Buscar

Organelas e suas Funções nas Células Eucarióticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As células eucariotas são células organizadas, formadas por compartimentos internos chamados de organelas. Estas desempenham funções importantes e são responsáveis pelo bom desempenho das células, por exemplo, as células do intestino, que apresentam projeções da membrana plasmática, formando as microvilosidades.
As microvilosidades aumentam a superfície de contato e absorvem mais os nutrientes que se encontram na luz do intestino. Os microtúbulos, juntamente com outros filamentos do citoesqueleto, formam um arcabouço que dá forma e sustentação à célula. Também são responsáveis pelos movimentos celulares e pela condução de moléculas para dentro e para fora das células.
Algumas células animais possuem flagelos, cuja função é a locomoção. No retículo endoplasmático rugoso ocorre a síntese de proteínas. A organela denominada de lisossomo armazena enzimas importantes para o metabolismo de várias moléculas e também digere fragmentos de outras organelas ou de células que foram mortas, por exemplo, uma bactéria. Para que tudo funcione bem dentro da célula, é necessário energia. A organela responsável pela produção de energia é a mitocôndria. Esta possui material genético próprio (DNA) e é responsável por algumas características genéticas.
Algumas pessoas apresentam doenças relacionadas às organelas. Seu desafio será relacionar as doenças a seguir com alterações das organelas:
1) Esta doença causa disfunção muscular e metabolismo energético muito elevado. As células musculares esqueléticas são muito sensíveis aos defeitos desta organela. Causa queda das pálpebras superiores e, posteriormente, dificuldade em deglutir, ocasionando, também, fraqueza dos músculos inferiores. É uma doenças hereditária causada por mutações no DNA e é de herança exclusivamente materna.
2) Esta doença provoca infecções crônicas do trato respiratório, como sinusites e bronquites, podendo levar à esterilidade masculina por falta de motilidade dos espermatozoides.
​​​​​​​3) Esta doença é causada pela deficiência ou ausência total de uma enzima que deveria ser produzida e armazenada dentro de uma organela. A deficiência desta enzima interfere na metabolização de gorduras, causando seu acúmulo no interior da organela deficiente. Este acúmulo leva ao mau funcionamento dos órgãos como rins, fígado e coração.
R-A primeira doença é causada pela mitocôndria, organela que possui material genético próprio (DNA). A doença é exclusivamente de herança materna, uma vez que todas as mitocôndrias do embrião são derivadas do óvulo.
A segunda doença é causada por mutações que afetam as proteínas dos cílios e flagelos. Os espermatozoides se locomovem através dos flagelos, e alterações nas proteínas que formam essa organela podem levar à infertilidade masculina. Os cílios encontrados nas células da traqueia e dos brônquios impedem a entrada de impurezas que inalamos para os pulmões. Sua imobilidade pode acarretar vários problemas respiratórios, como sinusites e bronquites.
A terceira doença é causada pela organela que armazena enzimas: o lisossomo. Muitas enzimas produzidas e armazenadas nos lisossomos são importantes na metabolização de diversas moléculas. A incapacidade de metabolizar algumas substâncias por falta da enzima ou por baixa produção faz com que estas substâncias sejam acumuladas intracelularmente. Um exemplo é o acúmulo de lipídeos dentro das células do coração ou dos rins, interferindo no seu funcionamento. Algumas substâncias que ficam acumuladas nos lisossomos podem causar retardo mental e alterações do crescimento.

Continue navegando