Buscar

A191 CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNO: WESLEY DA SILVA LIMA RA T81055-8 
DISCIPLINA A191 – CIÊNCIAS SOCIAIS 
1 - A Sociologia surgiu em um contexto social específico, marcado por profundas transformações sociais que colocava a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da ciência. O contexto histórico foi marcado pela, (o).
RESPOSTA: E) A revolução industrial e a revolução francesa, por contribuírem para a consolidação do capitalismo.
2 - O renascimento foi caracterizado como o momento histórico em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais, como as nações, os estados, as legislações e os exércitos.  Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comércio se desenvolveram favorecendo que classe social?
RESPOSTA: A) A burguesia comercial
3 - Foi no Renascimento que o homem europeu retornou a prática do pensamento especulativo, concebendo o seu papel na história dos acontecimentos como agente. O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como Nicolau Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se:
RESPOSTA: C) Compreensão da vida social como resultante das condições econômicas e políticas e não da fé;
4 - A partir do século XV, o Renascimento possibilitou mudanças profundas na mentalidade da época. Os elementos básicos desta nova mentalidade são: 
RESPOSTA: C) A formação de uma mentalidade laica e a defesa do emprego de métodos científicos
5 - Leia o texto a seguir: 
"Artigo 6 - A lei é a expressão da vontade geral; todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou por seus representantes, à sua formação; ela deve ser a mesma para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais a seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo sua capacidade e sem outras distinções que as de suas virtudes e de seus talentos". (Declaração dos direitos do homem e do cidadão, 26 de agosto de 1789.) Qual é a teoria política que o texto representa? 
RESPOSTA: A) Liberal, por defender o princípio da liberdade e igualdade entre os seres humanos. 
6 - Qual foi o contexto histórico que possibilitou o surgimento da Sociologia como ciência? 
RESPOSTA: D) A revolução industrial e francesa, no século XVIII, com a expansão urbanização e formação da classe operária.
7 - No início da Revolução Industrial o trabalho infantil foi utilizado com grande intensidade pelos capitalistas por quê:
RESPOSTA: D) supunha, na criança, maior docilidade e obediência em virtude de sua fragilidade.
8 - ENADE 2004
"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitam valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum com o humanismo, para a convivência e para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos. "ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s\d, p. 10. De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
RESPOSTA: E) O desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.
9 - A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX. Pode-se afirmar que as conquistas no início do século XX são decorrentes de:
RESPOSTA: C) A capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
10 - A Revolução Industrial provocou mudanças profundas na sociedade resultante da movimentação maciça dos trabalhadores rurais para as cidades. Quais são as consequências deste processo de urbanização? 
RESPOSTA: C) Falta de habitação, higiene, desemprego, aumento do alcoolismo e da prostituição nas áreas urbanas, o que resultou em revoltas populares contra a desigualdade social entre empresários e trabalhadores. 
11 - ENADE 2005
 O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento das ciências sociais. As transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram a partir dessa época, colocaram problemas inéditos para a humanidade, que experimentava mudanças no Ocidente Europeu. Com referência aos marcos fundadores do pensamento social no Ocidente, assinale a opção correta.
RESPOSTA: E) A Revolução Industrial e a Revolução Francesa, ao redefinirem, respectivamente, as relações políticas e as relações de produção, deram condições para o surgimento de uma visão racional do mundo, da qual emerge a sociedade como objeto de estudo.
12 – O conceito de mais-valia desenvolvido por Karl Marx significa:
RESPOSTA: C) A mais valia é obtida pela parte da riqueza produzida pelo trabalhador que fica com o capitalista.
13 - Max Weber elaborou importante teoria sobre os tipos ou formas de poder e de dominação. Assinale a alternativa que, de acordo com o autor, contém os três tipos de poder e de dominação:
RESPOSTA: B) Legal ou racional, tradicional e carismático.
14 - O positivismo derivou do "cientificismo" que significa a crença no poder da razão em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida dos homens. Qual é o objetivo do positivismo? 
RESPOSTA: B) Substituir as explicações teológicas e do senso comum por meio das quais o homem explicava sua participação na vida social.  
15 - No início do século XX, contata-se que não havia no Brasil desenvolvimento econômico e industrial comparável aos países da Europa EUA. Esta constatação levou as oligarquias rurais a afirmar que “o Brasil era um país com vocação agrária". Esta afirmativa   exprimia os interesses desses grupos que eram contrários ao desenvolvimento da indústria.  
Assinale a afirmativa que expressa os interesses da oligarquia rural.
