Buscar

PROJETO MEU LUGAR NO MUNDO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LINK DE ATIVIDADES DESTE PROJETO
https://www.criarrecriarensinar.com/2019/03/livrinho-meu-lugar-no-mundo-coletanea.html
Projeto "Meu lugar no mundo" - História e Geografia
História e Geografia
Projeto "Meu lugar no mundo"
Objetivo (que a criança possa)
Perceber-se dentro de um espaço geográfico;
Reconhecer-se como sujeito dentro do seu território.
Orientações didáticas
Além das atividades propostas, também proporcionamos para as crianças algumas experiencias:
· PASSEIO PELO BAIRRO
· APRECIAR A MÚSICA DA PALAVRA CANTADA - "ORA BOLAS"
· JOGO DE MATEMÁTICA - CONSTRUÇÃO DE UM CIRCUITO DE MATEMÁTICA COM FOTOS DO BAIRRO
inicie o projeto propondo a apreciação da música do grupo "Palavra Cantada - Ora Bolas"
Inicie o projeto propondo a apreciação da música do grupo "Palavra Cantada - Ora Bolas"
Nesta atividade, solicite uma cópia da certidão de nascimento e faça um trabalho de leitura com as crianças.
Antes da realização desta atividade, o professor poderá levar as crianças até o laboratório de informática para observar o bairro através do Google Maps.
O mesmo trabalho no laboratório poderá ser realizado com esta atividade.
Seria também bastante interessante dar uma volta pela escola e solicitar que registrem um ambiente da escola em que mais apreciem com por exemplo - a quadra, a biblioteca, a sala de aula, etc.
As crianças terão maiores condições de realizar esta atividade após um passeio pelo Bairro. Neste passeio as crianças poderão registrar o que mais lhes chama a atenção como também fotografá-lo.
Desta atividade pode-se construir com as crianças um jogo de percurso de matemática. Na construção do jogo as crianças poderão reconstruir todo o percurso realizado no passeio, numerá-lo como também registrar ou inserir as fotos.
Nesta atividade, solicitei uma pesquisa para casa, as crianças deveriam pesquisar  "A história da nossa cidade", também fizemos a pesquisa do significado do brasão, bem como a leitura e interpretação do Hino da Cidade.
Nesta etapa do trabalho, levei para apreciação de todos o Mapa do Estado de São Paulo e solicitei que localizassem o Estado de São Paulo.
Para realização desta atividade levei o Mapa Múndi e localizamos o Brasil.
Conversamos sobre as cores da Bandeira do Brasil e o significado das cores da bandeira.
Também levei o globo terrestre para que pudéssemos  refletir sobre o formato do Planeta Terra. Fiz aquela experiencia com o Globo Terrestre e o direcionamento de uma luz (lanterna). Esta atividade proporcionou maior compreensão sobre dia e noite.
Esta atividade foi meramente ilustrativa. Fizemos um planetário em forma de móbile  no teto da sala de aula e a experiência foi muito rica.
Plano de aula - Lugares Onde Vivemos
Na unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo, focalizam-se as noções de pertencimento e identidade.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular 
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
Objetivos de aprendizagem:
Identificar os diferentes lugares de vivência (casa, escola, praça) com as diferenças e semelhanças entre cada um, trabalhando coletivamente e de maneira participativa. 
Elaborar  maquete da sala de aula, desenho de sua casa ( planta baixa).
Desenhar trajetos conhecidos(da casa até a escola).
Tempo estimado: 6 aulas
Plano de aula: 1º e 2 º anos do Fundamental - Geografia-  O sujeito e o seu lugar no mundo (adaptar as atividades para cada faixa etária) 
Lugar 
"Lugar é o espaço percebido pelo homem; é aquele apropriado pelo seu e seus sentimentos. O lugar tem uma identidade que é dada pelos elementos que o compõem; o reconhecimento desses elementos possibilita ter certeza de onde o indivíduo se encontra. As pessoas mantêm relações individualizadas com o lugar em que vivem  e podem através da fala expressar as mesmas." (Diretrizes Curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Geografia)    
Atividade 1 
Mostre aos alunos imagens sobre moradias, escola e parques ou praças. Deixe que os alunos descrevam oralmente e façam comparações com os lugares que foram mostrados. Faça perguntas a turma sobre os espaços observados. 
Busque apresentar para a turma que os espaços de convivências são importantes e que todos temos necessidades desses espaços para morar, estudar e brincar. E são nesses espaços que aprendemos a conviver e seguir regras. 
Pergunte aos alunos sobre as pessoas que vivem em suas casas, sobre as pessoas que estudam em sua escola e sobre as pessoas que frequentam a pracinha de seu baixo ou espaço coletivo daquele lugar. Leve os alunos perceberem as relações que existem entre seus familiares, colegas de classe e colegas que frequentam a pracinha, por exemplo. 
Casa 
     Escola 
Parque/Praça
Atividade 2
Maquete da sala de aula 
Proponha a turma que faça uma maquete que represente a sala de aula e depois  proponha, ainda, que represente a maquete em planta baixa.  É uma forma de ensinar cartografia para as crianças já que ler mapas não é uma tarefa fácil para os pequenos. Esse exercício vai possibilitar o maior entendimento sobre o conceito. 
Atividade 3 
Planta da casa
Uma atividade, também, bastante interessante e que vai aguçar a  curiosidade da turma é representar o espaço onde mora em forma de desenho. Proponha a turma para desenhar cada cômodo de sua residência e escrever o nome de cada parte de sua casa, dizendo como são usados esses espaços pelos moradores.   
Atividade 4
Desenho de uma pracinha
A turma irá fazer um desenho do espaço coletivo ao ar livre, o qual eles frequentam: parque ou pracinha colocando elementos que o compõem como: árvores, jardins, bancos, brinquedos, etc.  
Atividades 5
Proponha aos alunos que  desenhe o trajeto que cada criança faz para ir de sua casa até a escola. Converse com a turma pedindo que coloquem os pontos de referências que eles veem no caminho como a padaria, atravessar uma ponte, uma banca de jornais etc.   
Materiais:
Para a maquete, caixa de papelão, EVA, cola, palito de picolé, papel e lápis preto e lápis de cor. 
Avaliação: 
Observação e registro quanto à  participação, interesse e realização das atividades durante a aula.
O meu lugar no mundo - UCA
23/03/2011
Autor e Coautor(es)
Autor: INIA FRANCO DE NOVAES
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
Coautor(es): 
Leide Divina Alvarenga Turini
Estrutura Curricular
	MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO
	COMPONENTE CURRICULAR
	TEMA
	Ensino Fundamental Inicial
	Geografia
	Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as diferentes escalas de análise do espaço geográfico;
Identificar diferentes formas de representação cartográfica como as imagens de satélite e mapas digitais, que contribuem para (re)conhecer os diferentes lugares;
Refletir sobre a importância de conhecer e localizar os lugares, em especial, o lugar em que mora;
Reconhecer o seu lugar no espaço geográfico.  
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nos anos anteriores os alunos estudaram em Geografia: a casa, a rua, o bairro; agora iniciarão os estudos do município e a importância da localização do lugar em que moram.   
Estratégias e recursos da aula
1ª AULA
Atividade 1
Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação coletiva, o que possibilita o estabelecimento de diálogo e de troca de informações para a construção do conhecimento por meio de atividades exploratórias utilizando como ferramenta o computador aliado a outros recursos tecnológicos. 
1. Como cada aluno estará com um netbook ou no laboratório de informática, inicie esta aula convidando-os a assistir o vídeo da Música Ora Bolas, do Grupo Palavra Cantada, no Youtube. Para isto, eles devem acessar o site (http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt)
e, na barra de pesquisa, digitar "Ora Bolas - Palavra Cantada". Ao clicar em pesquisar, os alunos terão acesso ao vídeo:
 
 http://www.youtube.com/watch?v=AewiIY5jHy0  Acesso em 13 de março de 2011.
 
