Buscar

OBRA Suspiros Poéticos e Saudades analise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Obra “Suspiros Poéticos e Saudades” 
 “Suspiros Poéticos e Saudades” é uma obra publicada em 1837 e escrita por Gonçalves de Magalhães, sendo considerada como a primeira obra romântica do Brasil.
A obra possui uma literatura ufanista, na qual ela celebra a nacionalidade e também os temas religiosos, rejeitando a estética clássica e temas da mitologia pagã. Sendo esta, possuidora de uma temática que englobe assuntos sobre o índio, a pátria e a natureza.
O seu conteúdo é dividido em duas partes: a primeira “ Suspiros Poéticos” e a segundo sobre a “Saudade”.
- A primeira parte é composta por 43 poemas, retratando sobre diversos temas, como a religião, a mocidade, sobre as impressões obtidas de vários lugares, de fatos e figuras históricas, entre outros. Já a segunda parte retrata sobre a “Saudade”, possuindo 12 poemas relacionados à pátria, à família e aos amigos.
A obra de Gonçalves de Magalhães é uma espécie de literatura de viagens, na qual podem ser encontradas diversas indicações de lugares em que ela foi escrita, sendo portanto possível relacioná-las a diversos países nos quais o poeta esteve. Exemplo:Itália, Brasil, Suíça, França e Bélgica.
O autor, em seus poemas, incluiu a presença de passagens retratando sobre suas experiências pessoais e o seu contato com amigos.
Com essa obra, Magalhães tentou criar e consolidar ao mesmo tempo uma literatura nacional para o seu país.

Outros materiais

Outros materiais