Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A gestão social é o projeto político que leva o Estado a ser efetivamente democrático e permeável, como prática dialógica capaz de produzir decisões coletivas baseadas no entendimento esclarecido como processo, na transparência como pressuposto e na emancipação enquanto fim último.
Sobre a gestão social e políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA.
Para o adequado funcionamento dos conselhos gestores é necessário que eles tenham uma infraestrutura e suporte administrativo que se restrinjam a realizar reuniões e atividades burocráticas.
Existe nos municípios brasileiros uma maior incidência de conselhos de saúde e de assistência social (com presença acima de 90% dos municípios), em contraste com a baixa presença de conselhos de meio ambiente, habitação e orçamento.
Como exemplo de instrumento de gestão social em políticas públicas temos os conselhos gestores. Eles são canais de participação e articulação de representantes da população, junto com membros do poder público, nos mecanismos de planejamento administrativo do Estado, dentro de um novo padrão de relações entre o Estado e a sociedade, em que é viabilizada a participação de segmentos sociais na formulação de políticas públicas.
O projeto político é permeado por iniciativas localizadas de experiências alternativas de gestão pública, focadas principalmente na dimensão da relação entre Estado e sociedade civil, com construção de canais de participação na discussão de assuntos públicos, o que culminou no surgimento e deflagração dos conselhos gestores, dos fóruns temáticos, dos orçamentos participativos e de muitas outras experiências participativas.
O papel dos conselhos gestores se insere na discussão sobre estratégias de gestão pública e mediação na relação sociedade-Estado, na qualidade de instrumentos de expressão, representação e participação popular.

A preocupação com o desenvolvimento sustentável no Brasil ganhou impulso somente na década de 1990, em decorrência da evolução da discussão sobre a preservação do meio ambiente e sobre as condições sociais e econômicas da sociedade.
Sobre o conceito de desenvolvimento, assinale a alternativa INCORRETA.
A preocupação com o desenvolvimento sustentável e a ampliação do debate gerou algumas mudanças na sociedade, com movimentos simultâneos e interdependentes de reestruturação das bases de regulação econômica, política e social.
A partir da década de 1980, o conceito de desenvolvimento se redefine, deixando de ser um processo conduzido e centralizado pelo Estado, com crescimento econômico seletivo, e busca na sustentabilidade a noção de desenvolvimento local, a participação cidadã e a inclusão da sociedade civil como protagonista do processo de desenvolvimento.
Até a década de 1970 predominou o modelo fordista de desenvolvimento, que possuía dois pilares essenciais: uma ação centralizadora do Estado, que atuava como promotor e garantidor dos direitos sociais básicos; e o crescimento econômico, proveniente de um sistema de mercado livre, gerador e distribuidor de riquezas, com seus próprios mecanismos internos.
O desenvolvimento econômico não se atrela à proteção de bens e valores sociais, políticos, culturais e ambientais.

A gestão social pode ser definida como um processo dialético de organização social próprio da esfera pública, fundado no interesse bem compreendido, e que tem por finalidade a emancipação do homem. A gestão social está intimamente relacionada à democracia representativa e deliberativa.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
O modelo dos conselhos está pautado na ideia de participação coletiva pela representação das organizações da sociedade civil. Já o orçamento participativo apresenta uma configuração com maior combinação entre participação direta (nas assembleias de bairros e regiões) e mecanismos de representação (via escolha de delegados e conselheiros).
Talvez um dos principais problemas para a democracia e, conseqüentemente, para a gestão social seja a possibilidade de participação dos cidadãos frente ao tamanho da população de determinada unidade democrática, que acaba remetendo à democracia representativa, aumentando a democracia participativa.
O tamanho da população de uma sociedade é que definirá se vai ser adotada uma democracia representativa ou uma democracia deliberativa.
Organizações como os conselhos gestores e o orçamento participativo podem ser consideradas como embriões de democracia participativa.
Mesmo em comunidades maiores, existe a possibilidade de ampliar a democracia participativa, especialmente com o uso das novas tecnologias de comunicação.

