Buscar

A NAÇÃO PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A NAÇÃO PORTUGUESA
DISNASTIA DE BORGONHA – DINASTIA DE AVIZ – DINASTIA DE BRAGANÇA
1- PORTUGAL, que primeiro teve o nome de Lusitânia, era uma parte da Península Ibérica, rica e procurada por muitos povos. 
Os primeiros habitantes tinham o nome de Iberos, seguindo-se-lhes os Celtas, vindo da Gália, hoje na França. 
Dos descendentes dos Celtas surgiram os portugueses. 
2- ALÉM DESSES POVOS, viera, para a Península os Gregos, e Fenícios, grandes navegadores e comerciantes, Bárbaros do norte da África, os Cartagineses e Romanos, estes, grandes guerreiros. 
Os Romanos, muitos instruídos ensinaram os lusitanos a fazer estradas, pontes e muralhas, como governar os povos e a sua própria língua, o latim, do qual se originou a Língua Portuguesa. Fizeram-se cristãos, eles e todos os povos sujeitos ao Império Romano. A estes se juntaram os Visigodos e os Mouros, que lutaram pela posse da Península. 
3- Formam-se dai os novos reinos cristãos: de Astúrias, Leão, Navarra, Aragão e Castelo. 
4- D. Henrique e D. Raimundo eram dois fidalgos franceses que vieram ajudar os cristão em Portugal, na luta contra os Mouros. Tanto fizeram, que Afonso VI, rei de Leão, deu-lhes duas filhas em casamento.
D. Henrique era príncipe da casa de Borgonha e casou-se com D. Teresa. Seu filho Afonso Henrique, veio a ser o primeiro rei de Portugal, assumindo o poder em 1128.
DINASTIA DE BORGONHA – (1143 – 1383)
5- D. Afonso Henrique que conquistou muitas terras. D. Sancho I, o Povoador; SANCHO II, que expulsou os muçulmanos; desenvolveu a agricultura; D. DINIZ, o Lavrador, protegeu a agricultura, criou a ORFEM DE CRISTO, organização religiosa e militar que muito contribuiu para os descobrimentos e criou a Universidade de Lisboa, logo transferida para Coimbra. 
6- Seguiram-se AFONSO IV, PEDRO I, E D. FERNANDO, último rei da dinastia (novos monarcas). 
DINASTIA DE AVIZ – (1385 – 1580) 
7- O primeiro rei dessa dinastia foi D. JOÃO I, o grão mestre da ordem de Aviz, que enfrentou muitas guerras. Seus filhos foram: D. Duarte, D. Pedro, D. Henrique, D. Fernando. 
D. Duarte combateu o engradecimento da nobreza. Perdeu seu irmão D. Fernando, na guerra, pela conquista de Ceuta. – D. Afonso V descobriu novas terras. D. JOÃO II foi bom governante. Chamaram-no, o PRINCIPE PERFEITO. Conheceu ele novos descobrimentos: Rio Zaire, Cabo da Boa Esperança, Descobrimento da América etc. 
Foi assinado o tratado de Tordesilhas e Pero de Covilhã com Afonso de Paiva, viajaram para as Índias por terra. Sofreu com a morte de seu único filho, D. Afonso, num desastre.
8- D. MANUEL I O VENTUROSO, primo e cunhado de D. João II substituiu o filho morto do monarca anterior. 
Governou de 1495 a 1521. 
Foi em seu governo que: o Brasil foi descoberto.
Divisão da história do Brasil – a terra que é hoje o Brasil, ficou por muito tempo desconhecida, dos europeus. Um desses povos, o português, apossou-se dela e começou a povoá-la, trazendo a civilização. Encontrou nela os índios e foi buscar os negros na África, para trabalharem pelo engrandecimento da nova terra. 
Muito tempo esteve o Brasil com Portugal, libertando-se em 1822 (1500 – 1822)
O Brasil sob a dependência de Portugal, sofreu várias modalidades de governo, até que houve a separação. O período independente compreende o Império de 1822 a 1889, tornando-se uma República Federativa.

Continue navegando