Buscar

Diversidade de Fanerógamos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico: 	Liange Belmonte Barbosa (566595) 	 
Disciplina: 	Diversidade de Fanerógamos (BID27) 
Avaliação: 	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460533) ( peso.:1,50) 
Prova: 	13827342 
Nota da Prova: 8,00 	 
	
	Legenda: 	 Resposta Certa 	 Sua Resposta Errada 
A endoderme presente na raiz das plantas é formada por uma camada de células dispostas ao redor do cilindro central ou vascular, onde estão situados os vasos condutores de seiva. Sobre a endoderme, analise as sentenças a seguir: 
 
A endoderme é substituída pela periderme no crescimento secundário, aumentando a superfície de absorção da raiz. 
A endoderme é conhecida como a camada mais interna do córtex. 
A endoderme origina-se da epiderme e seu sistema radicular está representado no córtex central. 
Na endoderme, há a presença de estrias de Caspary, que circulam nas células como anéis e têm grande influência no processo de absorção de água pelo vegetal. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
As sentenças I, III e IV estão corretas. 	 
Somente a sentença IV está correta. 
As sentenças II e IV estão corretas. 
Somente a sentença I está correta. 
 
No início do desenvolvimento das raízes, a estrutura primária, formada a partir da diferenciação dos meristemas primários, é dividida em três regiões, conforme representada na figura anexa. Sobre essas três regiões, assinale a alternativa INCORRETA: 
 
FONTE DA IMAGEM: http://www.anatomiavegetal.ib.ufu.br. Acesso em: 24 mar. 2017. 
 
Os tecidos vasculares, floema e xilema primários, estão localizados no córtex e são chamados metaxilema e protoxilema. 
 
a)
 
 
 
A região número 2, compreendida entre a 
epiderme e o cilindro central, é denominada de córtex. É formado pelo parênquima cortical e pela endoderme. 
Na região mais central da raiz, indicada 
pelo número 3, está o cilindro central. Ele é constituído pelo periciclo (tecido avascular que origina as raízes laterais) e por tecido vascular. 
A epiderme, representada pelo número 1, é um tecido de revestimento aclorofilado originado na protoderme (meristema primário). 
 
Parênquimas são tecidos vegetais que preenchem os espaços entre a epiderme e os tecidos condutores. Com relação aos parênquimas vegetais e a principal função que desempenham, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
 
Parênquima aquífero. 
Parênquima aerênquima. 
Parênquima amilífero IV- Parênquima clorofiliano. 
 
( ) Células responsáveis em armazenar água. 
( ) Suas células contêm grãos de amido. 
( ) Principal tecido vegetal responsável pela fotossíntese. 
( ) Com espaços intercelulares grandes, capaz de armazenar ar. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) II - IV - III - I. 
IV - I - II - III. 
I - III 	- IV - II. 
III - II - I - IV. 
 
Existem dois tipos de vasos condutores de seiva: o xilema e o floema, especializados no transporte da seiva bruta e elaborada, garantindo, dessa forma, o transporte de nutrientes na planta. Sobre a seiva elaborada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A seiva elaborada é uma solução orgânica. 
( ) A seiva elaborada circula no interior do floema, geralmente em sentido ascendente. ( ) A teoria mais aceita que tenta explicar a condução de seiva elaborada é a hipótese de Müch ou hipótese de deslocamento por pressão. 
( ) A seiva elaborada são os produtos fotoassimilados. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) V - V - F - F. 
F - F - V - F. 
V - F - V - V. 
F - V - F - V. 
 
As células vegetais associam-se umas às outras, formando tecidos, ou seja, unidades com estruturas e funções específicas. A respeito dos tecidos vegetais, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
 
Floema. 
Xilema. 
Meristema. 
Esclerênquima. 
Epiderme. 
 
( ) Transporte da seiva bruta. 
( ) Sustentação. 
( ) Proteção. 
( ) Transporte da seiva elaborada. 
( ) Crescimento do vegetal. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) II - IV - V - I - III. 
IV - I - III - V - II. 
III - I - II - IV - V. 
I - II - V - IV 	- III. 
 
O desenvolvimento secundário, isso quer dizer em espessura, do caule das gimnospermas e da maioria das dicotiledôneas, se dá através de dois tecidos meristemáticos: o câmbio vascular e o felogênio. O surgimento e a transformação que ocorre nos tecidos desses vegetais pode ser visualizado na imagem anexa. Com base nesses tecidos, analise as sentenças a seguir: 
 
Os tecidos meristemáticos secundários têm origem a partir da desdiferenciação dos tecidos adultos, os quais readquirem suas características embrionárias e passam a originar novas estruturas. 
O felogênio, também chamado de câmbio da casca, é originado na camada logo abaixo da epiderme, e forma para fora o súber, tecido morto, e para dentro a feloderme. III- Já o câmbio vascular, produz para dentro o xilema secundário, e para fora o floema secundário. Já os tecidos floema e xilema primários são cada vez mais empurrados para o centro do caule. 
IV- Durante o espessamento do caule, devido, princialmente pela formação do xilema primário, ocorre o rompimento da epiderme, que é substituída pela endoderme. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://pt.slideshare.net/edu.biologia/biosferaemfoco>. Acesso em: 12 ago. 2017. 	 
 
 
a)
 
 
 
As sentenças III e IV estão corretas.
 