Assinale a alternativa que representa "o ponto de partida da gestão social que é o Interesse Bem Compreendido (IBC), ou seja, parte-se da premissa de que o bem-estar coletivo é pré-condição para o bem-estar individual, assim, ao defender os interesses coletivos, o indivíduo está defendendo seus próprios interesses".
Emancipação.
Participação voluntária.
Processos variados de escolha de representantes.
Solidariedade e sustentabilidade.
Esfera pública.

Enquanto o enfoque tradicional desenvolvimentista considera que o crescimento econômico é um desejo da maioria das sociedades e que se pode elevar indefinidamente o nível de riqueza material para alcançá-lo, o enfoque sustentável busca um processo de desenvolvimento que tenha como base um crescimento econômico qualitativamente distinto e que possibilite a manutenção ou aumento, ao longo do tempo, do conjunto de bens econômicos, ecológicos e socioculturais.
Sobre a aplicabilidade dos conceitos de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa INCORRETA.
É necessário aliar, de forma interdependente ao crescimento econômico, a justiça social e a conservação dos recursos naturais.
Ganha relevância, no desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida humana dentro dos limites da capacidade de suporte dos ecossistemas e, ao mesmo tempo, as pessoas são beneficiárias e instrumentos do processo, e seu envolvimento fundamental para o alcance do sucesso desejado.
A implementação do desenvolvimento sustentável não deve ser construída sob uma lógica econômica, mas sim sob uma lógica social que possibilite o desenvolvimento de múltiplas formas de produção, considerando, inclusive, a possibilidade de reprodução de diversas formas de organização social, como cooperativas, ONGs, associações, fundações, organizações de microcrédito, movimentos sociais, entre outros.

O planejamento público no Brasil, por meio de planos, programas e projetos, ganhou força no final da década de 1990. Em outubro de 1998, o governo federal alterou, em profundidade, o marco conceitual e metodológico para a elaboração e gestão do Plano Plurianual (PPA) e dos orçamentos públicos.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Os programas passaram a ser referidos como solução de problemas precisamente identificados, com produtos finais estabelecidos, quantificação de metas e custos e com execução acompanhada, e os resultados avaliados mediante indicadores especificamente construídos.
Cada projeto e atividade corresponde a um produto, com sua respectiva meta.
Os programas passaram ser a unidade básica de organização do PPA e o módulo de integração do plano com o orçamento.
O Brasil passou a viver um processo de crescimento das organizações da sociedade civil e, conseqüentemente, de um aumento de sua participação nas decisões políticas e no planejamento e gestão dos interesses públicos com o surgimento de: Organizações Sociais - OS, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, fundações, dentre outras entidades.

Cançado (2011), em seu estudo sobre o estado da arte dos estudos de gestão social, categorizou as abordagens de gestão social, para sua análise de conteúdo.
Assinale a alternativa que corresponde a "gestão de projetos, programas e políticas públicas, conduzidos ou não pelo Estado, e dos aspectos sociais da administração pública, como a gestão de redes e interorganizações".
Formação em Gestão Social (FGS).
Gestão do Desenvolvimento Social (GDS).
Gestão Participativa (GP).
Gestão Emancipatória (GE).
Gestão da Responsabilidade Social Empresarial (GRSE).

O paradoxo deste início de século é, de um lado, o crescimento econômico e a transformação tecnológica sem precedentes; e, de outro, a dramática condição social de inúmeras pessoas e os problemas ambientais assustadores.
Sobre o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa INCORRETA.
O crescimento econômico, por si só, traz automaticamente o desenvolvimento.

