A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
ANÁLISES PARASITOLÓGICAS

Pré-visualização | Página 1 de 2

ANÁLISES PARASITOLÓGICAS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	SDE4431_201912037221_TEMAS
	
	
	
		Aluno: FRANCISCO DAS CHAGAS PEREIRA OLIVEIRA
	Matr.: 201912037221
	Disc.: ANÁLISES PARASITOLÓG 
	2021.2 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	 
		
	
		1.
		Por que é solicitada a coleta de 3 ou 5 amostras de fezes em dias consecutivos ou alternados?
	
	
	
	Para ter uma quantidade maior de amostra para exame. 
	
	
	Para observar as fezes no conservante. 
	
	
	Para termos uma maior probabilidade de encontrar o parasita. 
	
	
	Para conseguir quantificar pelo método de Kato Katz os ovos encontrados.  
	
	
	Para comparar os tipos de parasitas encontrados em cada dia de coleta. 
	Data Resp.: 01/09/2021 18:14:16
		Explicação:
A resposta correta é: Para termos uma maior probabilidade de encontrar o parasita. 
	
	
	 
		
	
		2.
		Um paciente foi ao laboratório entregar fezes frescas, mas chegou após o horário. Para não perder a viagem a amostra foi recebida, mas como é sexta-feira ela só será analisada na segunda-feira. O que você recomenda? 
	
	
	
	Adicionar formaldeído a 10%.
	
	
	Congelar as fezes. 
	
	
	Adicionar Solução salina e deixar a 2-8°C.
	
	
	Adicionar meio de cultura NNN ao material. 
	
	
	Adicionar formaldeído a 40%.
	Data Resp.: 01/09/2021 18:14:31
		Explicação:
A resposta correta é: Adicionar formaldeído a 10%.
	
	
	 
		
	
		3.
		Os protozoários são seres unicelulares, eucariontes e heterotróficos que normalmente possuem vida livre. Algumas espécies, entretanto, são parasitas e estão relacionadas com doenças que atingem o homem. Como exemplo, podemos citar a Giardia lamblia, protozoário causador da giardíase. A respeito dessa patologia, marque a alternativa incorreta:
	
	
	
	Pessoas com giardíase, em razão da diarreia provocada pela doença, podem apresentar desidratação.
	
	
	A giardíase é causada por um protozoário flagelado.
	
	
	O metronidazol é o medicamento mais utilizado no tratamento da giardíase.
	
	
	Podemos encontrar nas fezes de pacientes infectados a presença de cistos e também trofozoítos.
	
	
	A giardíase é uma doença transmitida pela picada de um inseto e causa diarreia e cólicas abdominais. 
	Data Resp.: 01/09/2021 18:14:38
		Explicação:
A resposta correta é: A giardíase é uma doença transmitida pela picada de um inseto e causa diarreia e cólicas abdominais.
	
	
	 
		
	
		4.
		Segundo o boletim epidemiológico ano 5 nº 6, de 28 de dezembro de 2005, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, no Brasil, no período de 1999 a 2004, foram identificados 3.737 surtos de doenças transmitidas por alimentos, incluindo a ingestão de água. Sobre o tema marque a opção correta.
	
	
	
	As doenças de transmissão hídrica são provenientes somente do consumo e/ou contato com água não tratada, contato com efluentes de esgotos domésticos ou industriais.
	
	
	Um parasito que representa pouco risco a saúde pública é o Cryptosporidium sp. por ser facilmente detectável por métodos de campo e a sua criptosporidiose, geralmente, tem cura espontânea após um mês.
	
	
	Os coliformes fecais indicam indiretamente a presença de contaminantes intestinais na água. Esses são excelentes bioindicadores, já que não sofrem variações na sua população do ambiente natural.
	
	
	E.nana e Giardia lamblia são microrganismos comuns em mananciais que recebem esgoto sem tratamento. Contudo a G. lamblia se apresenta com o maior risco a saúde pública já que sua dose infecciosa é menor que a da E.nana.
	