A letra da música pode ser acessada no site  http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/286862/  Acesso em 13 de março de 2011.
Ora Bolas
Palavra Cantada
 Oi, oi, oi... olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse menino! Esse menino é meu vizinho!
Onde ele mora! Mora lá naquela casa!
Onde está a casa! A casa tá na rua!
Onde está a rua! Tá dentro da cidade!
Onde está a cidade! Do lado da floresta!
Onde é a floresta! A floresta é no Brasil!
Onde está o Brasil, ta na América do Sul
continente americano cercado de oceano das
terras mais distantes de todo o planeta
E como é o planeta!
O planeta é uma bola que rebola lá no céu
2. Após a apresentação estabeleça um diálogo com os alunos. Questione-os sobre a canção apresentada. Brinque com a música, questionando os alunos sobre:   
1. Quem é esse menino?
2. Onde ele menino mora?
3. Onde fica a casa em que o menino mora?
4. E a rua em que o menino mora fica onde?
5. Onde fica a cidade em que o menino mora?
6. E a floresta?
7. E onde fica o Brasil?   
 
3. Questione os alunos se na letra da canção tem alguma palavra que eles não conheçam. Depois, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras; como sugestão, ver definição em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx . Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.
Professor, o objetivo do trabalho inicial com a música é o de estimular no aluno a observação dos lugares e a sua inserção nas diferentes escalas de análise do espaço geográfico. 
 2ª AULA
Atividade 2
1. Professor(a), para esta atividade é preciso orientar os alunos a realizarem o download do programa Google Earth e, sempre que necessário, o mesmo poderá ser utilizado para o desenvolvimento de outras atividades. Utilizando o netbook, solicite aos alunos que  acessem o Google Earth (Disponível em http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html Acesso em 13 de março de 2011). 
 
Imagem: Link inicial do Google Earth
Fonte: http://www.google.com.br  Acesso em 13 de março de 2011 
 
2. Ao acessar o Google Earth, na barra de ferramentas, selecione Terra. A imagem inicial será a do Planeta Terra. 
 
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para a barra de ferramentas 
Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html  Acesso em: 13 de março de 2011
 
3. Convide os alunos a passearem pelo planeta utilizando o mouse. Peça para que identifiquem os elementos que compõem o planeta e relacione-os com as cores apresentadas: azul/oceanos, marrom/continentes, os limites entre os continentes e países em amarelo. Converse sobre a utilização das cores para a representação das imagens do Google Earth. Peça que identifiquem como estão representadas as terras emersas e como estão representadas as águas (azul, variando a tonalidade de acordo com a profundidade). Importante lembrar que há águas salgadas (oceanos e mares) e doces no continente (rios, lagos, lagoas).
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o continente Africano
Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html  Acesso em: 13 de março de 2011
 
4. Na barra de ferramentas digite - Continente Americano. Convide os alunos a passearem pelo continente, destacando a América do Sul.
 
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o continente Americano 
Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html  Acesso em: 13 de março de 2011
 
5. Solicite que localizem o Brasil, digite o nome do país na barra de ferramentas. Identifique os limites territoriais, mostre os oceanos e destaque o oceano que banha o Brasil, o Atlântico. 
 
 Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o Brasil  
Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html  Acesso em: 13 de março de 2011
 
6. Depois, solicite aos alunos que procurem no dicionário digital o significado das palavras oceano e continente. Sistematize as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. No decorrer da conversa, junto com os alunos, construa os conceitos de oceano e de continente, peça para que registrem no caderno.
Então, reflita com os alunos sobre o lugar em que moramos, planeta Terra, continente americano, Brasil, mas em que estado do país? Na barra de ferramentas digite o nome do estado em que moram. E, depois o município.
Como exemplo, o estado de Minas Gerais.
 
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o estado de Minas Gerais 
Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html  Acesso em: 13 de março de 2011
Outro exemplo, o município de Uberlândia - Minas Gerais.
Imagem: Planeta Terra no Google Earth com destaque para o município de Uberlândia - Minas Gerais 
Fonte: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html  Acesso em: 13 de março de 2011
 
