A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVALIAÇÃO Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1 – AVALIAÇÃO OBJETIVA FINAL
1. A Libras é uma língua da modalidade visual-gestual (ou espaço-visual), pois a informação linguística é recebida pelos olhos e reproduzidos pelas mãos, com uma estrutura gramatical própria, completa como qualquer língua oral. Para provar sua naturalidade ao longo dos anos tem surgido muitos estudos. Sobre quando surgiu o movimento para provar sua naturalidade como língua, assinale a alternativa CORRETA:
A 1970.
B 1960.
C 1990.
D 1980.
2. Alguns aspectos são relevantes em relação ao desenvolvimento linguístico no surdo, considerando o contexto histórico e o percurso da educação da criança surda, como o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo, que refletem no desenvolvimento da linguagem na criança surda e sobre o desenvolvimento cognitivo do sujeito surdo no processo de aquisição da língua de sinais - Libras. Sobre as filosofias educacionais para surdos, assinale a alternativa INCORRETA:
A A maior falha do oralismo é a utilização de um conceito bastante simplista de língua, que é considerada como sendo um conjunto de regras abstratas que tem como função a comunicação.
B No Brasil, que seguiu a tendência mundial, o bilinguismo começou a ser estudado na década de noventa, e sua implantação em escolas e clínicas brasileiras ocorreu em meados do ano 2000.
C O bilinguismo, como as outras filosofias, não pode ser definido como uma filosofia homogênea, pois os profissionais atuam e pesquisam com diferentes abordagens nessa linha teórica.
D A comunicação total tem como grande mérito deslocar a língua oral como principal objetivo na educação dos surdos e considerar como prioridade a comunicação.
3. Os gêneros, por serem formas estáveis compostas por sequências textuais, cumprem funções nas práticas sociais, mas também podem carregar um certo peso ideológico, uma vez que todo texto parte da intencionalidade de um agente discursivo. Por isso, é importante que, enquanto receptores de textos e gêneros discursivos, tenhamos um senso crítico para analisá-los e interpretá-los adequadamente. Sobre a Linguística Aplicada ser uma grande aliada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Não no contexto de ensino-aprendizagem.
(    ) Não na atual convergência à análise crítica do uso da linguagem.
(    ) Contexto de ensino-aprendizagem.
(    ) Na atual convergência à análise crítica do uso da linguagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - V.
B V - V - F - V.
C V - F - V - F.
D V - V - F - F.
4. A Pedagogia Surda requer a presença do professor surdo em salas regulares de ensino, assim como nas escolas especiais e Centros de Atendimento Especializado para Surdos - CAES, em tempo integral. São os professores surdos que ensinam os surdos. Esse método dá ênfase à educação na diferença por meio da mediação intercultural e respeita a identidade do surdo. A respeito das atribuições do Tradutor e Intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola inclusiva, assinale a alternativa CORRETA:
A Ensinar Libras sempre que possível para os alunos ouvintes da turma, pois isso proporcionará maior interação entre surdos e ouvintes.
B Atenuar, sempre que oportuno, falas equivocadas do aluno surdo, principalmente as de teor ofensivo, visto que a maioria das crianças surdas são filhas de pais ouvintes sem domínio da Libras.
C Avisar o aluno, sempre que possível, sobre datas de atividades, avaliações e prazos, considerando que poucas informações circulam na língua de sinais em sala de aula.
D Orientar, sempre que oportuno, os professores e demais integrantes da equipe escolar sobre as especificidades linguístico-culturais dos alunos surdos.
5. A Educação Inclusiva compreende a Educação Especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Essa escola para todos é preconizada pela lei. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar. Para se almejar uma educação inclusiva, é imprescindível uma nova postura no plano de ação curricular, investir com seriedade na formação inicial e continuada dos professores, com a finalidade de criar uma consciência crítica sobre suas práticas pedagógicas, para que possam identificar as necessidades dos alunos, incentivando e desenvolvendo seus potenciais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, acontece no íntimo de um vínculo humano, cuja matriz se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, não acontece no íntimo de um vínculo humano, cuja matriz se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo de vínculos entre o filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, acontece no íntimo de um vínculo humano. Mas, não se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B V - V - F - F.
C V - F - F - F.
D F - V - V - V.
6. A alfabetização é o processo de aprendizagem em que se desenvolve a habilidade e as competências de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais em que a criança pode se constituir como sujeito. Assim, uma das principais diferenças está na qualidade do domínio sobre a leitura e a escrita. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A A linguagem é inata e adquirida, não tem parâmetros para designar se a criança surda aprende mais ou menos em relação a outras crianças.
B O indivíduo alfabetizado sabe codificar e decodificar o sistema de escrita, o sujeito letrado vai além, é capaz de dominar a língua no seu dia a dia nos mais distintos contextos.
C A criança surda tem mais facilidade de se alfabetizar em relação a outras crianças, é possível que isso também ocorra com cegos.
D A alfabetização é um processo possível somente em crianças ditas normais, pois crianças com altas habilidades ou com alguma deficiência não conseguem.
7. As crianças surdas têm estágios de desenvolvimento semelhantes às crianças ouvintes. É necessário que o professor conheça profundamente a Língua de Sinais para ensinar crianças surdas, preferencialmente um professor surdo, pois a Língua de Sinais é sua língua nativa. A maioria das crianças surdas vem de famílias ouvintes não dominam as Língua de Sinais e, por isso, é muito importante essa educação escolar na primeira língua das crianças surdas. Sobre a aquisição da linguagem que permite o desenvolvimento das funções, assinale a alternativa CORRETA:
A Cognitivas.
B Motoras.
C Linguísticas.
D Sociais.
8. Os gêneros, por serem formas estáveis compostas por sequências textuais, cumprem funções nas práticas sociais, mas também podem carregar um certo peso ideológico, uma vez que todo texto parte da intencionalidade de um agente discursivo. Por isso, é importante que, enquanto receptores de textos e gêneros discursivos, tenhamos um senso crítico para analisá-los e interpretá-los adequadamente. Sobre como e onde a Linguística Aplicada pode ser uma grande aliada, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(   ) No contexto de ensino-aprendizagem.
(   ) Na atual convergência à análise crítica do uso da linguagem.
(   ) Não se aplica à atual convergência à análise crítica do uso da linguagem.
(   ) Não se aplica ao contexto de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - F - V - V.
C F - V - F - V.
D V - V - F - F.
9. A sintaxe é o estudo da estrutura interna da frase. Diferente da Língua Portuguesa, a sintaxe da Libras é estudada a partir da organização dos sinais no espaço. Em relação à sintaxe, podemos dizer que a sintaxe da Libras não é organizada aleatoriamente,