Existem três categorias teóricas em esfera pública, no contexto da gestão social: a democracia deliberativa, que pode ser considerada como processo decisório da gestão social; a racionalidade para a condução da gestão social e, por fim, as comunidades de prática, como dinâmicas de interação da gestão social na esfera pública.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Comunidades de Prática São espaços nos quais as pessoas se relacionam de maneira dialógica (dialogicidade), ensinam-aprendendo e aprendem-ensinando, o que pressupõe uma intersubjetividade anterior ao processo ou construída nele.
Para que a esfera pública se (re)configure é necessária uma racionalidade compatível com a democracia deliberativa. No entanto, a racionalidade tem três percepções diferentes: equilíbrio, lógica instrumental e agir comunicativo.
A tomada de decisão na gestão social por meio da democracia deliberativa oportuniza maiores chances de emancipação do homem, tornando possível o exercício das faculdades políticas por todas as pessoas.
Entende-se as comunidades de prática como espaços por excelência para o ensino da gestão social, pois se formam em interações dialógicas de construção coletiva de conhecimento, sem a possibilidade de existirem comunidades de prática iguais, pois cada uma é construída pela interação entre seus próprios membros, que por meio do diálogo constroem sua maneira de conviver (intersubjetividade).

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A gestão social é o projeto político que leva o Estado a ser efetivamente democrático e permeável, como prática dialógica capaz de produzir decisões coletivas baseadas no entendimento esclarecido como processo, na transparência como pressuposto e na emancipação enquanto fim último.
Sobre a gestão social e políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA.
Para o adequado funcionamento dos conselhos gestores é necessário que eles tenham uma infraestrutura e suporte administrativo que se restrinjam a realizar reuniões e atividades burocráticas.
Existe nos municípios brasileiros uma maior incidência de conselhos de saúde e de assistência social (com presença acima de 90% dos municípios), em contraste com a baixa presença de conselhos de meio ambiente, habitação e orçamento.
Como exemplo de instrumento de gestão social em políticas públicas temos os conselhos gestores. Eles são canais de participação e articulação de representantes da população, junto com membros do poder público, nos mecanismos de planejamento administrativo do Estado, dentro de um novo padrão de relações entre o Estado e a sociedade, em que é viabilizada a participação de segmentos sociais na formulação de políticas públicas.
O projeto político é permeado por iniciativas localizadas de experiências alternativas de gestão pública, focadas principalmente na dimensão da relação entre Estado e sociedade civil, com construção de canais de participação na discussão de assuntos públicos, o que culminou no surgimento e deflagração dos conselhos gestores, dos fóruns temáticos, dos orçamentos participativos e de muitas outras experiências participativas.
O papel dos conselhos gestores se insere na discussão sobre estratégias de gestão pública e mediação na relação sociedade-Estado, na qualidade de instrumentos de expressão, representação e participação popular.

A preocupação com o desenvolvimento sustentável no Brasil ganhou impulso somente na década de 1990, em decorrência da evolução da discussão sobre a preservação do meio ambiente e sobre as condições sociais e econômicas da sociedade.
Sobre o conceito de desenvolvimento, assinale a alternativa INCORRETA.
A preocupação com o desenvolvimento sustentável e a ampliação do debate gerou algumas mudanças na sociedade, com movimentos simultâneos e interdependentes de reestruturação das bases de regulação econômica, política e social.
A partir da década de 1980, o conceito de desenvolvimento se redefine, deixando de ser um processo conduzido e centralizado pelo Estado, com crescimento econômico seletivo, e busca na sustentabilidade a noção de desenvolvimento local, a participação cidadã e a inclusão da sociedade civil como protagonista do processo de desenvolvimento.
Até a década de 1970 predominou o modelo fordista de desenvolvimento, que possuía dois pilares essenciais: uma ação centralizadora do Estado, que atuava como promotor e garantidor dos direitos sociais básicos; e o crescimento econômico, proveniente de um sistema de mercado livre, gerador e distribuidor de riquezas, com seus próprios mecanismos internos.
O desenvolvimento econômico não se atrela à proteção de bens e valores sociais, políticos, culturais e ambientais.