Professor, o objetivo do trabalho inicial com as imagens é o de estimular o interesse por conhecer o lugar em que moram, além de iniciar os estudos das escalas do espaço geográfico, do global ao local, o que permite estabelecer relações e reconhecer o seu lugar no mundo. 
3ª AULA
Atividade 3
1. Professor, organize um ambiente que possibilite instigar a imaginação dos alunos. Convide-os a imaginar que a escola onde estudam receberá um presente. Mas, tem um problema: a pessoa que vai presentear a escola mora em outro estado do país e não sabe como fazer para que o pacote chegue até ela. Questione os alunos: O que a pessoa que vai presentear a escola precisa saber para que o presente chegue ao seu destino? Espera-se que os alunos respondam que a pessoa que vai enviar o presente precisa saber o endereço. Então, incite os alunos a responderem: quais informações devemos saber para que o endereço seja informado corretamente? 
 2. Usando o netbook ou no laboratório de informática, peça aos alunos que acessem, o Google Earth e, na barra de ferramentas, o último link, o Google Maps (Disponível em http://maps.google.com/maps Acesso em 13 de março de 2011).
Imagem: Link do Google Maps
Fonte: http://www.google.com.brDisponível em 13 de março de 2011 
3. Oriente os alunos a pesquisarem no Google Maps o município/distrito em que moram; basta digitar na barra de ferramentas o nome do município/distrito e solicitar a pesquisa. O mapa possibilita perceber os limites do município/distrito. Depois, pergunte aos alunos se eles sabem o nome do bairro ou o local em que fica a escola que estudam; solicite que pesquisem no mapa. Pergunte o nome da rua em que está localizada a nossa escola. Se não souberem, antecipadamente, combine com o professional da secretaria da escola para ir até a sala de aula e contar para a turma e, posteriormente, pesquisem no mapa. No Google Maps, pesquisem o nome da rua da escola, observem os nomes das ruas vizinhas que juntas formam o quarteirão. Destaque que é possível identificar o CEP, informação substancial para localizar os lugares.
Professor(a), esclareça que o Código de Endereçamento Postal (CEP), é um conjunto de números que foi criado para localizar e identificar os lugares. Pense na dificuldade dos carteiros em entregar uma carta ou encomenda sem saber a localização correta. O primeiro número do CEP corresponde a uma região postal, o segundo a sub-região e, consecutivamente, os outros números indicam o estado, a cidade, o bairro e a rua. O que facilita para o carteiro encontrar o lugar em que deverá entregar a correspondência. No caderno, registrem o endereço da escola em que estudam. Solicite ao alunos que tragam para a próxima aula um comprovante de endereço (conta de água, energia elétrica, telefone ou alguma correspondência) do lugar em que moram.
4ª AULA
Atividade 4
1. Professor(a), usando o netbook ou no laboratório
de informática, realize com os alunos uma atividade parecida com a anterior, na qual foi localizada a rua da escola, mas agora peça para que localizem a rua onde moram. Solicite aos alunos que observem o comprovante de endereço e que encontrem no Google Maps:
a. A rua em que moram (sugere-se colocar o número da casa, o que facilita a localização);
b. As ruas vizinhas que juntas formam o quarteirão da casa em que moram. Peça que registrem no caderno o seu endereço completo (logradouro - rua / avenida / travessa / alameda), número, bairro, cidade, estado e CEP);  
c. Finalmente, os alunos podem organizar uma agenda, em ordem alfabética, com o endereço dos alunos da turma. Sugere-se que eles enviem para o email do professor o endereço completo, o que facilita a organização da agenda da turma. 
2. Agora, voltando à música Ora Bolas, convide os alunos a cantarem a canção que mostra o lugar do menino no mundo. Solicite aos alunos que ilustrem o seu lugar no mundo. Deixe que usem a criatividade, mas é importante verificar se estabeleceram relações entre as diferentes escalas (casa – rua – bairro – cidade – país- continente – mundo). Organizem um painel com as ilustrações, com o titulo “O meu lugar no mundo”.
3. Observem o mural e identifiquem as semelhanças e as diferenças existentes entre as ilustrações. Professor(a), solicite que registrem as observações no caderno. 
Evidencie que convivemos em lugares coletivos: a escola, o município, o estado, o país e o mundo, mas que também temos lugares singularidades, como o lugar em que fica a nossa casa. A casa localiza-se em uma das escalas de análise do espaço geográfico, que faz parte de um conjunto maior, até o mundo. Portanto, todos temos um lugar no mundo.  
5ª AULA
Atividade 5
1. Solicite aos alunos que escrevam uma carta contando para um colega de sala o que ele aprendeu com os estudos realizados. Recolha a carta que será objeto de avaliação e, após a correção, devolva para os alunos para dar continuidade à atividade. 
2. Converse com os alunos sobre a mudança de hábitos da sociedade. Informe que o hábito de escrever cartas era muito comum, muitas pessoas ainda o tem, mas com o desenvolvimento da tecnologia e da internet o contato tem sido realizado também por email e por outros recursos. 
6ª AULA
Atividade 6
1. Após corrigir as cartas, devolva para os alunos e, juntos, realizem o sorteio entre os colegas (como amigo secreto) para que troquem as cartas. No dia combinado será feito o sorteio do amigo da carta e, nesse dia, cada aluno deverá trazer um envelope de cartas e preenchê-lo. Lembre-os que o remetente é quem escreve a carta, o endereço é de quem envia a carta; e o destinatário é quem receberá a carta, o endereço é o do colega. As cartas poderão ser enviadas pelo Correio, caso seja possível levá-los até uma agência. Se não for possível ir até uma agência dos correios para postar a carta, organize, na escola, um espaço de postagem em que os alunos irão depositar a carta e, em outro momento, o professor–carteiro irá entregar as correspondências aos destinatários. 
O objetivo do trabalho é o de estimular a observação das diferentes escalas do espaço geográfico e de incentivar a produção escrita, o que permite desenvolver as habilidades de localização e de comunicação.  
Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, para a produção das cartas, e com História para discutir a  evolução dos meios de comunicação.  
Recursos Complementares
Leituras sugeridas para o professor:
VALENTE, José Armando (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento.  Campinas: UNICAMP / NIED, 1999. Disponivel em: http://www.nied.unicamp.br/ Acesso em  setembro de 2010. 
_____. Computadores e Conhecimento: repensando a educação.  Campinas: UNICAMP / NIED, 1993. Disponível em: http://www.nied.unicamp.br/ Acesso em setembro de 2010
Sobre uso do Google docs:
Disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf .
Avaliação
Professor(a), ao avaliar os alunos leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
1. A participação na realização das atividades sugeridas;
2. O interesse em desenvolver atividades de maneira colaborativa;
3. A utilização das representações cartográficas para identificar as categorias de analise do espaço geográfico;
4. A habilidade  de reconhecer, a partir das categorias de análise, o seu lugar no mundo;  
5. A produção do texto solicitado (carta) e a participação na postagem, compreendendo a importância da localização dos lugares
Meu Espaço e Outros Espaços: Organização Espacial - UCA/ Metodologia Científica
08/01/2013
Autor e Coautor(es)
Autor: PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA
Coautor(es): 
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Estrutura Curricular
	MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO
	COMPONENTE CURRICULAR
	TEMA
	Ensino Fundamental Inicial
	Alfabetização
	Processos de leitura
	Ensino Fundamental Inicial
	Geografia
	Lugar e paisagem
	Ensino Fundamental Inicial
	Língua Portuguesa
	Língua oral: usos e formas
	Ensino Fundamental Inicial
	Matemática
	Tratamento da informação
	Ensino Fundamental Inicial
	Língua Portuguesa
	Língua escrita: prática de leitura
	Ensino Fundamental Inicial
	Língua Portuguesa
	Língua escrita: prática de produção de textos
	Ensino Fundamental Inicial
	Alfabetização
	Metodologia de resolução de problemas
	Ensino Fundamental Inicial
	Ética
	Diálogo
	Ensino Fundamental Inicial
	Ciências Naturais
	Ambiente
	Ensino Fundamental Inicial
	Alfabetização
	Gêneros de texto
	Ensino Fundamental Inicial
	História
	Localidade
	Ensino Fundamental Inicial
	Língua Portuguesa
	Pontuação
	Ensino Fundamental Inicial
	Matemática
	Grandezas e medidas
	Ensino Fundamental Inicial
	Língua Portuguesa
	Ortografia
	Ensino Fundamental Inicial
	Língua Portuguesa
	Língua escrita: gêneros discursivos
	Ensino Fundamental Inicial
	Artes
	Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
	Ensino Fundamental Inicial
	Geografia
	Informação, comunicação e interação
	Ensino Fundamental Inicial
	Geografia
	Conservando o ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Reconhecer-se como indivíduo e membro de diferentes grupos sociais;
· Descobrir seus espaços de vivência, como a moradia, a sala de aula, a escola, a rua, o quarteirão entre outros;
· Entrar em contato com diferentes regras aplicadas em distintos espaços onde vive;
· Pensar em seu papel como membro de um grupo social, sua responsabilidade com esse grupo e com a natureza;
· Ter noção de orientação e localização: direita esquerda; frente e atrás; em cima e embaixo;
· Compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
· Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
· Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
· Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;                                                 
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 840 minutos –14 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização do Projeto é necessário que os alunos tenham habilidades relativas à leitura e escrita, já consigam diferenciar lugares e perceberem as diferenças e semelhanças entre eles. Além da utilização dos recursos do tablet, do celular e do laptop Classmate com o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox, PowerPoint e Wiki. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Estratégias e recursos da aula
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR                                                
Professor, como se trata de um Projeto de Pesquisa Científica
em sala de aula é importante que você tenha conhecimentos de como desenvolvê-lo. O Projeto de Pesquisa busca evidências para o diálogo como base de desenvolvimento para atingir o conhecimento, através da Pesquisa com uma metodologia que propicie a troca de saberes, ao valorizar as participações dos alunos, dos professores e das ciências envolvidas, fortalecendo o desenvolvimento da autonomia e da criticidade, incentivando a observação, o registro, a comparação, a investigação, que favorecem a solução de problemas reais de seu cotidiano, utilizando a linguagem para a generalização em diferentes situações e contextos das experiências vividas. 
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa: 
· Como ensinar por meio da Pesquisa
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/como-ensinar-meio-pesquisa-607943.shtml. O texto aborda como ensinar por meio da Pesquisa. Acesso em 07/09/2012. 
· Ensino com Pesquisa (ensinar / aprender / fazendo)
http://www.conteudoescola.com.br/colunistas/70. Este texto informativo aborda como ensinar com Pesquisa: ensinar/aprender/fazendo. Acesso em 10/09/2012. 
· Como elaborar um Projeto de Pesquisa?
http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Neste sítio o texto apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula. Passos que o professor deve seguir na orientação do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Iniciação Científica até o relatório. Acesso em 01/09/2012.
Observação: Professor, o objetivo é fazer um Projeto/aula sobre como são organizados os diferentes espaços, as diferenças e semelhanças entre eles, além de algumas normas para seu funcionamento.
Ressalte para turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma, o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas em cada etapa. Sugerimos:
· Manualmente no caderno de Projeto ou em folhas de papel para serem anexadas;
· Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
· Utilizando outros recursos tecnológicos como: Blog, Wiki e Quiz dentre outros.
Faça uma Pesquisa nos sítios abaixo para auxiliar na construção de Blog:
Utilize a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Aula do Portal -  Criando um Blog. Acesso em 08/09/2012.
Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s, que corresponde/m ao nível dos seus alunos.
· Como criar um blog
http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. Neste sítio você encontrará um vídeo  ensinando - Como criar um Blog.
· Blog da turma
http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html. Este Blog  traz  informações e dicas sobre o Blog da turma.
Acessados em 08/09/2012.
· Tutorial Wiki passo a passo
http://www.youtube.com/watch?v=Q5r46omRsrU. Vídeo que ensina passo a passo como montar uma Wiki.  Acesso em 07/09/2012.
· Como “montar” uma WIKI – DOKUWIKI
http://pplware.sapo.pt/tutoriais/como-montar-uma-wiki-dokuwiki/. Texto que explica como “montar” uma página Wiki. Acesso em 07/09/2012.
Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola, discutir com sua turma a forma de registro das etapas do Projeto de Pesquisa.
É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “Meu Espaço e Outros Espaços: Organização Espacial.”, que será desenvolvido nesta aula. 
Estratégias e recursos da aula
 
