Buscar

Introdução ao estudo da medicina part1

Prévia do material em texto

Entendendo a medicina – Módulo1 – pt1
Método pbl
Foi criado pelo psicólogo Jerome Seymour Bruner e pelo filosofo Jonh Dewey e foi implantado no final do século XIX na universidade de direito em Harvard e em 1969 foi implantado em conceito médico pela universidade de Macmaster no Canadá em seguida em Harvard EUA e por fim Maastricht na Holanda. No Brasil, a Aprendizagem Baseada em problemas PBL chegou através da Faculdade de Medicina de Marília (SP) e da UEL (Universidade Estadual de Londrina), no Paraná, e já está presente em várias outras.
Como funciona o pbl?
· Aprender a aprender. 
· O aluno é o centro e própria base do seu conhecimento, tendo uma aprendizagem mais autônoma onde o professor somente irá ser seu orientador e não o detentor do conhecimento. 
· O PBL é focado na prática. Os alunos fazem muitos deveres de casa, pesquisam e se aprofundam em um caso clínico abordado na aula. A discussão desse tema acontece nas Tutorias, quando os estudantes são divididos em grupos de aproximadamente 10 pessoas e um tutor.
· A prática da Medicina no início do curso em Unidades Básicas de Saúde são mais intensas do que em faculdades com método tradicional.
TUTORIAS
Trata-se de um estudo autodirigido baseado em problemas a serem solucionados, constituindo um método ativo de aprendizagem. 
· É formada com 8 a 10 membros.
Tutor: Responsável por orientar o grupo para que possam solucionar os problemas com êxito, estimulando os alunos, avaliando sua postura.
Coordenador: É responsável por manter a dinâmica do grupo seguindo os 7 passos, estimulando e dando espaço de fala para todos os integrantes sendo proativo e perceptivo.
Relator: Organizar as ideia e objetivos no quadro e participar do debate.
7 PASSOS DO PBL
1. O coordenador deve ler o problema e ao término perguntar ao grupo se tem alguma palavra desconhecida;
2. O coordenador deve então reler o problema, mas agora pausadamente listando os problemas, mas sem dar um diagnóstico;
3. Discussão do problema entre os integrantes (chuva de ideias) onde aplicaram seus conhecimentos prévios;
4. Resumir as explicações nomeando o problema do problema;
5. Estabelecer os objetivos e buscar aprofundamento e complementação do problema;
6. Estudo autodigido, onde os alunos iram em busca de informação para a solução do problema;
7. Intermediaria. Irá ter uma rediscussão do problema onde os membros apresentaram suas informações para a resolução do problema, fechamento do caso e tratamento.
12 PRINCIPIOS DA APRENDIZAGEM
1. O cérebro é um processador paralelo. Os sentimentos influenciam no processo de aprendizagem, seja negativo ou positivo.
2. A aprendizagem envolve toda a fisiologia. Fatores com o sono, alimentação, físico e psicológico interferem na capacidade de aprendizagem
3. A procura por significado é inata. Significa que o ambiente da aprendizagem precisa fornecer estabilidade e familiaridade para facilitar e estimula o aprendizado
4. A procura por significado acontece por "padronização". As informações devem relacionar de modo que permita que o cérebro extraia padrões delas pois o cérebro aumenta a capacidade de absorver enormes quantidades de informações quando elas se relacionam de uma maneira que o cérebro possa padronizá-las 
5. As emoções têm importância crítica na padronização. São as emoções que nos motivam a aprender, criar, são uma parte do que somos enquanto seres humanos e elas influenciam na nossa capacidade cognitiva.
6. Todo cérebro percebe e cria simultaneamente partes e todos. O cérebro aprende melhor o conhecimento quando dividimos em partes, porém o estabelecimento e processamento das informações é necessária na edificação de conhecimento já que ambos são processados ao mesmo tempo.
7. A aprendizagem envolve tanto a atenção concentrada como a atenção periférica. O aprendizado envolve não somente a teoria e material de conhecimento, mas também experiencias e utilização do conhecimento adquirido para que o mesmo seja efetivamente aprendido.
8. A aprendizagem sempre envolve processos conscientes e inconscientes. O consciente e inconsciente estão interligados e integram entre si, sendo o inconsciente um processo não instantâneo de aprendizado e consciente ao contrário.
9. Temos pelo menos dois tipos de memória: um sistema de memória espacial e um conjunto de sistemas para memória mecânica (NT - aprender de cor). Memoria local trata-se da aplicada no processo inativo de aprendizagem Tradicional, mais especificamente o decoreba, memoria curta ou que some posteriormente a atividade. Memoria espacial consiste em um conhecimento ativo que não necessita de ensaio e a memória é normalmente instantânea provida das experiencias.
10. O cérebro entende e lembra melhor quando os fatos e as habilidades estão encaixados na memória espacial natural. É necessária a imersão dos alunos em que o ambiente de aprendizagem bem orquestrados, vivos, de baixo conteúdo ameaçador e altamente desafiadores a fim de se aumentar o grau de aprendizagem.
11. A aprendizagem é melhorada com desafios e inibida com ameaças. É importante que se imponha desafios aos alunos, pra que eles busquem a solução dos mesmos no método tradicional as ações punitivas traumatizam e acabam limitando a capacidade de aprendizagem do aluno
12. Todo cérebro é singular. O processo de aprendizagem é o mesmo, cada um possui suas limitações e capacidades.
ANDRAGOGIA
Adultos são estimulados ao aprendizado quando: 
· Utilizam o conhecimento prévio/ possuem necessidade de estudo autodirigido. Precisam ver a utilidade do conhecimento. 
· Estimulados por experiências e aplicação do conhecimento adquirido. 
· Aprendem quando seus interesses são satisfeitos. 
· O centro de aprendizado está centrado na vida(Prática) e não na disciplina. 
· Negativas: O aprendizado nunca é tardio; o tempo , as diferenças, o estilo, a cultura, a religião NÃO influenciam no processo de aprendizado de maneira significativa, todos estamos sujeitos as mais variáveis condições.
PINESC
Trata-se de um ambiente de aprendizado prático-teórico, avaliando o aluno no sentido do desempenho e conhecimento adquirido com a prática em campo.
· O aluno já é inserido desde o primeiro semestre em unidades básicas de saúde, buscando a compreensão quando a realidade do SUS;
· Obtendo a capacidade de trabalhar em grupo;
· Desenvolver um olhar clínico e social;
· Humanização médica e formação condizente com a realidade e contexto social, econômico e cultural das pessoas e da comunidade;
· Desenvolvimento do olhar crítico aprendendo a lidar e buscar soluções para os problemas da sociedade;
· Integração e interação com a equipe bem com a sociedade.
LABORATÓRIO MORFOFUNCIONAL 
Possibilita a compreensão e entendimentos clínicos anatômicos, compreendendo os princípios básicos anatômicos (anatomia e histologia)
· Melhora a clínica 
· Capacidade intelectual e de reconhecimento anatômico
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INTEGRADAS 
Conhecer os exames laboratoriais e ser capaz de interpretar e relacionar com os aspectos clínicos e exercitar práticas que possam auxiliar o aluno a compreender melhor aspectos do módulo temático trabalhado. 
*Avaliação cognitiva
VANTAGENS X DESVANTAGENS
Vantagens
· Maior motivação do aluno
· Incentivo a autoavaliação e senso crítico
· Investigação científica, unindo teoria e prática
· Desenvolvimento de retenção de conhecimento a longo termo
· Melhoria do trabalho em equipe e habilidades interpessoais
· Aplicação prática das habilidades
· Desenvolvimento do raciocínio clínico
Desvantagens
· Nem sempre o trabalho em equipe flui bem
· A postura mais passiva, tradicional na educação, pode atrasar a adaptação ao modelo
· O excesso de discussão pode tornar o processo mais cansativo
· A disputa de egos pode inviabilizar o processo ao polarizar discussões
· A timidez pode afetar o desempenho de alguns alunos e derrubar seu desempenho nas avaliações em grupo
· Necessário muito tempo de preparação para integração 
· Baixo desempenho em testes teóricos
MÉTODO AVALIATIVO
AVALIAÇÃO FORMATIVA
· Monitorar o progresso de aprendizagem do aluno,com a finalidade de fornecer feedback sobre o sucesso e ou o fracasso no processo de aprendizagem 
· Senso crítico
· Responsabilidade
· Informação de qualidade
· Peso 3
AVALIAÇÃO COGNITIVA
· Prova teórica
· Avaliação do desenvolvimento clínico
· Peso 7
 A Nota Final (NF) será obtida pela fórmula: NF = NAC x 7 + NF x 3
 10
MÉTODO TRADICIONAL
É a forma mais antiga de ministrar educação aos estudantes através da interação cara a cara entre professores e estudantes. As escolas estão divididas em séries que incluem tanto o sistema de ensino primário como o secundário.
VANTAGENS X DESVANTAGENS
VANTAGENS
· Pré-planeado e Organizado
· Disciplina e Pontualidade
· Aprendizagem centrada no professor
· Igualdade.
· Interativo.
· Atividades Extra-Curriculares.
· Sistema de classificação e Competitividade.
DESVANTAGENS
· Educação Generalizada
· Falta de direção de carreira
· Alunos Passivos
· Demorado e interação limitada
· Utilização de uma abordagem autoritária

Continue navegando