Buscar

atividade 1 METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Não se pode afirmar que a matemática desenvolve o raciocínio, mas é possível dizer que contribui para o desenvolvimento do raciocínio dedutivoPiaget (1981) afirma que é a constituição das operações que permite a construção do número, do espaço, do tempo e da velocidade, que transforma a pré-lógica intuitiva e egocêntrica do sensório-motor em coordenação racional, ao mesmo tempo dedutiva e experimental. Fonte: NOGUEIRA, C. M. I.; BELLINI, L. M.; PAVANELLO, R.M. O ensino de matemática e das ciências naturais nos anos iniciais na perspectiva da epistemologia genética. Curitiba: CRV, 2013. Observe a figura abaixo: 
Descreva, levando-se em conta o conhecimento físico, lógico matemático e o senso comum, pelo menos uma visão da figura que pode ser identificada em cada um dos pontos de vista citados (físicológico matemático e senso comum)
Físico: pode-se dizer que a figura é um hexagrama, estrela de seis pontas, formada por dois triângulos equiláteros sobrepostos em posições opostas. 
Lógico matemático: pode-se dizer que ao observar a figura, que ela é composta por um hexágono no centro, do lado externo seis triângulos equiláteros, formando pontas. Nas escolas essa mesma figura pode ser utilizada em diversas técnicas, as mais utilizadas são os origamis e os tangrans, ajudam na coordenação motora, nas atividades cognitivas, lúdicas e o raciocínio lógico.
Sendo comum: pode-se dizer que a figura é reconhecida como uma estrela de Davi, de origem judaica, utilizada pelo judaísmo e por seus adeptos. Reproduz os elementos do universo, água, fogo, terra e ar.

Continue navegando

Outros materiais