 
 
 1ª Momento: aproximadamente duas a três atividades de 60 minutos cada uma.
Professor, o tema poderá ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, uma aluna encontrou a letra da música: “Quero meu espaço” e trouxe para a sala de aula compartilhando com os colegas. O professor disponibilizou a cópia para cada aluno e juntos criaram um ritmo para a letra da música.
Música:
 Quero meu espaço 
Preciso de espaço para viver
Um ser humano tem necessidades
Das quais precisam ser respeitadas
Espaço para morar
Espaço para estudar
Espaço para alimentar
Espaço para pensar
Espaço para divulgar
Mesmo quando todas as forças
Atuam no sentido contrário
Mesmo quando é inevitável a derrota
Quero meu espaço
Espaço para se agrupar
Espaço para discordar
Espaço para apresentar
Novas formas de se organizar
Espaço físico e mental
Espaço real e virtual
Espaço sem preconceitos
Espaço que não é sideral
Espaço
Marcelo Torca
QUERO MEU ESPAÇO: http://multishow.globo.com/musica/marcelo-torca/quero-meu-espaco. Neste sítio você encontrará a letra da música "Quero meu espaço". Acesso em 07/09/2012.
Professor, organize uma roda de conversa com os alunos sobre os nomes dos espaços citados na letra da música, que conhecem e quais fazem parte da vida deles e costumam ir frequentemente. Por exemplo:
Espaço para morar – Nossa casa.
Espaço para estudar – Escola.
Espaço para alimentar – Restaurante/cozinha.
Espaço para pensar – Quarto.
Espaço para se agrupar – Sala de aula, quadras de esportes, praças, cinema.
 
Em seguida, a turma ficou interessada em pesquisar sobre o nosso espaço, os espaços de vivências: como a moradia, a sala de aula, a escola, o shopping, a rua e o quarteirão, entre outros. Promova um momento de sensibilização do Projeto utilizando recursos diversos que possam despertar nos alunos o desejo de estudarem tal temática.
Defina um título para o Projeto: “Meu Espaço e Outros Espaços: Organização Espacial”.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Por que vamos Pesquisar?
Escolhida a temática, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo, a turma deverá expor os motivos que a levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo. Professor, elabore com os alunos um texto coletivo, expondo as suas ideias. O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Geografia, Blog ou em cartaz.
Em seguida, prepare uma cartolina e registre nela os objetivos traçados pelos investigadores. Veja o exemplo abaixo: 
	Escola de Educação Básica da UFU
Projeto de Iniciação Científica Discente
Espaço e Outros Espaços: Organização Espacial.
Aluno (a): _____________________________________________________________________
Professor (a): __________________________________________________________________
Data: __/__/__
	Objetivos do Projeto: o que nós queremos com esta Pesquisa
· Perceber–se como parte do espaço e como sujeito social;
· Conhecer e compreender a organização do lugar em que vivemos, reconhecendo o espaço geográfico como resultante das relações dos indivíduos com a natureza;
· Conhecer e reconhecer os espaços frequentados pela turma e as regras necessárias para a organização desses espaços;
· Interpretar os espaços através das atividades que serão realizadas (maquetes, trabalho de campo, vídeos entre outros);
· Resolver situações problema, a partir da leitura e análise de maquetes;
· Aprender a realizar uma Pesquisa;
· Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que queremos saber?
Em seguida, é necessário construir juntamente com os alunos os Problemas a serem definidos. Os alunos deverão criar questionamentos e dúvidas para delimitarem
a abrangência da Pesquisa. Faz-se necessário, portanto, que o problema seja definido por meio de uma linguagem clara e objetiva e, preferencialmente, partindo de uma interrogativa.
· Descreva sua curiosidade por meio da escrita e desenhos/recortes:
	 
Quais são e para que servem os espaços de vivências?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
 
(DESENHO/RECORTES)
 Fonte: Acervo da autora.  
Logo após, as questões elaboradas pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses, que deverão sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, tendo clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto, conhecimentos estes que serão testados por meio da Pesquisa.
Como exemplo, observe:
·   Eu ocupo lugar no espaço?
Hipótese: Eu ocupo um lugar na sala de aula, perto da minha amiga Maria.
· Quais são os espaços que costumo frequentar?
Hipótese: Vários espaços: praça, parque, igreja, shopping. 
· Existem regras para conviver nesses lugares?
Hipótese: Sim, existem regras, não podemos fazer só o que desejamos. 
· Todas as pessoas podem frequentar os espaços de vivência que existem?
Hipótese: Podem, mas têm pessoas que não vão a certos lugares, porque não têm dinheiro. 
Professor, não se esqueça de criar um momento para a socialização dos problemas levantados e as possíveis soluções.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
   Registre na ficha e traga na próxima aula.  
	Atividade de Casa
Pesquise com seus familiares onde podemos encontrar respostas para solucionarmos as questões problema
 levantadas sobre o nosso Projeto de Pesquisa.
      Responda a pergunta abaixo por meio da escrita e desenhos/recortes: 
      Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?
 ____________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________
(DESENHO/RECORTES)
 Fonte: Acervo da autora.
  2º momento: aproximadamente uma atividade de 60 minutos.
 Onde e como podemos Pesquisar?
Professor, retome a discussão anterior e converse com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”
Solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas  se repetiram, monte um cartaz,  com os nomes dos recursos que os alunos destacaram na Atividade de Casa.
Professor, tabule os dados juntamente com os alunos na lousa, e transcreva para uma cartolina. Em seguida, proponha a construção de uma tabela que apresente os dados coletados.
A tabela poderá ser registrada no caderno ou caso sua escola possua o laptop Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo: 
	FONTES DE PESQUISA
	NÚMERO DE PAIS  QUE CITARAM
	01-Jornais
	03
	02-Livros
	12
	03-Revistas
	01
	04-Internet
	16
	05-Entrevista
	02
	06-Fotografia
	10
Professor, você poderá criar situações problema elaboradas a partir da tabela.
Se possível, desenvolva esse trabalho com os professores de Português, História, Artes, Matemática e Ciências, visto que o espaço geográfico pode ser explicado de maneira interdisciplinar, além do trabalho em equipe enriquecer a construção do conhecimento.
· Língua Portuguesa: gêneros textuais (entrevistas, cartas, poemas, relatos), estrutura de textos, discurso narrativo, reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância verbal e concordância nominal, pontuação etc.) e aspectos semânticos (coerência e  coesão);
· História: direitos e deveres das crianças em relação a moradia,  escola e lazer;
 
· Geografia: estudo e interpretação das maquetes e localização geográfica;
 
