Buscar

A1 materiais de acabamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os sistemas estruturais e elementos construtivos refletem como as edificações e os espaços de arquitetura e design de interiores são construídos. O entendimento da composição e o funcionamento dos sistemas e elementos construtivos são fundamentais para a avaliação e tomada de decisão pelo profissional no desenvolvimento de projeto. Para garantir um projeto eficiente e com desempenho adequado, é fundamental conhecer as possibilidades de suportes construtivos, para que sejam coerentes com as propostas estéticas e técnicas, como, por exemplo, para o recebimento de materiais de acabamento.
Considerando os conteúdos abordados ao longo da disciplina, responda: quais características dos sistemas e elementos construtivos o profissional deve conhecer para conceber projetos de interiores e especificar materiais de acabamento?
Para responder, pesquise e apresente sistemas estruturais e elementos construtivos conhecidos na construção de edificações e de ambientes internos.
Sistema Construtivo em Concreto
As estruturas em concreto são formadas a partir da combinação de elementos estruturais, pilares, lajes e vigas. É um método construtivo amplamente utilizado no projeto de edificações em obras habitacionais, industriais, comerciais e de infraestrutura, pode ser moldado in loco ou pré-fabricado. As estruturas em concreto apresentam grande durabilidade e resistência aos esforços mecânicos. Os materiais de vedação mais utilizados nesse sistema construtivo são os blocos cerâmicos e blocos de concreto.
Sistema Construtivo em Aço
Empregadas nos mais diversos tipos de obras e empreendimentos, as estruturas em aço atendem diferentes tipologias da construção civil assim como obras viárias. São também utilizadas em coberturas, fachadas, vedações e pisos. Por ser um material versátil e flexível, a utilização desse sistema apresenta algumas vantagens. Sua alta resistência mecânica permite vencer grandes vãos, apresenta menor peso próprio reduzindo a carga nas fundações, e apresenta dimensões de peças reduzidas, o que confere um aumento da área útil construída (ABDI, 2015).A fabricação e montagem desse tipo de estrutura obedecem a rigorosas especificações, o que reduz o tempo de execução assim como reduz o desperdício de materiais. As ligações são os detalhes construtivos que conectam as estruturas de aço com os demais elementos construtivos. É de extrema importância a compatibilização da estrutura e seus elementos complementares como as instalações e vedações, responsáveis pela estanqueidades e estética de um projeto. A estrutura metálica aceita uma grande variedade de materiais de fechamento como alvenaria, painéis pré-fabricados, painéis metálicos, dentre outros (ABDI, 2015).
Sistema Construtivo em Light Steel Framing
Sistema estruturado por perfis de aço galvanizado formados a frio, o light steel framing é indicado para diversas tipologias de obras, assim como para ampliações de obras existentes e retrofit. Segundo o Manual da Construção Industrializada (ABDI, 2015), esse sistema tem como vantagens a facilidade de montagem, precisão nas dimensões dos componentes, apresenta a durabilidade e resistência do aço, rapidez da construção e redução de recursos naturais e desperdício uma vez que o sistema de construção é realizado a seco. A região de implantação do projeto deve ser considerada para correto dimensionamento e proteção dos perfis. Áreas litorâneas, por exemplo, exigem maior cuidado na galvanização para proteção contra a corrosão. A adoção do steel frame permite ainda grande flexibilidade no projeto de arquitetura, e o sistema é compatível com uma grande variedade de materiais de fechamento, como chapas de gesso acartonado, placas cimentícias e OSB, a depender se a vedação é interna ou externa.
Sistema Construtivo em Wood Frame
A característica mais relevante desse sistema é a utilização da madeira como matéria-prima, que apresenta características físicas e mecânicas que a qualificam como material durável e versátil. O wood frame é um sistema construtivo composto de painéis estruturais de madeira para a montagem de edificações. Os materiais de fechamento podem variar entre chapas OSB, chapas de madeira, placa cimentícia e gesso acartonado a depender se a vedação é interna ou externa. Por ser considerado um sistema construtivo seco, e utilizar a madeira – que deve preferencialmente ser proveniente de reflorestamento com manejo ambiental –, esse sistema é considerado altamente eficiente pelo baixo consumo e geração de resíduos (ABDI, 2015).
Piso
O sistema de piso pode ser definido como um sistema horizontal ou inclinado composto por um conjunto parcial ou total de camadas destinado a cumprir a função de estrutura, vedação e tráfego (ABNT, 2013b). O sistema de piso funciona como uma base de apoio que sustenta atividades internas, móveis, equipamentos, e cargas variáveis, e deve ser estruturado para suportar com segurança as cargas resultantes (CHING, 2013). Algumas qualidades gerais devem ser observadas na escolha de acabamento de pisos como a resistência ao desgaste e abrasão, inalterabilidade de cor, textura, facilidade de conservação e manutenção. Após a execução das camadas de um sistema de piso, para o início dos serviços de acabamento, devemos considerar alguns casos. De preferência, as vedações devem estar concluídas e as instalações elétricas e hidráulicas do piso, em especial os ralos, colunas e prumadas, devem estar executadas e testadas. A base deve estar limpa, totalmente livre de restos de argamassa, terra, pedras ou qualquer outro material aderido (YAZIGI, 2009).
Parede
As paredes são elementos de vedação que podem atuar com função estrutural ou como fechamento. São partes da edificação que limitam verticalmente seus ambientes como as paredes de fachadas ou divisórias internas. As vedações atuam sustentando cargas de pisos, tetos e coberturas e devem apresentar nível de segurança, limitando os deslocamentos, fissuras e falhas a valores aceitáveis e considerando ações passíveis de ocorrerem durante a vida útil do sistema (ABNT, 2013c).
Além de delimitarem os espaços, as paredes controlam a passagem de ar, calor, umidade, luz e som. Atuam no isolamento térmico e acústico, e seu desempenho varia de acordo com a especificação de material, dimensão, espessura e aberturas (CHING, 2013; GURGEL, 2005).

Outros materiais