RESPOSTA: A) A ascensão econômica da burguesia industrial significaria uma ameaça aos interesses e aos domínios das oligarquias de origem rural.
16 - A cultura do café no Oeste paulista a partir do século XIX teve consequências relevantes para o país. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a este contexto.
RESPOSTA: E) A cultura do café contribuiu para a preservação do trabalho escravo e para a crise das cidades industriais, que perderam população.
17 - O processo de globalização impulsionado no final do século XX pela grande expansão de empresas multinacionais pelo planeta teve como decorrência:
RESPOSTA: D) Intensificou o comércio entre os países, facilitando os processos de importação e exportação em escala global.
18 - ENADE 2004 - “Os determinantes da globalização podem ser agrupados em três conjuntos de fatores: tecnológicos, institucionais e sistêmicos.” GONÇALVES, Reinaldo. Globalização e Desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
 “A ortodoxia neoliberal não se verifica apenas no campo econômico. Infelizmente, no campo social, tanto no âmbito das idéias como no terreno das políticas, o neoliberalismo fez estragos (...). SOARES, Laura T. O Desastre Social. Rio de Janeiro: Record, 2003.
 “Junto com a globalização do grande capital, ocorre a fragmentação do mundo do trabalho, a exclusão de grupos humanos, o abandono de continentes e regiões, a concentração da riqueza em certas empresas e países, a fragilização da maioria dos Estados, e assim por diante ( ...). O primeiro passo para que o Brasil possa enfrentar esta situação é parar de mistificá-la.”
BENJAMIM, Cesar & outros. A Opção Brasileira. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.
 Diante do conteúdo dos textos apresentados acima, algumas questões podem ser levantadas.
1 - A que está relacionado o conjunto de fatores de “ordem tecnológica”?
2 - Considerando que globalização e opção política neoliberal caminharam lado a lado nos últimos tempos, o que defendem os críticos do neoliberalismo?
3 - O que seria necessário fazer para o Brasil enfrentar a situação da globalização no sentido de “parar de mistificá-la”?
A alternativa que responde corretamente às três questões, em ordem, é:
RESPOSTA: C) Revolução tecnocientífica / reforço de políticas sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos/ garantir níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades econômicas e de recursos é inegociável no mercado internacional.
19 - Junto com a expansão das multinacionais, tem se manifestado uma crescente concentração de capital. As grandes empresas se fundem, criando verdadeiras potências produtivas, A Mercedes-Benz (alemã) se uniu a Chrysler (estadunidense) e surgiu a DaimlerChrysler, que comprou 34% das ações da japonesa Mitsubishi Motor Cars. Essa tendência não ocorre só no setor automobilístico, a farmacêutica Astra (sueca) juntou-se à Zeneca (inglesa). No ramo petrolífero a Exxon e a Móbil se fundiram.
No ano de 1999, as empresas estadunidenses investiram US$ 865 bilhões fora de seu país, 83% foram destinados a compras ou fusões com outras empresas. As grandes empresas têm preferido, no lugar de novos investimentos, comprar empresas já existentes ou então negociar a distribuição com suas concorrentes. Que motivos levam as empresas a fazer isso?
I. A aquisição de uma grande empresa pode ser a porta de entrada de uma multinacional num dado país, reduzindo os custos com marketing, inovação, pesquisa e lançamento de novos produtos, além de obter com maior rapidez, uma fatia do mercado de seu concorrente.
II. As empresas se utilizam das vantagens de financiamento, já que as fusões e aquisições são intermediadas por agentes financeiros e empresas de consultoria que querem lucrar com os novos empreendimentos.
III. As grandes empresas procuram se tornar  maiores apenas para impedir de serem compradas pelas rivais.
Está correto apenas o que se afirma em:
RESPOSTA: C) I e II.
20 - O crescente processo de globalização tem conduzido a um aumento da competição entre as empresas. Assim, as empresas passam a ter como referência não mais o mercado interno ou externo, mas o mercado mundial. É correto afirmar que este contexto repercute na ação das empresas por: 
RESPOSTA: B) Deixam de atuar  somente nos limites de um país, seu campo de atuação passa a ser o planeta. 
21 - O fenômeno atual da globalização caracteriza-se pela conexão mundial por meio de uma rede tecnológica e de telecomunicações, com o predomínio do capital financeiro. Dentre as consequências deste estado atual está: 
RESPOSTA: E) O aumento do desemprego estrutural devido, entre outros, à utilização de nova tecnologia, como a robótica.

Outros materiais