· Matemática: interpretação de dados e informação; gráficos e tabelas; situações-problema envolvendo as operações que está trabalhando, estatística, proporção e probabilidade;
· Informática: linguagem digital, criação de Wiki, Fórum, Movie Maker, navegação na Internet;
· Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos e pinturas.
Agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto, que deverá ser realizado de uma maneira flexível. As atividades poderão ser desenvolvidas durante várias semanas.
 3ª momento: aproximadamente sete a oito atividades de 60 minutos cada uma.
MINHA GEOGRAFIA
Professor, para os alunos perceberem que o seu corpo ocupa um lugar no espaço, apresente a eles a imagem de Leonardo Da Vinci, veja abaixo:
O Homem Vitruviano http://www.infoescola.com/desenho/o-homem-vitruviano/. Neste sítio você encontrará informações sobre a imagem do Homem Vitruviano, feito por Leonardo Da Vinci, no qual expõe o traçado e proporções do corpo humano. Acesso em 10/09/21012.
Apresente à turma a biografia de Leonardo Da Vinci, e depois oriente os alunos a perceberem os detalhes que existem na imagem. É o desenho de um homem que foi repetido ou sobreposto. Explique que as posições diferentes são percebidas nas pernas e nos braços. Essa criação de Da Vinci se transformou em um símbolo para representar o ser humano.
O corpo humano ocupa um lugar no espaço. Para provar isso desenhamos o contorno dele em um papel como fez Leonardo da Vinci. Leonardo da Vinci desenhou o ser humano e deu o nome de homem Vitruviano. Agora é sua vez, desenhe seu corpo em uma folha de papel A3 ou cartolina, utilize canetinhas, lápis de cor, giz de cera. Depois, faça e cole bolinhas de papel crepom em volta do traçado do corpo. Quando cada aluno terminar peça que apresente o seu desenho aos colegas e o exponha no mural da sala de aula.
DE OLHO NAS NOSSAS CARACTERÍSTICAS: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS
Ao observar os desenhos do seu corpo e dos colegas você percebeu muitas diferenças? Quais? Quantos meninos têm na sua turma? E quantas meninas? Existem semelhanças? Quais?
Professor, anote na lousa as respostas e se necessário, peça que os alunos confrontem suas respostas.
Agora, para conhecerem melhor os espaços vivenciados, solicite aos alunos que façam a contagem de seus colegas de sala de aula e registrem as características físicas de cada um deles em dois gráficos.
Os gráficos poderão ser registrados no caderno ou caso sua escola possua o laptop Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo:
GRÁFICO 1                                                                                                                   GRÁFICO 2
  
Fonte: Atividade realizada pelos os alunos, no ano de 2011. Acervo da autora.
No Gráfico 1, cada quadradinho corresponderá às características de uma pessoa e no Gráfico 2, o número de retângulos  representará  a quantidade de meninos e meninas.
Por meio dos gráficos, os alunos saberão se em sua sala de aula há maior quantidade de meninos ou de meninas. Em seguida deverão responder as seguintes questões:
· Dos alunos de sua sala de aula, qual é a cor do cabelo da maioria?
· Quantos são meninos e quantos são meninas?
· Isso ocorre em todo país?Justifique sua resposta.
Troque ideias com seu professor sobre o assunto e anote suas conclusões numa ficha.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OS ESPAÇOS DA ESCOLA
A escola é um lugar onde você convive com diferentes pessoas todos os dias: colegas, amigos, professores e outros funcionários. É nesse espaço de vivência que você passa parte do seu dia e aprende muitas coisas.
Professor, promova uma roda de conversa sobre os cantinhos preferidos dos alunos no espaço da escola. Vocês devem ter um ponto de encontro dentro da escola. Questione - os:
· Que lugar/espaço é esse?
· Como ele é?
· Onde ele se localiza?
· O que tem perto dele?
· Por que você gosta mais desse espaço?
· Como e com quem você os compartilha?
· Esses espaços poderiam ser organizados de outro jeito? Como?
· Qual é a distância do lugar preferido até a sala de aula?
Agora, cada um  vai desenhar o seu lugar/espaço preferido na escola. Siga as orientações: 
Em dupla
a) Forme dupla com um colega.
b) Cada um vai escolher o lugar da escola de que gosta mais e conversar sobre eles. Depois, cada um vai desenhar sozinho. 
Sozinho
a) Feche os olhos e procure lembrar detalhes do lugar que você escolheu:
· Se você escolheu um lugar no interior do prédio da escola, lembre-se como é o chão, se há poucos ou muitos móveis, se o lugar é amplo ou apertado, etc.
· Se escolheu um lugar externo, como o pátio ou o jardim, lembre se há árvores, flores, grama, pássaros, bancos, etc.
b) No caderno faça uma lista dos elementos construídos pelo ser humano e dos elementos da natureza presentes no lugar escolhido.
c) Em seguida, desenhe no caderno de Geografia ou em folha de papel. Utilize canetinhas, lápis de cor, giz de cera ou outros materiais como: massinha de modelar, sementes de girassol, serragem, papel crepom e etc. Não se esqueça de escrever o nome do lugar que você escolheu.
 
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus   desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “O meu espaço preferido”.
Professor, organize um momento na sala de aula para cada aluno apresentar seu lugar escolhido e explicar porque gosta dele. 
Em seguida, peça aos alunos para visitarem os lugares escolhidos e tirarem fotos desse espaço tão especial para cada um. Proponha que fotografem os espaços/lugares preferidos, utilizando a câmera digital, o tablet, ou até mesmo os laptops do Projeto UCA, acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).
 
	 Professor, separe uma caixa para os alunos guardarem suas produções e salve as fotos que podem ser selecionadas pelos próprios alunos para apresentarem no final da Pesquisa. 
Fonte da imagem: Clip Art do Word. (Acervo da autora.).
Agora, responda no caderno de Geografia às questões a seguir: 
a) Que lugares da escola foram mais escolhidos pela turma?
b) O que esses lugares têm de especial?
c) De modo geral, os desenhos da turma são parecidos ou diferentes? Por quê?
d) Que elementos dos desenhos ajudam a identificar os lugares representados?
e) Os desenhos serviram para chamar a sua atenção para detalhes que você não havia notado antes? Explique. 
Escreva um texto ou uma poesia sobre o seu lugar preferido na escola. 
Fonte das atividades: MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene; VESENTINI, José William. Ápice Geografia. 3º Ano.São Paulo: Ática, 2011. p. 34 e 35. 
 
	                    Lembrete:
Professor, a forma de registro das atividades poderão ser feitas no Blog, Wiki ou por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).
 
Fonte da imagem: Clip Art do Word. (Acervo da autora.).
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VOCÊ NA SALA DE AULA
É na sala de aula que o aluno costuma passar a maior parte do tempo quando está na escola. Nela existem pessoas, móveis, janelas e outros elementos ao seu redor. 
Professor, converse com os aluno sobre a escola. Confirme se eles sabem o nome dela, se conhecem cada dependência, se identificam a sala onde estudam. Explore com eles as relações espaciais (direita, esquerda, em frente, atrás) oriente -os a utilizarem o corpo como ponte de referência para localizarem pessoas e objetos. Disponibilize as imagens abaixo para auxiliar nas discussões. Veja:
 
 
LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1º Ano. São Paulo: FTD, 2005. p. 34.
 
Observe a posição de Isabele na sala de aula em relação aos outros colegas.
 
 
Agora, observe a posição de Isabele em relação aos elementos da sala de aula.
LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1º Ano. São Paulo: FTD, 2005 p. 35. 
	Professor, faça bom uso dos livros
didáticos.
 
  
COMO PODEMOS REPRESENTAR UMA SALA DE AULA?
Professor, é importante que os alunos conheçam a sala de aula e os elementos que a compõem. Faça uma roda e converse com os alunos sobre a sala de aula e os elementos que existem nela. Vamos aprender a observar e analisar o espaço da sala de aula. Fechem os olhos e imaginem. Abram um olho e observem o que há na sala de aula. Idealizem um mapa mental para caminharem. Fechem novamente os olhos. 
Observem a sala de aula: andem por ela e vejam onde fica a porta, as janelas, o quadro, o armário, a mesa do professor, as carteiras dos colegas, etc. Peça a cada aluno que descreva o seu mapa mental. 
Professor, disponibilize as atividades a seguir para os alunos responderem. 
1. Represente a sua sala de aula com um desenho. Observe bem os seus detalhes antes de desenhá-la.
Auxilie os alunos a refletirem sobre o seu espaço, utilizando as questões abaixo como roteiro: 
a) Que forma a sala de aula tem?
b) Como os objetos e móveis estão dispostos?
c) Quais as formas e cores que esses objetos e os móveis têm?
d) Onde está localizada a janela? Quantas são? E a porta?
e) Como as carteiras estão organizadas?
f) Como você gostaria de organizar as carteiras da sua sala de aula? Por quê?  
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus desenhos, utilizando, para isso, o laptop Classmate, a partir do programa Kolour Paint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Kolour Paint. Promova uma exposição dos desenhos, imprima e coloque no varal da sala de aula. 
2. Observe ao seu redor e depois, responda:
a) Escreva o que está:
b) Compare as respostas com as de um colega e conclua:
· Eu e meu colega:
(          ) vemos                                                          (           ) não vemos
os mesmos elementos e as mesmas pessoas da sala de aula na posição em que estamos.
· Isso acontece porque ocupamos na sala de aula:
(          ) a mesma posição                                          (           ) posições diferentes
 
LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1º Ano. São Paulo: FTD, 2005 p. 37. 
 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VOCÊ NOS ESPAÇOS DA ESCOLA
Para esse momento prepare uma Contação de História: “A Escola de Marcelo” de Ruth Rocha.
Sinopse:
Neste livro, vamos acompanhar um dia de aula numa escola muito divertida: a do Marcelo. Tomara que ela seja como a sua, cheia de amigos e atividades interessantes para fazer. No final, ainda é possível se divertir com as brincadeiras preparadas especialmente para os leitores dessa série.
Fonte:http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/prod/424800/ESCOLA-DO-MARCELO,-A.aspx. Neste sítio você encontrará o livro: A Escola do Marcelo disponível para a compra. Acesso em 10/09/2012.
Logo após a história, converse com os alunos sobre a sua escola:
· Como é o dia a dia na sua escola?
· O que você e seus colegas
fazem?
· Qual o momento que você gosta mais dentro da escola?
Professor, faça um passeio dentro da sua escola para os alunos reconhecerem as várias dependências do espaço escolar. Depois, apresente as imagens em projeção para levantar uma discussão com os alunos sobre os espaços vivenciados dentro da escola.
Durante o passeio os alunos poderão fotografar os espaços/lugares preferidos, utilizando a câmera digital, o tablet, ou até mesmo os laptops do Projeto UCA, acessando: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). Selecione e imprima as fotos para a construção de um painel para a exposição no final da Pesquisa.
Você conhece os espaços da escola mostrados nas fotos?
Sabem para que cada espaço serve?
 
LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1º Ano. São Paulo: FTD, 2005. p. 54 e 55.
 
Atividade Complementar
Professor, caso sinta necessidade de complementar com outras atividades sobre esses espaços, segue sugestões abaixo:
 
LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1º Ano. São Paulo: FTD, 2005. p. 56 e 57.
 ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OUTROS LUGARES DE VIVÊNCIA
Professor, converse com os alunos sobre outros lugares de vivências que eles frequentam. Induza-os a refletirem sobre em quantos lugares vão todos os dias? Faça uma lista dos nomes deles na lousa (shopping, praças, bairro, supermercado, cinema dentre outros). Discuta um pouco isso e peça que  façam uma Pesquisa de outros espaços que frequentam fora da escola.
 
	 Faça um bom uso dos acervos digitais.
Fonte da imagem: Office Microsoft: http://office.microsoft.com/pt-br/images/results.aspx?qu=computadores&ex=1&origin=FX010132103#pg:4|. Neste sítio você encontrará várias imagens do Clip Art para inserir nas aulas. Acesso em 12/09/2012.
Vejam alguns sítios para Pesquisa: 
1 – Praça                                                                                                  2 - Supermercado
 
3 – Shopping                                                                                             4-  Banco
   
1 imagem: Brinquedos na praça pública http://porondeandamnossospassos.blogspot.com.br/2009/08/laura-cecilia-e-as-pracas-da-redencao.html. Neste sítio você encontra fotos de vários brinquedos em praça pública. Acesso em 10/09/2012. 
2 imagem: Supermercado http://www.fotosmaisimagens.com.br/supermercado.html. Neste sítio você encontrará várias imagens do mesmo supermercado. Acesso em 10/09/2012. 
3 imagem: Shopping de Uberlândia http://www.brasmix.com.br/interna.php?referencia=obras&sit=&obra=179. Neste sítio você encontrará outras fotos do Shopping de Uberlândia. Acesso em 10/09/2012. 
4 imagem: Caixa apresenta crescimento http://www.correiodeuberlandia.com.br/cidade-e-regiao/caixa-apresenta-crescimento-superior-a-70/. Este sítio traz informações sobre o crescimento da Caixa Econômica Federal. Acesso em 10/09/2012.
 Professor, caso perceba que os alunos querem outras imagens, oriente-os a continuarem a Pesquisa e buscarem mais imagens.
· Vocês conhecem esses lugares?
· Qual ou quais vocês mais gostam de frequentar? Por quê?
· Quem leva vocês a esses lugares?
· Qual o horário que vocês costumam frequentar esses lugares?
· Existem regras de convivência nestes lugares?
Vocês acabaram de descobrir que além da escola existem outros espaços que conhecem em sua cidade. Já sabem que existem dias e horários específicos para frequentá-los. Não pode ser a qualquer hora ou quando vocês quiserem, pois cada local tem suas regras. 
	Faça bom uso dos acervos digitais.
Fonte da imagem: Office Microsoft: http://office.microsoft.com/pt-br/images/results.aspx?qu=computadores&ex=1&origin=FX010132103#pg:4|. Neste sítio você encontrará várias imagens do Clip Art para inserir nas aulas. Acesso em 12/09/2012.
 
As Regras dos Espaços de Vivências
Vocês aprenderam que diferentes espaços são frequentados pelas pessoas durante a semana e nos mais diferentes horários.
Professor, converse com os alunos que tanto na escola, como em casa, na rua, nos parques, nos centros comerciais ou nos shoppings convivemos com outras pessoas e realizamos vários tipos de atividades. Nesses lugares, existem regras, que devem ser respeitadas para que as pessoas possam conviver em harmonia. 
Você já parou para pensar como as regras são importantes? Pense nisso e pesquise nos sítios abaixo:
Caso a escola possua os laptops ou tablets, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios sugeridos abaixo: 
· Regras de convivência na escola
http://www.youtube.com/watch?v=_YW_f3y-764. Neste sítio encontramos a descrição de algumas regras na escola. Acesso em 10/09/2012. 
·  9 dicas para convivência no trabalho
http://www.youtube.com/watch?v=x2r_Fxrdf6c&feature=related. Neste sítio encontramos descrição de algumas regras no trabalho, que também podem ser aplicadas em outros espaços. Acesso em 10/09/2012.  
Observe as imagens abaixo e crie regras de convivências para cada uma.
  
Fonte: Regras de convivências na sala de aula http://mundomagicoprofjuliana.blogspot.com.br/2012/01/as-regras-de-convivencia-em-sala-de.html. Neste sítio encontramos a descrição de algumas regras na sala de aula. Acesso em 10/09/2012.  
·  Reportagem: Regras de boa convivência
http://interessantte.blogspot.com.br/2009/10/regras-de-boa-convivencia.html. Neste sítio encontramos a descrição de algumas regras de boa convivência seja em qualquer espaço ou lugar. Acesso em 10/09/2012. 
·  Regra básica de convivência
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=3124. Neste sítio encontramos a descrição de algumas regras básicas de convivência em qualquer espaço ou lugar. Acesso em 10/09/2012.  
Professor, organize com os alunos cartazes sobre as regras de convivência que devemos respeitar nos mais variados espaços. Para isso, solicite que os alunos formem grupos. Cada um ficará responsável por elaborar as regras de cada um desses espaços pesquisados: em casa, na escola, no trabalho, nas ruas e em outros locais que julgarem necessários. Proponha que utilizem diversos materiais para a construção dos cartazes: cartolina, papel kraft, revistas, cola, tesouras, canetinhas, lápis de cor. 
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus   desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “As regras de convivência”. 
  
