de indicadores, pode-se determinar a concentração de uma substância, através de uma titulação com uma solução padrão.
 2. Objetivo
 O experimento realizado teve como intuito verificar a ação de indicadores ácido-base em uma reação de neutralização, e tambem na determinação de uma concentração desconhecida de ácido acético e ácido cloridrico, a partir de uma solução de hidroxido de cloreto 0,1 M através da volumetria de neutralização. 
 3. Materiais e Métodos
 3.1. Titulação ácido-base (HCl x NaOH)
 Inicialmente com o auxilio de uma pipeta volumetrica, foram transferidos para 3 Erlenmeyer 3 aliquotas de 25 mL de HCl 0,0929 Mr. Após fixado a bureta ao suporte, foi feito a ambientação da mesma com uma solução titulante de NaOH 0,1 M e posteriormente descartado. Com a bureta já ambietada, foram adcionados 50 mL da solução titulante (NaOH) em seu interior. Cuidadosamente virou-se a torneira para que lentamente fosse adcionado NaOH a solução de HCl com presença de Fenolftaleína (duas gotas), e simultaneamente a agitação do Erlenmeyer para a homogenização. Cessou a adição do titulante ao verificar a viragem do indicador, e assim foi anotado o volume gasto de NaOH para a neutralização. Foram feitas outras duas volumetrias de neutralização porém com Vermelho de Metila e o Alaranjado de Metila. Com os volumes anotados, foram calculados as concentrações de HCl e comparados com a do rótulo.
 3.2. Titulação ácido-base (HAc x NaOH)
 Com auxilio de uma pipeta volumétrica foram adcionados 10 mL de vinagre em um balão volumétrico de 100 mL, posteriormente o balão foi preenchido com água até 100 mL. Após a diluição do vinagre foram separadas 3 alíquotas de 10 mL de sua solução para cada Erlenmeyer, feito isso foi determinado que o indicador fenolftaleína seria o mais eficaz, pois possui ponto de viragem em meio levemente básico, o que seria ideal para uma neutralização envolvendo um ácido fraco e uma base forte. Feito a ambientação da bureta, foram adcionados 50 mL de NaOH 0,1 M em seu interior. Após a técnica de volumetria de neutralização, foi feito uma média do volume gasto de NaOH e posteriormente calculado a concentração do ácido acético. Sabendo a concentração do ácido diluido foi calculado a concentração real do vinagre e finalmente o seu percentual. 
 
 4. Resultados e Discussão
 4.1. Titulação ácido-base (HCl x NaOH)
Segue abaixo uma tabelo com os determinados volumes obtidos das titulações após a primeira transformação cromatográfica das soluções:
	INDICADOR
	VOLUME DE NaOH
	Alaranjado de Metila
	22,9 mL
	Vermelho de Metila
	23,2 mL
	Fenolftaleína
	23,1 mL
Tabela 1: Indicador x Volume de neutralização.
Cálculo da Molaridade:
i) Alaranjado de Metila:
MOH xVOH = MH x VH
0,1 x22,9 = MH x 25
MH1 =0,0916 mol/L
ii) Vermelho de metila:
MOH xVOH = MH x VH
0,1x23,2 = MH x 25
MH2 = 0,0928 mol/L
iii) Fenolftaleína:
MOH xVOH = MH x VH
0,1x23,1 = MH x 25
MH3 = 0,0924 mol/L
 
Percebe-se de acordo com os valores acima, que a titulação acido-base(volumetria de neutralização) é uma técnica análitica apropriada para determinação da concentração de uma solução de ácido apartir do volume gasto de uma base titulante de concentração conhecida. As concentrações observadas experimentalmente: MH1 =0,0916 mol/L, MH2 =0,0928 mol/L e MH3 =0,0924 mol/L tem seus valores proximos a concentração real de 0,0929 mol/L de HCl presente no rótulo da solução. 
 4.2. Titulação ácido-base (HAc x NaOH)
Com a molaridade do NaOH conhecida agora é possível descobrir experimentalmente a concentração de ácido acético na amostra, com o auxilio da Fenolftaléina que possui viragem em meio basico. O volume gasto nos três testes será apresentado na tabela abaixo.
	INDICADOR
	VOLUME DE NaOH
	Fenolftaleína
	6,7 mL
	Fenolftaleína
	7,1 mL
	Fenolftaleína
	7,2 mL
Tabela 2: Indicador x Volume de neutralização.
	Média de volume: 7 mL
Cálculo da Molaridade do Vinagre diluido:
MOH xVOH = MH x VH
0,1 x7,0 = MH x 10,0
MH = 0,07 mol/L
Esta concentração refere-se à concentração da solução de vinagre diluído. A concentração real do vinagre é dada por:
Ci x Vi = Cf x Vf
Ci x 10,0 = 0,07 x 100,0
Ci = 0,7 mol/L 
Passando este valor para a concentração massa por volume temos (ácido acético(60g/mol): 42g/L. Considerando a densidade do vinagre próxima a da água ~ 1 g/mL, temos que:
42g ___ 1000mL
 x ___ 1mL
:. x = 0,042g, logo a concentração é 0,042g/mL
0,042g ____ 1 mL
 y ____ 100 mL
:. y = 4,2 g , logo temos que a concentração de ácido acético em termos de percentual massa/volume no vinagre comercial verificada foi de 4,2%(m/v).
 
Uma vez que o rótulo de vinagre indica que a acidez é de 4%, o erro absoluto em relação a acidez encontrada é de 0,2%, temos que o erro relativo é dado por: erro relativo = (0,2% x 100)/(4%) .: Erro relativo = 5%. Ou seja, um erro experimental comum, que pode ser gerado pela diferença entre os métodos utilizados pela empresa produtora e o método utilizado no laboratório, além de certa imprecisão na observação no ponto de viragem de algum dos indicadores.
· É possível realizar a titulação invertendo as soluções na bureta e no erlenmeyer?
Não é possível, pois é padronizado adicionar a solução de concentração desconhecida ao erlenmeyer e a solução padrão de concentração conhecida na bureta. Além disso, caso ocorresse essa inversão no modo de titular, a viragem do indicador, fenolftaleína, não ocorreria no volume necessário para predição da correta concentração da solução titulante.
· Pode-se determinar a natureza de um ácido (forte ou fraco) por meio de titulação?
Pode-se determinar a natureza do ácido com a construção de uma curva de titulação e monitoramento do pH no ponto de equivalencia (com auxilio de indicadores ácido-base e papel tornassol). Caso seja usada uma base forte, se for um ácido forte a virada ocorre no pH neutro; caso for um ácido fraco a virada ocorre em um pH superior a 7. Se for utilizada uma base fraca e o ácido seja forte, a virada de pH ocorre com um pH menor que 7. Podemos assim determinar a natureza do ácido. 
 Conclusão
 É importante a seleção de um indicador com ponto final próximo do ponto estequiométrico da titulação de interesse, para que assim o momento de viragem indique com precissão o volume de titulantenecessário para a neutralização, baseado nisso foi possivel calcular o teor de acidez no vinagre com precisão. Deve se levar em conta os erros pessoais, no qual há uma imprecissão ao verificar o volume de titulante no momento exato de viragem, e também o erro proporcional, causado por impurezas na bureta ou na solução padrão.
 Referencias Bibliograficas

Continue navegando