Buscar

Genética veterinária - APS

Prévia do material em texto

Professor: Túlio Goes
01- Através de seu experimento, Mendel concluiu os fundamentos da genética que possuímos hoje, se tornando o pai dessa disciplina. Descreva todas as suas conclusões em relação ao que sabemos sobre os fundamentos da genética. Represente o que a 1ª e 2ª lei de mendel representam através de um cruzamento.
02- Explique todos os modos de ação gênica(Entre Alelos e Não alelos) que foram estudados.
03- Quais as diferenças entre a determinação do sexo pelo sistema XY e ZW?
R: A determinação do sexo no sistema XY se dá pela identificação de fêmes por XX e machos por XY, enquanto no sistema ZW as fêmeas são heterogaméticas, sendo ZW e os machos homogaméticos identificados por ZZ. 
04- Nas cobras do milharal(Corn Snake) existem 4 tipos de padrão de cor na camuflagem: Preta e Laranja, apenas Preto, apenas Laranja e Albina. Esse padrão de coloração é determinado por dois tipos de genes. O gene O determina presença de pigmento laranja enquanto o gene o determina ausência do pigmento laranja. Um outro gene B determina presença de pigmento preto, enquanto o gene b determina ausência de pigmento preto. Sabendo disso, quais seriam os genótipos que determinam os padrões citados acima, e qual o nome dessa ação gênica?
R: Os genótipos, respectivamente, são: OB, Bo, Ob e ob. A ação gênica descrita é epistasia dominante.
05- Em humanos, o alelo IA determina o tipo sanguíneo A, o alelo IB determina o tipo sanguíneo B, e o alelo recessivo i determina o tipo sanguíneo O. O tipo sanguíneo AB é determinado quando ambos os alelos IA e IB estão presentes no genótipo. Caroline é homozigota e do tipo sanguíneo A, seu irmão, Rafael é do tipo sanguíneo B. Seus pais, Igor e Mônica, são do tipo sanguíneo A e AB respectivamente. Rafael se casou com Diana, também do tipo B. Diana possui um irmão do tipo O, e seus pais, são do tipo B e O respectivamente. (20)
a) Qual seria as proporções fenotípicas dos filhos de Rafael e Diana? 
R: Os filhos de Rafael e Diana poderiam ser IbIb, Ibi ou ii 
b) Rafael e Caroline poderiam ter irmãos do tipo sanguíneo O? Por que?
R: Não, Rafael e Caroline não poderiam ter irmãos do tipo sanguíneo O uma vez que a mãe deles não é portadora do gene recessivo i e, portanto, para que haja a ocorrência do tipo sanguíneo O são necessários dois genes recessivos i. 
c) Se Caroline casa-se com o irmão de Diana, o que poderia se afirmar dos filhos dos dois?
 R: Pode-se afirmar os filhos de Caroline e do irmão de Diana poderiam ser do tipo sanguíneo A e seu genótipo Iai.
06- Em galinhas, a crista rosa é determinada por um gene dominante R, a crista ervilha por um gene dominante E, e a crista simples quando não existe presença de nenhum dos genes dominantes(rree). Entretanto, quando há presença tanto do gene R, quanto do gene E em uma ave, fica determinada a crista amêndoa. Sabendo disso, quais seriam as proporções fenotípicas e genotípicas de um cruzamento entre galinhas diíbridas.
07- Na espécie humana o tipo sanguíneo ABO é determinado por um polimorfismo. Porém, existem outras duas característica relacionadas à tipagem sanguínea em humanos. O grupo sanguíneo M é determinado pelo gene Lm, o grupo sanguíneo N, é determinado pelo gene Ln. E quando ambos os genes estão presentes(LmLn) o grupo sanguíneo determinado é o MN. O fenótipo Rh+ é determinado pelo gene dominante R, enquanto o fenótipo Rh- é determinado por um gene recessivo r. Dois homens levam aos tribunais uma disputa de paternidade, cada um dizendo que as três crianças são suas. Os grupos sanguíneos do homem, do amante, da esposa e das crianças são os seguintes:
	Pessoa
	Tipo
	Grupo
	Rh
	Marido
	O
	M
	Rh+
	Amante
	AB
	MN
	Rh-
	Esposa
	A
	N
	Rh+
	Criança 1
	O
	MN
	Rh+
	Criança 2
	A
	N
	Rh+
	Criança 3
	A
	MN
	Rh-
Por essa evidência, pode-se determinar a paternidade de todas as crianças sem exame adicional algum? Justifique sua resposta.
R: Sim, é possível determinar a paternidade de todas as crianças uma vez que a criança 2 é filha do amante porque só ela poderia receber o gene Ln dele para poder ser do grupo sanguíneo N. Pode-se afirmar também que as crianças 1 e 3 só podem ser filhas do marido por apresentarem os grupos sanguíneos MN, uma vez que o pai apresenta o genótipo MM e a mãe MN. 
08- Em uma espécie de ave, quando não existem machos em uma população, os ovários das fêmeas sofrem uma involução, e se tornam testículos rudimentares, que permitem que essas fecundem outras fêmeas. Se uma fêmea que passou por esse processo acasala com uma fêmea normal, quais seriam as proporções genotípicas e fenotípicas da progênie, em relação a determinação sexual?
R: Nas aves, o sistema ZW funciona da seguinte forma: fêmeas são ZW e machos ZZ e mesmo que a fêmea sofre uma involução, o genótipo permanece o mesmo e por isso as proporções genotípicas são 1:2:1, sendo ZZ, ZW e ZW, WW e as fenotípicas são 1/3 de machos e 2/3 de fêmeas. 
09- Em Bovinos, o gene que determina a presença de chifres é recessivo em relação aonte em algumas raças,
alteração no desenvolvimento do animal, resultado em animais de menor estatura denominados Dexter. Quando não existe presença desse gene, o animal possui fenótipo normal, sendo denominado Kerrey. Considerando que dois bovinos Dexter e Mochos, Dííbridos, cruzaram, quais as proporções genotípicas possíveis, e qual a freqüência fenotípica dos indivíduos adultos?
10- Considere 4 características Distintas, em 4 espécies diferentes. Todas as características analisadas possuem heranças sexuais distintas uma das outras(não há duas heranças sexuais iguais).
a) Quais os 4 tipos de herança sexual que foram estudas? Explique cada uma delas detalhadamente, demonstrando a diferença entre elas.
b) Relacione cada uma das heranças sexuais com as característica descritas abaixo, justificando o porquê de sua resposta
c) Na característica C, a fêmea possui três cores distintas ao mesmo tempo. Por quê? Responda se isso também poderia ocorrer em machos e o porquê.
	CARAC
	Espécie
	Macho
	Fêmea
	Prog(Macho)
	Prog(Fêmea)
	A
	Pato
	NA
	A
	NA
	A
	B
	Equino
	NA
	A
	NA
	A
	