A gestão social pode ser definida como um processo dialético de organização social próprio da esfera pública, fundado no interesse bem compreendido, e que tem por finalidade a emancipação do homem. A gestão social está intimamente relacionada à democracia representativa e deliberativa.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
O modelo dos conselhos está pautado na ideia de participação coletiva pela representação das organizações da sociedade civil. Já o orçamento participativo apresenta uma configuração com maior combinação entre participação direta (nas assembleias de bairros e regiões) e mecanismos de representação (via escolha de delegados e conselheiros).
Talvez um dos principais problemas para a democracia e, conseqüentemente, para a gestão social seja a possibilidade de participação dos cidadãos frente ao tamanho da população de determinada unidade democrática, que acaba remetendo à democracia representativa, aumentando a democracia participativa.
O tamanho da população de uma sociedade é que definirá se vai ser adotada uma democracia representativa ou uma democracia deliberativa.
Organizações como os conselhos gestores e o orçamento participativo podem ser consideradas como embriões de democracia participativa.
Mesmo em comunidades maiores, existe a possibilidade de ampliar a democracia participativa, especialmente com o uso das novas tecnologias de comunicação.

Assinale a alternativa que representa "o ponto de partida da gestão social que é o Interesse Bem Compreendido (IBC), ou seja, parte-se da premissa de que o bem-estar coletivo é pré-condição para o bem-estar individual, assim, ao defender os interesses coletivos, o indivíduo está defendendo seus próprios interesses".
Emancipação.
Participação voluntária.
Processos variados de escolha de representantes.
Solidariedade e sustentabilidade.
Esfera pública.

Enquanto o enfoque tradicional desenvolvimentista considera que o crescimento econômico é um desejo da maioria das sociedades e que se pode elevar indefinidamente o nível de riqueza material para alcançá-lo, o enfoque sustentável busca um processo de desenvolvimento que tenha como base um crescimento econômico qualitativamente distinto e que possibilite a manutenção ou aumento, ao longo do tempo, do conjunto de bens econômicos, ecológicos e socioculturais.
Sobre a aplicabilidade dos conceitos de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa INCORRETA.
É necessário aliar, de forma interdependente ao crescimento econômico, a justiça social e a conservação dos recursos naturais.
Ganha relevância, no desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida humana dentro dos limites da capacidade de suporte dos ecossistemas e, ao mesmo tempo, as pessoas são beneficiárias e instrumentos do processo, e seu envolvimento fundamental para o alcance do sucesso desejado.
A implementação do desenvolvimento sustentável não deve ser construída sob uma lógica econômica, mas sim sob uma lógica social que possibilite o desenvolvimento de múltiplas formas de produção, considerando, inclusive, a possibilidade de reprodução de diversas formas de organização social, como cooperativas, ONGs, associações, fundações, organizações de microcrédito, movimentos sociais, entre outros.

O planejamento público no Brasil, por meio de planos, programas e projetos, ganhou força no final da década de 1990. Em outubro de 1998, o governo federal alterou, em profundidade, o marco conceitual e metodológico para a elaboração e gestão do Plano Plurianual (PPA) e dos orçamentos públicos.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Os programas passaram a ser referidos como solução de problemas precisamente identificados, com produtos finais estabelecidos, quantificação de metas e custos e com execução acompanhada, e os resultados avaliados mediante indicadores especificamente construídos.
Cada projeto e atividade corresponde a um produto, com sua respectiva meta.
Os programas passaram ser a unidade básica de organização do PPA e o módulo de integração do plano com o orçamento.
O Brasil passou a viver um processo de crescimento das organizações da sociedade civil e, conseqüentemente, de um aumento de sua participação nas decisões políticas e no planejamento e gestão dos interesses públicos com o surgimento de: Organizações Sociais - OS, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, fundações, dentre outras entidades.

