Buscar

enfermeiro e tecnico no bloco cirurgico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atribuições do enfermeiro e do técnico em enfermagem dentro do centro cirúrgico
Durante qualquer procedimento cirúrgico são solicitados muitos profissionais para que tudo saia como planejado. A equipe de enfermagem, formada pelo enfermeiro, auxiliar e técnico em enfermagem tem as atribuições a seguir. 
O enfermeiro chefe é responsável por cuidar do ambiente cirúrgico e garantir que todos estejam desempenhando suas devidas funções, além de planejar as ações que são executadas. Ele também tem algumas tarefas administrativas, como a elaboração da escala de férias e as folgas dos componentes da equipe.  
O enfermeiro acompanha desde a admissão de pacientes, acompanhamento e recuperação após cirurgias, garante insumos necessários para o procedimento, ministra a medicação, controla psicotrópicos e pedidos de medicamentos e mantém atualizados os registros em prontuários.
Já o técnico em enfermagem e o auxiliar são ajudantes diretos do enfermeiro chefe, e são responsáveis por verificar o funcionamento, conservação e manutenção dos equipamentos que compõem o centro cirúrgico. Eles também devem encaminhar as peças cirúrgicas aos laboratórios especializados e fazer o controle dos materiais esterilizados, entre outras funções.
Além da equipe de enfermagem, atuam no centro cirúrgico as equipes médicas que são formadas por cirurgião e anestesista, administrativa e de higiene. Todas trabalhando em conjunto para garantir a segurança do paciente e a eficiência do procedimento. Outro detalhe importante é que, não adianta os profissionais serem muito bons se a equipe não se dá bem. É preciso que haja harmonia e que todos estejam alinhados pelo mesmo objetivo.

Outros materiais