Buscar

ATV DIREITO ELEITORAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO ELEITORAL
1 - Tendo em vista as Súmulas do Tribunal Superior Eleitoral, assinale a alternativa correta.
A) O exercício do mandato, por si só, não é circunstância que comprova a condição de alfabetizado do candidato.
B) O juiz eleitoral pode, de ofício, instaurar procedimento para impor multa pela veiculação de propaganda eleitoral irregular.
C) O prazo de inelegibilidade pela condenação por abuso de poder econômico inicia no dia da eleição em que se verificou e finda no dia de igual número no quinto ano seguinte.
D) Nas ações que visem à cassação de registro, diploma ou mandato há litisconsórcio passivo facultativo entre o titular e o respectivo vice da chapa majoritária.
E) O partido político é litisconsórcio passivo necessário em ações que visem à cassação da diplomação do candidato.
Justifique e fundamente sua resposta.
A alternativa A está correta visto que a Súmula 15 do TSE assevera que o exercício do mandato, por si só, não é circunstância que comprova a condição de alfabetizado do candidato.
A alternativa B está incorreta visto que de acordo com o que dispõe a Súmula 18 do TSE o juiz eleitoral não tem legitimidade para, de ofício, instaurar procedimento com a finalidade de impor multa pela veiculação de propaganda eleitoral.
A alternativa C está incorreta visto que de acordo com a Súmula 19 do TSE o encerramento do prazo de inelegibilidade somente se encerra no dia de igual número no oitavo ano seguinte.
A alternativa D está incorreta visto que conforme dispõe a Súmula 38 do TSE o litisconsórcio será necessário entre o titular e o respectivo vice da chapa majoritária.
A alternativa E está incorreta visto que a Súmula 40 do TSE dispõe que O partido político não é litisconsorte passivo necessário em ações que visem à cassação de diploma.
2 - Nos termos da Lei n. 9.504/97, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A partir da escolha de candidatos em convenção, é assegurado o direito de resposta a candidato, partido ou coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social.
B) O ressarcimento das despesas com o uso de transporte oficial pelo Presidente da República e sua comitiva em campanha eleitoral será de responsabilidade do partido político ou coligação a que esteja vinculado.
C) proibido a qualquer candidato comparecer, nos 3 (três) meses que precedem o pleito, a inaugurações de obras públicas, sujeitando ao infrator à cassação do registro ou do diploma.
D) As entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrar, junto à Justiça Eleitoral, até cinco dias antes da divulgação, informações tais como quem contratou a pesquisa e sobre o valor e origem dos recursos despendidos no trabalho.
E) Qualquer partido político ou coligação poderá representar à Justiça Eleitoral, no prazo de 10 (dez) dias da diplomação, relatando fatos e indicando provas, e pedir a abertura de investigação judicial para apurar condutas em desacordo com as normas desta Lei, relativas à arrecadação e gastos de recursos. (ALTERNATIVA INCORRETA)
Justifique e fundamente sua resposta.
A alternativa A está correta e expõe a literalidade do que prevê o art. 58 da Lei n. 9.504/97.
A alternativa B está correta pois traz o que dispõe o art. 76 da Lei n. 9.504/97.
A alternativa C está correta pois traz o texto previsto no art. 77 da Lei n. 9.504/97.
A alternativa D esta correta pois traz o disposto no art. 33 da Lei n. 9.504/97.
A alternativa E está incorreta pois o prazo previsto no art. 30-A para qualquer partido político ou coligação poderá representar à Justiça Eleitoral é de 15 dias da diplomação.
3 - É considerada ação de arguição de inelegibilidade, oponível contra candidato:
A) a ação de investigação judicial eleitoral, utilizada para obter a cassação do registro da candidatura.
B) o recurso contra a expedição do diploma, cuja sanção é a desconstituição do diploma. (ALTERNATIVA CORRETA)
C) a representação por captação ilícita de sufrágio, que objetiva cassar o registro ou o diploma e estabelecer multa.
D) a representação por captação e gastos ilícitos de recursos eleitorais, para o pedido de denegação ou cassação do diploma.
E) a ação de impugnação ao mandato eletivo para invalidar ou desconstituir o mandato.
Justifique e fundamente sua resposta.
A alternativa A está incorreta, visto que a ação de investigação judicial eleitoral, prevista no art. 22 da lei complementar nº 64 de 1990, é uma ação de combate aos ilícitos eleitorais utilizada para apurar uso indevido, desvio ou abuso do poder econômico ou do poder de autoridade, ou utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social, em benefício de candidato ou de partido político, e tem como sanção a cassação do registro ou do diploma e inelegibilidade pelo prazo de oito anos.
A alternativa B está correta, visto que apesar da nomenclatura, não se trata propriamente de um recurso, mas de uma ação eleitoral prevista no artigo 262 do Código Eleitoral, que se caracteriza como ação de arguição de inelegibilidade, onde a sanção é a desconstituição do diploma.
