Buscar

ANÁLISE DO MUSEU BRERA PINACOTECA - SALA 6

Prévia do material em texto

ANÁLISE DO MUSEU BRERA PINACOTECA- SALA 6
Um pouco sobre os Artistas
-Andrea Mantegna:
Andrea Mantegna foi um gravador e pintor italiano da segunda metade do século XV. Alguns historiadores da arte afirmam que ele foi um dos grandes mestres da pintura do Renascimento Italiano no século XV.
Mantegna nasceu na cidade de Piazzola sul Brenta (Itália) em 1431 (dia e mês desconhecido). Faleceu em de 13 de setembro de 1506, aos 75 anos de idade, na cidade de Mântua (Itália).
Os principais movimentos artísticos que pertenceu foram o Renascimento e Classicismo. E sua principal técnica de pintura foi têmpera sobre tela.
-Girolamo da Treviso:
	Girolamo da Treviso, também conhecido como Girolamo Trevigi, foi um pintor italiano. Nasceu em Treviso, começou a sua carreira artística como discípulo de Piermaria Pennachi. Trabalhou em Pádua, Bolonha e Génova. Foi mencionado por Giorgio Vasari na sua obra Vida de Artistas.
	Ele pintou afrescos em Bolonha e Faenza. Em 1538, ele trabalhava para Henrique VIII na Inglaterra. Seu estilo mostra a influência de Parmigianino e a da pintura veneziana e ferraresa.
	Suas principais obras são: The adoration of the kings; A protestant allegory; The dormition of the virgin.
-Alvise Vivarini:
	Alvise ou Luigi Vivarini foi um pintor italiano, o principal pintor de Veneza antes de Giovanni Bellini. Foi parte da chamada Escola de Veneza. Como Bellini, era parte de uma dinastia de pintores. Seu pai foi Antonio Vivarini e seu tio, Bartolomeo Vivarini. Outro tio foi Giovanni d'Alemagna
	Vivarini era um tanto tradicional e convencional em sua abordagem, ignorando, em grande parte, a tendência de se afastar das formas da pintura gótica. Seus poucos trabalhos tardios, no entanto, têm um selo de individualidade que os distingue do mainstream do estilo veneziano da época - por exemplo, seu retrato psicologicamente complexo de um cavalheiro veneziano desconhecido, assinado e datado de 1497, agora na National Gallery, Londres .
-Liberale da Verona:
	
	Liberale da Verona foi um pintor italiano do período renascentista, ativo principalmente em Verona. Na cultura popular: Na série de TV britânica Inspector Morse, no episódio The Death of the Self, as obras de Liberale da Verona estão sujeitas a falsificação.
	
