A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Avaliação (FARMACOGNOSIA PURA II)

Pré-visualização | Página 1 de 1

Resultados de avaliações
Avaliação (FARMACOGNOSIA PURA II) - Aprovado 30/08/2021 às 18:27
Questão 1 Peso: 20%
As saponinas podem ser classificadas conforme o núcleo fundamental da aglicona, sendo divididas em esteroides e triterpênicas. Essas moléculas possuem alta solubilidade em água e baixa solubilidade em solventes orgânicos. Assinale a alternativa com a explicação CORRETA da alta solubilidade das saponinas em água.
A solubilidade em água das saponinas está relacionada com os seus açúcares ligantes no núcleo fundamental da aglicona, sendo que, conforme aumenta o número de açúcares, aumenta sua solubilidade em água.
Resposta correta!
Questão 2 Peso: 20%
As saponinas são assim denominadas pela capacidade de formar espumas, igual ao sabão. Dessa forma, quando em contato com soluções aquosas e submetidas à forte agitação, pode-se perceber a presença desses compostos.
Baseado na estrutura química das saponinas, como se explica esse fenômeno?​​​​​​​
A capacidade das saponinas em formar espumas decorre da estrutura química, que pode conter um esteroide, ou triterpenos, ligado a um glicosídeo.
Resposta correta!
Questão 3 Peso: 20%
Qualquer método de extração consiste na dissolução do material vegetal previamente tratado em um solvente orgânico ou uma mistura de solventes para a retirada do constituinte químico de interesse terapêutico. No entanto, para se obter melhores resultados, pode-se controlar alguns parâmetros do processo.
Qual fator não depende diretamente do material vegetal, mas pode afetar o processo de extração?​​​​​
pH do meio.
Resposta correta!
Questão 4 Peso: 20%
Os polissacarídeos são macromoléculas que variam em comprimento, mas apresentam uma característica em comum quanto à composição de suas cadeias de açúcares. Quanto à sua característica estrutural, os polissacarídeos são resultantes da condensação de um grande número de:
Aldoses e cetoses.
Resposta correta!
Questão 5 Peso: 20%
Muitos metabólitos secundários já foram considerados produtos de excreção das plantas. No entanto, graças à disponibilidade de novas tecnologias e ao caráter multidisciplinar da fitoquímica, descobriu-se que muitos desses compostos têm funções fisiológicas relevantes. Em geral, tais funções estão envolvidas em mecanismos que garantem a adaptação de uma espécie vegetal a um determinado bioma. Assim, sobre os metabólitos secundários é correto dizer:
Os alcaloides tropânicos derivam da rota metabólica do acetato.
Resposta incorreta.
A resposta correta é: Os taninos hidrolisáveis derivam do ácido gálico, pela via do chiquimato.