Escolha um lugar de vivência ( aonde você vai durante a semana) e represente-o por meio de desenho,  se tiver oportunidade fotografe e traga as fotos para a escola.
Com a ajuda de seus familiares observe por uma semana os locais frequentados por você e sua família e registre no quadro de acordo com as informações que se pede. Preencha a ficha abaixo: 
 
	 
LUGAR DE VIVÊNCIA
 
	HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
	ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
	REGRAS
	 
 
	 
	 
	 
	 
 
	 
	 
	 
	 
 
	 
	 
	 
	 
 
	 
	 
	 
 Fonte: Acervo da autora. 
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ASSISTINDO AO VÍDEO
Professor, converse com os alunos sobre os lugares que cada um pesquisou em casa com os seus familiares. Promova um espaço onde todos os alunos se sintam a vontade para socializar os desenhos ou as fotos que trouxeram.
Após a discussão, monte um gráfico, juntamente com os alunos, sobre os lugares mais frequentados por eles, destacando os lugares em comum e se teve algum diferente.
Os gráficos poderão ser registrados no caderno ou caso sua escola possua os laptops Classmate,
por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Veja o exemplo abaixo: 
	15
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	14
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	13
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	12
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	11
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	10
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	9
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	8
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	7
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	6
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	5
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	4
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	3
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	2
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	1
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 PRAÇAS 
	 PARQUE
	 SHOPPING
	 
SUPER
MERCADO
 
	 LOJAS
	 CINEMA
	 IGREJA
	 
FARMÁ
CIA
 Fonte: Acervo da autora.
     
EXPLORANDO O VÍDEO
Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos ao assistirem o vídeo. Peça à eles, que façam anotações que respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais para a Pesquisa. 
· Qual foi o lugar que Chico Bento foi visitar?
· Ele se sentiu bem nesse lugar? Por quê?
· Você frequenta o lugar que o Chico foi visitar com seu amigo? O que você acha dele?
· Quais são seus lugares mais frequentados em sua cidade?
· Existe algo que gostaria de descobrir a mais?
Depois dessa conversa, auxilie os alunos a pesquisarem acessando no tablet ou laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo para que assistam ao vídeo:
Chico Bento no shopping 
http://www.youtube.com/watch?v=ntXCiB0Ehfk. Este vídeo apresenta um menino do interior,  que visita a cidade grande e o seu primo o convida para conhecer o shopping, o centro das compras e um espaço de convivência). Acesso em 08/05/2012.
Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse com os alunos, sobre as considerações feitas por eles.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 VOCÊ E SUA CASA
A casa é o espaço onde as pessoas se abrigam e convivem. Assim, como existem diferentes pessoas e famílias, há diferentes espaços de moradia e de convivência.
 
MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene; VESENTINI, José William. Vivência e construção: Geografia. 1º Ano. São Paulo: Ática, 2001 p. 45.
 
	Professor, faça um bom uso dos livros
didáticos.
 
 Que tal conhecer melhor sua casa e de seus colegas? Embarque nesta aventura!
NOSSA MORADIA, NOSSO ABRIGO
As pessoas sempre procuram abrigo, elas precisam se proteger do calor, do frio, do vento e da chuva. As moradias são o nosso abrigo. Nelas dormimos, comemos, cuidados da nossa higiene. Na moradia convivemos com nossa família e nossos amigos.
 Professor, disponibilize o texto abaixo aos alunos e faça a leitura juntamente com eles. 
	       Pedro é um garoto de 7 anos. A mãe de Pedro se chama Ângela. Ela é professora e trabalha na escola em que Pedro estuda. O pai de Pedro se chama Matheus. Ele é mecânico e trabalha em uma fábrica.
        Gabriela é irmã de Pedro e tem 15 anos e estuda na mesma escola de Pedro.
        Pedro e sua família moram em uma casa que tem quintal e jardim. No piso térreo ficam a cozinha, a sala e o banheiro. No andar superior, estão os quartos. Quando as casas possuem dois andares elas são chamadas de sobrado.A casa de Pedro fica perto da escola onde ele estuda.
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitanguá: Geografia 2º Ano. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2008 p.10 e 11.
Professor, com esse exemplo que envolve um personagem de 7 anos, os alunos irão identificar e reconhecer aspectos da sua própria moradia.
Formule para os alunos, os questionamentos sobre o texto, se achar necessário leia novamente.
 
· Como é a casa de Pedro?
· Em que sua casa é parecida com a casa de Pedro?
· Em que sua casa é diferente da casa de Pedro?
· Quem são as pessoas que moram com você?
· Você mora perto da escola que estuda?
Professor, ressalte aos alunos a importância da moradia, suas funções, entre elas de fornecer abrigo. Aproveite e discuta com os alunos se todas as pessoas têm moradias ou se há pessoas que não têm moradia em condições dignas. 
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitanguá: Geografia 2º Ano. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2008.p.13. 
Conte aos alunos que Pedro e sua família moram em um bairro da cidade.
Perto da casa deles há padaria, açougue, farmácia, supermercado, banco e algumas lojas. Pedro conhece todo o quarteirão da casa dele e você conhece o que existe no seu quarteirão?
 
Pesquise com seus familiares o nome do local de trabalho de cada um, as principais atividades que realizam e como chegam ao local de trabalho. Veja como fazer e onde registrar.
Faça as perguntas da Ficha de Pesquisa aos seus familiares e anote as respostas no caderno de Geografia. 
	Ficha de Pesquisa
· Quantas pessoas moram nessa casa?
· Existem pessoas que trabalham fora de casa? Quem são?
· Qual é a atividades que elas exercem?
· Elas trabalham longe de casa?
· Há pessoas que trabalham em casa? Quem são?
· O que elas fazem?
· Você conhece os lugares de vivências que existem na sua rua? Quais costuma frequentar?
· O que você encontra pelo caminho de casa até o trabalho?
Fonte: Acervo da autora.
Observação: Ao terminar a Pesquisa, procure com seus familiares uma foto que representa a sua moradia e traga para a próxima aula.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ELABORANDO OFICINAS
Professor, converse com os alunos sobre a Ficha de Pesquisa de cada pessoa que foi entrevistada em casa. Promova um espaço onde todos os alunos se sintam a vontade para socializar suas respostas e as fotos da casa onde moram trazidas pelos alunos. Crie com os alunos um mural com as fotos das casas da turma.
 OFICINAS
Divida os alunos em grupos e eleja três lugares de vivência que eles costumam frequentar. Shopping, cinema, Parque do Sabiá, praça, bairro, sala de aula e outros. Proponha aos alunos, a criação de maquetes para representarem esses espaços de vivência que conhecem.
Professor, se achar necessário faça uma visita com os alunos a alguns desses lugares. Depende da vivência e do conhecimento dos seus alunos sobre o espaço a ser representado.
MAQUETE
Professor, disponibilize o pequeno trecho abaixo e converse com a turma sobre uma maquete.
A maquete da sala de aula é a sua representação por meio de construções em miniatura. Representando a sala de aula com uma maquete, podemos visualizar o seu espaço em tamanho reduzido.
Na maquete podemos observar como os móveis e os demais objetos estão organizados na sala de aula. Com a maquete podemos representar diversos lugares.
Observe a foto da maquete de uma sala de aula.
 
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitanguá: Geografia 2º Ano. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2008. p.81
Organize com o seu grupo a lista dos materiais necessários para a construção das maquetes. Liste os elementos e os materiais de sucata que vão representá-los. Veja o modelo abaixo: 
	Objeto/Elementos
	Material a ser usado
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
A tabela poderá ser registrada no caderno de Geografia ou caso sua escola possua os laptops Classmate, por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).  
MAQUETE DA SALA DE AULA 
Veja o que podemos usar para construir a maquete da sala de aula.
   
LIMA, Mirna. Porta aberta Geografia 1º Ano. São Paulo: FTD, 2005. p. 40 e 41.
PASSOS PARA MONTAGEM:
Em grupo, observem e anotem no caderno de Geografia,
quais e quantos móveis e objetos existem na sua sala de aula para serem representados:
1. Recortem na caixa de papelão o local da porta e das janelas;
2. Separem a sucata que podem representar a miniatura de cada objeto. Prestem atenção ao tamanho dos objetos;
3. Coloquem cada móvel e objeto no seu lugar de acordo com a organização da sala;
Essa é a maquete da sua sala de aula.
 
