Buscar

AD1 GESTÃO SOCIAL E ECONOMIA SOLIDÁRIA 2020.1 - UFF / Cederj

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação à Distância AD1 / 2020.1
Disciplina: Gestão Social e Economia Solidária 
Aluno: Daniele Carvalho – Polo: Volta Redonda.
Apresente uma análise sobre a contribuição teórica de Habermas para construção do conceito de gestão social. Aponte os principais elementos teóricos, articule-os com os elementos históricos e características centrais.
Habermas contribuiu de maneira estratégica para a construção do conceito de gestão social, ou seja, buscou fundamentação em alicerces já estruturados que identificam a junção entre variados atores como os governantes, as empresas, as organizações civis e os cidadãos. 
Ele destaca alguns elementos em primazia, ele parte da cidadania deliberativa a informando a partir da esfera pública e sociedade civil. Onde a esfera pública é a “igualdade de direitos individuais (sociais, políticos e civis) e discussão, sem violência ou qualquer outro tipo de coação, de problemas por meio da autoridade negociada entre os participantes do debate”, ou seja, parte da democracia onde o cidadão tem direito a opinião, onde deve haver discussão de temas que abrange a sociedade para que se chegue a um consenso amplo e que atinja a maioria. Essa questão democrática vem de uma estruturação política recente, se distancia bastante de concepções políticas de décadas atrás, onde o cidadão não tinha voz. A sociedade civil é o elemento chave para a “aproximação com a demanda do cidadão”, ou seja, proporciona a visualização do contexto vivido pela sociedade. Assim tem-se que “a esfera pública seria aquele espaço social na qual ocorreria a interação dialógica entre a sociedade civil e o Estado decidindo sobre políticas públicas” Essa concepção se distancia completamente do conceito anterior a evolução político social onde eram excluídos setores sociais que não dispunham das mínimas capacidades e condições vitais para exercer com plenitude sua cidadania fixando níveis de renda e manipulando os distritos eleitorais; deixando fora os jovens, as mulheres e desempregados. Habermas preza pela ampliação da gestão pública onde os cidadãos participam ativamente de serviços que estão ligados a eles diretamente, mas ainda observa muitos conflitos estruturais, políticos e econômicos que visam interesses próprios em meio à gestão social.
Referências Bibliográficas: 
Disponível em: https://conceito.de/gestao-social. Acesso em: 26 de fevereiro de 2020.
TENORIO, F. G. Desenvolvimento em Questão: (Re) Visitando o Conceito de Gestão Social. Editora Unijuí. Jan. / Jun. 2005.

Continue navegando