 
 
 
b)
 
 
As sentenças I, III e IV estão 
 
corretas.
 
 
 
c)
 
 
As sentenças I, II e III estão corretas.
 
 
 
 
d)
 
 
As sentenças II e IV estão corretas.
 
 
 
As folhas são apêndices caulinares, e se formam a partir de camadas superficiais do meristema apical. Por ser um órgão rico em cloroplastos, é considerado o sítio principal da fotossíntese e respiração. Com base na imagem anexa, relacionando as estruturas foliares do esquema, analise as sentenças a seguir: 
 
A epiderme, identificada na figura pelo número 1, é a região da folha onde ocorre a fotossíntese mais intensa, devido à maior incidência de raios solares. A epiderme geralmente apresenta cutícula cerosa nas duas faces da folha. 
A região compreendida entre as duas epidermes (da face adaxial e da face abaxial) é denominada mesofilo. Geralmente, é caracterizado por apresentar clorênquima clorofiliano. Este está dividido em parênquima paliçádico (número 2) e parênquima lacunoso (número 3). 
A região indicada pelo número 4 compreende a nervura central. Nela estão localizados o xilema e a floema, responsáveis pela condução da seiva bruta e elaborada, respectivamente. 
Os estômatos, representados pelo número 5, são responsáveis pelas trocas gasosas e controle da transpiração. Na imagem, representa uma folha anfiestomática, pois os estômatos estão presentes somente na face abaxial. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE DA IMAGEM: Adaptado de: AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Fundamentos de Biologia Moderna. São Paulo: Moderna, 2003 
 
 
a)
 
 
 
As sentenças II e III estão corretas.
 
 
 
 
b)
 
 
As sentenças II, III e IV estão corretas.
 
 
 
c)
 
 
Somente a sentença I está correta.
 
 
 
 
d)
 
 
As sentenças I, II e III estão corretas.
 
 
 
As células vegetais apresentam algumas diferenças, se comparadas às células animais. Essas diferenças permitem uma maior resistência, capacidade de realizar a fotossíntese, entre outras. Sobre as principais peculiaridades das células vegetais, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
 
Parede celular. 
Plastos ou plastídeos. 
Vacúolos. 
Substâncias ergásticas. 
 
( ) Essa estrutura pode ser delgada ou muito espessa e resistente. 
( ) São classificados em três tipos principais: cloroplastos, cromoplastos
e leucoplastos. 
( ) São materiais de reserva e/ou produtos descartados do metabolismo celular. ( ) É uma organela envolta por uma membrana chamada de tonoplasto. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) IV - II - III - I. 
I - II - IV - III. 	 
III - I - II - IV. 
II - IV - I - III. 
 
A raiz é um órgão subterrâneo e aclorofilado, ou seja, não apresenta clorofila. Sua principal função está relacionada à fixação ao substrato e à absorção de água e sais minerais, podendo ainda funcionar como órgão de reserva, como no caso da cenoura. De um modo geral, sua estrutura anatômica primária apresenta três regiões. Com base na estrutura primária da raiz, analise as sentenças a seguir: 
 
A região compreendida entre a epiderme e o cilindro central é denominada córtex. É constituído por células parenquimáticas, sendo sua camada mais interna conhecida como endoderme. 
As estrias de Caspary são reforços de lignina ou suberina na parede celular das células da epiderme, sendo responsáveis por facilitar a absorção de água pelas raízes. III- O periciclo é a camada mais externa do cilindro central e está localizado após a endoderme. Sua principal função é originar as raízes laterais e parte do câmbio vascular e felogênio. 
IV- A epiderme, em algumas espécies, pode ser multisseriada, sendo denominada de velame. Sua principal função é de proteção mecânica e térmica ao córtex, além de reduzir a perda de água. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
As sentenças I, II e IV estão corretas. 
As sentenças II, III e IV estão corretas. 
As sentenças II e IV estão corretas. 
As sentenças I, III e IV estão corretas. 	 
 
As células se organizam de forma estrutural e funcional, a fim de formar os tecidos vegetais. A organização destes dá origem à raiz, ao caule e à folha da planta. Os meristemas são os tecidos responsáveis pelo crescimento da planta e estão divididos em meristemas primários e secundários. Com relação a estes dois tipos de meristemas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) O meristema primário é responsável pelo crescimento em comprimento ou longitudinal da raiz e do caule. É constituído pela protoderme, meristema fundamental e procâmbio. 
( ) O meristema secundário é responsável pelo crescimento em espessura das raízes e do caule de algumas plantas. Há dois tipos de meristemas secundários: felogênio e o súber. ( ) O meristema secundário tem origem a partir da desdiferenciação das células parenquimáticas do meristema primário, sendo estas originadas a partir da protoderme. ( ) No meristema primário, o procâmbio dá origem ao xilema primário e secundário, e o câmbio, tecido meristemático secundário, dá origem ao floema primário e secundário. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F - V - F - V. 
F - F - V - F. 
V - F - F - F. 
V - F - V - F. 
 
	
	Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais