Buscar

prova Relações Étnico-raciais Cultura Afro-brasileira e Indígena

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA Relações Étnico-raciais: Cultura Afro-brasileira e Indígena
1. Assinale a alternativa correta quanto à produção de desigualdades étnico-raciais e os processos de colonização.
Por terem descoberto territórios, os colonizadores tinham o direito de fazer o que quisessem com eles.
Os processos de colonização não irão afetar as questões étnico-raciais, pois as culturas de cada grupo sempre foram respeitadas.
Ao colonizarem o Brasil, os portugueses procuraram estabelecer relações harmônicas entre os índios e os negros, tratando-os de forma igualitária.
O colonizador, enquanto conquistador de novos territórios, irá impor sua cultura e seu entendimento sobre o mundo aos demais grupos conquistados e explorados. (Alternativa correta)
Os processos coloniais não se associam diretamente às questões étnico-raciais, pois, na época, essas discussões não existiam.
2. Educadores em diversas partes do mundo buscam atender com qualidade os anseios de aprendizagem, em meio a uma gama de diferenças culturais, geográficas e étnicas. A educação multicultural é aquela que valoriza a diversidade, buscando incluir regularmente em suas ações as perspectivas de diversos grupos culturais. Considerando alguns aspectos da educação multicultural, marque a alternativa CORRETA:
A educação multicultural é uma novidade que teve início neste século.
Na história americana, a cor da pele dos negros foi um forte fator de discriminação, nutrido por preconceitos. (Alternativa correta)
As escolas devem oferecer uma educação multicultural, especificamente para os alunos das chamadas minorias.
Não cabe aos estudantes opinar sobre o conteúdo do ensino voltado às diversidades, sob risco de informalizarem demais a temática.
Na educação multicultural, "habilitar" é um termo que se refere à capacitação dos profissionais da educação em trabalhar o tema.
3. Em 2003, uma antiga reivindicação dos movimentos negros se concretizou com a obrigatoriedade do ensino de história e culturas afro-brasileira e africana nas instituições de ensino públicas e privadas de todo o país, a partir da promulgação da Lei Federal nº 10.639/2003. É possível afirmar que essa Lei:
Propõe a obrigatoriedade do ensino da cultura africana nos estabelecimentos de Ensinos Fundamental e Médio da rede pública de ensino. Nos demais estabelecimentos, como os privados, a lei permanece de maneira opcional.
Institui a obrigatoriedade da história e do ensino das culturas africana e afro-brasileira em todos os estabelecimentos de ensino, públicos e privados, no intuito de mostrar as diferentes experiências de tais povos que participaram (e participam) da formação de nossa sociedade. (Alternativa correta)
Institui a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas africana e afro-brasileira especificamente para a disciplina de História, uma vez que os temas perpassam exclusivamente tal disciplina.
Institui a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas africana e afro-brasileira apenas na disciplina de Artes, por entender que somente ela propicia uma abertura para o trabalho nessa perspectiva.
Institui, de maneira opcional, o ensino da história e das culturas africana e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino.
4. Assinale a afirmativa correta quanto ao conceito de discriminação.
Discriminação é o entendimento de que uma raça ou etnia é superior a todas as demais.
Discriminação é um processo interno de julgamento sem conhecimento ou informação.
Discriminação se traduz em atos que causam prejuízo a alguém, normalmente, por racismo ou preconceito. (Alternativa correta)
Discriminação é o estabelecimento de igualdade entre todas as etnias que compõem a sociedade.
Discriminação é a listagem, a classificação dos grupos culturais por tipos específicos.
5. Sobre os conceitos de raça e etnia, é correto afirmar que:
a palavra raça pode ser conceituada em sentido biológico, pois, se forem levados em consideração os seres humanos, só existe a raça humana.
raça e etnia relacionam-se à constituição física de determinada população que possui características físicas semelhantes, como a cor da pele, olhos e cabelos.
quando se utiliza o termo raça para fazer referência à determinada população, deve-se ficar atento, pois o enfoque, nesse caso, é o aspecto sociocultural, que diferencia os grupos populacionais por características físicas e históricas. A palavra etnia diz respeito aos indivíduos que se diferenciam por sua especificidade sociocultural, ou seja, língua, religião e modos de agir. (Alternativa correta)