C
	
Gato
	Laranja e
Branco
	Preto e
Branco
	
Preto e Branco
	
Laranja, Preto e Branco
	
D
	
Canários
	Manchas Escuras na
face
	Sem Manchas escuras na
face
	75% com manchas escuras,
25% sem manchas escuras
	
25% com manchas escuras, 75% sem manchas escuras
NA: Não Apresenta a Característica A: Apresentou a Característica
11- No labrador, a cor do pelo é determinada por uma ação epistática entre os genes. O gene B que determina a coloração preta, é dominante sobre o gene recessivo b, que determina a coloração marrom. O gene E, é um gene que por epistasia permite a expressão dos genes B ou b, porém, quando não está presente(ou seja, o animal apresenta em seu genótipo ee) o labrador nasce com pelagem amarela. O primeiro cruzamento está representando nas duas primeiras linhas, o segundo nas linhas 3 e 4, e o 3º cruzamento nas linhas 5 e 6. A primeira linha de cada cruzamento representa o fenótipo do pai, da mãe e da Prole respectivamente. Enquanto a segunda linha dentro de cada cruzamento representa o genótipo do Pai, da Mãe e da Prole respectivamente.
Complete a seguinte tabela com os genótipos e fenótipos ausentes, indicando as proporções genotípicas e fenotípicas possíveis.
	
