Buscar

Área de Broca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Área de Broca, área de Wernicke e áreas de processamento de linguagem o seu processo de identificação das partes do cérebro envolvidas na linguagem começou em 1861, quando Paul Broca, um neurocirurgião francês, examinou o cérebro de um paciente recém-falecido que apresentava um distúrbio incomum. Embora fosse capaz de compreender a linguagem falada e não tivesse nenhuma deficiência motora da boca ou da língua que pudesse ter afetado sua habilidade de falar, ele não conseguia falar uma frase completa nem expressar seus pensamentos por escrito. O único som articulado que ele conseguia fazer era a sílaba “tan”, que passou a ser usada como seu nome.
Quando Broca autopsiou o cérebro de Tan, ele encontrou uma lesão considerável no córtex frontal inferior esquerdo. Posteriormente, Broca estudou oito outros pacientes, todos com déficits de linguagem semelhantes, juntamente com lesões no hemisfério frontal esquerdo. Isso o levou a fazer sua famosa afirmação de que “falamos com o hemisfério esquerdo” e a identificar, pela primeira vez, a existência de um “centro de linguagem” na porção posterior do lobo frontal desse hemisfério. Agora conhecida como área de Broca, esta foi na verdade a primeira área do cérebro a ser associada a uma função específica - neste caso, a linguagem.
Dez anos depois, Carl Wernicke, um neurologista alemão, descobriu outra parte do cérebro, está envolvida na compreensão da linguagem, na porção posterior do lobo temporal esquerdo. Pessoas que tiveram uma lesão neste local podiam falar, mas sua fala era frequentemente incoerente e sem sentido.
As observações de Wernicke foram confirmadas muitas vezes desde então. Wernicke iniciou suas pesquisas com afasia e é o responsável pela maior profundidade desse tipo de doença. No entanto, foi seu discípulo Carl Klester quem sistematizou e ampliou seu conhecimento da psiquiatria na área.
Os neurocientistas agora concordam que, no hemisfério esquerdo do cérebro, existe uma espécie de loop neural que está envolvido tanto na compreensão quanto na produção da linguagem falada. Na extremidade frontal desse loop está a área de Broca, que geralmente está associada à produção de linguagem, ou saídas de linguagem. Na outra extremidade está a área de Wernicke que está associada ao processamento de palavras que ouvimos sendo faladas, ou entradas de linguagem.
Quando os cientistas começaram a investigar quais funções são desempenhadas pelas partes do hemisfério direito que são homólogas às áreas de linguagem do hemisfério esquerdo, a maioria de suas descobertas iniciais veio do estudo de pessoas que tinham lesões nessas partes do hemisfério direito .
Além das áreas de Broca e Wernicke, uma terceira área de importância para a linguagem, localizada no córtex parietal, foi descrita mais recentemente.

Outros materiais