Cançado (2011), em seu estudo sobre o estado da arte dos estudos de gestão social, categorizou as abordagens de gestão social, para sua análise de conteúdo.
Assinale a alternativa que corresponde a "gestão de projetos, programas e políticas públicas, conduzidos ou não pelo Estado, e dos aspectos sociais da administração pública, como a gestão de redes e interorganizações".
Formação em Gestão Social (FGS).
Gestão do Desenvolvimento Social (GDS).
Gestão Participativa (GP).
Gestão Emancipatória (GE).
Gestão da Responsabilidade Social Empresarial (GRSE).

O paradoxo deste início de século é, de um lado, o crescimento econômico e a transformação tecnológica sem precedentes; e, de outro, a dramática condição social de inúmeras pessoas e os problemas ambientais assustadores.
Sobre o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa INCORRETA.
O crescimento econômico, por si só, traz automaticamente o desenvolvimento.

Existem três categorias teóricas em esfera pública, no contexto da gestão social: a democracia deliberativa, que pode ser considerada como processo decisório da gestão social; a racionalidade para a condução da gestão social e, por fim, as comunidades de prática, como dinâmicas de interação da gestão social na esfera pública.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
Comunidades de Prática São espaços nos quais as pessoas se relacionam de maneira dialógica (dialogicidade), ensinam-aprendendo e aprendem-ensinando, o que pressupõe uma intersubjetividade anterior ao processo ou construída nele.
Para que a esfera pública se (re)configure é necessária uma racionalidade compatível com a democracia deliberativa. No entanto, a racionalidade tem três percepções diferentes: equilíbrio, lógica instrumental e agir comunicativo.
A tomada de decisão na gestão social por meio da democracia deliberativa oportuniza maiores chances de emancipação do homem, tornando possível o exercício das faculdades políticas por todas as pessoas.
Entende-se as comunidades de prática como espaços por excelência para o ensino da gestão social, pois se formam em interações dialógicas de construção coletiva de conhecimento, sem a possibilidade de existirem comunidades de prática iguais, pois cada uma é construída pela interação entre seus próprios membros, que por meio do diálogo constroem sua maneira de conviver (intersubjetividade).

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - 
Questionário 
Nota finalEnviado: 25/03/21 22:32 (UTC-3) 
9/10 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
/1 
A gestão social é o projeto político que leva o Estado a ser efetivamente democrático e permeável, 
como prática dialógica capaz de produzir decisões coletivas baseadas no entendimento esclarecido 
como processo, na transparência como pressuposto e na emancipação enquanto fim último. Sobre a 
gestão social e políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Para o adequado funcionamento dos conselhos gestores é necessário que eles tenham uma 
infraestrutura e suporte administrativo que se restrinjam a realizar reuniões e atividades 
burocráticas. 
Resposta correta 
2. 
Existe nos municípios brasileiros uma maior incidência de conselhos de saúde e de assistência 
social (com presença acima de 90% dos municípios), em contraste com a baixa presença de 
conselhos de meio ambiente, habitação e orçamento. 
 
3. 
Como exemplo de instrumento de gestão social em políticas públicas temos os conselhos 
gestores. Eles são canais de participação e articulação de representantes da população, junto 
com membros do poder público, nos mecanismos de planejamento administrativo do Estado, 
dentro de um novo padrão de relações entre o Estado e a sociedade, em que é viabilizada a 
participação de segmentos sociais na formulação de políticas públicas. 
4. 
O projeto político é permeado por iniciativas localizadas de experiências alternativas de gestão 
pública, focadas principalmente na dimensão da relação entre Estado e sociedade civil, com 
construção de canais de participação na discussão de assuntos públicos, o que culminou no 
surgimento e deflagração dos conselhos gestores, dos fóruns temáticos, dos orçamentos 
participativos e de muitas outras experiências participativas. 
5. 
O papel dos conselhos gestores se insere na discussão sobre estratégias de gestão pública e 
mediação na relação sociedade-Estado, na qualidade de instrumentos de expressão, 
representação e participação popular. 
2. Pergunta 2 
/1 
A preocupação com o desenvolvimento sustentável no Brasil ganhou impulso somente na década de 
1990, em decorrência da evolução da discussão sobre a preservação do meio ambiente e sobre as 
condições sociais e econômicas da sociedade. Sobre o conceito de desenvolvimento, assinale a 
alternativa INCORRETA. 
 