A alternativa C está incorreta visto que a representação por captação ilícita de sufrágio, prevista no art. 41-A da lei nº 9.504/97, é uma ação de combate a ilícitos eleitorais, que tem como sanção a cassação do registro ou diploma e a imposição de multa.
A alternativa D está incorreta visto que a representação por captação e gastos ilícitos de recursos eleitorais prevista no art. 30-A da lei nº 9.504/97, tem como sanção a denegação ou cassação do diploma e é uma ação de combate a ilícitos eleitorais.
A alternativa E está incorreta visto que a ação de Impugnação ao Mandato Eletivo prevista no art. 14, § 10, da CF tem como sanção a invalidação ou desconstituição do mandato e é uma ação de combate a ilícitos eleitorais.
4 - Assinale a alternativa INCORRETA:
A) A decisão que declarar a inelegibilidade do candidato, Transitada em julgado ou publicada a decisão proferida por órgão colegiado,  negar-lhe-á ou cancelar-lhe-á o registro, se já tiver sido feito, ou declarar-lhe-á nulo o diploma, se já expedido.
B) A declaração de inelegibilidade do candidato a Prefeito Municipal não atingirá o candidato a Vice-Prefeito, assim como a deste não atingirá aquele.
C) O recurso contra a diplomação, interposto pelo representante, não impede a atuação do Ministério Público no mesmo sentido
D) Caberá a qualquer candidato, a partido político, coligação ou ao Ministério Público, no prazo de 5 (cinco) dias, contados do pedido de registro de candidatos, impugná-lo em petição fundamentada. (ALTERNATIVA INCORRETA)
E) Tratando-se de registro a ser julgado originalmente por Tribunal Regional Eleitoral, observado o disposto na Lei Complementar n. 64/1990, o pedido de registro, com ou sem impugnação, será julgado em 3 (três) dias, independente de publicação em pauta.
Justifique e fundamente sua resposta.
A alternativa A está correta, visto que o art. 15 da lei complementar nº 64/90 traz expressamente previsto em seu texto que a decisão proferida pelo órgão colegiado deve ser transitada em julgado ou publicada.
A letra B está correta visto que o art. 18 da lei complementar nº 64/90 traz em seu texto que a inelegibilidade do candidato a Prefeito Municipal não atingirá o candidato a Vice-Prefeito e vice e versa.
A letra C está correta, tal previsão encontra-se expressamente prevista no parágrafo único do art. 22 da lei complementar nº 64/90.
A letra D está incorreta, visto que conforme se extrai do art. 3° da lei complementar nº 64/90 o prazo para a impugnação do pedido de registro de candidatos se conta a partir da publicação do pedido, fato este que não está claro no enunciado.
A letra E está correta, a assertiva traz o que expressa o art. 13 da lei complementar nº 64/90.
5 - A respeito da diplomação, considere as seguintes afirmativas:
I. Da homologação da respectivaconvenção partidária até a diplomação e nos feitos decorrentes do processo eleitoral, não poderão servir como juízes nos Tribunais Eleitorais, ou como juiz eleitoral, apenas o parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição.  
II. Apuradas as eleições suplementares o juiz ou o Tribunal reverá a apuração anterior, confirmando ou invalidando os diplomas que houver expedido. No caso de provimento, após a diplomação, de recurso contra o registro de candidato ou de recurso parcial, será também revista a apuração anterior, para confirmação ou invalidação de diplomas, observado o disposto no código eleitoral. 
III. Enquanto o Tribunal Superior não decidir o recurso interposto contra a expedição do diploma, poderá o diplomado exercer o mandato em toda a sua plenitude. 
IV. O recurso contra expedição de diploma caberá somente nos casos de inelegibilidade superveniente ou de natureza constitucional e deverá ser interposto no prazo de 3 (três) dias após o último dia limite fixado para a diplomação e será suspenso no período compreendido entre os dias 20 de dezembro e 20 de janeiro, a partir do qual retomará seu cômputo. 
Está correto o que se afirma em:
A) I, II, III e IV.
B) II e IV, apenas.
C) I e IV, apenas.
D) II e III, apenas. (ALTERNATIVA CORRETA)
E) I, III e IV, apenas.
Justifique e fundamente sua resposta.
O item I está incorreto, visto que o §3º do art. 14, da lei 4.737/65 dispõe que a vedação para servir como juíz nos Tribunais Eleitorais, ou como juiz eleitoral, não se aplica apenas ao parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição, cabendo também esta vedação ao o cônjuge.
O item II está correto e traz a literalidade do que está expressamente previsto no art. 217, caput e parágrafo único.
O item III está correto e traz a literalidade do art. 216
O item IV está incorreto visto que o art. 262 dispõe que o recurso contra expedição de diplomação caberá somente nos casos de inelegibilidade superveniente ou de natureza constitucional e de falta de condição de elegibilidade, ao passo que o item traz apenas os casos de inelegibilidade superveniente ou de natureza constitucional.

Continue navegando