	Pai
	Mãe
	Progênie
	Fenótipo
	Preto
	Marrom
	75%Pretos e
25%Amarelos
	Genótipo
	
	
	
	Fenótipo
	
	
	100 % Marrom
	Genótipo
	bbE_
	_ _ ee
	
	Fenótipo
	Preto
	Progênie do 2º cruz
	
	Genótipo
	BbEe
	
	
12- Em uma determinada espécie de Perus, existe um gene letal ligado ao sexo, que quando em homozigose causa morte embrionária. Porém este gene quando em heterozigose causa o nascimento de aves com plumagem nas pernas. Sabendo que de diversos cruzamentos entre um macho com pernas plumadas com uma fêmea, nasceram 150 aves, responda:
a) Quantas aves são machos, quantas são fêmeas?
b) Quantas das fêmeas nascidas, possuem plumagem nas pernas?
c) Dos machos, quantos são normais?
13- Os carneiros da raça Suffolk não tem chifres, já todos da raça Dorset têm. Quando uma fêmeaSuffolk é cruzada com um macho Dorset, todas as fêmeas F1 são sem chifres, mas todos os machos tem chifres. Os mesmos resultados são obtidos quando se cruzam machos Suffolk com uma fêmea Dorset. Do cruzamento entre animais da F1, é obtida a seguinte descendência: fêmeas= ¾ sem chifres e ¼ com chifres; machos= ¾ com chifres e ¼ sem chifres. Qual é a explicação genética para esses resultados?
14- Um pecuarista e um geneticista viram pela janela da sala da fazenda uma vaca da raça Ayrshire de cor mogno, com um bezerro recém-nascido, de cor vermelha. O pecuarista quis saber o sexo do bezerro, e o geneticista falou que era fácil, só pela cor do animal. Explicou que, nessa raça, o genótipo AA é cor mogno e o genótipo aa, cor vermelha, mas que o genótipo Aa é cor mogno nos machos e vermelho nas fêmeas.
Qual era, então, o sexo do bezerro, e a herança dessa característica?
 R: O bezerro é do sexo feminino porque sendo sua mãe de cor mongo, ela apresenta o genótipo AA e como o filhote é de cor vermelha, seu genótipo só pode ser Aa, sendo assim fêmea e a herança dessa característica é influenciada pelo sexo.
15- Identifique a herança de cada característica abaixo: Interpretação da tabela:
	Numeração-
Espécie
	Fenótipo(Genótipo)
do pai
	Fenótipo(Genótipo)
da mãe
	Fenótipo(Genótipo-Quando necessário)
dos descendentes
	1-Cães
	Merle(Mm)
	Merle(Mm)
	Merle, Normais e Albinos surdos
	2-Cães
	Preto(KBKy)
	Tigrada(KbrKy)
	Pretos, Tigrados e Marrom
	
3-Abóbora
	
Fruto Laranja(Aabb)
	
Fruto Amarelo(AaBb)
	Laranjas(AAbb;Aabb);
Verde(aabb); Amarelos(AABb;AaBb;aaBb)
	4-Cavalos
	Castanho(bb)
	Preta(BB)
	Pretos
	5-Cavalos
	Overo(Oo)
	Overo(Oo)
	1/3 Pelagem Uniforme ; 2/3 Overo;
	
6-Coelhos
	
Orelhas com 6,8cm (aaBbCCdd)
	
Orelhas com 7,4cm (AaBBccDd)
	8cm(AaBBCcDd); 7,4cm(AaBBCcdd); 7,4cm(aaBBCcDd); 7,4cm(AaBbCcDd); 6,8cm(aaBBCcdd); 6,8cm(AaBbCcdd); 6,8cm(aaBbCcDd);
6,2cm(aaBbCcdd);
1) Dominância completa
2) Sobredominância
3) Codominância
4) Dominância completa
5) Alelos letais
6) Herança alela aditiva

Continue navegando