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
A preocupação com o desenvolvimento sustentável e a ampliação do debate gerou algumas 
mudanças na sociedade, com movimentos simultâneos e interdependentes de reestruturação 
das bases de regulação econômica, política e social. 
2. 
A partir da década de 1980, o conceito de desenvolvimento se redefine, deixando de ser um 
processo conduzido e centralizado pelo Estado, com crescimento econômico seletivo, e busca na 
sustentabilidade a noção de desenvolvimento local, a participação cidadã e a inclusão da 
sociedade civil como protagonista do processo de desenvolvimento. 
3. 
Até a década de 1970 predominou o modelo fordista de desenvolvimento, que possuía dois 
pilares essenciais: uma ação centralizadora do Estado, que atuava como promotor e 
garantidor dos direitos sociais básicos; e o crescimento econômico, proveniente de um sistema 
de mercado livre, gerador e distribuidor de riquezas, com seus próprios mecanismos internos. 
4. 
O desenvolvimento econômico não se atrela à proteção de bens e valores sociais, políticos, 
culturais e ambientais. 
Resposta correta 
5. 
Os índices de rendimento dos fatores de produção (capital, trabalho e recursos naturais) são 
como parâmetros de desenvolvimento social e político de uma determinada comunidade. 
3. Pergunta 3 
/1 
A gestão social pode ser definida como um processo dialético de organização social próprio da 
esfera pública, fundado no interesse bem compreendido, e que tem por finalidade a emancipação do 
homem. A gestão social está intimamente relacionada à democracia representativa e deliberativa. 
Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O modelo dos conselhos está pautado na ideia de participação coletiva pela representação das 
organizações da sociedade civil. Já o orçamento participativo apresenta uma configuração com 
maior combinação entre participação direta (nas assembleias de bairros e regiões) e 
mecanismos de representação (via escolha de delegados e conselheiros). 
2. 
Talvez um dos principais problemas para a democracia e, conseqüentemente, para a gestão 
social seja a possibilidade de participação dos cidadãos frente ao tamanho da população de 
determinada unidade democrática, que acaba remetendo à democracia representativa, 
aumentando a democracia participativa. 
 