Ele foi influenciado inicialmente por Andrea Mantegna e pelo miniaturista mantegnesco Girolamo da Cremona, com quem trabalhou (1467-1469) iluminando livros de coral.
	Embora afrescos como a “Lamentação sobre o Cristo Morto” revelem Liberale como um artista forte e expressivo, suas pinturas em painel raramente se aproximam da qualidade de suas iluminações. Em seus trabalhos posteriores, ele degenera em um estilo flácido, que teve alguma influência local.
-Giovanni Bellini:
	Giovanni Bellini, também chamado em sua terra natal de Giambellino, foi um pintor do Renascimento. O mais famoso de uma família de pintores de mesmo sobrenome, era cunhado e amigo de Mantegna, e teve Tiziano entre seus aprendizes.
	Em suas obras iniciais, Bellini combina a severidade e a rigidez da escola de Pádua com sua própria sensibilidade e com novos efeitos de cores. Seu estilo se revela em duas pinturas com o tema "Cristo Morto Carregado por Anjos"
Giovanni Bellini é considerado o gênio inaugural da pintura renascentista, em particular veneziana.
Lazzaro Bastiani:
Lazzaro Bastiani (1429 - 5 de abril de 1512) foi um pintor italiano do Renascimento , atuando principalmente em Veneza .
Ele nasceu em Pádua . Ele é registrado pela primeira vez como pintor em Veneza, em 1460, em pagamento de um retábulo de San Samuele, para os Procuratori di San Marco. Em 1462, ele foi pago na mesma proporção que Giovanni Bellini . Em 1470, ele era membro da Scuola di San Girolamo em Veneza. Nos anos 1480, ele trabalhou com Gentile Bellini para a Scuola Grande di San Marco . Ele pintou uma coroação da Virgem ( Gallerie dell'Accademia ); uma Natividade (1477); e um Santo Antônio na árvore de noz .
· bartolomeo cincani
Bartolomeo Montagna (1450 - 11 de outubro de 1523) foi um pintor italiano da Renascença que trabalhou principalmente em Vicenza. Também produziu trabalhos em Veneza, Verona e Pádua. 
É conhecido por suas "Madonnas", mas também pela presença de figuras suaves em suas obras, e a representação da arquitetura em mármore excêntrico. Foi influenciado por Giovanni Bellini, com quem teria trabalho no ateliê do mesmo em 1470. Benedetto Montagna, seu filho, era mestre de gravuras e discípulo de Bartolomeo. Segundo a coleção literária "As Vidas dos mais Excelentes Pintores, Escultores e Arquitetos" , de Giorgio Vasari, ele teria sido aluno de Andrea Mantagna, mas essa informação é contestada por historiadores da arte.
ANÁLISE DAS OBRAS
Saint Luke Polyptych
Andrea Mantegna
DADOS DA OBRA:
-Tipo de objeto e Material: Tempera no painel
-Dimensões: cm 177 x 230
-Sala 6
SOBRE A OBRA:
O retábulo de San Luca foi feito para a igreja de Santa Giustina em Pádua, de 1453 a 1454, e foi uma das primeiras obras de Mantegna, e mostra uma falta de coordenação nos tamanhos das figuras. Foi criado em um momento de intenso diálogo entre os dois cunhados quando Mantegna se casa com Nicolosia, irmã de Giovanni Bellini. Demonstra a adesão do mosteiro de Santa Giustina à nova regra beneditina inventada pelo padre Ludovico Barbo.
The Dead Christ Supported by Two Angels
Girolamo da Treviso (Girolamo Pennacchi)
DADOS DA OBRA:
-Tipo de objeto e Material: Óleo sobre tela
-Dimensões: cm 67 x 63
-Data 1475-85
-Sala 6
SOBRE A OBRA:
A composição, inspirada no baixo-relevo representando a Pietà feita por Donatello para o altar principal em Sant'Antonio em Pádua, destaca-se por um fundo escuro que se refere aos modos da pintura flamenga. 
É atribuído a Girolamo da Treviso, cuja linguagem com fortes valores gráficos mostra certa afinidade com a oficina Vivarini e com a modernidade cautelosa de sua pintura, em um período próximo a 1480. O trabalho foi adquirido para a Pinacoteca da coleção de Turin Enrichetta Perelli Orlandi.
Assumption of the Virgin
Alvise Vivarini
DADOS DA OBRA:
-Tipo de objeto e Material: Tempera no painel
-Dimensões: cm 225 x 114
-Data 1476 - 8
-Sala 6
SOBRE A OBRA:
Este painel, no qual vemos os apóstolos assistindo a Virgem Maria subir ao céu, é obra de relativamente jovem Alvise Vivarini, filho de um dos membros da oficina Vivarini que produziu o Políptico de Praglia na sala 4. A família Vivarini, juntamente com a família Bellini, era uma das principais famílias de pintores em Veneza do século XV, e eram frequentemente rivais. A oficina do Vivarini está sediada na ilha de Murano.
St. Sebastian
Liberale da Verona
DADOS DA OBRA:
-Tipo de objeto e Material: Óleo sobre tela
-Dimensões: cm 198 × 95
-Data 1480s
-Sala 6
SOBRE A OBRA:
O painel, executado por volta de 1490 para a igreja de San Domenico em Ancona, possui uma iconografia incomum que define o martírio do santo, representado da maneira tradicional amarrada a uma árvore e perfurada por flechas, contra o pano de fundo de um canal veneziano com gôndolas.
O pano de fundo reflete a paixão pela narrativa por parte do artista, que trabalhou como iluminador na Itália Central e desenvolveu um intenso interesse em descrições vívidas e soluções gráficas expressivas e francas. A figura do santo, por outro lado, é caracterizada por uma monumentalidade solene que faz alusão à pintura do mesmo assunto por Antonello da Messina (agora em Dresden), da qual também derivam os detalhes da coluna pré-encurtada.