	
	O tratamento mais comum de efluentes domésticos é o de lodos ativados. Esse processo utiliza digestão aeróbica ou anaeróbica para a remoção de sólidos dissolvidos. Adicionalmente esse método é capaz de eliminar ovos de protozoários entéricos, o que permite seu uso na agricultura de hortaliças.
	Data Resp.: 01/09/2021 18:14:47
		Explicação:
A respota correta é: Os coliformes fecais indicam indiretamente a presença de contaminantes intestinais na água. Esses são excelentes bioindicadores, já que não sofrem variações na sua população do ambiente natural.
	
	
	 
		
	
		5.
		A leishmaniose é uma antropozoonose considerada um grave problema de saúde pública e representa um complexo de doenças com importante espectro clínico e diversidade epidemiológica. A respeito da leishmaniose, avalie as afirmações a seguir.
I. A lesão ulcerada mostrada na imagem acima exemplifica um caso de leishmaniose tegumentar, doença infecciosa, contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas. 
II. Os reservatórios dos parasitas da leishmaniose podem ser animais silvestres e domésticos, sobretudo cães, nos quais a LTA pode apresentar-se como uma doença crônica, com manifestações semelhantes às da doença humana. 
III. As medidas de proteção preconizadas contra a LTA consistem basicamente em evitar o contato direto entre humanos e insetos vetores denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquira ou birigui. 
É correto o afirma em: 
	
	
	
	III.
	
	
	I e III.  
	
	
	II.
	
	
	I e II.
	
	
	I.
	Data Resp.: 01/09/2021 18:14:56
		Explicação:
A resposta correta é: III.
	
	
	 
		
	
		6.
		Uma determinada moléstia que pode causar lesões nas mucosas, pele e cartilagens é transmitida por um artrópode e causada por um protozoário flagelado. Os nomes da doença, do artrópode transmissor e agente causador são, respectivamente:
	
	
	
	Doença-do-sono, mosca tse-tsé e Trypanosoma cruzi; 
	
	
	Doença do Gato, Toxoplasma gondii. 
	
	
	Úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e Leishmaniaspp; 
	
	
	Doença de Chagas, barbeiro e Trypanosoma cruzi; 
	
	
	Malária, mosquito culex e Plasmodium vivax. 
	Data Resp.: 01/09/2021 18:15:00
		Explicação:
A resposta correta é: Úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e Leishmaniaspp; 
	
	
	 
		
	
		7.
		Além das características de uma helmintíase transmitida pelo solo, a estrongiloidíase, infecção humana causada por Strongyloides stercoralis, possui outras muito singulares. Todas as alternativas abaixo apresentam fatores que contribuem para a manutenção do processo de transmissão de S. stercoralis, exceto: 
	
	
	
	O ciclo de vida livre multiplica o potencial infectante do solo contaminado 
	
	
	A visita frequente dos moradores de rústicas habitações rurais, sempre aos mesmos lugares do peridomicilio, para defecar, com os pés descalços, contribui para infectar novos hospedeiros ou para a reinfecção.
	
	
	A ingestão de verduras e legumes cultivados usando como adubo fezes humanas contaminadas, com larvas do tipo filarióide, são a principal fonte de infecção por S. stercoralis.
	
	
	As larvas de S. stercoralis expulsas nas fezes tornam-se infectantes rapidamente, conferindo aos excretos alta contagiosidade assim que depositados no solo.
	
	
	Os mecanismos de autoinfecção responsáveis pela cronicidade e hiperinfecção, dependem dos hábitos higiênicos e das condições de funcionamento do intestino dos infectados, além do uso de altas doses de corticoesteróides.
	Data Resp.: 01/09/2021 18:15:07
		Explicação:
A resposta correta é: O ciclo de vida livre multiplica o potencial infectante do solo contaminado 
	
	
	 
		
	
		8.
		Verminoses são doenças causadas por vermes parasitas. No geral, estão relacionadas à falta de saneamento básico e de hábitos de higiene. Nesse sentido, como ocorre a transmissão da ascaridíase e da filariose linfática (elefantíase), respectivamente?
	
	
	
	Ingestão da carne de boi ou de porco malcozida, que contém

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.