Buscar

Vascularização arterial da cabeça e pescoço

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vascularização arterial da cabeça e pescoço
Aorta: Que é de onde saem os ramos que suprem todas as partes.
Logo que ela sai do coração, temos: Ascendente (supre as partes superiores), arco e descendente (desce para a cavidade torácica e abdominal).
Arco da aorta tem 3 ramos que suprem as partes superiores do corpo: Tronco braquiocefálico, sendo a carótida comum direita e a subclávia direita, a carótida comum esquerda (Irrigação da cabeça e do pescoço) e a subclávia esquerda (Que passa por baixo da clavícula em direção ao membros superiores).
Subclávia: passa por baixo da clavícula e vai em direção aos membros superiores. Porém, antes disso ela tem algumas ramificações (Artéria vertebral, que ascende no pescoço passando pelos forames transversos das vértebras cervicais. No forame magno, ela faz uma curva no atlas (parte atlântica) e entra pelo forame magno adentrando o crânio (parte intracraniana), responsável por irrigar o terço posterior do crânio;
 Artéria torácica interna; tronco tireocervical (Que vai em direção à glândula tireoide, dividindo-se em ramo artéria tireoide inferior, que suprem os músculos do pescoço, tronco costocervical e artéria dorsal da escápula.
Duas artérias vertebrais que adentram o crânio se unem formando a artéria basilar e as cerebrais posteriores que suprem o terço posterior do encéfalo.
Artéria carótida comum ascende no pescoço passando ao lado da veia jugular interna e do nervo vago - constituindo um plexo neurovascular - estão em um compartimento profundo do pescoço envolvidos por uma bainha conjuntiva: a bainha carótida, cobertos parcialmente pelo músculo esternocleidomastóideo.
Na margem superior da cartilagem tireoide tem uma bifurcação da artéria carótida comum em interna e externa, nessa altura há um abaulamento, aumento de volume na carótida bem na bifurcação, que recebe o nome de seio carotídeo que contém barorreceptores que identificam alterações de pressão. 
Também tem o glomo carotídeo, aglomerado de receptores, receptores de oxigênio que estão relacionados com o nível de oxigênio no sangue.
Carótida interna anteriormente ascende sem nenhuma ramificação até adentrar o crânio pelo canal carótide. Dentro do crânio ela se ramifica para irrigar os outros dois terços do crânio; o olho (Artéria oftálmica) e ramos para face: supratroclear e supraorbital; artéria do dorso do nariz; e ramos cerebrais do encéfalo.
Há uma comunicação constituindo o círculo arterial do cérebro, conhecido antigamente com o polígono de Willis.
Daniely Frazão

Continue navegando