Buscar

Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público - Turma 2

Prévia do material em texto

Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público - Turma 2
1. Página inicial
2. Meus cursos
3.  DAGSP-2021-2
4.  Módulo I
5.  Exercícios de Fixação - Módulo I
	Iniciado em
	sexta, 27 ago 2021, 17:47
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 27 ago 2021, 18:44
	Tempo empregado
	57 minutos 28 segundos
	Avaliar
	90,00 de um máximo de 100,00
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto aos Contratos Administrativos, marque a alternativa incorreta.
Escolha uma opção:
a. Contrato de obra pública – o objeto do contrato é a construção, reforma ou ampliação de um imóvel público, estrada, barragem etc.
b. Contrato de prestação de serviço – tem por objeto todo e qualquer serviço prestado à Administração, quer para atender as necessidades da população, quer para o atendimento das necessidades da própria Administração, incluídos nessa categoria os contratos de transporte, manutenção, comunicação, reparos, etc. 
c. Contratos de fornecimento – voltado à aquisição de bens necessários para a Administração.
d. Contrato Administrativo é o ajuste que a Administração Pública, agindo nessa qualidade, firma com o particular ou outra entidade administrativa para a consecução de objetivos do interesse público, nas condições acordada entre as partes.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Resposta: (d)
Feedback:
Contrato Administrativo é o ajuste que a Administração Pública, agindo nessa qualidade, firma com o particular ou outra entidade administrativa para a consecução de objetivos do interesse público, nas condições estabelecidas pela própria Administração. Unidade 1 – Introdução ao contrato administrativo
A resposta correta é: Contrato Administrativo é o ajuste que a Administração Pública, agindo nessa qualidade, firma com o particular ou outra entidade administrativa para a consecução de objetivos do interesse público, nas condições acordada entre as partes.
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Ao Tribunal de Contas da União compete julgar os atos do gestor ou fiscal de Contrato de Administração. Marque a alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
a. As contas serão julgadas regulares, quando expressarem, de forma clara e objetiva, a exatidão dos demonstrativos contábeis, a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gestão do responsável.
b. As contas serão julgadas irregulares no caso de reincidência no descumprimento de determinação de que o responsável tenha tido ciência, feita em processo de tomada ou prestação de contas. 
c. Ao gestor de contrato responde de maneira solidária com a empresa contratada por possíveis danos causados pela execução irregular do contrato
d. As contas serão julgadas irregulares em caso dano ao Erário decorrente de ato de gestão ilegítimo ou antieconômico;
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta: (b)
Feedback: § 1° O Tribunal poderá julgar irregulares as contas no caso de reincidência no descumprimento de determinação de que o responsável tenha tido ciência, feita em processo de tomada ou prestação de contas.
 
 
A resposta correta é: As contas serão julgadas irregulares no caso de reincidência no descumprimento de determinação de que o responsável tenha tido ciência, feita em processo de tomada ou prestação de contas.
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
O Tribunal de Contas julgara irregulares as contas do gestor de Contrato Administrativo quando evidenciarem impropriedade ou qualquer outra falta de natureza formal de que não resulte dano ao Erário.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Feedback: As contas serão julgadas regulares com ressalva, quando evidenciarem impropriedade ou qualquer outra falta de natureza formal de que não resulte dano ao Erário. Unidade 1 – Introdução ao contrato administrativo
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Um contrato entre a administração e uma empresa privada tem como objetivo uma obra. Parte do material necessário para obra seria importado. Acontece que o governo, por intermédio de uma norma legal, eleva substancialmente a alíquota do imposto de importação desse material. Tal fato irá onerar substancialmente os custos do contratado, podendo até inviabilizar a obra, sem que o particular detenha qualquer ingerência sobre isso. Este é um exemplo de que tipo de ocorrência contratual?
Escolha uma opção:
a. Fato da Administração
b. Fato do Príncipe 
c. Caso Fortuito
d. Teoria da Imprevisão
Feedback
Sua resposta está correta.
1. Resposta: (b)
 Resposta: "b"
Feedback:
a) Fato do Príncipe - “toda determinação estatal, positiva ou negativa, geral e imprevisível ou previsível, mas de consequências incalculáveis, que onera extraordinariamente ou que impede a execução do contrato e obriga a Administração Pública a compensar integralmente os prejuízos suportados pelo particular”.  
c) Fato do Príncipe “toda determinação estatal, positiva ou negativa, geral e imprevisível ou previsível, mas de consequências incalculáveis, que onera extraordinariamente ou que impede a execução do contrato e obriga a Administração Pública a compensar integralmente os prejuízos suportados pelo particular”. 
d) Fato do Príncipe “toda determinação estatal, positiva ou negativa, geral e imprevisível ou previsível, mas de consequências incalculáveis, que onera extraordinariamente ou que impede a execução do contrato e obriga a Administração Pública a compensar integralmente os prejuízos suportados pelo particular”. 
Unidade 3 – Reequilíbrio econômico-financeiro de um contrato
 