Madonna and Child (The Greek Madonna)
Giovanni Bellini
DADOS DA OBRA:
-Tipo de objeto e Material: Óleo sobre tela
-Dimensões: cm 84 × 64
-Data: c. 1460 - 5
-Sala 6
SOBRE A OBRA:
A chamada "Madona Grega" de Giovanni Bellini leva o apelido do grego μήτηρ Θεού, visto no topo de um fundo mal preservado. O menino Cristo parece muito triste, descansando os pés no parapeito da janela e segurando uma fruta na qual certamente serão encontrados símbolos sugestivos de Sua futura paixão. Esta pintura é uma das primeiras a entrarna coleção da Pinacoteca di Brera e vem do Palácio Ducal em Veneza, onde provavelmente foi feita para um tribunal de direito das escrituras.
obras: 
título: lamentações sobre o cristo morto
autor: Andrea Mantegna
data: c. 1483
técnica: têmpera sobre tela
dimensões: 68 x 81
O destino subsequente da pintura ainda é motivo de debate entre os estudiosos, diante de uma série complicada de mudanças de propriedade apenas parcialmente - e confundidamente - documentada: de acordo com a teoria mais recente, mas não conclusiva, a pintura foi vendida em 1628 a Charles I da Inglaterra, juntamente com as peças mais valiosas da coleção Gonzaga; depois passou para o mercado de antiguidades e para a coleção do cardeal Mazarin; na dispersão deste último desapareceu por mais de um século. Não se ouviu mais sobre isso até o início do século XIX: em 1806, de fato, o secretário da Accademia di Brera Giuseppe Bossi pediu ao escultor Antonio Canova que atuasse como intermediário na compra de seu “procurado” Mantegna ”, que finalmente chegou à Pinacoteca em 1824
título: Madona e crianças com o coro de querubins
autor: Andrea Mantegna
data: c. 1485
técnica: têmpera no painel
dimensões: 88 x 70
O painel, atribuído a Giovanni Bellini até 1885, quando a restauração de Luigi Cavenaghi tornou possível reconhecer a mão de Mantegna, é provavelmente o que o artista deu a seu amigo o abade Matteo Bosso. Chegou a Brera em 1808 da igreja veneziana de Santa Maria Maggiore após as abolições napoleônicas. A atribuição acima mencionada a Bellini é explicada pelas cores excepcionalmente vivas e pela grande ternura da expressão da Virgem. Mantegna já estava envelhecendo quando pintou esta obra, que apesar do título mostra querubins e serafins, distinguidos pela cor de suas asas.
título: são jerónimo dentro do deserto
autor: Lazzaro Bastiani
data: c. 1485
técnica: têmpera a tela 
dimensões: 25 x 152
Esta predela representa três cenas da vida de São Jerônimo. A primeira mostra o santo removendo um espinho do pé do leão, aqui mostrado enorme, situado no Egito que parece curiosamente veneziano, apesar das palmeiras. Então ele está vivendo em uma caverna contemplando um crucifixo com um corpo estranhamente realista. A última cena é o seu funeral, mostrando como essa cerimônia ocorreu no século XV, velas colocadas no final do corpo e, claro, o leão sofrendo pela morte de seu mestre
título: são jerónimo trazendo o leão para o convento
autor: Lazzaro Bastiani
data: c. 1485
técnica: têmpera no painel
dimensões: 25 x 152
título: morte de são jerónimo
autor: Lazzaro Bastiani
data: c. 1485
técnica: têmpera no painel
dimensões: 25 x 152
título: Madonna e a criança entronizada entre são Francisco e são Bernadino di siena
autor: Montagna (Bartolomeo Cincani)
data: c. 1490
técnica: têmpera no painel
dimensões: 215 x 166
Esta pintura vem da igreja de San Biagio em Vicenza. Ele usa a perspectiva sem piedade, colocando a Madonna e a Criança Entronizada e dois santos, um dos quais é São Bernardino, dentro de uma estrutura arquitetônica. San Bernardino Albizzeschi é uma maneira útil de datar as pinturas italianas do século XV, pois as representações quase sempre seguem sua canonização em 1450 ou sua morte em 1444. Não temos um retrato contemporâneo de São Francisco, enquanto a máscara mortuária de São Bernardino foi mantida. .
SOBRE O MUSEU:
Brera Pinacoteca 
A galeria Brera foi oficialmente estabelecida em 1809, embora já existisse uma primeira coleção heterogênea com finalidade educacional desde 1776 – e foi incrementada nos anos seguintes – ao lado da academia de belas artes, requerida por Mary Therese da Austria para oferecer aos estudantes a oportunidade de estudar nobres obras de arte de perto. 
Brera se tornou um museu para guardar importantes trabalhos artísticos de todas as áreas conquistadas pelo exército francês. Diferente de outros museus importantes na Itália como Uffizzi, Brera não começou como uma coleção da vida privada de um príncipe ou um nobre mas como produtos deliberados por decisões políticas.
As pinturas confiscadas de igrejas e conventos em toda a Lombardia com as ordens religiosas a dissolução começou a entrar no museu nos anos anteriores ao século XIX, em breve se juntará a obras de proveniência semelhante de outras áreas do Reino da Itália. Isso explica o porquê da coleção compreende principalmente aos trabalhos religiosos, a maioria deles obras de altar, e contas para a aura especial de brera que mais tarde veio a ter acusações tiveram um impacto menor.

Continue navegando