raça tem origem biológica, e etnia tem origem biológica, religiosa e cultural.
raça e etnia possuem o mesmo significado.
6. Estudos realizados nos EUA, cujos resultados se aplicam a vários outros países, inclusive ao Brasil, concluíram que crianças e adolescentes em situação de pobreza enfrentam problemas em casa e na escola, o que compromete seu aprendizado. Dentre as dificuldades detectadas e suas consequências constatadas pelos referidos estudos, está:
A baixa aprendizagem e a falta de incentivo, que não comprometem a continuidade dos estudos e o ingresso no ensino superior.
Alunos carentes não têm acesso à televisão. Por isso, a leitura é mais frequente.
As dificuldades em Matemática e leitura estão relacionadas a aspectos cognitivos, e não à estrutura familiar.
Crianças que vivem nos chamados bolsões de pobreza têm sua aprendizagem prejudicada pelo fator socioeconômico. (Alternativa correta)
Nas áreas mais carentes, os alunos têm acesso a uma escola inserida no próprio contexto e, por isso, a uma melhor qualidade de ensino.
7. O Brasil é conhecido por ser um país de muitas etnias. Quais são as etnias que formam a população brasileira?
Alemães, italianos, africanos e portugueses.
Italianos, asiáticos, japoneses e árabes.
Indígenas, portugueses, japoneses e alemães.
Nativos, portugueses, negros, europeus, asiáticos. (Alternativa correta)
Africanos, europeus, italianos e holandeses.
8. Tanto a Lei nº 10.639/2003 quanto a Lei nº 11.645/2008 (na sua atualização, na qual as mesmas orientações foram destinadas às temáticas indígenas) podem ser consideradas políticas públicas educacionais de ação afirmativa por terem a seguinte finalidade:
Promover a reparação, o reconhecimento e a valorização de diferentes grupos que foram subjugados por meio, dentre outras medidas, da discriminação, da exclusão ou da marginalização da história desses povos. (Alternativa correta)
Promover, exclusivamente, a reparação desses grupos que foram discriminados historicamente na sociedade brasileira. As políticas afirmativas educacionais servem apenas para garantir o ensino da cultura e da história desses povos nas escolas.
Promover apenas o reconhecimento da história e das culturas africana, afro-brasileira e indígena, porque não há mais nada que se possa fazer com o passado.
Prescrever metodologias de ensino e formas de lidar com a cultura dos diferentes povos que formaram a sociedade brasileira.
Estabelecer apenas um conjunto de reflexões sobre a história da trajetória dos povos africanos e indígenas no Brasil. Questões como metodologias, reconhecimento, igualdade, valorização da cultura cabem estritamente às escolas da Educação Básica.
9. De geração em geração, o homem vai adquirindo padrões de comportamento, hábitos, valores, pensamentos e formas de organizar e de desenvolver os espaços sociais, que determinam sua vida em sociedade. Denominam-se estes padrões de cultura. Analisando esses diversos aspectos que formam uma cultura, pode-se dizer que:
A valorização da cultura do individualismo fortalece a necessidade de relacionamento entre as pessoas.
A cultura do coletivismo tem sido apontada como causa de muitos problemas sociais.
Muitas das divergências entre as nações são causadas pelo modo de pensar e de valores de culturas diferentes. (Alternativa correta)
Nas culturas coletivas, ou no coletivismo, os objetivos pessoais sobrepõem-se a outros objetivos do grupo.
Somente os grandes grupos culturais influenciam o comportamento de seus membros.
10. Alguns aspectos e métodos diferenciados contribuempara o trabalho na educação multicultural, para a redução do preconceito e para a promoção da equidade. Nas alternativas abaixo assinale o aspecto ou método mais CORRETO para se trabalhar a educação multicultural.
A análise dos problemas étnicos na educação multicultural cabe aos gestores, professores e equipe especializada, tendo em vista as exigências do MEC.
A pedagogia da equidade se refere a um projeto curricular onde o processo de aprendizagem não deve ser modificado, sob o risco de que ideias preconceituosas retornem ao universo escolar.
O princípio de que cada indivíduo é único é contrário ao princípio de empatia e revela que um aluno não pode sentir o que sente outro aluno, vítima de tratamento desigual.
Preconceito, racismo e exclusão são fatores educacionais que devem ser combatidos por meio das prerrogativas da lei, que deve ser aplicada, evitando, assim, o surgimento de tais fatores.
Tecnologias novas, acesso à cultura e história de outros povos, por meio da internet, são elementos que clamam por uma educação diferenciada e multicultural. (Alternativa correta)

Continue navegando