A resposta correta é: Fato do Príncipe
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
A respeito da Estabilidade do Contrato de Administração, marque as alternativas incorretas:
Escolha uma ou mais:
a. Uma vez celebrado o contrato, a estabilidade determina que seja integralmente cumprido.
b. Devido à estabilidade do Contrato Administrativo, a parte que motivar a rescisão antes de executado o objeto, mesmo sendo a Administração, deverá indenizar a parte que porventura tenha sido prejudicada.
c. Nos contratos de direito público uma das partes só pode exigir o cumprimento da obrigação da outra parte se houver cumprido integralmente suas próprias obrigações contratuais. 
d. Apenas o atraso superior a 120 (cento e vinte) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação, constitui motivo para rescisão de contrato provocado pela Administração. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta: "c" e "d"
Feedback: Nos Contratos Administrativos, regidos pelo direito público, a princípio, mesmo que a Administração não cumpra integralmente suas obrigações estabelecidas em contrato, o contratado não pode interromper as suas obrigações, tudo em decorrência da supremacia do interesse público sobre o do particular. Unidade 2 – Características do contrato administrativo
As respostas corretas são: Nos contratos de direito público uma das partes só pode exigir o cumprimento da obrigação da outra parte se houver cumprido integralmente suas próprias obrigações contratuais., Apenas o atraso superior a 120 (cento e vinte) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação, constitui motivo para rescisão de contrato provocado pela Administração.
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
“Cláusulas Exorbitantes” são condições estabelecidas pela Lei nº 8.666/93que favorecem o contratado frente à Administração.
 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
 Feedback: “Cláusulas Exorbitantes” são condições estabelecidas pela Lei nº 8.666/93 que favorecem a Administração frente ao contratado, tendo em vista a supremacia do interesse público sobre o particular. Unidade 4 – Cláusulas exorbitantes em favor da Administração
 
 
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise o caso abaixo e identifique o tipo evento que afetou o equilíbrio econômico-financeiro original do contrato.
 
Um contrato que previa a entrega futura de um determinado bem, quando da entrega, o preço do produto no mercado sofreu grande aumento em decorrência da inflação registrada entre a data da licitação e a da entrega, o que gerou um significativo prejuízo ao fornecedor. 
Escolha uma opção:
a. Fato do Príncipe
b. Teoria da Imprevisão 
c. Caso Fortuito ou Força Maior
d. Fato da Administração
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta: "b" 
Feedback: 
a)  A Teoria da Imprevisão “é todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade das partes, imprevisível e inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado”. Unidade 3 – Reequilíbrio econômico-financeiro de um contrato
c) A Teoria da Imprevisão “é todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade das partes, imprevisível e inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado”. Unidade 3 -  Reequilíbrio econômico-financeiro de um contrato
 
d) A Teoria da Imprevisão “é todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade das partes, imprevisível e inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado”. Unidade 3 - Reequilíbrio econômico-financeiro de um contrato
 
A resposta correta é: Teoria da Imprevisão
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
A bilateralidade caracteriza o Contrato administrativo pelo equilíbrio das obrigações de ambas as partes, mantendo a equivalência dos deveres contratados.
 
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
Feedback: A bilateralidade vem da ideia de livre acordo de vontade entre as partes, pois ninguém pode ser obrigado a assinar um contrato com a Administração. A afirmativa apresentada refere-se à característica de Contrato Administrativa: comutatividade. Unidade 2 - Características do contrato Administrativo 
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
I - Lei nº. 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e Contratos Administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
II - A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, não sendo permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.
III - A Lei Orgânica do TCU estabelece a responsabilidade solidária do fiscal do contrato com a empresa contratada por possíveis danos causados pela execução irregular do contrato.
IV - O Contrato Administrativo é um ajuste de vontades firmado entre a Administração Pública e um particular, com as mesmas características de um contrato privado.
V - O Contrato Administrativo conduz à ideia de supremacia do interesse público sobre o privado, sendo submetido a um conjunto próprio de regras, onde prevalecem diversas condições em favor da Administração.
Escolha uma opção:
a. F, V, V, V, V
b. V, F, V, F, V 
c. V, F, V, V, F
d. V, V, V, F, F
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta: "b"
Feedback: 
II - Lei nº 8.666/93 Art. 67. A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição. Unidade 1 – Introdução ao Contrato Administrativo
IV - O Contrato Administrativo é um ajuste de vontades firmado entre a Administração e um particular. Porém, como instituto de direito público, com características próprias, o Contrato Administrativo é diferente de um contrato regido pelo direito privado. Unidade 1 – Introdução ao Contrato Administrativo
A resposta correta é: V, F, V, F, V
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto às características do Contrato de Licitação, julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
I - O Contrato Administrativo é oneroso, pois contém obrigações recíprocas para as partes contratantes.
      II - A bilateralidade indica que o Contrato Administrativo é a formação voluntária de um ajuste entre a Administração Pública e o particular, cada qual movido pelos próprios interesses.
      III - Os Contratos Administrativos exigem que as pessoas contratadas cumpram direta e pessoalmente as obrigações a que se vincularam, não lhes sendo permitido transferir para outros o cumprimento dessas obrigações, configurando a característica Celebração Intuitu Personae.
      IV - A comutatividade garante que, uma vez celebrado, o Contrato de Administração deve ser integralmente cumprido. As partes adquirem um direito à execução de seu objeto, sem espaço para mudanças ou desistência por simples capricho ou vontade infundada.
Escolha uma opção:
a. V, V, V, F 
b. V, V, F, F
c. V, F, F, V
d. F, V, F, F
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta: "a"
Feedback:
A característica do contrato administrativa descrita no item IV é a da Estabilidade. A comutatividade caracteriza o Contrato Administrativo pelo equilíbrio das obrigações de ambas as partes, mantendo a equivalência dos deveres contratados. Está diretamente relacionada ao equilíbrio econômico-financeiro do contrato. Unidade 2 – Características do Contrato Administrativo
A resposta correta é: V, V, V, F

Continue navegando