MAQUETE DA RUA
PASSOS PARA MONTAGEM:
1. Reúna com seu grupo para conversar sobre os elementos da rua, que serão representados (shopping, lojas, farmácias, supermercado, bancos e outros);
2.  Preparem a base da maquete com caixa de papelão. Colem papel ou cartolina branca em cima do papelão. Depois, pintem a rua e as faixas de segurança. A rua da maquete terá espaços verdes. Então, preparem este espaço na base.
3. Confeccionem com material de sucata as miniaturas de veículos, casas, lojas e outros estabelecimentos, além de árvores, placas de trânsito e semáforos;
4. Montem a maquete com as miniaturas. Pensem na organização do espaço da rua, onde colocar as casas, as lojas e a sinalização de trânsito.
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitanguá: Geografia 2º Ano. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2008. p.132. 
MAQUETE DA CASA
PLANEJAMENTO: em grupo planejem a maquete de uma moradia. 
1. Decidam o que vão construir: Uma casa, um apartamento, um sobrado ou outro tipo de moradia?
2. Escolham o números de cômodos da moradia.
3. Quantas pessoas vão morar nela?
MODO DE FAZER:
1. Risquem no papelão os cômodos, em forma de uma planta;
2. Construam as paredes com a altura de uma régua pequena;
3. Não esqueçam as janelas e as portas;
4. Colem as paredes, para dividir os cômodos, usem cola plástica;
5. Faça os móveis de tamanho proporcional ao tamanho da moradia e  os coloquem dentro de cada cômodo;
6. Os móveis poderão ser feitos de sucata, massinha de modelar e/ou argila.
 
Observação: a moradia não terá telhado.
LEMOS, Maria da Conceição.  Geografia em Questão 2º Ano. Belo Horizonte: Dimensão, 2001. p. 53 e 54.
Peça aos grupos que quando terminarem tirem fotos das maquetes de vários ângulos: de cima para baixo, de lado e de frente. Utilizando a câmera digital, o tablet, ou até mesmo os laptops do Projeto UCA, (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). Monte uma exposição com as fotos tiradas. 
Professor, organize um momento para apresentação das maquetes, peça que cada grupo explique os espaços representados.
Se possível filme as construções das maquetes e depois assista com os alunos para que analisem suas construções.
Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
 Obs.: Professor, converse com os alunos que a partir da maquete de um lugar podemos fazer a planta desse lugar. Veja abaixo um exemplo:
A partir da maquete de um lugar podemos fazer a planta desse lugar.
Vamos fazer a planta da sua sala de aula usando a maquete que você e seu grupo fizeram.
Materiais necessários: plástico transparente um pouco maior que a maquete e canetinhas coloridas.
ETAPAS:
DANELLI, Sonia Cunha de Souza. Projeto Pitanguá: Geografia 2º Ano. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2008. p.87.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
Professor, crie uma forma de registro para expor as conclusões a que os alunos chegaram. Nesse momento espera-se que os alunos estejam preparados para registrarem as conclusões dos dados coletados no decorrer da Pesquisa. Retome as questões levantadas no início da Pesquisa, a fim dos alunos verificarem a comprovação ou refutação das mesmas.
Para isso, lembre – se de que sua problematização era: 
	· Quais são os espaços que costumamos frequentar?
 
 Conclusões:
________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________
Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:
· Conhecimento do tema estudado;
· Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
· Participação nas atividades propostas;
· Compreensão do processo de Pesquisa.
Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno de Geografia.
Ao concluir a Pesquisa, deve ser feita a Indicação das Referências, trata-se de todos os documentos que lhe serviram de fonte de informação, sejam eles expressos por meio eletrônico (sítio), livros, periódicos, documentos internos, fichário de biblioteca, entre outros. 
 4º Momento: aproximadamente uma a duas aulas de 60 minutos.
Chegou o momento para “Socializar os Resultados da Pesquisa” para a comunidade escolar.
Convide os pais e familiares para conhecerem todo o trabalho construído pela turma. Prepare o ambiente e a forma de apresentação, juntamente com os alunos, agende a data e os horários e providencie os materiais que julgar necessários.
Elabore juntamente com os alunos o convite para a apresentação, que poderá ser feito no tablet ou no laptop.
Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).Não se esqueça de colocar  data, horário e local da apresentação.
Ao terminar, salve em um pendrive o convite que os alunos digitaram e imprima-o para ser divulgado e distribuído para a comunidade escolar e seus usuários.
 _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor, organize os alunos em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. A forma da apresentação do Projeto deverá ser construída com a participação dos alunos e de acordo com sua faixa etária. Organize o espaço no qual será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola, pátio, ou até mesmo a sala de aula. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:
· Expor as maquetes;
· Montar um mural com os desenhos elaborados pelos alunos;
· Editar um vídeo no Movie Maker , das fotos de todo o decorrer do Projeto;
· Promover  a comunicação oral dos alunos sobre as Pesquisas realizadas e os resultados obtidos.
Construa um vídeo utilizando o programa Movie Maker com as fotos de todas as ações realizadas no decorrer da Pesquisa.
Como criar um vídeo no Movie Maker do Windows http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related.  O vídeo informa os passos de como construir um vídeo utilizando o programa Movie Maker. Acesso 10/09/2012.
Passo a passo windows Movie Maker http://cartografiadoprojeto.blogspot.com.br/2007/08/passoa-passo-windows-movie-maker.html.  Neste sítio você encontrará informações de como montar um vídeo no Movie Maker. Acesso 10/09/2012.
Ao final da apresentação é fundamental agradecer ao público e o envolvimento da família e dos demais colaboradores.
No dia posterior, peça aos alunos, que registrem no caderno de Geografia, no tablet e ou no laptop suas opiniões sobre: o que aprenderam, o que a Pesquisa contribuiu para conhecer mais sobre o tema, o que foi fácil e difícil realizar, enfim, suas descobertas sobre “Meu Espaço e Outros Espaços: Organização Espacial”.
Recursos Complementares
Sugestões de links para os alunos:
Obras Literárias Infantis
· A Rua do Marcelo
ROCHA, Ruth. A Rua do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2011.
· O Bairro do Marcelo
http://www.travessa.com.br/O_BAIRRO_DO_MARCELO/artigo/32326d27-cb6f-4513-bfae-65d9f95fd16b.
Neste sítio você encontrará informações e as referências do livro. Acesso em 12/09/2012.
·  Jogo on line: Jardim Smartkids
http://www.superkid.com.br/jogos/03_jardim.php. Neste sítio você encontrará um jogo chamado Jardim Smartkids, no qual você deverá compor a cena arrastando as imagens. Acesso em 12/09/2012. 
Sugestões de links para os professores:
 CORRÊA, Roberto L. Espaço, um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, I. E.; CORREA, R. L.; GOMES, P. C. C. (org.). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 15-47.
 
· Jogo do sítio: localização de objetos e relações espaciais.
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/jogo-sitio-localizacao-objetos-relacoes-espaciais-619031.shtml . Neste sítio da Revista Nova Escola você encontrará um plano de aula com a sugestão de um jogo de localização de objetos ou coisas. Acesso em 12/092012.
Avaliação
Os projetos de Iniciação Científica transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:
· Observação do comportamento do aluno: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares e capacidade de cooperação;
· Trabalhos escritos ou de outra natureza produzidos espontaneamente pelo aluno;
· Dados registrados com referências diretas elaboradas pelos alunos individualmente ou em grupo.
Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da Metodologia de Projetos de Iniciação Cientifica e se, se reconheceram como indivíduo e membro de diferentes grupos sociais; descobriram seus espaços de vivência, como a moradia, a sala de aula, a escola, a rua, o quarteirão entre outros; entraram em contato com diferentes regras aplicadas em distintos espaços onde vivem; pensaram em seu papel como membro de um grupo social, sua responsabilidade com esse grupo e com a natureza; adquiriram noção de orientação e localização: direita esquerda; frente e atrás; em cima e embaixo e se utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Opinião de quem acessou

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando