Buscar

Avaliação 1 - aspectos legais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O atual sistema jurídico brasileiro prevê uma hierarquia entre as fontes do direito, a qual decorre de uma necessidade lógica em amparar o sistema normativo, a partir de um plano axiológico. Ao tratar da hierarquia entre as fontes, deve-se levar em consideração o pensamento de supremacia existente entre elas, ou seja, a hierarquia fica constatada quando, pela essência da norma, evidencia-se predisposição de superioridade e, em sentido oposto, de subordinação no plano da eficácia, de uma diante de outra. A respeito da hierarquia entre as fontes do direito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma lei ordinária que estabeleça a impossibilidade do contraditório e da ampla defesa em um processo judicial poderá ser alvo de ação de inconstitucionalidade, uma vez que contraria um princípio constitucional.
(    ) As normas podem ser separadas em três grandes grupos: normas constitucionais, leis e decretos.
(    ) A medida provisória trata-se de um instrumento criado na Constituição de 1988, o qual prevê que, em caso de relevância e urgência, o Poder Legislativo poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, as quais deverão ser encaminhadas à Presidência da República para sanção.
(    ) Os decretos são hierarquicamente subordinados às normas internas da administração pública, já que estas são emanadas do Poder Executivo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A.F - V - F - V.
B.V - V - F - F.
C.F - V - V - F.
D.V - F - V - V.
2A divisão do direito pode ser feita de maneira pública ou privada, em que o direito público prepondera o interesse do Estado com relação ao indivíduo. Nesse sentido, podemos destacar diversos tipos de direito público, como o constitucional, o tributário, o processual e o penal. Sobre esses direitos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Direito Constitucional.
II- Direito Tributário.
III- Direito Processual.
IV- Direito Penal.
(    ) Estipula as contravenções, os crimes e as penas.
(    ) Estabelece as regras para a criação, incidência e arrecadação de tributos e suas obrigações acessórias.
(    ) Regula a forma pela qual se instalam e se desenvolvem os processos judiciais.
(    ) Trata das normas constitucionais e de sua aplicabilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A.II - I - IV - III.
B.IV - II - III - I.
C.I - II - III - IV.
D.I - IV - III - II.
3Segundo Miguel Reale (2002, p. 216), para que exista uma relação jurídica, é preciso a presença de dois requisitos. Em primeiro lugar, uma relação intersubjetiva, ou seja, um vínculo entre duas ou mais pessoas. Em segundo lugar, que esse vínculo corresponda a uma hipótese normativa, de tal maneira que derivem consequências obrigatórias ao plano da experiência. Nesta esteira, a doutrina prevê alguns elementos indispensáveis para a configuração desta relação jurídica. Acerca destes elementos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cabe ao Estado, com base nos poderes que lhe são conferidos, assegurar e resguardar a relação jurídica estabelecida entre o sujeito ativo e passivo.
(    ) O objeto jurídico refere-se ao que está sendo discutido na referida relação, podendo ser um direito, um bem, uma pessoa ou uma prestação.
(    ) O fato jurídico caracteriza-se pelos acontecimentos sociais capazes de criar, modificar ou extinguir direitos, como, por exemplo: o acesso não autorizado ao dispositivo informático.
(    ) O sujeito passivo é aquele que possui um interesse juridicamente pela norma, diz-se titular de um direito subjetivo, o qual poderá ser exercitado contra um outro sujeito, chamado de sujeito ativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 26. ed. Saraiva: São Paulo, 2002.
A.V - V - V - F.
B.V - F - V - V.
C.F - V - V - F.
D.V - F - F - F.
4Ao longo de toda a fase instrutória de uma complexa ação criminal, tipificado pelo artigo 154-A, qual seja, invasão de dispositivo informático, o juiz deferiu todos os requerimentos que lhe foram dirigidos para juntada de documentos e outros elementos probantes aos autos, sempre concedendo vista às partes para sua manifestação nos termos da lei processual vigente. Dentre os princípios constitucionais assegurados no caso em tela, estão presentes:
A.Princípio da boa-fé e da igualdade.
B.Princípio da presunção de inocência e da segurança jurídica.
C.Princípio da razoabilidade e do respeito à dignidade da pessoa humana.
D.Princípio do contraditório e da ampla defesa.
5Existem inúmeras definições para a ciência do direito, mas, segundo Ferraz (1986, p.9), em geral, entende-se por ciência do direito "um sistema de conhecimentos sobre a realidade jurídica", ou seja, uma atuação controlada de acordo com valores e princípios específicos, e que se distinguiria por seu método e por seu objeto, vista como uma atividade sistemática de interpretação normativa, visando a uma aplicação direta a um caso concreto. Seria portanto, a ciência do direito, uma ciência imperativo-normativa. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A teoria tridimensional estabelece que o direito deve ser estudado sob três aspectos epistemológicos mais utilizados pelos juristas e filósofos ao longo da História, quais sejam: o fato jurídico, o valor e a norma propriamente dita.
(    ) Pode-se definir o direito como um conjunto de princípios, regras e instituições, que atuam em conjunto com a finalidade de nortear as ações humanas em sociedade.
(    ) O direito positivado, como ocorre no sistema jurídico brasileiro, garante que as sentenças proferidas pelos juízes sejam mais justas.
(    ) O sistema jurídico brasileiro é fundamentado no Direito Romano-germânico, o qual é baseado no sistema da common law, proveniente de uma legislação que não está escrita, cabendo ao magistrado julgar individualmente cada caso, com suas particularidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FERRAZ Jr., Tércio Sampaio. A Ciência Jurídica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1986.
A.V - V - F - F.
B.V - V - F - V.
C.F - V - V - F.
D.V - F - V - F.
6O direito é de suma importância para sociedade, tendo em vista que consiste em mecanismo de organização social e que, portanto, deve refletir o desenvolvimento histórico, social, político, econômico e cultural da sociedade que se destina, a fim de atender às necessidades e aos anseios dos cidadãos aos quais se dirige, objetivando a promoção de igualdade e justiça social. O fato é que o direito não é algo de hoje e teve sua descoberta a séculos atrás. Sobre a descoberta do direito, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://iregistradores.org.br/relacao-entre-o-direito-e-a-sociedade-entrevista-com-lutimila-alves/. Acesso em: 26 nov. 2018.
A.A origem do direito aconteceu na França do século XIX.
B.A origem aconteceu na Grécia, mas também com indícios no mundo dos persas.
C.A origem do direito se deu na Inglaterra do século IV.
D.A origem do direito foi no antigo Império Romano, embora seja possível encontrar alguns indícios no mundo grego.
7A expressão "fontes de direito" pode assumir várias interpretações e significados, dependendo de como e onde for utilizada. Numa aplicação particular e mais rotineira, no universo jurídico, diz-se que as fontes são a gênese do Direito, responsáveis por sua geração e por possibilitar a sua manifestação e abastecimento. No entanto, as fontes podem ser analisadas sob outras óticas, tais como: histórico, social, filosófico e material do Direito. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- As fontes históricas do Direito indicam a origem das modernas instituições jurídicas, ou seja, a época, o local e as razões que determinaram a sua formação.
II- Os fatores sociais, apesar de não criarem direito, determinam o conteúdo das normas e nelas se espelham, a fim de motivar a vontade dos legisladores, os quais, a partir de um ato de enunciação, criam as normas jurídicas.
III- Ao peticionar ou elaborar uma sentença,o advogado e o juiz, respectivamente, poderão utilizar-se de critérios oriundos de fontes filosóficas.
IV- As fontes materiais exercem grande influência no processo legislativo, em que deputados e senadores irão apresentar e discutir os projetos de lei, com vistas a atender aos anseios da sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A.As sentenças III e IV estão corretas.
B.As sentenças I, II e IV estão corretas.
C.As sentenças I e III estão corretas.
D.Somente a sentença II está correta.
8Dentro do contexto jurídico, as fontes do direito representam importante papel para descrever os modos de formação das normas jurídicas. Sendo a lei uma das fontes do direito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A lei é uma norma jurídica abstrata e geral, de forma escrita, produzida pelo Estado.
(    ) A lei é uma prática reiterada sobre determinada conduta, constituindo um hábito comportamental.
(    ) A lei é o trabalho doutrinário dos juristas que definem conceitos jurídicos.
(    ) A lei é uma reiteração de decisões judiciais que são julgadas da mesma forma.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A.F - V - V - V.
B.V - F - F - F.
C.F - F - V - F.
D.V - V - F - V.
9A Constituição brasileira de 1988 inicia com o Título I dedicado aos "princípios fundamentais”, que são as regras informadoras de todo um sistema de normas, as diretrizes básicas do ordenamento constitucional brasileiro. São regras que contêm os mais importantes valores que informam a elaboração da Constituição da República Federativa do Brasil. Diante dessa afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A quebra do sigilo dos dados cadastrais de clientes do provedor de acesso, realizadas por autoridade policial, sem autorização judicial, ainda que em situações emergenciais, constitui violação aos princípios da inviolabilidade à intimidade.
(    ) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
(    ) Concernente aos princípios do contraditório e da ampla defesa, pode-se afirmar que tais princípios se aplicam também no inquérito policial, visto ser procedimento judicial iforme e restritivo à liberdade do suposto autor do crime.
(    ) João, ao ser preso em flagrante delito, invocou o princípio da presunção da inocência, alegando que não poderia ser preso, antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
(    ) A diferença de salários, de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil a qualquer dos trabalhadores urbanos e rurais, sem a devida justificativa, fere o princípio da igualdade prevista na CF/88.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A.V - V - V - V - F.
B.V - V - F - F - V.
C.V - F - V - V - F.
D.F - V - V - F - V.
10Os princípios dentro do Direito representam a base na formulação das normas jurídicas. Neste contexto, o princípio da boa-fé está classificado nos princípios gerais do Direito. O que este princípio prega?
A.Todos os atos do processo são públicos para obter a transparência e confiabilidade.
B.Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa.
C.Todas as partes envolvidas estão afirmando a verdade, não querendo aproveitar-se de fragilidades de seu oponente em proveito próprio.
D.Está assegurada a ampla defesa para os envolvidos no processo.

Continue navegando