Buscar

BNCC - COMPETÊNCIA GERAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE BNCC 2 - APLICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS AOS COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
O Conhecimento no processo de construção do saber
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro das Competências Gerais, a número 1 é o Conhecimento. Segundo o documento, a Competência 1 diz:
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Aqui estamos diante de uma proposta de investimento, o nascer e crescer de um aluno ativo, que pouco a pouco, será capaz de entender e perceber a importância do que foi aprendido e elaborado, mas principalmente saber discernir e fazer reflexões sobre o processo da construção do saber, assumindo a sua importância e a importância da educação nesta aprendizagem. Com isso, aos poucos e em ritmo crescente, ganha a autonomia para trilhar seus próprios passos, aprender de outras formas e se manter capaz de conquistas em diferentes contextos. Obviamente, estamos abordando a Educação Infantil, lidando com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, que de todas as formas, precisam estar inseridas no contexto do conhecimento, seja ele sutil e ainda inicial, de acordo com sua idade, seja ele mais instigante e investigativo, para outras fases de seu crescimento. 
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009)27, em seu Artigo 4º, definem a criança como um sujeito capaz de trocas consistentes com o mundo de forma consciente, crescente e com ações que contribuem com o contexto que o cerca:
(...) sujeito histórico e de direitos, que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (BRASIL, 2009). 
Esta competência na Educação Infantil é fundamental, primeiro porque dialoga com todas as áreas do conhecimento, indistintamente. Em segundo lugar, porque o Ensino Infantil é uma etapa cheia de interações e brincadeiras, com “experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização”, conforme faz referência o documento da BNCC (p.37). O conhecimento nada mais é do que isso, a percepção do mundo à nossa volta, o entendimento, a troca, a percepção de justiça, de ser colaborativo e através da experiência, buscar um mundo mais justo para todos. Nesta primeira etapa da vida dentro da escola, a Competência 1 trabalha de forma ampla os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento contemplados na BNCC: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se. 
As artes e todas as suas expressões estão presentes em todos os momentos da vida de professores e alunos. O Campo de Experiência “Traços, sons, cores e formas” implica essa possibilidade para a Educação Infantil. A ideia é instigar o uso de expressões artísticas para trabalhar o olhar, a coordenação motora e a percepção dos pequenos alunos. É trazer as mais variadas manifestações artísticas para o cotidiano destes alunos na escola, para que tenham experiências diferentes, contato com outras formas de expressões e linguagens. É mostrar a pintura, a escultura, a fotografia, a poesia, a música, a dança e enriquecer com estas formas de arte o universo infantil, para que possam se expressar dentro do que aprenderam, criando suas próprias imagens gráficas/sonoras, norteando seus interesses e sua criatividade para aquilo que melhor resposta tem dentro delas. Arte é liberdade e é entre o zero e os 5 anos que ainda podemos trabalhar quase tudo sem barreiras e é assim que a Educação Infantil desempenha o seu protagonismo. 
REFERÊNCIAS:
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
-< https://fundacaolemann.org.br/noticias/o-que-e-a-bncc> Acesso em 20 abr 2021.
-https://novaescola.org.br/conteudo/17241/campos-de-experiencia-na-pratica-como-trabalhar-tracos-sons-cores-e-formas-na-educacao-infantil. Acesso 19 abr 2021.

Continue navegando