Buscar

Heidegger CF 5

Prévia do material em texto

Filosofia – Enem – Ensino Médio
Martín Heidegger 5/5 Comentários finais 
Dasein
Para o estudioso alemão o homem é um “Dasein”.O verbo, de origem alemã significa “sein” – ser e “da” – aí. Desta forma, o homem é um “ser aí” que é neste mundo. Esta é a grande diferença com os “Entes”, pois o ente “está” no mundo. Pode ser é a possibilidade de cada “dasein” de ser capaz de escolher em cada momento o que deseja ser, empregar seus esforços neste mundo. Por outro lado, os animais não podem escolher. Exemplo: um gato. Sempre vai estar em busca de comida e abrigo até o final dos seus dias. Já o “dasein” pode escolher, mas deve fazê-lo no mundo em que foram jogados. Note-se que o “dasein” não escolheu estar neste mundo e nem neste tempo. Por isso, o “dasein” deve transformar sua existência em projeto que só terminará com a morte.
Existência Autêntica
Ao entender esta proposição, o “dasein” poderá exercer uma existência autêntica. Por outro lado, aqueles que não compreendem ou não aceitam o fim da vida viverão uma existência autêntica e são chamados por Heidegger de “Dasman”. A existência inautêntica é aquela que renuncia à possibilidade de escolha, de pensamento, de ação e deixa que outro decida por si. Este se transforma na massa, perdendo a si mesmo na multidão.
Angústia
Como vamos encarar a vida, pois somos feitos para a morte?Segundo Heidegger, os entes não morrem, apenas cessam sua existência porque nunca tiveram escolha. Já os seres têm plena consciência da sua morte e por isso, suas possibilidades infinitas, se veem limitadas. Isto gera uma angústia no ser humano e será este sentimento que determinará sua atitude frente à vida. Heidegger propõe que aceitar nossa condição de seres finitos é primordial para levar uma existência autêntica.
Frases
Nunca chegamos aos pensamentos. São eles que vêm.
A angústia é a disposição fundamental que nos coloca perante o nada.
Só há mundo onde há linguagem.
Morrer não é um acontecimento; é um fenômeno a ser compreendido existencialmente.
Todo homem nasce como muitos homens e morre de forma única.
Precisamos pensar no fato de que ainda não começamos a pensar.

Continue navegando