Buscar

Tema: Efeitos da superexposição aos recursos digitais e à internet

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: Efeitos da superexposição aos recursos digitais e à internet
Aluno: Gabriel Ladeia
 
Na série original da Netflix “Control Z” é retratado o drama dos alunos do Colégio Nacional, que após um Hacker expor todos os segredos de todos os jovens da escola, tudo vira de ponta cabeça. Fora de Ficção, a superexposição das pessoas dentro do mundo digital vem se tornando mais frequente com a popularidade da internet, trazendo efeitos negativos. Nesse contexto, a distorção da imagem do indivíduo e a falta de educação digital são fatores que colaboram para a superexposição e os efeitos que causam na sociedade.
Sob essa ótica, tal exposição pode levar o ser humano a desenvolver alguns problemas psicológicos. Vários famosos após exibirem dentro de redes sociais sofrem “hate”, que significa disseminar palavras de ódio dentro da web, como é o caso da cantora Luísa Sonsa, que vem sofrendo ataques por meio de suas redes sociais após postagem de fotos, distorcendo a imagem das pessoas que muitas vezes causa problemas de autoestima e depressão como efeito dessa superexposição e ódio na rede social. Dessa maneira, pode-se concluir que muitas pessoas ao se exporem nas redes sociais sofrem na maioria das vezes por serem elas mesmas.
Ademais, é lícito salientar que a carência de educação digital é um dos caminhos para exposições nas mídias sociais. Explica bem isso o pensamento de John Locke, que diz que o ser humano nasce como uma folha em branco, em que todo o seu conhecimento é preenchido através de experiências. Pela ausência de conhecimento de como lidar com a web muitas pessoas têm informações vazadas, ficando evidente o papel da educação digital dentro da sociedade primordialmente para as pessoas mais velhas, de modo que toda população adquirem o conhecimento necessário para estar conectado na rede sem perigos. Desse modo, fica nítido a necessidade da cultura moderna está internacionalizada para toda a sociedade.
Fica evidente, portanto, que para mitigar os efeitos da superexposição dos recursos digitais, cabe ao Ministério da Educação em parceria com as escolas realize projetos, por meio de palestras e atividades interativas, como jogos e brincadeiras, a fim de alertar os familiares e os jovens a respeito do perigo proveniente da exposição exacerbada na internet, especialmente nas redes sociais. Destarte, de maneira análoga com a série “Control Z”, a comunidade de jovens vão se sentir mais seguros ao utilizarem as redes sociais.

Continue navegando