Buscar

QUESTIONÁRIO 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – LINGUAGENS DOCUMENTAIS ALFABÉTICAS – AULA 02 – BIBLIOTECONOMIA
1
A Teoria da Classificação Facetada é desenvolvida por _______________________ na década de _______, a partir da Colon Classification, tabela de classificação elaborada para a organização do acervo da Biblioteca da Universidade de Madras, na Índia.
· Cláudio Ptolomeu, 40
· Gottfried Wilhelm Leibniz, 40
· Shiyali Ramamrita Ranganathan, 30
· Gottfried Wilhelm Leibniz,30
· Leonardo Fibonacci, 40
1
Ranganathan foi o primeiro1 a evidenciar os princípios utilizados na elaboração de sua tabela, proporcionando uma verdadeira revolução na área da Classificação Bibliográfica. Na verdade, ele não elabora somente um trabalho teórico para explicar a construção da Tabela, mas apresenta uma teoria sólida e fundamentada para dar à Classificação Bibliográfica um status que a eleva a disciplina independente. Sua Teoria está apresentada praticamente em quatro obras básicas:
· Five Laws of Library Science, 1930, Prolegomena to Library Classification, 1937, Philosophy of Book Classification, 1951, além da própria Colon Classification, 1933.
· Five Laws of Library Science, 1931, Prolegomena to Library Classification, 1935, Philosophy of Book Classification, 1951, além da própria Colon Classification, 1933.
· Five Laws of Library Science, 1930, Prolegomena to Library Classification, 1935, Philosophy of Book Classification, 1951, além da própria Colon Classification, 1933.
· Five Laws of Library Science, 1930, Prolegomena to Library Classification, 1935, Philosophy of Book Classification, 1951, além da própria Colon Classification, 1931.
· Five Laws of Library Science, 1931, Prolegomena to Library Classification, 1937, Philosophy of Book Classification, 1951, além da própria Colon Classification, 1933.
1
Os esquemas de classificação bibliográfica teriam, assim, dupla função:
· a de proibir a organização dos documentos nas estantes e a de representar o conhecimento registrado numa dada área de assunto.
· a de permitir a organização dos documentos nas estantes e a de representar o conhecimento registrado numa dada área de assunto.
· a de proibir a organização dos documentos nas estantes e a de representar o desconhecimento registrado numa dada área de assunto.
· a de inibir a desorganização dos documentos nas estantes e a de representar o conhecimento registrado numa dada área de assunto.
· a de inibir a organização dos documentos nas estantes e a de representar o desconhecimento registrado numa dada área de assunto.
1
A teoria da classificação bibliográfica passou por dois estágios de evolução:
· o primeiro estágio é o da prática descritiva e o segundo, é o da teoria dinâmica.
· o primeiro estágio é o da teoria descritiva e o segundo, é o da prática dinâmica.
· o primeiro estágio é o da prática descritiva e o segundo, é o da prática dinâmica.
· o primeiro estágio é o da teoria descritiva e o segundo, é o da teoria dinâmica.
· o primeiro estágio é o da teoria prescritivo e o segundo, é o da prática dinâmica.
1
O que é uma teoria Dinâmica?
· é aquela que é incapaz de produzir uma metodologia segura para o planejamento de um esquema de classificação bibliográfica.
· é aquela que é capaz de produzir uma metodologia segura para o planejamento de um esquema de classificação bibliográfica.
· é aquela que é incapaz de produzir uma metodologia segura para o planejamento de um esquema de desclassificação bibliográfica.
· é aquela que é capaz de produzir uma metodologia insegura para o planejamento de um esquema de classificação bibliográfica.
· é aquela que é incapaz de produzir uma metodologia insegura para o planejamento de um esquema de desclassificação bibliográfica.