Resposta correta 
3. 
O tamanho da população de uma sociedade é que definirá se vai ser adotada uma democracia 
representativa ou uma democracia deliberativa. 
4. 
Organizações como os conselhos gestores e o orçamento participativo podem ser consideradas 
como embriões de democracia participativa. 
5. 
Mesmo em comunidades maiores, existe a possibilidade de ampliar a democracia participativa, 
especialmente com o uso das novas tecnologias de comunicação. 
4. Pergunta 4 
/1 
Assinale a alternativa que representa "o ponto de partida da gestão social que é o Interesse Bem 
Compreendido (IBC), ou seja, parte-se da premissa de que o bem-estar coletivo é pré-condição para 
o bem-estar individual, assim, ao defender os interesses coletivos, o indivíduo está defendendo seus 
próprios interesses". 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Participação voluntária. 
2. 
Emancipação. 
3. 
Esfera pública. 
4. 
Processos variados de escolha de representantes. 
5. 
Solidariedade e sustentabilidade. 
Resposta correta 
5. Pergunta 5 
/1 
Enquanto o enfoque tradicional desenvolvimentista considera que o crescimento econômico é um 
desejo da maioria das sociedades e que se pode elevar indefinidamente o nível de riqueza material 
para alcançá-lo, o enfoque sustentável busca um processo de desenvolvimento que tenha como base 
um crescimento econômico qualitativamente distinto e que possibilite a manutenção ou aumento, ao 
longo do tempo, do conjunto de bens econômicos, ecológicos e socioculturais. Sobre a aplicabilidade 
dos conceitos de desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa INCORRETA. 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
É necessário aliar, de forma interdependente ao crescimento econômico, a justiça social e a 
conservação dos recursos naturais. 
2. 
Ganha relevância, no desenvolvimento sustentável, a melhoria da qualidade de vida humana 
dentro dos limites da capacidade de suporte dos ecossistemas e, ao mesmo tempo, as pessoas 
são beneficiárias e instrumentos do processo, e seu envolvimento fundamental para o alcance 
do sucesso desejado. 
3. 
A implementação do desenvolvimento sustentável não deve ser construída sob uma lógica 
econômica, mas sim sob uma lógica social que possibilite o desenvolvimento de múltiplas 
formas de produção, considerando, inclusive, a possibilidade de reprodução de diversas 
formas de organização social, como cooperativas, ONGs, associações, fundações, organizações 
de microcrédito, movimentos sociais, entre outros. 
Resposta correta 
4. 
Para implementar o desenvolvimento sustentável é necessário visar à harmonia e à 
racionalidade, não somente entre o homem e a natureza, mas principalmente entre os seres 
humanos 
5. 
As ações desenvolvimentistas devem priorizar investimentos e programas que tenham como 
lastro tecnologias e projetos comunitários que procurem sempre despertar a solidariedade e a 
mobilização por objetivos comuns nos grupos envolvidos. 
6. Pergunta 6 
/1 
O planejamento público no Brasil, por meio de planos, programas e projetos, ganhou força no final 
dadécada de 1990. Em outubro de 1998, o governo federal alterou, em profundidade, o marco 
conceitual e metodológico para a elaboração e gestão do Plano Plurianual (PPA) e dos orçamentos 
públicos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os programas passaram a ser referidos como solução de problemas precisamente 
identificados, com produtos finais estabelecidos, quantificação de metas e custos e com 
execução acompanhada, e os resultados avaliados mediante indicadores especificamente 
construídos. 
2. 
Cada projeto e atividade corresponde a um produto, com sua respectiva meta. 
3. 
Os programas passaram ser a unidade básica de organização do PPA e o módulo de integração 
do plano com o orçamento. 
4. 
O Brasil passou a viver um processo de crescimento das organizações da sociedade civil e, 
conseqüentemente, de um aumento de sua participação nas decisões políticas e no 
planejamento e gestão dos interesses públicos com o surgimento de: Organizações Sociais - OS, 
Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, fundações, dentre outras 
entidades. 
 
5. 
A Política Nacional de Recursos Hídricos definiu processos de participação social e esses 
movimentos e suas implicações na realidade local vêm diminuindo a complexidade do 
planejamento e da gestão do ambiente. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
/1 
Cançado (2011), em seu estudo sobre o estado da arte dos estudos de gestão social, categorizou as 
abordagens de gestão social, para sua análise de conteúdo. Assinale a alternativa que corresponde a 
"gestão de projetos, programas e políticas públicas, conduzidos ou não pelo Estado, e dos aspectos 
sociais da administração pública, como a gestão de redes e interorganizações". 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Formação em Gestão Social (FGS). 
2. 
Gestão da Responsabilidade Social Empresarial (GRSE). 
3. 
Gestão do Desenvolvimento Social (GDS). 
Resposta correta 
4. 
Gestão Emancipatória (GE). 
5. 
Gestão Participativa (GP). 
8. Pergunta 8 
/1 
O paradoxo deste início de século é, de um lado, o crescimento econômico e a transformação 
tecnológica sem precedentes; e, de outro, a dramática condição social de inúmeras pessoas e os 
problemas ambientais assustadores. Sobre o crescimento econômico e o desenvolvimento 
sustentável, assinale a alternativa INCORRETA. 
 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O crescimento econômico, por si só, traz automaticamente o desenvolvimento. 
Resposta correta 
2. 
O desenvolvimento sustentável deve ser socialmente sustentável na redução da pobreza e das 
desigualdades sociais 
3. 
O rumo à sustentabilidade é independente, em grande parte, das ações geradas a partir de 
percepções individuais e culturais da sociedade. 
4. 
O rumo à sustentabilidade é independente de um aparato tecnológico eficiente. 
5. 
O desenvolvimento somente poderá ser considerado efetivo se for constituído de 
desenvolvimento humano, social e sustentável, pois deve-se buscar a melhoria da vida das 
pessoas e da sociedade como um todo 
9. Pergunta 9 
/1 
Em políticas públicas planos, programas, e projetos designam modalidades de intervenção social que 
diferem em escopo e duração. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A execução do plano está condicionada a uma ponderável descentralização de decisões e de 
controle. 
Resposta correta 
2. 
Os projetos devem conter início, desenvolvimento e fim bem definidos. Eles são considerados 
finalizados quando seus objetivos forem alcançados, ou quando não forem considerados mais 
necessários, ou ainda quando ficar claro que seus objetivos são inalcançáveis, ou que não é 
compensador ir em frente. 
3. 
Programas são, basicamente, um aprofundamento do plano: neles são detalhados o setor, a 
política, diretrizes, metas e medidas instrumentais, estabelecendo um quadro de referência do 
projeto e vinculando aos projetos componentes. 
4. 
O plano delineia as decisões de caráter geral, suas grandes linhas políticas, estratégias, 
diretrizes e responsabilidades, através da sistematização de objetivos e meta. 
5. 
Projetos são a unidade mínima, por meio do qual um conjunto integrado de atividades 
transforma uma parcela da realidade, suprindo uma carência ou alterando uma situação-
problema. 
10. Pergunta 10 
/1 
Existem três categorias teóricas em esfera pública, no contexto da gestão social: a democracia 
deliberativa, que pode ser considerada como processo decisório da gestão social; a racionalidade 
para a condução da gestão social e, por fim, as comunidades de prática, como dinâmicas de interação 
da gestão social na esfera pública. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Comunidades de Prática São espaços nos quais as pessoas se relacionam de maneira dialógica 
(dialogicidade), ensinam-aprendendo e aprendem-ensinando, o que pressupõe uma 
intersubjetividade anterior ao processo ou construída nele. 
2. 
Para que a esfera pública se (re)configure é necessária uma racionalidade compatível com a 
democracia deliberativa. No entanto, a racionalidade tem três percepções diferentes: 
equilíbrio, lógica instrumental e agir comunicativo. 
3. 
A tomada de decisão na gestão social por meio da democracia deliberativa oportuniza maiores 
chances de emancipação do homem, tornando possível o exercício das faculdades políticas por 
todas as pessoas. 
4. 
Entende-se as comunidades de prática como espaços por excelência para o ensino da gestão 
social, pois se formam em interações dialógicas de construção coletiva de conhecimento, sem a 
possibilidade de existirem comunidades de prática iguais, pois cada uma é construída pela 
interação entre seus próprios membros, que por meio do diálogo constroem sua maneira de 
conviver (intersubjetividade) 
5. 
Além do direito ao voto existem 3 critérios para que uma sociedade seja considerada 
democrática: participação efetiva: fazer com que todos conheçam as opiniões dos outros; 
Igualdade de voto: todos os membros devem ter oportunidades iguais e efetivas de votos e cada 
voto deve ser contado como igual; e Controle do programa de planejamento: possibilidade 
exclusiva dos membros de formularem e de controlarem o planejamento, inclusive 
reformulando-o a qualquer tempo 
 
 
	Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
	Conteúdo do exercício

Mais conteúdos dessa disciplina